Visão geral e uso de brocas de aço inoxidável

Contente
  1. Peculiaridades
  2. O que eles são?
  3. Marcando
  4. Como furar?

Furar o aço inoxidável por conta própria é completamente fácil, especialmente se você usar brocas especiais para isso. Com as ferramentas certas, você pode fazer os furos de que precisa com rapidez e alta qualidade. E você também pode melhorar o processo usando diferentes composições para resfriamento.

Peculiaridades

A broca para aço inoxidável deve ser combinada corretamente. Não muito tempo atrás, brocas cilíndricas de cobalto eram usadas para isso. No mercado moderno, existe um grande número de ferramentas de perfuração feitas de vários metais que fazem um excelente trabalho com qualquer metal, incluindo o aço inoxidável. Além disso, há modelos nacionais e importados entre eles. Claro, é importante notar que o melhor deles tem um teor de cobalto, e é de pelo menos 5%.

Além da composição da broca, o ângulo da aresta também é importante.

Por exemplo, ferramentas de metal duro com uma borda afiada de um lado são ideais para aço inoxidável. No entanto, são bastante caros e não são fáceis de encontrar.

Para aço, vale a pena escolher brocas em função de sua espessura. Por exemplo, para folhas com espessura de 6 milímetros ou mais, é melhor não usar uma, mas 2 brocas. Primeiro, é feito um furo com uma ferramenta menor e, em seguida, é aplicada uma broca com o diâmetro necessário.

Para aço fino, as brocas mais comuns são adequadas, mas apenas as revoluções da ferramenta devem ser 100 ou menos por minuto. É importante que a borda da broca seja afiada em um ângulo específico. Para aço inoxidável com menos de um milímetro de espessura, vale a pena usar balancins escalonados.

Graças a eles, os furos serão redondos, sem falhas.

O que eles são?

De acordo com os materiais com os quais as brocas são feitas, várias classes de produtos são diferenciadas.

  • Brocas de aço ferramenta com borda reforçada com placa de alta dureza. A principal diferença é o baixo custo.
  • Brocas de metal com aditivos de cobalto ou cobalto puro. Mais adequado para perfuração em ligas de metal duro, pois toleram altas temperaturas e cargas de trabalho pesadas.
  • As ferramentas de titânio são semelhantes em resistência às de cobalto. Perfeito para trabalhar com uma variedade de aços e ligas. Eles podem manter a nitidez original por muito tempo.
  • As brocas HSS desempenham bem suas funções e se diferenciam por um custo aceitável. No entanto, deve-se ter em mente que a nitidez os abandona rapidamente. Especialmente se as temperaturas operacionais forem excedidas.

Ao escolher as brocas, também é importante considerar que existem vários modelos que diferem em seu formato.

  • Clássico um tipo são considerados brocas escalonadas que têm uma forma cilíndrica. Eles são usados ​​com mais frequência para fazer furos em chapas de metal. Via de regra, para sua fabricação é utilizado aço com a marcação HSS, que apresenta maior resistência e durabilidade.
  • Cônico A broca é fabricada com uma aresta de corte cônica. Freqüentemente, também é chamado de passo a passo. É melhor escolhido para furar em metais finos e para corrigir imperfeições de cortes inadequados.
  • Coroa de corte ou anular a ferramenta tem a forma de um cilindro, que possui uma aresta de corte. A área de contato dessa broca com uma folha de metal é pequena, o que reduz o consumo de energia para a perfuração. E também essa ferramenta é adequada para fazer grandes furos sem perder a qualidade das bordas.
  • Brocas planas com bordas de trabalho que podem mudar são chamadas de penas. Eles são usados ​​para fazer orifícios muito regulares ou grandes. Entre as vantagens, vale destacar o baixo custo sem perda de qualidade.
As brocas também são divididas por cores, pois permite determinar de que qualidade são, de que consistem.
  • cinza - significa que as brocas de metal não foram submetidas a qualquer processamento. Essas ferramentas geralmente são descartáveis.
  • Preto a cor é obtida se o metal foi tratado com vapor em alta temperatura. Isso dá aos produtos maior resistência, permite que eles lidem bem com o aquecimento e resfriamento cíclicos e também retém sua afiação original por um longo tempo.
  • Brocas douradas escuras são temperados (normalizados), o que aumenta sua resistência ao reduzir as tensões internas. Essas ferramentas são adequadas para furar metais muito fortes e ligas de carboneto.
  • Cor ouro brilhante indica a adição de titânio ao metal. Essas brocas são totalmente consistentes com seu alto preço e fazem um excelente trabalho, mesmo com tarefas muito difíceis.

Pelo comprimento da broca, costuma-se dividir em 3 tipos.

  • Brocas com comprimento de 56 a 254 mm são chamadas de longas. Seu diâmetro é geralmente entre 1 e 20 mm.
  • O alongado pode ter de 0,3 a 20 mm de diâmetro. Além disso, seu comprimento mínimo é de 19 mm e o máximo é de 205 mm.
  • O comprimento das ferramentas curtas varia entre 20-131 mm, e o diâmetro é completamente semelhante ao diâmetro das alongadas.

Marcando

Para determinar o tipo de metal com o qual a broca é feita, costuma-se usar marcações. Os únicos cardan em que a marca não é colocada são os de espiral com um diâmetro inferior a 2 milímetros.

Conhecendo a marcação da ferramenta, é fácil entender para quais superfícies ela é adequada.

Nesse caso, se a broca for de aço rápido, a designação na forma da letra P estará visível nela. Se a composição contiver 9% de tungstênio, P9 será aplicado. Na presença de cobalto até 15%, o marcador P9K15 é aplicado. Se, além de cobalto, tungstênio e molibdênio também estiverem presentes no aço, a designação será P6M5K5.

As brocas importadas são marcadas com HSS. Uma letra pode ser adicionada a ela, pela qual é fácil entender qual metal está se ligando na broca. Por exemplo, com cobalto, a letra E estará presente, o que é bom para trabalhar com metais duros. É comum marcar brocas revestidas de titânio com HSS-Tin - elas são caracterizadas por maior dureza e resistência a altas temperaturas.

Para metais inoxidáveis, são utilizadas brocas com marcador HSS-E VAP, e para alumínio com HSS-4241. As brocas com a designação HSS-R distinguem-se pela força máxima.

Como furar?

Fazer um furo em um material como o aço inoxidável não é difícil se as ferramentas certas forem selecionadas e todos os detalhes da tecnologia forem estudados com antecedência. A principal diferença ao fazer furos em metal inoxidável é o uso obrigatório de compostos especiais. Na maioria das vezes, é usado um produto que contém enxofre e óleo de motor. Nesse caso, pode-se tomar vários tipos de enxofre, inclusive coloidal ou qualquer outro. Vale esclarecer que o enxofre grosso deve ser pré-triturado antes da adição do óleo.

É muito eficaz, ao trabalhar com metal inoxidável, usar um composto de resfriamento, que é obtido a partir do enxofre e dos ácidos graxos. Além disso, os ácidos adequados podem ser produzidos independentemente. Por exemplo, o sabão em pó deve ser triturado, misturado com água quente e, em seguida, adicionado ácido técnico (clorídrico).

Os ácidos necessários irão se acumular na superfície da composição. Para extraí-los, uma grande quantidade de água gelada é adicionada à composição, sob a influência da qual os ácidos irão endurecer.

        Os ácidos resultantes são combinados com enxofre em uma proporção de 1 para 6. Esta composição torna mais fácil fazer um furo em aço inoxidável de absolutamente qualquer espessura. Ao trabalhar com uma broca de planos horizontais, é necessário colocar uma solução de resfriamento em uma arruela de cortiça ou borracha e realizar a furação através dela. Para superfícies verticais, é recomendável colocar bolas de cera no lugar de futuros orifícios.

        Ao trabalhar com uma furadeira elétrica ou furadeira, você deve definir a velocidade mínima. Caso contrário, nenhum composto resfriará adequadamente o instrumento. Mesmo se você não puder definir a velocidade desejada na broca usando um regulador especial, você pode iniciar a ferramenta por apenas alguns segundos.

        Para obter informações sobre como perfurar aço inoxidável, consulte o próximo vídeo.

        sem comentários

        O comentário foi enviado com sucesso.

        Cozinha

        Quarto

        Mobiliário