Tudo sobre brocas
A fresa de perfuração é uma solução universal para perfuração e processamento simultâneo de metal, madeira e outros materiais com baixos valores de dureza. Com a ajuda dessa ferramenta, você pode não apenas fazer furos, mas também expandi-los usando a face lateral. Para saber mais sobre isso, conselhos sobre como escolher uma broca fresadora para metal, madeira e outras opções de materiais e produtos para diversos fins ajudarão.
Peculiaridades
As ferramentas de corte combinadas estão ganhando popularidade. A fresa perfuradora pertence a este grupo de produtos, proporciona simplificação, redução do número de operações no processamento de materiais. Cada um deles possui 2 elementos: furação e fresagem. A primeira peça é necessária para criar o furo com a profundidade e o diâmetro desejados. A fresa fica na lateral, se necessário é acionada sem troca de ferramenta - mudando o passo da espiral ao longo do comprimento, é possível obter o resultado desejado em 1 passe.
As características distintivas de tal ferramenta incluem alta resistência ao desgaste e longa vida útil. Eles são feitos de aço duro que não está sujeito a desgaste intenso. Além disso, essa ferramenta se presta à reafiação. Se a parte angular da broca ficar cega, sua nitidez sempre pode ser restaurada.
Dentre as capacidades tecnológicas de tais produtos, pode-se destacar o desempenho de toda uma gama de operações. Além da furação convencional, ela pode ser canal em V, chanframento e fresamento.
Essas brocas são versáteis. Eles são adequados para uso com uma ampla gama de materiais:
- plástico;
- MDF;
- Aglomerado;
- Madeira compensada;
- drywall;
- madeira sólida natural;
- metal.
É importante considerar que o bom funcionamento de uma ferramenta combinada é determinado por seu uso correto. Funciona melhor ao trabalhar com metal tratado termicamente e madeiras macias.
No projeto da broca fresadora, existe uma haste para fixação de uma ferramenta elétrica ou manual no mandril. E também existem 2 superfícies de trabalho ao mesmo tempo, com as quais você pode trabalhar sequencialmente ou individualmente. Esses modelos combinados são mais procurados na área de marcenaria. Dependendo do tipo e do diâmetro da peça de assentamento, as fresas podem ser universais, para máquinas-ferramentas e ferramentas manuais, bem como especializadas.
Para aumentar a resistência das ferramentas de aço, aumentar sua vida útil e reduzir o atrito durante o trabalho, sua superfície é frequentemente revestida com compostos especiais. Na maioria das vezes, existem produtos de cor dourada. Eles são revestidos com nitreto de titânio. As fresas e brocas são vendidas não apenas individualmente, mas também em conjuntos - é aconselhável adquirir tal conjunto se a perfuração for realizada com frequência ou colocada em operação.
Visão geral da espécie
A classificação das brocas-fresas em madeira é amplamente determinada por sua forma e método de fixação na ferramenta. Vamos considerar as principais variedades encontradas no mercado.
- Fresagem plana. O produto com um elemento de corte largo e achatado permite trabalhar com furos de grande diâmetro.
- Cilíndrico. Assemelha-se externamente às brocas clássicas, a parte de fresamento tem o mesmo diâmetro da ponta.
- Nasadnoe. Esta versão da broca é usada como ferramenta para uma fresadora. Sua ponta é orientada para ser instalada no fuso e possui furo padrão de 32 mm.
- Terminal. Essa opção também é chamada de dedo. Sua parte de aterrissagem é bastante fina, simples, tem um diâmetro de 8-12 mm. As brocas para fresamento de topo também são chamadas de brocas universais, pois podem ser montadas em máquinas especiais e em ferramentas manuais comuns.
- Com lâmina de duas pontas. Esta ferramenta pode ser usada para chanfrar, fresar e furar metais não ferrosos macios. O ângulo de inclinação ideal é de 60 a 120 graus. Para melhorar as características de desempenho, a pulverização de boreto de titânio é aplicada ao produto.
- Com lâmina de quatro lâminas. Ferramentas de furação e fresamento deste tipo aumentam o diâmetro dos furos a serem perfurados e ajudam a aumentar o número de ranhuras formadas. Esta opção é usada para o processamento de metais duros.
Esta é a classificação principal. Além do mais, brocas-fresas são de metal duro - são mais freqüentemente usadas para trabalhos em metal, bem como feitas de aço para ferramentas de alta velocidade. A haste nos produtos finais é cilíndrica e hexagonal. Pode ter comprimentos diferentes.
A classificação também inclui o tipo de superfície a ser tratada. Variedades versáteis são adequadas para trabalhar com diferentes superfícies.
E também há opções especializadas em metal e madeira. De acordo com o método de fabricação, os cortadores serla compostos e sólidos podem ser distinguidos.
Regras de seleção
Você pode escolher a fresa de perfuração certa para usar se levar em consideração todos os pontos importantes.
- País de origem e marca. Produtos baratos da China nem sempre justificam as esperanças colocadas neles - eles rapidamente se tornam opacos, quebram e entortam. Opções mais confiáveis são produzidas por empresas dos EUA, Alemanha e Rússia. Os líderes de mercado incluem Metabo, Hawera, Ruko.
- Material de fabricação, disponibilidade de revestimento. Para o trabalho em metal, são utilizadas as opções de aços carbonetos, os mais duráveis e produtivos, com ou sem revestimento. Outras brocas são mais adequadas para processar madeira e compósitos, painéis de aglomerado e painéis de fibra. Eles são feitos de aço ferramenta de alta velocidade.
- Tipo de cauda. Ele determina diretamente a compatibilidade do instrumento. Para uma furadeira, furadeira, opções com ponta hexagonal ou cilíndrica são as mais adequadas. Além disso, o comprimento desta parte é importante. Deve corresponder aos parâmetros da ferramenta manual e elétrica na qual o acessório será instalado.
- Dimensões. O diâmetro da fresa é indicado pelo fabricante em milímetros. Este parâmetro é sempre determinado pelas dimensões da peça de trabalho.
- Tipo de elemento de fresagem. Ele determina quais furos podem ser obtidos após o processamento. E o ângulo de sua nitidez também é importante.
Todos esses fatores ajudam a selecionar brocas-fresas de alta qualidade e confiáveis para a execução de trabalhos em metal ou madeira. Instrumentos combinados ajudam a simplificar e reduzir o número de operações, eliminando a necessidade de troca da ponta. Recusando-se a trocar brocas, escolhendo a combinação certa de produto, você pode obter o resultado não pior do que ao executar o trabalho usando um equipamento de fresamento especial.
O vídeo a seguir fala sobre brocas.
O comentário foi enviado com sucesso.