Características de pequenas brocas

Contente
  1. Descrição e propósito
  2. Visão geral da espécie
  3. Como usar?

Os recursos de pequenas brocas são obrigatórios para todo artesão doméstico iniciante. É necessário descobrir qual pode ser o diâmetro da broca para uma mini-broca e qual pode ser a menor broca. Você também deve compreender as peculiaridades de seu uso.

Descrição e propósito

Brocas pequenas, como você pode imaginar, são dispositivos para fazer pequenos orifícios. Eles geralmente são comprados para uma mini-broca. Esse dispositivo é muito útil em uma série de tarefas diárias e é especialmente valioso na prática de rádios amadores e modeladores. Isso economiza muito tempo em comparação com fazer pequenos orifícios com um furador e outros meios improvisados. O risco de quebrar uma peça também é bastante reduzido.

Os instrumentos em miniatura também funcionam de forma muito mais limpa do que os aparelhos improvisados. Depois deles, permanecem ranhuras cilíndricas lisas ou outras. Mas é importante entender que uma boa mini-furadeira, assim como ferramentas auxiliares, não pode ser barata.

Existem diferentes tipos deles, e agora é hora de falar exatamente sobre isso.

Visão geral da espécie

Em primeiro lugar, vale destacar que todas as brocas, independente do diâmetro, são divididas em dois grupos principais. Um trabalha com madeira e outros materiais macios e o outro com metal. As estruturas para processamento de metal têm um par de ranhuras longitudinais que desviam os cavacos para o lado. As brocas não são encontradas no menor grupo - elas são necessárias para fazer furos poderosos. Os modelos cônicos lidam muito melhor com a passagem de um canal de várias seções transversais: você só precisa delinear a seção do círculo e determinar com precisão o centro de perfuração.

Para trabalhar madeira, são necessárias brocas helicoidais simples com uma única ranhura de folga de cavacos. Eles são vendidos em uma ampla gama - e o menor tem apenas 3 mm. É verdade que é preciso entender que um buraco profundo não pode ser feito. Isso é contrário às leis da física, e uma broca alongada muito fina sempre quebrará. E se você precisar fazer um furo cego perfeitamente plano, a broca de Forstner é uma excelente escolha; acessórios de fixação de até 3 mm de seção transversal podem não ser marcados, o que é normal.

Quanto às brocas Forstner mencionadas, sua parte cortante perfura as fibras ao redor do perímetro mais rápido do que as lâminas principais entram na árvore. Como resultado, o aparecimento de chips é quase excluído. Esse momento é extremamente importante quando o objetivo é fazer um corte preciso. A broca Forstner mantém um curso preciso devido ao aro (outras estruturas fazem isso graças à haste central), e isso é muito valioso quando é difícil manter a direção do movimento no material.

É importante notar que a broca de Forstner é única. Ao contrário das falsificações, sua ponta é interrompida apenas em 2 pontos pelas lâminas principais. E as próprias lâminas são afiadas à mão. O único fabricante oficial de tais produtos é o Connecticut Valley Manufacturing. Essas brocas não são fundidas, mas torneadas a partir de aços carbono, e o resultado é uma proteção quase completa contra o superaquecimento.

As menores - menos de 1 mm - são projetadas para trabalhar em altas velocidades. Chaves de fenda simples com mandril de centralização automática não ajudarão aqui. Micro-brocas de 0,1 a 1 mm geralmente têm uma seção transversal redonda. Um kit de marcenaria típico contém até 10 peças de acessórios de 3-12 mm. Os kits de trabalho finos podem incluir ferramentas de 0,03 a 0,32 cm.

Para a fabricação de brocas podem ser utilizados:

  • Aço HSS-E com 5% de cobalto;

  • HSS-G - para materiais mais macios;

  • aços rápidos da classe HSS-R.

Como usar?

A perfuração com pequenas brocas é complicada pela influência mais intensa de fatores interferentes:

  • a batida da broca em si;

  • saída do fuso;

  • dependência da qualidade da superfície;

  • a intensidade da partida da ferramenta;

  • uniformidade do avanço da ferramenta.

Antes de iniciar o trabalho, as brocas devem ser devidamente fixadas em pinças ou mandris. O desvio padrão do fuso é estritamente limitado. O desvio de seu eixo de uma perpendicular estrita em relação à mesa não ultrapassa 0,0005 cm. O maior desvio admissível das arestas de corte é 0,0015 cm. O controle visual da fixação correta é realizado por meio de uma lupa, aumentando em 4- 10 vezes.

Através dela, o fuso girando a uma velocidade abaixo de 1.500 rpm torce a broca de forma que ela se assemelha a uma haste monolítica. As ranhuras dos cavacos não devem ser visíveis. Uso mais profissional do dispositivo com base em:

  • pratos;

  • microscópio MBS-2;

  • suporte.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário