Tudo sobre a usina suíça de acelga Belavinka

Contente
  1. Que planta é essa?
  2. Aterrissagem
  3. Cuidado
  4. Doenças e pragas
  5. Produtividade e colheita

"Mangold" soa muito exótico, mas tudo é muito mais simples - é um parente das beterrabas comuns. Apenas em sua alimentação eles usam não raiz, mas folhagem e pecíolos. Acelga "Belavinka" - de acordo com os jardineiros, uma das variedades mais populares de verduras incrivelmente belas, saborosas e saudáveis.

Que planta é essa?

Acelga "Belavinka" é chamada de vegetação milagrosa criada pelos criadores soviéticos. Esta variedade foi cultivada por funcionários do Instituto de Pesquisa Científica da União para Melhoramento e Produção de Sementes de Vegetais e, desde 1988, foi aprovada para distribuição nas regiões da Rússia. Ele criou raízes com sucesso, ele era amado por cultivadores de vegetais experientes e admiradores comuns de saladas de vegetais.

Belavinka (Vulgaris ssp) é uma planta anual que se parece com beterraba ou ruibarbo. É usado como salada verde. O mais delicioso nesta planta são os pecíolos, a folhagem é menos saborosa, mas de textura mais macia. Acelga tem gosto de aipo e ruibarbo.

Belavinka difere de outras variedades a suculência de um caule grosso e folhas relativamente pequenas.

Em caules grossos e carnudos, atingindo diâmetro de até 8 mm, localizam-se as folhas, que nesta variedade podem ter até 23 cm, cujas folhas apresentam tubérculos fracos. Os pecíolos são claros, com uma leve coloração rosada. Na época do amadurecimento, a raiz apresenta forma oblonga, seu tamanho não ultrapassa 10 cm.

Não há antocianina em Belavinka, portanto a variedade é popular entre quem está fazendo dieta e quem quer perder peso... Mangold é recomendado para uso em doenças dos sistemas cardiovascular, ósseo e digestivo.

Ele fortalece o sistema imunológico, reduz a pressão arterial, promove a eliminação do excesso de fluidos e toxinas, melhora a atividade cerebral e é um agente profilático para prevenir o desenvolvimento de câncer.

Os jardineiros que não gostam de acelga usam a extraordinária profusão de cores da planta para decorar o local. É freqüentemente usado em slides alpinos. As combinações desta planta com malmequeres, viola, capuchinha e lobélia são muito bonitas.

E em comparação com as flores, a acelga vence: as flores murcham, basta colher os verdes secos da "Belavinka" - e é fresca e impecavelmente bela novamente.

Aterrissagem

A acelga é cultivada tanto por meio de mudas quanto por meio do plantio de sementes em terreno aberto. A colheita de uma planta plantada com sementes no solo terá que ser colhida aproximadamente 4 semanas mais tarde do que a de uma muda.

Em regiões com longo período de inverno, recomenda-se o uso de mudas. A semeadura é realizada no final de março ou nos primeiros dias de abril. Você precisa semear esparsamente. Cobrindo o solo com as sementes semeadas com uma película, o recipiente deve ser colocado em local ventilado, bem iluminado e com temperatura idealmente favorável (até +15 graus). Após 3-5 dias, aparecem os primeiros brotos, que devem ser desbastados, deixando espaços entre as plantas de até 7 centímetros.

O local de plantio é de suma importância para o futuro desenvolvimento bem-sucedido da planta. Deve-se notar que a acelga não tolera estar perto de seus companheiros: beterraba e espinafre. Os melhores vizinhos para ele são cebolas, feijões, saladas, variedades de repolho precoce. Sente-se bem em lugares onde cenouras, pepinos, batatas, cebolas, tomates, couve-flor e ervilhas cresciam antes dele.O local deve ser ensolarado ou ligeiramente sombreado, então a cor das folhas e pecíolos será o mais saturada possível

A uma temperatura média diária estável de 15 graus Celsius, após 4 semanas, as mudas podem ser transplantadas para os canteiros. Para uma colheita de outono posterior, as sementes são plantadas em campo aberto a partir de julho.

A colheita da "Belavinka" pode ser feita no inverno, cultivando-se a planta em casa. Para isso, após o período vegetativo, use as raízes de uma planta adulta, colocando-as em vasos com terra. Estando no parapeito de uma janela ensolarada, a planta irá deliciá-lo com seu verde por muito tempo.

Se desejar, você também pode cultivar acelga na varanda. Varandas nos lados sul e oeste são mais adequadas para isso. Na drenagem, o solo deve ser colocado em vasos (no mínimo 20 cm de altura), e a planta é plantada da forma usual.

Na utilização da "Belavinka" para fins decorativos, a semeadura é realizada de forma diferente: as sementes são plantadas em terreno aberto, não em fileiras, mas até 5 peças por cova.

Cuidado

O cultivo de acelga não é muito difícil e inclui a remoção de ervas daninhas e o afrouxamento dos espaçamentos das linhas, irrigação e alimentação:

  • o aparecimento de ervas daninhas é reduzido pela cobertura do solo em tempo hábil;

  • não é recomendado o uso de herbicidas;

  • em tempo seco, a rega regular da planta é necessária - folhas caídas indicam a necessidade de rega urgente;

  • com o desenvolvimento de setas, é necessário remover pedúnculos;

  • para o cultivo amador, não se recomenda a aplicação de fertilizantes, pois a folhagem tem a capacidade de acumular nitratos.

Doenças e pragas

A planta possui boa resistência a diversas doenças. É bastante resistente ao oídio. O tratamento oportuno com fungicidas elimina completamente esta doença.

A cobertura com fertilizantes de potássio ajuda a planta a escapar do comedor de raízes. O mais perigoso para a "Belavinka" é uma lesma que destrói uma lâmina foliar. Jardineiros experientes recomendam o plantio de manjericão nas redondezas, o que impede o ataque dessas pragas.

Verduras de acelga com gosto de caracóis, lagartas, escaravelhos de terra, pulgões da beterraba. Eles devem ser tratados com produtos químicos seguros para os seres humanos.

A variedade é resistente à geada e não libera flechas de flores, mesmo em climas frios.

Produtividade e colheita

Aproximadamente 80 dias após o aparecimento dos primeiros rebentos, a acelga Belavinka dá uma rica colheita. O rendimento dessa variedade é muito alto: em média, podem ser colhidos até 12 kg por metro quadrado.

Na primeira colheita, retiram-se as folhas maduras, crocantes, sem danos visíveis, com pecíolos suculentos. No futuro, os mais belos espécimes adultos serão selecionados sistematicamente. Recomenda-se que as folhas com pecíolos não sejam cortadas com faca, mas puxando ligeiramente, arrancar, torcendo cada uma separadamente. Cortar com uma faca causa um fluxo excessivo de suco.

A colheita no final do outono de plantas plantadas em julho pode durar até o final do outono.

As verduras são consumidas frescas ou, após tratamento térmico, são armazenadas na geladeira por até 5 dias. É utilizado na preparação de caçarolas, molhos, sopas e inúmeras saladas.

Muito bom, saboroso, saudável - e tudo isso é sobre a acelga Belavinka.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário