Tudo sobre o exercício "bailarina"

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Dispositivo e princípio de operação
  3. Tipos
  4. Critérios de escolha

Qualquer pessoa que já se envolveu em reparos, mais de uma vez, enfrentou a necessidade de fazer furos de grande diâmetro em materiais de folha: ladrilhos, plástico, drywall, ferro, madeira e produtos à base deles. Você pode, é claro, usar um quebra-cabeça, uma serra ou qualquer outro método que você conheça, mas neste caso será difícil de fazer e, além disso, o furo não ficará perfeitamente redondo. A melhor opção seria utilizar um dispositivo especial para fazer furos de grandes diâmetros, que popularmente é apelidado de "bailarina" devido ao fato de que sua rotação durante a operação lembra a de uma dançarina no palco.

Peculiaridades

A principal característica da broca "bailarina" (seu nome completo soa mais do que impressionante - "broca circular tipo ajustável com incisivos") é a capacidade de alterar o diâmetro do círculo de corte... A distância entre os elementos de corte pode ser ajustada usando a escala auxiliar na barra de montagem. Se a precisão máxima for necessária, aqui você terá que usar um compasso de calibre. Isso é bastante conveniente quando se torna necessário fazer um furo para um tubo ou outra peça redonda sem folga.

A segunda característica distintiva é o número de incisivos. Pode ser de um a três e a qualidade do processamento das bordas dos furos cortados depende disso. Se você comprou uma broca ajustável com um elemento de corte, então você precisa estar preparado para o fato de que a ferramenta irá "bater". A vibração aumenta com o aumento do diâmetro do furo de corte: quanto maior for, maior será o desvio. Isto é porque não há equilíbrio em torno do eixo longitudinal.

A "Bailarina" com um cortador é preferível para usar na máquina, para trabalhos manuais com broca ou perfurador. Será mais competente usar dois e três incisivos.

Dispositivo e princípio de operação

A construção de uma broca circular é bastante simples e consiste basicamente em três partes:

  • broca, responsável pela centralização da fixação;
  • uma haste de fixação de um determinado comprimento, na qual os elementos de corte são instalados;
  • cortadores equipados com um dispositivo para fixá-los a uma haste, seu número varia de um a três.

Esta construção é usada em modelos de corte simples e duplo. Se houver três elementos de corte, então, neste caso, os cortadores são fixados em um disco circular e se movem ao longo das ranhuras para alterar o raio. Além disso, alguns modelos podem ser equipados com uma capa protetora que protege a pessoa que trabalha contra aparas ou serragem. Também protege o trabalhador de ser atingido por estilhaços quando o dispositivo é destruído.

Agora vamos ver como perfurar. Com uma broca central, você precisa perfurar em um ponto predeterminado... Se os materiais forem fortes, por exemplo, ferro, ladrilhos ou laminados, é melhor marcar primeiro o local de perfuração com uma broca convencional. Isso é feito por conveniência, para que a "bailarina" não escorregue na superfície e não risque a camada superior.

Em seguida, cortamos o caminho do raio de que precisamos. Novamente, aqui você precisa prestar atenção ao material em que os furos são feitos. Se for um ladrilho, para evitar danos na superfície da fachada, é necessário furar a baixa velocidade e lubrificar o ladrilho com água ou óleo de máquina. Isso evitará danos aos ladrilhos e a dispersão de detritos.Os painéis de azulejos devem ser colocados em uma superfície plana, caso contrário, irão rachar com o esforço.

Se o ladrilho já estiver preso às paredes ou ao chão, basta cortá-lo e, em seguida, trocar a "bailarina" por uma broca para concreto. Ao furar laminado ou folheado, é difícil passar a camada superior, mas é mais fácil. Não existem instruções especiais para madeira, ferro, plástico e drywall. A última etapa é remover os objetos cortados.

Além das instruções básicas, existem algumas nuances adicionais.

  • em nenhum caso você não deve colocar pressão no instrumento, encoste-se nele com todo o corpo: isso pode danificar o aparelho e partir o material em que é feito o furo;
  • você não pode usar os modos de "impacto" ou "perfuração", perfuração apenas;
  • não há necessidade de deixar a "bailarina" superaquecer: de altas temperaturas o revestimento dos incisivos pode se deteriorar;
  • se a perfuração for lenta, então volumes de negócios devem ser adicionados.

Para proteger sua saúde ao trabalhar com o acessório de perfuração de furo circular, você precisa seguir algumas regras simples:

  • antes de começar a trabalhar, você precisa verificar se todos os componentes do dispositivo estão fixados com segurança;
  • use óculos ou máscara para proteger os olhos;
  • as roupas não devem contribuir para entrar nos elementos rotativos;
  • se possível, é imprescindível instalar uma grelha protetora na "bailarina".

Tipos

Os fabricantes dividem as brocas circulares nos seguintes tipos:

  • pelo número de elementos de corte (1, 2 ou 3);
  • pelo diâmetro dos furos a serem feitos (de 20 a 400 mm);
  • pela profundidade de perfuração do material, em mm (15-20 mm);
  • pela presença de um invólucro de proteção.

O desenho das brocas circulares para fazer furos em madeira, ladrilhos, metal e outros materiais é semelhante, os modelos diferem apenas no revestimento das fresas. Para materiais mais duros do que madeira ou plástico, o pó de diamante ou solda de Pobedit é usado.

Critérios de escolha

Antes de escolher uma "bailarina", você precisa conhecer suas principais vantagens em relação a outros dispositivos para fazer buracos grandes, sejam coroas, serras de vaivém, etc.

Vantagens de dispositivos circulares do tipo ajustável:

  • a capacidade de substituir a broca central ou incisivos laterais a qualquer momento;
  • confiabilidade estrutural;
  • se necessário, os elementos de corte podem ser afiados;
  • largura do furo ajustável.

Mas também existem desvantagens: este dispositivo requer uma broca ou perfurador muito potente para realizar o trabalho: se você usar "bailarinas" de baixo custo, a falha é possível ao fazer furos de grande diâmetro.

Agora, vamos examinar os parâmetros aos quais você precisa prestar atenção ao comprar.

  • Confiabilidade... É improvável que você possa determinar este critério visualmente, então seria melhor verificar os certificados de qualidade dos produtos do vendedor. Provavelmente, eles não serão para um produto de baixa qualidade.
  • Obra. Antes de comprar, você precisa examinar cuidadosamente o dispositivo quanto à presença de conchas, chips e outras falhas. Os incisivos devem ser bem afiados e com precisão. Se a broca for muito longa, você precisa verificar se ela está uniforme. Normalmente, esses defeitos são visíveis imediatamente e a olho nu.
  • Pacote. Produtos de alta qualidade de fabricantes conhecidos geralmente têm embalagens brilhantes e sólidas. Não haverá erros gramaticais no texto. Nenhuma das marcas famosas pode se dar ao luxo de embalar seus produtos de alguma forma.
  • Preço. O custo também pode ser considerado um indicador de qualidade. Modelos baratos duram muito pouco tempo.

Também vale a pena pensar no número de furos que você precisa fazer. Se você vai fazer uma única furadeira, então não vale a pena comprar uma furadeira cara. Mas se você fizer isso continuamente, será correto comprar um dispositivo de uma marca bem conhecida.

Marcas famosas se preocupam com sua reputação e seus produtos atenderão a todos os critérios de qualidade. É por isso é melhor entrar em contato com revendedores autorizados para que o dinheiro não seja desperdiçado.

O vídeo a seguir fala sobre o exercício da bailarina.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário