Brocas para metal: seleção e aplicação
Para fazer reentrâncias ou orifícios de passagem em uma peça, estrutura, plano de metal, é necessário o uso de brocas de metal. Todos eles diferem em forma, material, comprimento e diâmetro. Dentre os tipos de tais dispositivos, pode-se distinguir as perfuratrizes, que são uma ferramenta bastante eficaz e que cumpre plenamente sua função.
Característica
A perfuratriz apareceu no início dos anos 1970 e foi inventada por Diz Haugen. No início, esses exercícios não eram percebidos pelas pessoas e eram ignorados. Haugen ofereceu sua invenção a vários fabricantes, mas eles não mostraram interesse nele. Apenas metalúrgicos comuns se interessaram e decidiram experimentar o know-how em ação.
Naquela época eram usados máquinas de perfuração com brocas convencionais, que se distinguiam por uma grande massa, e pelo menos dois operários eram necessários para trabalhar. Durante a operação de perfuração, os incômodos eram muitos, e às vezes o operário era até jogado para fora da estrutura. Depois que Haugen propôs a broca, uma construção mais leve da broca foi criada, que pesava cerca de 13 kg.
O surgimento de tal máquina simplificou muito o trabalho, provocou não só a venda de perfuratrizes, mas também dessas máquinas leves.
O que é uma broca de núcleo? Este nome se refere a um acessório ou bico oco que tem o formato de um cilindro vazio por dentro, projetado para trabalhar com metais não ferrosos e aço. As perfuratrizes são projetadas de forma que a reentrância no metal seja cortada apenas ao longo de seu contorno, para isso não há necessidade de utilizar equipamentos de alta potência.
Furando com tal broca, pode-se obter um furo com excelente rugosidade na parte interna. Isso é muito difícil de conseguir com ferramentas projetadas de forma semelhante. Os anéis de fixação são usados em vários tipos de equipamentos, e estes não são apenas furadores, mas também fresadoras e tornos.
Você também pode usá-los em conjunto com outras ferramentas, ou seja, executar o processamento de várias ferramentas. Esta broca permite remover uma grande quantidade de metal sendo processado de uma só vez. Graças ao fato de que os cortadores de anel são feitos de aço de alta resistência e alta velocidade, o trabalho é executado em alta velocidade e precisão máxima. Durante a operação, os cortes anulares têm mínimo ruído, e um grande número de arestas de corte em sua parte de trabalho garantem alta produtividade desta ferramenta.
Graças a esta broca, podem ser obtidos furos com diâmetros de 12 a 150 mm.
Existem dois tipos dessas brocas para metal: são as brocas de dente HSS e as brocas de carboneto. As brocas dentais são menos produtivas e mais baratas, e são feitas de materiais de carboneto, projetadas para trabalhar em velocidades mais altas e são usadas para perfurar carboneto e aços com alto teor de cromo.
Os mais orçamentários são brocas bimetálicas para metal, sua parte cortante é de corte rápido e o corpo principal é feito de aço estrutural simples. Em comparação com as brocas convencionais, as contrapartes de coroa têm um custo bastante alto.
É muito difícil afiá-los e às vezes até mesmo impossível, especialmente se a parte de corte for revestida com diamante.
Visão geral do modelo
- Perfuratrizes Kornor HSS São brocas confiáveis feitas de aço HSS em pó com alta eficiência. Projetado para trabalhar com todos os tipos de estruturas de aço inoxidável. Existem estes tipos de hastes: One-touch (universal) - projetada para a maioria das furadeiras e brocas magnéticas, incluindo Weldon19. Haste Weldon e Quick para furadeiras Fein. São úteis para trabalhar em quaisquer condições, proporcionam uma longa vida útil. O corte suave e vibração mínima são garantidos graças ao fio duplo das lâminas. A afiação das brocas é reutilizável, o que economiza significativamente e prolonga a vida útil. O trabalho é realizado de forma mais precisa e rápida graças aos pinos ejetores. Eles podem ser usados em máquinas de furação vertical, furação radial e fresadoras verticais graças à ampla gama de adaptadores. As brocas one-ouch estão disponíveis em diâmetros de 12 a 100 mm e fornecem profundidades de até 30 mm, 55 mm, 80 mm e 110 mm.
- Perfuração central Intertool SD-0391 tem os seguintes parâmetros: altura 64 mm, diâmetro da broca 33 mm. Projetado para corte de ladrilhos. Pesa 0,085 kg. Feito de chips de carboneto de tungstênio. Funciona muito bem em ladrilhos de cerâmica e azulejos, bem como tijolos, ardósia e outras superfícies duras. Fornece orifícios passantes somente com pino de centralização. Eles são usados em conjunto com uma chave de fenda, brocas de martelo leves que funcionam sem martelo e brocas. Graças à liga de carboneto de tungstênio, as brocas são resistentes a cargas contínuas e proporcionam uma longa vida útil. Graças a este desenho da broca, o furo é liso.
Graças às ranhuras laterais, a broca é rápida e facilmente fixada ao suporte.
- Broca de núcleo de metal MESSER tem um diâmetro de 28 mm. Projetado para instalação em qualquer equipamento. Difere em uma área bastante grande de contato entre as arestas de corte da broca e a peça de trabalho. Essa broca permitirá que você remova uma grande quantidade de material de trabalho de uma vez. Isso exigirá menos energia e potência do equipamento usado.
A furação é realizada com alta precisão e alta velocidade, podendo-se obter um furo passante com diâmetro de 12 a 150 mm.
- Broca de núcleo de metal duro Ruko acostumada a trabalhar com furadeiras elétricas e furadeiras verticais. Ao trabalhar em uma máquina vertical, apenas a alimentação manual é usada. Pode trabalhar com aço inoxidável (até 2 mm de espessura), metais leves não ferrosos, bem como plástico, madeira e drywall. Fornece alta precisão rotacional e estrutura estável. Pode ser afiado, brocas até uma profundidade de 10 mm e uma espessura de material de 4 mm. Não se destina a ser usado com uma broca de percussão. Durante o trabalho, é necessário aplicar uma leve força uniforme, evitando deslocamentos laterais durante a perfuração.
É necessário observar a velocidade exigida, que está indicada na tabela, utilizar refrigerantes.
Características de escolha
Para selecionar uma coroa para metal, é necessário primeiro levar em consideração todas as tarefas de produção para as quais esta broca foi adquirida. Você precisa saber o que deseja para obter a profundidade e o diâmetro do furo, bem como para que tipo de metal ou outro material sólido será utilizado. Cada broca tem uma série que indica para qual tipo de broca ela se destina. Considere o material da broca e a rugosidade, bem como o método de alinhamento.
Se você planeja usar a ferramenta por muito tempo, então é melhor não economizar dinheiro, mas escolher uma broca de um fabricante confiável com boas características técnicas. As brocas baratas distinguem-se pela boa elasticidade, concebidas para fazer orifícios com diâmetro de 35 mm em produtos de baixa densidade.
Para perfurar diâmetros superiores a 35 mm, você precisa comprar uma broca, a parte cortante da qual é soldada em liga dura.
Aplicativo
As perfuratrizes são frequentemente utilizadas para fazer furos em metal, madeira, plástico e aglomerado, bem como em muitos outros materiais duros. Graças à tecnologia simples e ao mínimo uso de força, é possível obter uma forma correta de furos mesmo em concreto e pedra natural, em qualquer estrutura de edifício. Sem danos, você pode fazer um furo redondo em azulejos, vidro ou outro material frágil. É amplamente utilizado durante a perfuração horizontal de várias utilidades. Para trabalhar com concreto, são utilizadas perfuratrizes, que são revestidas com diamante ou brasadas. Eles vêm em dois grupos: com uma carga de até 5 MPa e até 2,5 MPa.
Você pode aprender como escolher brocas de núcleo de metal no vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.