Tudo sobre brocas de caneta
Broca - um dos tipos de ferramentas de corte para formar um furo de determinada forma e profundidade em superfícies de vários materiais. Os gimbais têm várias formas - cone, degraus, penas, parafuso e muitos outros. Depende do material com o qual você está trabalhando e de qual furo você precisa fazer.
Os bocais de pena são bons para trabalhar com madeira, metal, grés porcelânico, ladrilhos, vidro, plástico. É importante escolher o acessório certo e trabalhar de acordo com as regras de operação da ferramenta.
Peculiaridades
Na maioria das vezes perfurando - é a formação de orifícios na superfície. Mas, além disso, são possíveis mais dois tipos de ações - fresagem de furos já acabados (isso significa que seu diâmetro aumenta), assim como furação - a formação de furos que não passam pela superfície do material. A furadeira pode ser fixada em vários tipos de equipamentos - furadeira elétrica, furadeira, máquina-ferramenta. São essas ferramentas que colocam a broca em condição de trabalho, a saber: ela começa a fazer movimentos de rotação e, graças a elas, são retirados cavacos do material.
Isso acontece por meio da ação de arestas de corte de várias configurações. Você precisa entender isso furar não é apenas cortar materiais, mas também triturá-los. É por isso que você deve selecionar cuidadosamente um cardan para cada tipo de superfície - grés porcelânico, vidro, plástico, concreto e outros.
Uma broca selecionada incorretamente pode rachar ou danificar a superfície e não pode ser reparada.
A estrutura de uma furadeira inclui uma haste, em um lado da qual há uma superfície de trabalho que se assemelha a uma caneta (daí o nome). O outro lado do produto termina com uma ponta hexagonal. Na "caneta" existem dois incisivos presos ao ponto central. Existem dois tipos de perfuratrizes: de um lado e de dois lados. O primeiro pode funcionar apenas em uma direção, o último, respectivamente, em ambas as direções. Os ângulos de corte diferem entre brocas de 1 e 2 lados. No primeiro, eles têm no máximo 90 graus, enquanto no último eles flutuam entre 120 e 135 graus.
A vantagem desse tipo de cardan é a combinação ideal de preço e qualidade do produto. Apesar de o preço para eles ser bastante acessível, o leque de possibilidades de tal broca é bastante amplo. GOST 25526-82 para a fabricação de perfuratrizes não mudou ao longo dos anos, sendo uma espécie de "olá" dos tempos soviéticos, pois foi aprovado em 1982.
Visão geral da espécie
Dependendo do material que você pretende trabalhar, a escolha da broca também difere: pode ser um produto para trabalhar em grés metal, madeira ou porcelana. As brocas para madeira se distinguem por sua alta produtividade quando comparadas aos balancins espirais padrão. O primeiro bico pode perfeitamente fazer furos com um grande diâmetro e é adequado para trabalhar com madeira comum e madeira colada.
Se você precisar furar ou re-perfurar plástico ou drywall, também precisará de um acessório para trabalhar madeira. Mas tem uma desvantagem - não tem alta qualidade e precisão de trabalho, portanto, só pode ser usado para fazer furos simples e sujos. No futuro, eles precisarão ser lixados e limpos para dar uma uniformidade perfeita.
Se falamos de brocas para metal (não importa, maciças ou equipadas com placas de corte substituíveis), então elas são ótimas para fazer furos com grandes profundidades de vários formatos em aço, ferro fundido e outras superfícies de metal.
O encaixe da caneta é bem montado com qualquer ferramenta, o que prevê a presença de cartucho adequado para sua fixação, ou seja, com furadeira manual ou elétrica, máquina ferramenta, perfurador. Aqueles que amam e sabem trabalhar com metal podem criar vários artesanatos usando este acessório - ele é adequado para isso.
Existe outro tipo de furadeiras - ajustáveis... Eles ajudam a fornecer flexibilidade no processo de perfuração. A pena tem uma lâmina em forma de cunha. A lâmina possui uma trava e um parafuso de avanço lento, graças ao qual o ajuste de perfuração é fornecido. Se você precisar perfurar um grande número de furos com diâmetros diferentes, a ponta ajustável é a melhor escolha. Pode ser usado para perfurar madeira dura e médio-macia, bem como aglomerado e drywall.
Via de regra, o aço temperado é utilizado para a fabricação dessas brocas e, para uma perfuração mais precisa, elas são equipadas com pontas de centralização.
Como escolher?
Primeiro você precisa decidir com qual material trabalhará. Com base nisso, é necessário escolher um bico de pena. Uma marcação correspondente é aplicada a cada um deles - pode ser 3, 6, 9 e até 10. Este número indica com qual diâmetro (em milímetros) a perfuração será realizada. Também é importante que tipo de haste o bico tem - depende se é adequado para qualquer ferramenta (seja uma broca ou chave de fenda) ou não.
As hastes de três lados se encaixam em qualquer mandril. Se a haste tiver uma modificação SDS, será possível “montá-la” apenas com uma broca de percussão, para a qual foi, de fato, projetada. Também é muito importante prestar atenção na cor que a broca possui. Se for cinza, significa que o aço com o qual é feito não está endurecido, ou seja, o produto é bastante frágil e não é adequado para materiais resistentes como ladrilhos ou ladrilhos.
A cor preta do bico indica que foi submetido a um procedimento de oxidação, ou seja, um tratamento a vapor quente. Graças a este tratamento, o produto fica protegido contra corrosão e superaquecimento, tornando-se mais durável. Douramento claro na broca indica que ela passou no procedimento de têmpera... E dourado brilhante - que a ponta é revestida com nitreto de titânio ou carbonitreto de titâniotornando-o adequado para os materiais mais duráveis.
Deve-se lembrar que as brocas nas quais se aplica pulverização ou abrasivo duram muito mais do que produtos sem pulverização, mas não será possível afiá-los. A mais durável será uma broca revestida de diamante - ela pode ser usada para fazer furos até no concreto.
Regras operacionais
Há uma série de pequenas coisas a serem consideradas ao usar brocas. Para começar a perfuração, você deve fazer um esboço aproximado do local para a perfuração, ou melhor - fazer um aprofundamento de uma profundidade rasa. É preferível usar uma broca na qual o número de revoluções possa ser ajustado. É importante lembrar a regra geral: quanto maior o diâmetro do bico, menor deve ser sua velocidade de rotação. Se você operá-lo em alta velocidade, os cortadores se desgastarão muito mais rápido ou a própria broca se quebrará.
Se você está planejando fazer furos profundos, então você deve obtenha imediatamente um cabo de extensão com uma fechadura especial. A fechadura é fixada com uma chave hexagonal, de forma que o anexo e a extensão são transformados em um único mecanismo. Para delinear com precisão os contornos do futuro furo, é aconselhável trabalhar a uma velocidade muito baixa (este é o início do processo de perfuração).Para evitar que o bico se quebre e cause danos ao material que está sendo processado, ele deve ser mantido claramente em um ângulo de 90 graus em relação à superfície.
Não pressione a ponta, a pressão deve ser leve. Ao trabalhar com uma furadeira de penas para madeira, é importante levar em consideração que toda a serragem fica dentro do buraco, ela não sai sozinha. Para que a perfuração corra de acordo com o plano planejado, é necessário desligar periodicamente a furadeira ou a chave de fenda e retirar a serragem do buraco.
Como fazer sharpen?
Qualquer ferramenta, se adquirida para uso, torna-se inutilizável com o tempo. As pontas das canetas não são exceção, especialmente ao trabalhar com superfícies de metal onde o quão afiada a ferramenta é crítica. Uma broca insuficientemente afiada pode danificar a superfície e nem sempre é possível fazer um furo com o diâmetro necessário se o bico estiver cego.
Existem vários sinais de que um gimbal precisa urgentemente de ser afiado:
- a broca funciona mais devagar do que o normal e não penetra no material de maneira uniforme;
- o produto fica muito quente durante a operação;
- em vez de cortar o material, o bico “mastiga”;
- no processo de perfuração, o gimbal emite sons altos - rangidos e guinchos;
- os orifícios perfurados estão longe de ser os ideais - eles têm bordas "rasgadas" e desiguais e, por dentro, são ásperos ao toque.
Na maioria dos casos, esses produtos são jogados fora porque, como seus proprietários corretamente argumentam, é mais fácil e mais rápido comprar um novo do que gastar tempo e esforço aprimorando-os. Porém, para quem está habituado a utilizar ao máximo todas as ferramentas disponíveis, não será um problema fazer um dispositivo para afiar brocas, até porque todo artesão dispõe de ferramentas para isso.
Obviamente, se o bico estiver muito deformado, não vale a pena perder tempo restaurando-o.
Veja o próximo vídeo sobre como escolher uma broca de ponta.
O comentário foi enviado com sucesso.