O que são brocas de diamante e como usá-las?

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Formulários
  3. Tipos principais
  4. Fabricantes populares
  5. Termos de uso

As propriedades únicas do diamante são usadas na fabricação de ferramentas para processamento. O mineral mais duro e as ferramentas feitas a partir dele têm uma resistência incrível. As brocas de diamante são muito procuradas por profissionais e amadores. O mercado está repleto de produtos de fabricantes russos e estrangeiros de diferentes tipos e diferentes orientações de destino. Para não se enganar na escolha, é necessário conhecer todos os parâmetros do plano técnico, as propriedades do material que deverá ser processado, as capacidades dos equipamentos existentes.

Peculiaridades

Uma broca de diamante em condições modernas é feita de maneiras diferentes. Os recursos da ferramenta dependem da tecnologia. Por sinterização e processamento por métodos de metalurgia do pó, ferramentas são obtidas alta qualidade, durável. Mas usando essa tecnologia, apenas modelos dimensionais podem ser feitos, por exemplo, brocas de anel. Assim, os produtos são monolíticos, extremamente duráveis, mas volumosos. Se você fizer pequenas zonas de corte usando esta tecnologia, a ferramenta ficará frágil e a ação mecânica a desativará rapidamente.

Tipo de diamante galvanizado. Revestidos em equipamentos de galvanoplastia, eles fazem brocas tubulares de diamante com ponta de corte cônica. Esta tecnologia torna possível criar pequenas ferramentas revestidas de diamante com uma aparência e design complexos. Os grãos são dispostos em uma fileira aqui, de modo que a durabilidade é baixa, especialmente nas pontas de corte da ferramenta. O recurso de tal produto é pequeno, mas o custo também é bastante orçamentário.

As pontas do tipo diamante não precisam de resfriamento e afiação constante; periodicamente durante a operação, é necessário reduzir a velocidade. Quanto aos parâmetros, todas as brocas diferem nas seguintes características:

  • o tamanho da zona de corte;

  • o comprimento da peça de trabalho;

  • Formato;

  • o número de segmentos;

  • método de corte.

Quanto às vantagens de tais exercícios, existem:

  • a possibilidade de uso reutilizável;

  • a qualidade dos furos sendo criados;

  • variabilidade de ferramentas.

Formulários

As ferramentas do tipo diamante são eficazes no processamento de várias superfícies e materiais, perante os quais outras ferramentas são impotentes. As características deste tipo de broca permitem criar furos com sucesso em materiais de alta resistência. Eles são usados ​​em obras:

  • para concreto, inclusive para perfuração em estruturas de concreto armado;

  • em ladrilhos;

  • em cerâmica;

  • em granito, adequado para ladrilhos de grés porcelânico;

  • no vidro;

  • tijolo por tijolo;

  • pedra de origem natural e artificial.

Perfurando todos os tipos de ladrilhos É mais conveniente fazer com dispositivos do tipo fixação, por isso é mais fácil centralizar o orifício. Com o auxílio de furadeiras, são montadas tomadas elétricas e criados dispositivos ópticos e eletrônicos. As ferramentas diamantadas são utilizadas na construção, engenharia mecânica e ativamente, é impossível substituí-las nestas áreas.

Quanto ao uso doméstico, as brocas diamantadas também têm aqui uso, pois são utilizadas para perfurar vidros, espelhos, ladrilhos de vários tipos, estruturas de pedra e betão.

Tipos principais

As ferramentas do tipo diamante estão disponíveis em uma variedade de formas e diâmetros. Eles podem ser genéricos ou específicos do material. A parte de trabalho pode ter a seguinte aparência:

  • pelo formato do cilindro - assim é a aparência de uma broca anular e tubular, uma faixa de diâmetro possível é de 32 a 350 mm;

  • em forma de bola;

  • em forma de cone - uma aparência tradicional, visualmente reminiscente de brocas em superfícies de metal;

  • em forma de pena (lança).

Para garantir a rotação, você pode usar máquinas-ferramentas, chaves de fenda elétricas, chaves de fenda, brocas. A velocidade de rotação dependerá do diâmetro e do material. Quanto menor for o diâmetro, maior será a velocidade. Por exemplo, brocas que variam em tamanho de 1 a 3 mm fornecerão uma velocidade de 6.000 rotações e com um diâmetro de 25 a 50 mm - não mais do que 1.200 rotações. Brocas cônicas de 20 mm a 85 mm são usadas para furar superfícies de pedra, vidro, cerâmica e ladrilhos.

É muito importante escolher a ferramenta certa para garantir furos precisos e execução precisa. Também é imprescindível seguir as recomendações de caráter tecnológico. Um fator importante é a escolha do fabricante das brocas. Esses três parâmetros determinam quanto tempo a ferramenta irá durar e se a qualidade do trabalho executado irá satisfazê-lo.

Fabricantes populares

Existe um número suficiente de fabricantes respeitáveis ​​de brocas de diamante no mercado moderno. Existem muitas empresas nacionais e estrangeiras dignas entre eles.

  • MonAlit, Rússia. As brocas são oferecidas em tamanhos de 3 a 700 mm. O recurso de trabalho é o mais alto.

  • Hawera, Alemanha. Brocas de alta resistência, diâmetros diferentes, mas não muito grandes, com resfriamento automático.

  • Bosch, Alemanha... Eles produzem brocas de perfuração a seco de alta qualidade projetadas para processar madeira, tijolo, concreto e cerâmica.

Além desses fabricantes, você pode comprar produtos com segurança de empresas: Makita, Metabo, Stayer, FIT. As ferramentas dessas empresas são confiáveis, embora o preço seja bastante alto. Entre as marcas russas estão Enkor, Zubr, Interskol. Você também pode considerar a compra de uma furadeira de empresas chinesas, desde que seja muito cara. Em geral, em busca de baixo custo, você pode comprar uma ferramenta que acaba sendo descartável. Uma boa broca do tipo diamante não pode ser barata, uma vez que tecnologias sérias e materiais caros de alta qualidade são usados ​​em sua fabricação.

Alguns fabricantes criam brocas da categoria orçamentária, mas a maioria delas são formadas com vários tipos de avarias, o material é de má qualidade. Também é importante adquirir a ferramenta em lojas confiáveis, pois o mercado está saturado de falsificações.

Os especialistas recomendam prestar atenção na cor dos instrumentos, como regra, os falsos têm uma tonalidade escura em comparação com os originais. Isso se deve a violações do plano tecnológico durante a fabricação.

Termos de uso

É necessário o uso de brocas de diamante, levando em consideração as características específicas da ferramenta e do material a ser processado. A pulverização de diamante galvanizado forma brocas que podem ser usadas nas mais altas RPM, para que sejam tão produtivas quanto possível. Existem várias regras a serem consideradas:

  • quanto maior o tamanho da broca, menos rotações possíveis;

  • a pressão é realizada com forças diferentes, o vidro não exige muito trabalho, o concreto sim.

Se você quebrar essas regras, o exercício irá falhar muito em breve.... Portanto, antes de comprar um conjunto de ferramentas, decida que material pretende processar. As brocas industriais e domésticas são completamente diferentes em termos do número de aplicações possíveis. Para efeito de comparação, uma furadeira industrial para grés porcelânico pode ser usada cerca de 120 vezes, uma furadeira doméstica cerca de 70 vezes.

Também é importante levar em consideração a profundidade de furação necessária por passe, esta característica depende do diâmetro. Nunca use brocas de diamante e ferramentas de impacto. Isso inclui brocas de martelo, brocas de impacto.Se você usar a furadeira em conjunto com essas máquinas, a camada de cristal é destruída. Apenas ferramentas do tipo rotativo são permitidas.

O vídeo a seguir fala sobre brocas de diamante.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário