O que são brocas HSS e como escolhê-las?
As brocas são usadas em muitas áreas da vida humana. A variedade deles no mercado é simplesmente incrível. Antes de começar a trabalhar, o iniciante deve estudar todos os tipos. Neste artigo, vamos nos concentrar nas brocas HSS, seus recursos e regras de seleção.
O que é isso?
HSS, ou HighSpeedSteel (significa High Speed - high speed, Steel - steel) - esta marcação significa que a ferramenta (broca, macho, fresa) é feita de aço de alta velocidade, o que é claro a partir da tradução em inglês de as palavras abreviadas. O material tem dureza de 62 a 65 HRC. Comparado aos aços de alto carbono, este é um metal mais fino, mas com valores de dureza mais elevados. O nome é usado para todos os materiais do grupo, mas na maioria das vezes é P6M5. A liga tem produtividade média, é indicada para operações com metais, materiais com resistência inferior a 900 MPa, fabricação de pequenas fresas.
A maioria dos aços do grupo contém tungstênio - sua proporção é bastante elevada. Também há muito carbono ali. As vantagens desse aço incluem resistência e preço, que é inferior ao dos produtos de corte de metal duro. Além disso, são excelentes ferramentas para cortes intermitentes. A desvantagem é a velocidade menor da broca quando comparada às ferramentas de metal duro.
Os aços rápidos podem ser divididos em tipos:
- aços de alta liga de alta velocidade;
- molibdênio (designar M);
- tungstênio (denotado por T).
Os tipos são formados pelo tipo de substância de liga na liga.
O tungstênio é cada vez menos utilizado, pois tem um custo elevado, além de ser um componente escasso. O aço mais comumente usado é T1 (aço de uso geral) ou T15, que contém cobalto, vanádio. Via de regra, este último é usado para trabalhos de alta temperatura e com alto desgaste.
Pelo nome, fica claro que os materiais do grupo M são dominados por um elemento de liga como o molibdênio, o mesmo ou mais tungstênio e cobalto estão contidos.
Assim, o vanádio e o carbono tornam o aço ainda mais resistente ao desgaste rápido.
O que eles são?
As brocas vêm em muitos formatos diferentes. Cada um deles é aplicado em uma área específica. Todas as brocas HSS são necessárias para o corte de metal.
Espiral adequado para fazer furos em peças feitas de ligas especiais, aços resistentes ao desgaste, aços para estruturas com resistência até 1400 N / mm2, normais e endurecidos, de ferro cinzento ou dúctil. É utilizado tanto em ferramentas manuais elétricas e pneumáticas, quanto em máquinas de corte de metais.
Broca escalonada usado para criar furos de diâmetros diferentes em diferentes tipos de materiais. A aparência de tal broca lembra um cone com uma superfície escalonada.
Broca de núcleo - um cilindro oco, usado para criar orifícios em ligas de aço e metais não ferrosos. Remove o metal ao redor da borda do furo, deixando o núcleo intacto.
Existem muitos diâmetros, formas e tipos.
Marcando
HSS É a marca universal para aços rápidos, HSS Co para classes contendo cobalto. O aço tem um índice de dureza de 63 a 67 HRC. Anti-corrosão e resistente a ácidos, utilizado para ferramentas de grande diâmetro e cortadores de disco, para corte de ferro fundido, cobre, latão e bronze, alumínio e suas ligas.
Se nos determos nas marcações com mais detalhes, existem as seguintes variações de designação:
- HSS-R - baixa resistência da broca;
- HSS-G - significa que a parte cortante é processada com nitreto de boro cúbico, maior durabilidade da broca;
- HSS-E - aço com uma proporção de cobalto, para materiais difíceis;
- HSS-G TiN - ferramentas com superfície tratada com uma composição contendo nitreto de titânio;
- HSS-G TiAlN - ferramentas revestidas com nitreto, alumínio, titânio;
- HSS-E VAP - Marcação de broca para corte de aço inoxidável.
Os fabricantes nacionais usam outras marcações. Existem letras M e T sob os números (por exemplo, M1).
Dicas de Seleção
Para escolher a broca certa, você precisa prestar atenção aos pontos importantes.
- Estude as características do material e a capacidade de perfuração para garantir que a ferramenta atenda aos requisitos do trabalho.
- Olhe a cor do produto. Ele pode falar sobre como o metal foi processado.
- cor de aço mostra que nenhum tratamento térmico foi realizado;
- amarelo - o metal é processado, o estresse interno no material é eliminado;
- dourado brilhante oa tonalidade indica a presença de nitreto de titânio, que aumenta a resistência ao desgaste;
- Preto - o metal é tratado com vapor quente.
- Examine as marcações para descobrir o tipo de aço, diâmetro, dureza.
- Informe-se sobre o fabricante, consulte especialistas.
- Investigue a questão das ferramentas de afiação.
As brocas são frequentemente vendidas em conjuntos, por exemplo, com diâmetros diferentes. A questão de adquirir tal ferramenta requer uma compreensão de quais propósitos uma broca é necessária e quantas opções podem ser usadas.
O conjunto, via de regra, contém ferramentas populares e raramente usadas.
Para obter informações sobre como fazer um afiador de brocas em uma esmeril, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.