O que são exercícios centrais e como escolhê-los?

Contente
  1. O que é e para que serve?
  2. Requerimentos técnicos
  3. Fabricantes populares
  4. Dicas de Seleção
  5. Nitidez

A broca central é uma ferramenta multifuncional de tipo profissional. Este produto combinado possui 2 peças de trabalho, cuja utilização permite realizar várias operações. A principal função da broca é fazer furos em peças de trabalho de várias durezas e densidades - em ligas de aço, ferro fundido, cermets e plásticos poliméricos. Brocas deste tipo podem ser usadas tanto em condições domésticas quanto em equipamentos de produção de corte de metal.

O que é e para que serve?

Na aparência, o tipo de centralização da broca difere da broca padrão para metal. Neste caso, a ferramenta possui 2 peças de trabalho, que estão localizadas em extremidades opostas da haste de trabalho da ferramenta. Esta abordagem torna possível usar a broca por mais tempo sem afiar. A principal característica do produto é o corpo reforçado, três vezes mais espesso que as peças de corte autocentrantes. A ferramenta de centragem, quando comparada a uma broca convencional, possui um corpo curto e pequenas peças de trabalho. Esta modificação dá à ferramenta as propriedades de maior dureza e confiabilidade. Ao trabalhar com esta broca, ela não dobra, muito raramente quebra e permite fazer furos com um alto grau de precisão.

A broca autocentrante é composta por 3 partes principais:

  • a área do acessório de perfuração no equipamento de perfuração - a base da ferramenta;
  • a área de menor diâmetro - a peça de corte de trabalho;
  • a área de maior diâmetro é a parte do tamanho médio.

A broca é usada para realizar procedimentos de usinagem em vários tipos de equipamentos de torneamento, perfuração e fresamento. Ao realizar tarefas de produção em escala de massa, a ferramenta de centralização é usada para marcar o centro da peça antes de colocá-la na máquina de processamento. Neste caso, o processo de inclinação da peça pode ser pulado, o que simplifica o ciclo de produção e reduz o tempo para sua execução.

Devido à sua parte alargada e alto grau de rigidez, o dispositivo de centralização é utilizado para fazer as dimensões exatas do diâmetro do furo, portanto, é frequentemente utilizado em equipamentos controlados por software.

Este dispositivo apresenta riscos mínimos de deformação ou quebra, portanto, na construção civil, a broca é utilizada como escareador para metal ou madeira. O dispositivo não só tem a capacidade de perfurar um orifício preliminar para o parafuso auto-roscante, mas também executar um rebaixamento ao mesmo tempo para afundar completamente a cabeça da ferragem no material.

Em alguns casos, uma broca central ajuda a perfurar as cabeças dos parafusos e parafusos auto-roscantes com ranhuras desmontadas. Até mesmo rádios amadores encontraram uso para esta ferramenta - pequenos diâmetros de broca são usados ​​para fazer furos em placas de rádio. As brocas padrão freqüentemente quebram durante a execução desse trabalho, enquanto um dispositivo autocentrante com um tamanho de até 1,5 mm, devido ao recurso de design, lida perfeitamente com a tarefa atribuída a ele.

Requerimentos técnicos

As ferramentas de perfuração de metal duro são fabricadas de acordo com os requisitos do padrão estadual, que é regulamentado pela GOST 14952-75.Usando este dispositivo, é possível fazer um furo de diâmetro exato, que está localizado em uma direção perpendicular à superfície de trabalho. Quaisquer outros dispositivos são significativamente inferiores a uma broca central em termos de confiabilidade e precisão dos furos.

De acordo com os padrões GOST, o diâmetro do dispositivo de centralização pode estar na faixa de 0,5 a 10 mm. Existem 4 tipos desta ferramenta de perfuração.

  • Tipo A - Necessário para a realização de furos precisos, cuja centragem do cone é 60 °. Este tipo de ferramenta não possui arestas de corte que formem um cone de segurança durante a perfuração.
  • Tipo B - usado para fazer um furo com um cone de segurança, cujo tamanho é 120 °.
  • Tipo C - usado para furos com centralização exata, mas sem o uso de dispositivo de segurança de cone. Neste caso, o giro das laterais do furo será de 75 °.
  • Tipo R - utilizado para a perfuração de um orifício de diâmetro exacto, cuja volta dos lados apresenta um corte em forma de arco.

As brocas centrais dos tipos listados são fabricadas em 2 variações:

  • o diâmetro da peça de corte não ultrapassa 0,8 mm;
  • o diâmetro da peça de corte é maior que 0,8 mm.

Ao usar uma ferramenta de perfuração, o diâmetro da parte de corte é inferior a 0,8 mm, a lisura das paredes no furo é muito maior do que a de análogos. Com uma superfície de corte superior a 0,8 mm, esta característica é decisiva na escolha do tipo de broca, cuja utilização confere um grau de rugosidade diferente ao furo acabado. A ferramenta projetada para fazer furos centralizados é feita de ligas de aço duro com características de alta velocidade.

De acordo com os padrões GOST, a dureza Rockwell do produto, dependendo do diâmetro, é a seguinte:

  • diâmetro de até 3,15 mm - tem uma dureza de 62-65 HRC;
  • diâmetro superior a 3,15 mm - tem uma dureza de 63-66 HRC.

Alguns fabricantes fazem brocas centrais ainda mais fortes adicionando componentes de cobalto e vanádio à liga.

Ao fazer uma broca central, pequenos desvios em seu diâmetro são permitidos. Esses indicadores também são regulamentados pelo padrão estadual:

  • diâmetros de até 0,8 mm podem ter um erro maior de 0,05 mm;
  • diâmetros de 0,8 a 2,5 mm podem ter um erro de até 0,1 mm;
  • diâmetros de 2,5 a 5 mm podem ter um erro de até 0,12 mm;
  • diâmetros acima de 5 mm podem ter um erro de 0,15 mm.

Os padrões GOST também regulam a aparência do dispositivo de perfuração. Não deve haver rachaduras e lascas, vestígios de escurecimento ou óxidos na superfície da ferramenta. Cores de óxido podem aparecer na área da ranhura da broca sem ir além do círculo de nitidez.

Fabricantes populares

Atualmente, as redes de varejo oferecem aos clientes uma ferramenta de perfuração centralizada de fabricantes nacionais e estrangeiros. O custo desses produtos depende da marca que os lançou. As brocas domésticas são de alta qualidade a preços mais baixos em comparação com produtos de origem estrangeira.

Entre os produtores nacionais, os mais populares entre os consumidores são os produtos da Sekira LLC. A empresa está localizada no distrito de Sestroretsk, na região de Leningrado.

As brocas centrais são produzidas aqui de acordo com os padrões nacionais GOST. Sem afiar novamente, uma ferramenta deste fabricante pode realizar cerca de 120 ciclos de perfuração.

Com relação aos produtos que chegam ao nosso mercado do exterior, a marca Dormer do Reino Unido é de particular interesse. As brocas centrais são fabricadas no Reino Unido e atendem aos padrões técnicos internacionais. A liga de aço para esta ferramenta de perfuração contém um componente de liga de cobalto, razão pela qual as brocas Dormer têm alta resistência e excelente desempenho de corte.A ferramenta é resistente ao calor e tem maior resistência ao desgaste.

A marca americana DeWALT e a marca alemã Robert Bosch têm boas críticas sobre a qualidade da ferramenta de centralização. Dos fabricantes asiáticos, o instrumento da marca sul-coreana YG-1 merece confiança. Quanto à qualidade chinesa, você deve ter muito cuidado ao escolher uma broca de centro desses fabricantes, uma vez que os produtos de aparência atraente podem acabar sendo de baixa qualidade.

Dicas de Seleção

A escolha de uma broca central dependerá das dimensões do furo que você deseja fazer. O peso da peça, que é fixado na máquina de usinagem, também é levado em consideração. Os tamanhos, dependendo do peso da peça, são regulados pelo GOST - quanto maior a massa da peça, maior o diâmetro da broca é necessário. Cada diâmetro de broca possui 2 versões, portanto seu tipo é selecionado de acordo com os requisitos de rugosidade das paredes do furo.

A broca de centragem combinada é selecionada de acordo com os requisitos para o tipo de furos especificados nos desenhos do projeto. Para determinar a qualidade de uma ferramenta, há vários itens para os quais ela deve ser verificada.

  • Conformidade com os padrões de dureza Rockwell. Os dados de perfuração do centro são indicados em seus dados técnicos. Uma ferramenta de qualidade tem um indicador de pelo menos 63-66 HRC. Exceder esses padrões leva ao fato de que a broca será frágil e de curta duração. Padrões subestimados farão com que a ferramenta fique sem brilho muito rapidamente.
  • Conformidade da broca com o diâmetro declarado. Você pode verificar isso com um micrômetro. É necessário medir a caneta de trabalho alongada da broca - e se o seu diâmetro ultrapassar as taxas de erro permitidas, não será possível obter um furo de um determinado tamanho com esta ferramenta.
  • Determine a integridade do produto. Isso é especialmente importante para sua parte cortante, bem como para a coroa em forma de cone. Não deve haver rachaduras ou amassados ​​na ferramenta no lugar das superfícies de trabalho.

Ao escolher uma furadeira central, é melhor dar preferência a marcas bem conhecidas com uma merecida reputação positiva. Você não deve comprar uma broca de um fabricante desconhecido - economizando dinheiro, você pode comprar uma ferramenta de qualidade inadequada, que irá falhar rapidamente.

A ferramenta de perfuração muda gradualmente o ângulo das placas de corte durante a operação. Isso leva a uma diminuição da velocidade de corte e ao aquecimento excessivo da broca. Com o tempo, qualquer broca requer afiação, o que deve ser feito mantendo o ângulo de inclinação da aresta de corte.

Nitidez

Na vida cotidiana, uma broca de centralização é usada para furar peças de metal ou como ferramenta auxiliar ao desparafusar o hardware problemático. Você pode afiar tal broca sozinho, mas com este procedimento é necessário observar algumas nuances importantes.

  • Para a comodidade da execução do trabalho, é recomendado o uso de máquinas elétricas especiais projetadas para afiar ferramentas de perfuração. Sem usar tal dispositivo, será muito difícil para você manter o ângulo correto de afiação da superfície de corte da broca central.
  • Para afiar, você precisa saber exatamente o diâmetro da ferramenta. Normalmente, essa informação é indicada em seu corpo.
  • A ferramenta é colocada em um orifício correspondente ao seu diâmetro. O processo de nitidez é realizado automaticamente pelo dispositivo sem intervenção humana.
  • Após o final do processo de afiação, a superfície da ferramenta deve ser limpa de aparas de metal.

Nos casos em que o ângulo da parte cortante da broca central é violado durante a afiação, durante o uso a ferramenta começa a superaquecer desnecessariamente e se desgasta rapidamente.

No próximo vídeo, você encontrará uma visão geral das brocas centrais para a instalação de acessórios para móveis.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário