Características e segredos para escolher as brocas Forstner
A broca Forstner apareceu em 1874, quando o engenheiro Benjamin Forstner patenteou sua invenção para furar madeira. Desde o início da broca, muitas modificações foram feitas nesta ferramenta. Novas amostras da broca de Forstner têm uma estrutura diferente, mas mantiveram seu princípio de operação. Esta ferramenta é usada nas áreas onde é necessário fazer um furo uniforme e limpo, enquanto as peças de trabalho não podem ser feitas apenas de madeira - podem ser drywall, placas de móveis, materiais poliméricos.
A modificação da broca depende da matéria-prima a ser trabalhada e da tarefa a ser executada. As brocas são de qualidade diferenciada, o que afeta diretamente seu custo.
O que é e para que serve?
A broca Forstner é um tipo de fresa que geralmente funciona em madeira. No processo de trabalho, a ferramenta usa 3 arestas de corte - uma borda circular corta a aresta no furo estritamente de acordo com um determinado diâmetro, uma projeção central pontiaguda ajuda a orientar o processo de corte na direção desejada e duas superfícies de corte emparelhadas, como pequenas plainas de carpintaria, cortam o plano do material camada por camada. O resultado é um orifício plano de fundo plano ou um orifício de passagem.
A ferramenta é amplamente utilizada no processamento de madeira de espécies de madeira macia e dura. A sua finalidade é fazer furos passantes ou cegos, necessários para a instalação de fechaduras, para dobradiças, para tirantes roscados ou excêntricos, para furos necessários para a instalação de ferragens. No processamento de tipos modernos de materiais, a broca Forstner tem se mostrado bem ao trabalhar com MDF, aglomerado, DPV e suas diversas opções.
Como resultado da usinagem, as bordas dos furos ficam limpas, sem lascas e rugosidade.
Além de trabalhar madeira, o cortador de Forstner pode ser usado para trabalhos de instalação na instalação de caixilhos de janelas, na condução de canais para fios elétricos, na instalação de equipamentos de encanamento, abastecimento de água e sistemas de esgoto. As brocas Forstner são instaladas no mandril de uma furadeira elétrica ou chave de fenda e operam a 500-1400 rpm. A velocidade de rotação da broca depende do diâmetro - quanto mais espessa a broca, menor deve ser sua velocidade de rotação.
Para a fabricação de brocas, utiliza-se aço de alta resistência, que possui propriedades de alta velocidade. No processo de trabalho, a energia térmica é gerada, e esse aço suporta bem, retendo suas propriedades. Para tornar uma ferramenta ainda mais durável, os fabricantes revestem seus produtos com uma fina camada de titânio ou aplicam brasagem de liga dura na área de trabalho da broca. Para melhorar a eficiência, as arestas de corte da broca podem ser serrilhadas, que agarram melhor o material, mas isso perde a limpeza do corte. Com base na qualidade da liga que foi utilizada na fabricação da broca, seu custo também depende.
Vantagens e desvantagens
A ferramenta de perfuração tem muitas propriedades positivas, mas, como tudo o mais, não é desprovida de algumas características negativas.
Vantagens da broca Forstner:
- As arestas vivas bem afiadas da broca são a garantia indiscutível de um processamento suave e de alta qualidade do material da peça;
- a ferramenta pode ser usada com um dispositivo elétrico portátil ou instalada em uma máquina estacionária do tipo industrial;
- o direcionamento dos elementos de corte no furo do material ocorre não só devido à saliência afiada e centrada, mas também com o auxílio da aresta em forma de anel fechado, bem como de toda a parte cilíndrica de trabalho da broca;
- mesmo que o diâmetro do furo no processo de trabalho ultrapasse a peça, a direção especificada da broca não muda, fazendo cortes suaves e de alta qualidade, sem lascas e rebarbas na parte do produto sempre que possível.
A suavidade do corte ao processar a peça de trabalho com uma fresa ocorre ao cortar as fibras de madeira ao redor da circunferência. Além disso, esse processo ocorre antes mesmo do momento em que a borda de trabalho principal da broca começa a tocar essas fibras.
Este exercício também tem desvantagens:
- as partes cortantes do cortador estão distantes umas das outras, o que não lhes dá contato total com a superfície de trabalho como acontece com a borda do aro anular, de modo que o processo de furação é acompanhado pela vibração do ferramenta, e há o risco de o cortador simplesmente pular dos orifícios pretendidos;
- se as lâminas de corte estiverem equipadas com dentes, a vibração durante a operação aumenta e o risco de a broca sair da matriz pretendida aumenta;
- A broca de Forstner é mais cara do que outras ferramentas semelhantes projetadas para fazer furos.
Apesar de algumas desvantagens, a furadeira apresenta alto desempenho e longa vida útil, desde que as regras de uso sejam seguidas.
Visão geral da espécie
Várias versões da broca Forstner são produzidas hoje por fabricantes nacionais e europeus - uma ampla gama de seus produtos é apresentada no mercado russo. Muitas empresas estão tentando melhorar o design da broca para facilitar o uso, portanto, você pode encontrar modelos com batente de profundidade de broca, que podem ser fixos ou ajustáveis. Além disso, os modelos que podem ser afiados por máquina são muito populares. Em tal broca, a borda cortante do aro na parte de trás das fresas tem um corte especial.
As brocas Forstner também estão sujeitas a modificações, dependendo do seu tipo de modelo, estão divididas em dois grupos principais.
Com cortadores de carboneto
A característica do projeto de tal ferramenta é que algumas modificações possuem cortadores aos quais elementos afiados feitos de ligas de aço carbono de alta dureza são soldados. Essas arestas de corte aumentam significativamente o custo da ferramenta, mas esses custos são justificados pela eficiência do trabalho e pela longa vida útil da broca.
Com aros dentados
O desenho da broca nas fresas tem uma serrilha localizada ao longo de todo o aro de corte anular. A vantagem de tal ferramenta é que durante a operação, a própria broca e a superfície da peça a ser processada estão menos expostas ao superaquecimento. Além disso, todas as brocas Forstner modernas com um diâmetro de mais de 25 mm estão disponíveis com dentes.
Além das modificações listadas, existem brocas Forstner com uma ponta removível. Essa ferramenta reduz o risco de perfuração ao fazer um furo cego nas peças de trabalho.
Dimensões (editar)
Como regra, a faixa de tamanho de uma broca Forstner começa com um diâmetro mínimo de 10 mm. Esses tamanhos não são muito procurados pelos artesãos devido à sua especificidade de aplicação, quando comparados, por exemplo, com o diâmetro mais comum de 35 mm, que é utilizado na execução de trabalhos de instalação de ferragens de portas e fechaduras. Nas lojas de ferragens, é fácil encontrar brocas com diâmetros de 50 e 55 mm, e também de 60 mm. Vale ressaltar que diâmetros variando de 15 a 26 mm possuem haste de 8 mm, enquanto modelos maiores de fresas com diâmetro da peça útil de 28 a 60 mm possuem haste um pouco maior e já 10 mm.
Como escolher?
A escolha de uma fresa Forstner depende das tarefas a serem realizadas com sua ajuda. Na carpintaria ou na manufatura, esta é uma ferramenta de uso frequente, onde se utilizam diferentes diâmetros de broca, portanto para um uso tão intensivo é aconselhável ter em estoque um conjunto completo das dimensões exigidas. Já para uso doméstico, a furadeira é comprada para uma tarefa específica, então raramente é usada. Nesse caso, não há necessidade de comprar um conjunto de ferramentas caras, pois os custos podem não ser recuperados.
Para adquirir uma broca Forstner de qualidade, você precisa prestar atenção a vários recursos principais:
- o modelo original da broca possui pequenos orifícios redondos no centro da peça de trabalho;
- as lâminas de corte do cortador interrompem o aro anular apenas em dois pontos opostos um ao outro;
- as lâminas da broca original só podem ser afiadas à mão.
Os modelos originais da broca Forstner são fabricados apenas pela única empresa americana no mundo, a Connecticut Valley Manufacturing. Aqui, cada parte da estrutura da ferramenta é fresada separadamente de um tarugo de aço e a liga contém uma mistura de carbono, enquanto outros fabricantes fazem cada parte da broca fundindo com a montagem subsequente das peças acabadas. Uma fresa Forstner real tem uma peça de corte mais espessa do que suas contrapartes, então tal ferramenta é menos suscetível a superaquecimento e gira mais rápido, tornando possível trabalhar em altas velocidades da ferramenta elétrica, enquanto mantém a qualidade do processamento do furo no mais alto nível .
No processo de escolha de uma fresa Forstner, é necessário prestar atenção ao aspecto do estado das arestas de corte. Freqüentemente, os fabricantes embalam seus produtos em embalagens opacas. Nesses casos, é impossível considerar e avaliar os detalhes da ferramenta, correndo o risco de adquirir um produto de baixa qualidade, que, ao abrir a embalagem, pode estar com rebarbas, lascas ou deformações.
Não é realista corrigir falhas tão significativas com o método de afiação manual, uma vez que a geometria da estrutura da broca será violada, portanto, é melhor recusar a compra de um produto em embalagem opaca.
Termos de uso
O uso de uma broca Forstner é simples. Pegando a ferramenta, a saliência de centralização é levada ao centro pretendido do futuro orifício e a ponta é levemente pressionada contra a espessura do material. É necessário pressionar para que a parte de corte anular da broca fique plana na superfície de trabalho. Então você pode iniciar o processo de trabalho, mas comece a furar primeiro em baixas velocidades de perfuração, aumentando gradualmente a velocidade. As brocas são projetadas para operar a no máximo 1800 rpm. A regra básica de trabalho durante a perfuração é a seguinte: quanto maior o tamanho da fresa, mais devagar ela deve girar. Este modo de baixa velocidade é necessário para evitar que as arestas de corte da ferramenta derretam e embotem quando sobreaquecer.
Além do mais, em velocidades muito altas, a probabilidade de a broca quebrar a área de trabalho pretendida de perfuração torna-se mais frequente. Se você precisa se proteger para fazer um furo com muita precisão, em uma determinada profundidade, é melhor usar uma fresa com batente para essa finalidade. Este dispositivo irá parar a broca a tempo e proteger o material da perfuração, mas você terá que trabalhar em baixas velocidades. Ao fazer um furo cego em uma peça de parede fina, artesãos experientes recomendam o uso de 2 brocas Forstner de uma vez.Começam o trabalho primeiro, tendo contornado a zona do furo de trabalho, e terminam com outro, que apresenta uma saliência acentuada previamente esmerilada. Assim, os cortadores não conseguirão cortar o material com a profundidade de uma broca convencional.
Como fazer sharpen?
No processo de trabalho, qualquer broca, mesmo da mais alta qualidade, torna-se maçante. Produtos originais podem ser afiados à mão, e contrapartes não originais podem ser afiadas em um moedor. Ao afiar um cortador Forstner, os especialistas são guiados por certas regras:
- a parte cortante da borda anular não é afiada manualmente - isso é feito apenas no equipamento de afiação;
- você precisa retificar as fresas minimamente para não alterar a geometria e as proporções de suas superfícies de trabalho;
- Os incisivos internos são afiados com lima ou rebolo.
Produtos de alta qualidade, mas caros, com um revestimento fino de titânio não requerem curativos ou afiação frequentes e efetivamente duram mais do que seus equivalentes baratos feitos de aço convencional.
No próximo vídeo, você encontrará uma revisão e teste das brocas Protool ZOBO da Forstner.
O comentário foi enviado com sucesso.