As nuances do crescimento da beterraba
A beterraba é um vegetal de raiz muito procurado pelos jardineiros, com propriedades úteis e sabor agradável. Antes de começar a cultivar uma cultura em sua parcela pessoal, você deve estudar as características do procedimento e se preparar cuidadosamente para isso.
Seleção de variedade
A beterraba é uma planta despretensiosa que está pronta para crescer em quase todas as latitudes, a única exceção serão as áreas de permafrost. Antes de mais nada, antes de fazer uma plantação, vale a pena pensar na variedade e escolher a mais adequada entre uma grande variedade. Variedades populares de beterraba.
-
"Valenta". Variedade de maturação precoce que forma frutos doces com polpa vermelho-escura. Difere no aumento da resistência a baixas temperaturas, doenças e pragas.
- "Ataman". Amadurece tardiamente, produz frutos cilíndricos com peso de até 300 G. A casca tem uma rica tonalidade bordô, a polpa é doce e homogênea. Mais variedades em transportabilidade e longa vida de prateleira de frutas.
- "Cilindro". Casta de maturação tardia, cuja característica marcante são os frutos alongados e de rica cor vermelha. O peso de uma beterraba é de 500 G. A planta é resistente à maioria das pragas e doenças.
- "Wintering". Variedade de amadurecimento médio precoce, resistente a baixas temperaturas e à maioria das doenças. Forma frutos redondos, cujo peso médio atinge os 200-400 g com os devidos cuidados. A polpa é homogênea, bordô.
- "Red Bogatyr". Variedade medianamente precoce com frutos cilíndricos vermelho-escuros e casca fina. O sabor da beterraba é adocicado, o peso médio chega a 500 g.
- "Red Ice". Variedade de maturação médio-precoce com frutos grandes e suculentos. A casca tem uma tonalidade vermelha rica, o peso da beterraba é de 200-300 G. A planta é resistente a geadas, pragas e doenças.
- "Bikores". Amadurece muito cedo e tem alto rendimento. A variedade forma frutos vermelhos brilhantes com até 350 g, que toleram bem o transporte e têm longa vida útil.
Esta não é uma lista completa das variedades de cultura popular disponíveis. Para conseguir uma colheita quase o ano todo, você deve pensar em plantar variedades precoces e tardias.
Datas de desembarque
O plantio de beterraba começa na primavera quente, quando a temperatura do ar sobe para 15-18 graus. Se necessário, você pode plantar uma safra mais cedo se fornecer uma estufa. Em caso de primavera fria, ao contrário, recomenda-se deslocar a época de plantio para uma data ligeiramente posterior e escolher a variedade adequada para isso.
Dependendo do tipo, o método de pouso é selecionado. Por exemplo, a beterraba de inverno é semeada com sementes secas antes mesmo do início da geada, dando preferência a certas variedades e, a seguir, cobrindo cuidadosamente as plantações.
Qual é o melhor lugar para plantar?
O procedimento para o plantio de beterraba deve ser abordado com cuidado. Primeiro você precisa decidir sobre o local onde a cultura estará localizada. Recomendações para a escolha de um local a fim de obter uma rotação de culturas de alta qualidade.
-
A beterraba é uma planta que precisa de espaço. Portanto, as raízes devem ser plantadas o mais afastadas possível para que tenham mais espaço para a formação de frutos grandes.
-
Se você planeja semear uma pequena área, então a beterraba pode ser plantada ao longo dos canteiros com batata, pepino ou feijão. E também a cultura se junta bem com cebolas ou ervas.
-
O local deve estar localizado em locais com acesso à umidade, mas ao mesmo tempo não deve estagnar para piorar o estado da planta. A melhor solução seria plantar beterraba em uma área próxima à fonte de irrigação e ao sistema de drenagem fornecido.
-
A cada ano, o local de plantio de uma safra no país deve ser alterado para evitar a perda de safra. Você pode plantar beterraba onde costumavam crescer verduras, cebolas, batatas, tomates, cenouras e abobrinhas. Não é recomendável plantar uma planta em locais onde o repolho costumava crescer.
A peculiaridade da beterraba é sua despretensão com o solo. Se necessário, a cultura pode ser plantada em solo pobre ou ao longo dos canteiros à sombra, se o solo for previamente solto e a planta receber rega e fertilização em tempo hábil.
Preparação
Após a escolha do local, pode-se iniciar o trabalho preparatório principal para o plantio da beterraba.
O solo
Primeiro, eles ocupam o terreno. A terra é solta e desenterrada no outono após a colheita da safra anterior, saturando-a com uma nova porção de oxigênio. E também fertilizantes orgânicos são introduzidos no solo - composto ou estrume, pré-cavar buracos com 30-35 cm de profundidade.Esta solução permite reduzir a acidez da terra, o que aumenta a taxa de sobrevivência da beterraba.
E você também pode reduzir o pH usando:
-
farinha de dolomita;
-
casca de ovo;
-
cinza de madeira.
Finalmente, o último estágio da preparação para o outono é a introdução de sulfato de potássio e superfosfato para alimentar o solo com componentes úteis, que então passarão para as raízes. Na primavera, o canteiro do jardim é escavado novamente e coberto com turfa ou serragem.
Material de plantio
A beterraba é vendida em sementes, que também precisam ser preparadas para o plantio. As principais etapas de preparação.
-
Teste de germinação. Para isso, sementes de beterraba são colocadas em um copo cheio de solução salina e bem misturadas. As sementes flutuantes não germinam, por isso são removidas.
-
Endurecimento. Realiza-se enchendo as sementes alternadamente com água quente e fria. Cada regime de temperatura é mantido por um determinado período de tempo.
-
Desinfecção. Significa mover as sementes para uma solução de permanganato de potássio, seguido de envelhecimento por 12 horas.
-
Estimulação do crescimento. As sementes são novamente transferidas para outra solução, que estimula o crescimento ativo.
-
Germinação. A etapa é realizada apenas no caso de cultivo de mudas de beterraba.
Se você planeja plantar beterraba no outono, basta se limitar às três primeiras etapas. Recentemente, os fabricantes começaram a lançar sementes já tratadas com fungicidas, herbicidas e estimulantes, prontas para o plantio.
Esse material não precisa ser re-embebido, as sementes secas devem ir para o solo.
Tecnologia de pouso
As sementes de beterraba são grandes, o que é conveniente para os jardineiros, pois o procedimento de plantio não leva muito tempo. Existem dois métodos de plantio - sementes e mudas. Vale a pena considerar cada um com mais detalhes.
Sementes
Você só pode começar a semear depois que o solo estiver completamente aquecido, quando o tempo quente e ensolarado estiver estabelecido lá fora. Se esses requisitos forem ignorados, as sementes irão apodrecer rapidamente e não haverá colheita.
Ordem de semeadura.
-
Primeiramente são feitos sulcos nos canteiros com 2 cm de profundidade, é aconselhável fazê-los nivelados e com fundo denso, se necessário, pode-se usar a prancha e pressioná-la com a ponta no solo. A distância mínima entre os sulcos é determinada pelo tamanho da cultura de raiz. No plantio de beterrabas pequenas, vale a pena manter um degrau de 10-15 cm, para variedades grandes, o degrau deve ser aumentado para 30 cm.
-
Depois de formados os sulcos, eles são regados com regador. Isso deve ser feito com cuidado para não lavar a sujeira.
-
Quando a água é absorvida pelo solo, as sementes são dispostas ao longo dos sulcos, mantendo uma distância de 4 a 10 cm, dependendo da variedade.
-
No final do buraco, eles jogam terra ou húmus podre.
Quando as sementes são plantadas, é necessário regar novamente o canteiro, usando o bico de chuva se disponível.
Mudas
O plantio de mudas em terreno aberto ocorre após a formação de 2-3 folhas verdadeiras nas mudas. Ao cultivar beterraba em recipientes pré-preparados, o crescimento excessivo não deve ser permitido para não deformar a raiz.
O esquema padrão para o plantio de mudas no jardim.
-
Primeiramente, são feitos os buracos, cujo tamanho deve corresponder ao tamanho das mudas. O intervalo mínimo entre os furos é de 12 cm e o máximo de 20 cm, o tamanho é determinado pela variedade.
-
Além disso, os furos são regados abundantemente e aguardam que a água seja absorvida pelo solo.
-
Na terceira etapa, as mudas são plantadas em covas. Nesse caso, as raízes devem estar localizadas de maneira uniforme, sem dobras e fraturas.
-
Regue as mudas novamente, depois de cavar nos vazios.
No final do plantio, cubra com um material especial por 2 a 3 dias para que as mudas se adaptem às novas condições.
Se o plantio foi realizado em clima quente, você também deve cuidar da rega diária.
Cuidado
O cuidado oportuno ajudará a conseguir uma colheita abundante e a produzir frutos grandes.
Rega
A beterraba precisa de rega regular, especialmente durante a estação de crescimento e a formação de raízes.
Segredos para o cultivo de grandes raízes no jardim.
-
Na primeira década do verão, vale a pena regar o jardim uma vez por semana. A planta adora água, 10 litros de água devem cair em 1 m2 de solo.
-
No meio do verão, a rega deve ser aumentada em até 2 vezes por semana, a quantidade deve ser mantida a mesma. Ao mesmo tempo, após cada aplicação de água, recomenda-se afrouxar o solo para saturá-lo de oxigênio.
-
2 semanas ou um mês antes da colheita, vale a pena regar a beterraba com uma solução de 10 litros de água e 1 colher de sal. Esta solução dará à fruta um sabor adocicado.
Você precisa cuidar da cultura ao longo da temporada. Você pode parar de regar cerca de 2 semanas antes da colheita para que as raízes estejam preparadas para armazenamento e não apodreçam.
Top curativo
Os primeiros fertilizantes são aplicados ao solo depois que a planta formou 3-4 folhas. Como cobertura, são usados compostos contendo nitrogênio, por exemplo, excrementos de pássaros ou solução de verbasco.
Curativo adicional de acordo com as recomendações da tecnologia agrícola passo a passo.
-
Azoto. É introduzido na primeira metade da estação de cultivo.
-
Potássio. Os fertilizantes são usados na segunda metade da estação de cultivo.
-
Fósforo. As composições são aplicadas durante todo o período.
Quando as beterrabas começam a formar frutos, você pode usar adicionalmente fertilizante de uma solução de cinzas, onde 1 copo de fertilizante cai em 1 balde de água. Essa alimentação irá colorir a folhagem com uma rica cor verde.
Desbaste
Para que as beterrabas se desenvolvam, elas devem ser plantadas densamente e desbastadas com o tempo.
-
Pela primeira vez, a cultura é diluída quando as 2 primeiras folhas aparecem no caule. Uma distância de 2-3 cm é deixada entre os orifícios.
-
A segunda vez envolve o desbaste de beterraba com 5-6 folhas, onde a distância entre as plantas é aumentada para 4-6 cm.
-
Na terceira vez, o desbaste é realizado em meados de agosto, deixando até 10 cm.
O cumprimento dos termos do procedimento e o cultivo oportuno do local permitirão que você obtenha uma colheita grande e de alta qualidade.
Doenças e pragas
As principais pragas da beterraba são:
-
moles;
-
Urso;
-
roedores.
Este último come ativamente folhas e mudas, devido ao qual a safra se perde ou cresce mal. E também a planta não é capaz de resistir ao ataque de pulgas, vermes e lesmas. Entre as doenças comuns, os jardineiros distinguem a podridão, devido à qual a beterraba cresce sem açúcar. O combate aos impactos negativos começa antes mesmo do plantio, quando a semente é tratada.
Além disso, os jardineiros recomendam a realização de tratamentos preventivos com preparações naturais, que incluem pó de tabaco, cinzas. É uma excelente defesa contra a maioria das pragas e doenças indesejáveis.
Colheita
Durante o crescimento, não há necessidade de amontoar a cultura, mesmo que a raiz comece a aparecer do solo. Em qualquer caso, a fruta terá o teor de açúcar necessário e irá deliciá-lo com um sabor agradável.
A colheita é recomendada antes da geada, geralmente no início do outono ou meados de outubro. Durante a montagem, você pode usar uma pá, mas precisa ter certeza de que a lâmina cutuca apenas uma raiz.
Vale a pena armazenar a beterraba em um ambiente fresco e seco para evitar a deterioração prematura da safra. Antes de colher as raízes, é necessário sacudir o solo delas e remover os caules secos.
O comentário foi enviado com sucesso.