Tudo o que você precisa saber sobre perfuratrizes para madeira
A caneta perfuradora, com a qual se pode fazer um furo com um determinado diâmetro, é uma das ferramentas mais procuradas e apreciadas por marceneiros, carpinteiros e outros artesãos que trabalham com vários tipos de materiais. A broca possui um alto índice de produtividade e permite fazer rapidamente furos redondos de vários diâmetros na peça que está sendo usinada. O trabalho pode ser executado não apenas em peças de madeira, mas também usado para processar drywall, diversos plásticos, MDF e aglomerado. Pela sua estrutura, a ferramenta de perfuração tipo caneta apresenta um corpo alongado em forma de haste, na extremidade da qual existe uma ponta estendida cortante e uma pequena saliência em forma de cone.
Peculiaridades
A broca para madeira consiste em um corpo de trabalho e uma seção de cauda. O processo de perfuração é executado pela peça de trabalho, que parece uma lâmina pequena plana, mas bem afiada. Na extremidade da lâmina, estritamente no centro, há uma pequena saliência em forma de cone, que é usada para marcar o centro do futuro orifício no material da peça. As lâminas estendidas da ferramenta caneta têm bordas afiadas localizadas em ambos os lados da ferramenta, em relação à borda cônica.
As lâminas laterais são afiadas em um ângulo, cuja inclinação é feita para a direita.
As ferramentas de caneta para perfuração podem ser feitas com um lado de trabalho ou com duas superfícies de corte. Uma caneta furadeira de face única corta um ângulo de corte de 75-90 ° no material da peça, enquanto um modelo de ferramenta de dupla face corta em um ângulo de 125-135 °.
Na produção de brocas de penas, os fabricantes aderem a proporções verificadas estabelecidas entre a largura da lâmina de trabalho e sua espessura. Por exemplo, para uma ferramenta com um diâmetro de 5 a 10 mm, a espessura da peça de trabalho será de 1 a 2 mm. As brocas com diâmetro de 10 a 20 mm têm uma espessura da peça de trabalho de 2 a 4 mm. Se a caneta furadeira tiver um diâmetro superior a 20 mm, a espessura da lâmina será de 6 a 8 mm.
Dimensões (editar)
Com a ajuda de uma caneta perfuradora, podem ser feitos orifícios com um diâmetro na faixa de 5-60 mm. Para realizar tipos específicos de trabalho, o artesão escolhe um determinado tamanho de broca, mas se necessário, pode-se adquirir um conjunto de ferramentas com os diâmetros mais exigidos - 25 e 35 mm, bem como 40, 50 e 60 mm. Esses parâmetros são mais frequentemente solicitados para resolver vários problemas relacionados com a madeira, bem como na fabricação de móveis ou outros produtos de marcenaria. Se o furo a ser feito tiver um diâmetro maior que 60 mm, você precisará usar outro tipo de ferramenta de corte - uma coroa circular, já que a carotagem neste caso não será capaz de processar uma área maior do que seu diâmetro.
O comprimento da ferramenta caneta para furação é de 150 mm, e em sua extremidade oposta à parte de trabalho, há um processamento do corpo da haste em forma de hexágono.
Isso torna possível fixar a broca dentro do mandril de uma chave de fenda ou broca, bem como usar adaptadores sextavados especiais para realizar uma extensão ajustável da broca. Apesar da simplicidade do seu design, a ferramenta de perfuração com caneta tem muitas qualidades positivas e faz um excelente trabalho com a tarefa que lhe foi atribuída.
Opções de processamento
Na hora de escolher uma broca para fazer furos de grande diâmetro, os carpinteiros profissionais e os que gostam de fazer produtos de madeira com as próprias mãos são orientados pelo tipo de furo que precisam fazer. Os furos nas peças em bruto de madeira ou plástico são dos seguintes tipos.
- De ponta a ponta - isto é, o furo atravessa toda a espessura do material da peça. Vários elementos roscados são inseridos em tais orifícios. Podem ser pregos, parafusos. Além disso, sem fazer um tipo de furo passante, é impossível instalar maçanetas ou fechaduras. Além disso, por meio da perfuração é amplamente utilizado na fabricação de estruturas de móveis.
- Surdo - o furo passa somente por uma certa profundidade no material, sem ter saída pelo avesso da peça. Os furos cegos são feitos para montar as dobradiças das portas ou são usados em produtos móveis para montar um sistema interno de abertura e fechamento da porta, bem como para instalar maçanetas ou fechaduras.
Em alguns casos, uma furadeira é um substituto para um cortador de disco, que também é usado para fazer orifícios de diâmetros grandes e pequenos, mas, ao contrário de uma furadeira, custa várias ordens de magnitude mais.
Se o trabalho é único e o diâmetro da broca se ajusta ao diâmetro do orifício necessário, não faz sentido comprar equipamentos caros, já que você pode sair dessa situação usando uma caneta de perfuração acessível.
A caneta perfuratriz é adequada tanto para furadeiras elétricas quanto para chaves de fenda sem fio, bastando conectá-la ao mandril dessas ferramentas.
Dicas de Seleção
Nas lojas de ferragens modernas, existe uma grande variedade de modelos de perfuratrizes, que diferem na marca do fabricante e no custo, dependendo da qualidade do produto. Ao escolher esta ferramenta, você precisa prestar atenção aos seguintes parâmetros mais importantes.
- Proporcionalidade da forma - há duas lâminas afiadas na parte de trabalho da broca em relação à saliência cônica central. Ambas as partes do produto devem ser simétricas e afiadas no mesmo ângulo. Não será supérfluo verificar a conformidade da ferramenta com o diâmetro da broca indicado na embalagem, isto é especialmente verdadeiro para produtos de fabricação chinesa.
- Qualidade de nitidez - a parte útil das lâminas de corte da broca deve estar bem afiada, livre de lascamento, lascamento e atender às normas técnicas. A broca é afiada automaticamente na produção e parece perfeitamente plana.
- Defeitos - a ferramenta adquirida deve ser examinada cuidadosamente quanto a defeitos ocultos, que podem estar tanto na superfície de trabalho do produto quanto no corpo da haste. A broca, feita na fábrica, não apresenta deformações, arranhões, lascas, arranhões e vestígios de ferrugem.
Para não se confundir com a escolha de uma caneta para furar e adquirir um produto realmente de alta qualidade e confiável, os especialistas aconselham prestar atenção na cor do metal que o compõe. O metal da broca mais durável tem uma cor escura profunda, que é adquirida pelo material no processo de beneficiamento de sua superfície com vapor quente.
Esse tipo de endurecimento fortalece a liga de aço e a torna mais resistente ao estresse mecânico.
Se a broca tiver uma tonalidade prata escura aço, isso indica que a ferramenta não foi submetida a processamento adicional, o que significa que está menos protegida contra tensões mecânicas e sua dureza é menor do que a de um análogo de cor escura.
Algumas brocas caneta têm uma cor dourada distinta e uma superfície brilhante. Tendo visto tal ferramenta, você deve saber que o fabricante tratou sua superfície com um revestimento de nitreto de titânio. Este revestimento estende significativamente a vida útil da broca, mantendo suas propriedades de corte durante a operação, e o titânio também protege a superfície da broca de danos mecânicos. Com uma caneta perfuradora de titânio, você pode trabalhar com materiais particularmente duráveis fazendo orifícios de um determinado diâmetro neles, enquanto a broca não precisa ser ajustada ou afiada regularmente - isso precisará ser feito com muito menos frequência do que nas canetas convencionais feito de ligas de aço não revestidas.
Regras operacionais
Para obter a maior eficiência na execução de trabalhos com broca perfurada, bem como para estender o período de sua operação, devem ser observadas as seguintes regras.
- Os trabalhos de perfuração em superfícies de madeira devem ser realizados em baixas velocidades de perfuração, com um indicador de não mais de 300-450 rpm. A regra deve ser observada - quanto mais espesso o diâmetro da broca, menor deve ser sua velocidade de rotação. Esta abordagem permite melhores resultados e evita que a broca deforme.
- Para realizar trabalhos com caneta furadeira, é mais adequada uma furadeira elétrica, que tem a capacidade de ajustar sua potência, enquanto uma chave de fenda nem sempre pode dar a força e velocidade de rotação desejadas para a furadeira.
- Se o comprimento padrão da broca claramente não é suficiente para fazer um furo em locais de difícil acesso, é necessário usar um adaptador especialmente projetado para isso, que é fixado no mandril da furadeira elétrica.
- Antes de iniciar o trabalho de perfuração, a seção da superfície de trabalho da peça é cuidadosamente medida e o local de trabalho da broca é delineado, ou seja, o ponto onde será instalada sua protuberância em forma de cone - este será o centro de o círculo a ser executado quando a ferramenta está operando. Além disso, a broca deve ser instalada em relação ao plano de trabalho, mantendo apenas um ângulo de 90 °.
- Recomenda-se iniciar o processo de perfuração em baixas velocidades da furadeira elétrica, acrescentando-as gradualmente conforme a broca penetra mais profundamente no material da peça de trabalho. Adicionar RPM à broca ajudará a broca a atravessar o material com mais facilidade e protegerá o motor da broca de superaquecimento. Quando você notar que a broca atingiu a profundidade necessária dentro do material da peça, o processo de perfuração deve ser interrompido.
Depois de feito o furo na peça, dentro de seu nicho, se não for passado, muitos resíduos serão recolhidos na forma de aparas.
Eles precisam ser removidos, e isso é melhor feito não apenas no final do ciclo completo de trabalho, mas também durante sua execução - assim que você perceber que muitos chips se acumularam.
Para isso, a perfuração é interrompida, as aparas são removidas do furo e, em seguida, a broca é novamente imersa no recesso formado e continua a perfurar até o nível de profundidade necessária.
Como fazer sharpen?
Como qualquer broca de trabalho, uma ferramenta de caneta precisa ser afiada de vez em quando, já que no processo de perfuração as lâminas na parte de trabalho deste produto tornam-se significativamente cegas e não podem mais fazer furos precisos. Isso pode ser feito sem recorrer ao uso de tecnologias complexas - o afiamento de uma broca em forma de pena é feito com uma lima chata comum ou uma pequena máquina com uma roda de esmeril é usada. No processo de torneamento de uma ferramenta, é importante manter o ângulo da lâmina de corte, bem como a forma dos cortadores da parte útil da broca. Além disso, é importante manter a saliência cônica estritamente centrada na ferramenta.
O fato é que qualquer desvio da parte cônica que seja inevitável durante a execução da obra levará ao fato de que a centralização do furo feito por tal broca será violada.
Se no processo de trabalho a ferramenta caneta para furação foi fortemente deformada, então você não será capaz de restaurar completamente suas proporções geométricas sem equipamento especial.Portanto, o tempo e o esforço despendidos no processo, se você editar a furadeira manualmente, não valerá a pena - tal ferramenta não é mais adequada para o trabalho, ela terá que ser jogada fora. O custo de uma furadeira não é tão alto, então a maneira mais fácil em tal situação é comprar um novo produto para você.
Para uma visão geral da marca Irwin Blue Groove, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.