Como escolher uma torneira de perfuração?
Os desenvolvimentos modernos apresentam no mercado cada vez mais ferramentas novas que aumentam a produtividade e aceleram o ritmo de produção. Dispositivos de combinação combinam duas ou mais operações em uma. Entre essas inovações, encontram-se muitas ferramentas de corte. Além dos machos de perfuração, existem muitas outras combinações:
- torneira escareadora;
- tap-tap;
- reamer-tap;
- escarear-escareador-torneira.
Esses tipos de ferramentas são amplamente utilizados na engenharia mecânica e em outras indústrias onde formas complexas e orifícios roscados são necessários.
O que é isso?
O furador refere-se a ferramentas de corte do tipo combinado. Esta ferramenta combina 2 tipos de operações tecnológicas em um. A furação e o rosqueamento com uma furadeira ocorrem ao mesmo tempo.
É utilizado quando não há furos prontos para rosqueamento em peças fundidas, forjados, estampados.
Os furadores, neste caso, economizam o tempo que será necessário para cada operação separadamente. Na produção em massa, por meio de ferramentas combinadas, eles modernizam os processos operacionais, aumentam a produtividade e reduzem o tempo de obtenção de resultados. O número de dispositivos especiais diminui, portanto, o custo do produto diminui.
Visualizações
As ferramentas de corte avançadas têm muitas combinações e o número continua a crescer. Porque tal broca é usada simultaneamente para perfuração e rosqueamento, o acessório consiste em 2 partes. O primeiro é a broca, o segundo é a torneira. Existem 2 tipos desses instrumentos combinados.
O tipo descrito acima é usado para fazer orifícios e obter roscas com um amplo intervalo de voltas. Essas operações são realizadas em metal fino. Neste caso, requisitos baixos são impostos à precisão da rosca, os furos são feitos. Neste caso, a broca tem um comprimento de 2-2,5 diâmetros do segundo estágio - a torneira.
Outro tipo de furador combinado foi desenvolvido pelos designers de Riga. Este tipo é muito mais forte do que o primeiro tipo, com indicadores mais precisos. Corta fios com menor passo de voltas, proporcionando um trabalho de alta qualidade. O passo da broca é uma vez e meia maior que o comprimento da seção de furação, a rosca pode ser feita em grandes e pequenas voltas.
A segunda etapa após a broca é feita na forma da mesma espiral e é complementada com dentes que cortam o metal, atuando como uma torneira. O arranjo angular das tiras de ferramentas aumenta sua resistência à sobrecarga durante a operação. Nesse caso, a retirada dos cavacos ocorre de forma mais livre.
A ferramenta requer aderência às condições de alimentação de alta velocidade, o que significa uma redução oportuna nas revoluções necessárias para o rosqueamento.
Diferenças significativas entre diferentes tipos de brocas combinadas encontram-se na estrutura da peça de broca... Esta parte é executada na forma clássica - uma broca com espirais. Quando a parte traseira da superfície auxiliar tem a forma de um cilindro, o furo acabado se expande. A ferramenta pode ser com ou sem jumper.
Este formato reduz as cargas axiais, aumentando assim a vida útil da ferramenta. A desvantagem é a dificuldade de fabricação e afiação.
Outro tipo de broca é o cone interno direcionado reverso. Essa abordagem ajuda a centralizar a broca durante o fluxo de trabalho. Após o trabalho, a broca deixa uma marca cônica, que é então cortada durante o rosqueamento.Com a furação moldada, chanfros de extremidade de várias alturas e ângulos são furados. Uma vantagem clara - você não precisa usar uma ferramenta adicional, perca tempo em duas operações.
As desvantagens são, sem dúvida, a carga pesada nas bandas de perfuração e o longo tempo de operação.
Tal modelo também se distingue pela dificuldade de fabricação devido à complexidade da seleção da geometria. Sua tarefa é afiar chanfros e fazer furos.
Os fabricantes produzem brocas combinadas nas versões dividida e de uma peça. Essa ferramenta corta roscas direita e esquerda, é feita de vários tipos de metais.
Apesar das vantagens óbvias, a ferramenta tem desvantagens bastante significativas. Esta é uma linha de baixa qualidade com uma fixação rígida no mandril da máquina. Configuração de dificuldade ao interagir com metal que é difícil de processar - o avanço axial deve corresponder com precisão ao passo da rosca especificada.
Critérios de escolha
As designações nominais e as distâncias entre as ranhuras correspondentes ajudarão a fazer a escolha certa do diâmetro da broca-macho. Para determinar o tamanho do furo da rosca, existem tabelas especiais com as quais é muito fácil selecionar uma ferramenta. Os parâmetros pelos quais as dimensões são determinadas são a direção das curvas, tipo, passo e forma.
Todos os parâmetros de dimensões e valores métricos são regulamentados pela GOST 19257-73. Para esses cálculos, os especialistas usam um compasso de calibre. Além da peça única, estão à venda conjuntos de machos broca, o que é muito cómodo.
Uma visão geral da furadeira do site Aliexpress no vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.