Qual é a aparência da beterraba e como cultivá-la?

Contente
  1. descrição geral
  2. Origem
  3. Tipos e variedades
  4. Aterrissagem
  5. Cuidado
  6. Colheita
  7. Possíveis problemas de crescimento

A beterraba é uma das culturas mais populares cultivadas em hortas e jardins domésticos. No entanto, você não pode chamá-lo de completamente despretensioso, e para obter frutas doces e suculentas, certas regras da tecnologia agrícola devem ser observadas.

descrição geral

A beterraba pode se desenvolver como uma erva anual, bienal ou perene.... No entanto, a expectativa de vida da maioria das variedades ainda é limitada a dois anos. O vegetal pertence à família do amaranto e é um representante da classe dicotiledônea. Na Bielo-Rússia, Ucrânia e algumas regiões da Rússia, a planta é conhecida como besouro. A aparência das beterrabas cultivadas é ligeiramente diferente das encontradas na natureza. Por exemplo, a forma anual selvagem tem uma raiz fina, enquanto a forma de jardim tem um sistema de raiz mais forte. A característica da estrutura da planta indica que no primeiro ano ela forma apenas uma raiz espessa e poderosa, que exteriormente se parece com um nabo.

Sua cor base é bordô, mas também pode ser branca ou amarelada. A colheita da raiz aparece acompanhada por uma roseta de longas lâminas de folhas assentadas nos pecíolos. É formado pela cabeça, pescoço e raiz. No ano seguinte, a cultura do meio do canal cresce um caule, ereto, ramificado e chega a altura de 50 centímetros a 1,25 metros. As folhas alternadas têm formato lanceolado, podendo também ser lisas ou onduladas. As inflorescências de espiguetas ou panículas são coletadas de pequenas flores bissexuais branco-esverdeadas.

As peculiaridades do desenvolvimento da cultura indicam que a floração pode durar de julho e praticamente a setembro. Os frutos da beterraba comum são nozes compactadas com uma única semente, crescendo juntas em 2 a 6 espécimes.

Origem

É muito difícil determinar de onde vêm as beterrabas. A beterraba selvagem foi encontrada e é encontrada até hoje no Irã, Índia, China, bem como perto do Mediterrâneo e do Mar Negro. A história atesta que a Roma Antiga também pode ser a pátria da beterraba cultivada, porque era lá que já se comiam não só as raízes, mas também as copas das plantas.

No entanto, sabe-se que na Rússia as beterrabas comuns surgiram já por volta dos séculos X-XI dC, tendo chegado de Bizâncio. Na Rússia do século 17, raízes de vegetais fatiadas eram servidas antes do jantar e as verduras eram usadas em sopas. Em 1801, a fabricação de açúcar de beterraba começou em Moscou, e em 1802 foi inaugurada a primeira fábrica de beterraba açucareira.

Tipos e variedades

De acordo com a classificação, o grupo de espécies da beterraba comum inclui 3 variedades: ração, açúcar e mesa... As beterrabas forrageiras sem açúcar formam raízes grandes e lisas que pesam até 10 quilogramas. A beterraba sacarina é rica em açúcar e pobre em suco. Um vegetal de raiz em forma de cone com polpa branca e uma superfície áspera pesa cerca de 300-600 gramas. Finalmente, a beterraba produz frutas vermelhas escuras comuns. Ela, por sua vez, possui 4 variedades: Egípcia, Bordéus, Eclipse e Erfurt.

Uma das variedades de beterraba mais populares é "Valenta" de maturação precoce com polpa vermelho-escura, caracterizada por resistência ao gelo e boa imunidade. Recebe boas críticas meio-tarde "Ataman", cujas raízes chegam a pesar 300 gramas. A polpa da Borgonha tem um sabor doce e agradável. Deve ser feita menção à variedade intermediária chamada "Cilindro"... Seus frutos alongados, de um vermelho vivo, chegam a pesar 0,5 quilos.

Para regiões frias, recomenda-se o "Podzimnyaya", cujo peso das raízes varia de 200 a 400 gramas.

Aterrissagem

É comum plantar beterraba em campo aberto na primavera, quando a temperatura do solo a uma profundidade de 10 centímetros chega a +8 graus, e a temperatura do ar será de aproximadamente + 15 ... 18 graus. Essas condições são geralmente típicas de meados de maio. Uma variante com a semeadura em abril de grãos não germinados em casa de vegetação também é possível. Se os dias frios já se arrastam, pode-se adiar o plantio para uma data posterior, mas dar preferência às variedades de maturação precoce.

A beterraba de inverno é semeada no final de outubro com matéria seca, havendo sempre tempo antes das geadas. O canteiro, onde ficarão as beterrabas no futuro, deve ser desenterrado e fertilizado no outono anterior. Para a cultura, a matéria orgânica é adequada - composto ou esterco, aprofundado no solo em 30-35 centímetros. Para normalizar a acidez, introduzem-se no local farinha de dolomita, cinza de madeira ou cascas de ovo esmagadas. Novamente, no outono, você pode fertilizar o jardim com minerais como superfosfato e sulfato de potássio. Na primavera, a terra é desenterrada e coberta com turfa ou serragem podre.

A cultura requer uma área espaçosa e bem drenada perto de uma fonte de irrigação. É necessário seguir a regra de rotação de cultura, ou seja, não plante a cultura duas vezes no mesmo local. Os bons precursores da beterraba são a cebola, o alho, a cenoura, a abobrinha e a erva-moura, e os maus precursores são o repolho.... Antes do plantio, as sementes são verificadas quanto à germinação, mergulhando-as em um copo de água salgada e removendo as que surgiram, e também são temperadas alternando-se água quente e fria. A desinfecção do material é realizada em solução fraca de manganês. Você também pode embeber as sementes em um estimulante e germiná-las, caso pretenda cultivar mudas.

Quando o plantio for realizado imediatamente em campo aberto, será necessário preparar sulcos de 3 a 5 centímetros de profundidade, com 20-30 centímetros de distância entre si. A distância entre os furos é mantida igual a 5 cm, e entre as mudas das mudas - 20 cm... As safras de inverno são necessariamente aprofundadas em 10 centímetros. Em uma primavera fria ou seca, as plantações são cobertas por uma película transparente, que é removida quando aparecem os primeiros brotos.

Cuidado

Cuidar da beterraba é impossível sem regar e alimentar a plantação em tempo hábil. A planta também necessita de desbastes, realizados em várias etapas.

Rega

Quando a cultura germina, ela terá que ser irrigada a cada 6-7 dias, alternando o procedimento com afrouxamento raso que não afeta as raízes. A primeira rega é organizada apenas após o primeiro desbaste do regador para os corredores. Para cada metro quadrado de plantio, devem ser despejados de 10 a 12 litros de água.

Não é necessário amolecer o vegetal, mas será bom formar uma ranhura entre as fileiras ao longo da qual o excesso de líquido irá embora. Se o solo sofrer erosão, os canteiros serão polvilhados em cima com uma fina camada de húmus. Para uma cultura, é mostrada a cobertura morta dos espaçamentos das linhas com camadas de grama seca picada. A irrigação para 10 dias antes da colheita.

Top curativo

Normalmente, a cultura tem fertilizantes minerais suficientes aplicados antes do plantio, no entanto, se a planta apresentar desvios de desenvolvimento, vale a pena alimentá-la adicionalmente... A alimentação preventiva de beterraba com infusões de ervas diluídas ou fertilizantes de fermento é profilática. Algumas vezes por temporada, a beterraba precisará ser irrigada com água salgada feita de uma colher de sopa de sal e um balde de água. O vegetal reagirá bem à introdução de um complexo mineral, por exemplo, "Makbor".Costuma-se fazer a primeira alimentação orgânica - criar um quilo de verbasco ou excremento de frango em um balde d'água e deixar por 3 a 5 dias.

Antes do uso, a mistura concentrada é diluída em 10-12 litros de água e complementada com 1 grama de ácido bórico. Uma alternativa a essa mistura orgânica são 200-300 gramas de cinzas ou 30 gramas de nitrophoska diluídas em um balde de água. Após 2 semanas, a beterraba pode ser alimentada com um complexo de potássio-fósforo.

Quando os topos dos corredores começarem a fechar, a cultura precisará novamente desses componentes na quantidade de 30-40 gramas por metro quadrado.

Colheita

A beterraba deve ser desenterrada no início de setembro e, às vezes, no final de agosto. É importante monitorar as condições climáticas e controlar para que as raízes não congelem, caso contrário seu armazenamento será difícil. Se o outono for quente e seco, a colheita pode ser mantida nos canteiros por mais tempo. Em geral, recomenda-se focar no estado das copas - assim que começar a amarelar, pode-se começar a colheita. O procedimento é organizado em um dia ensolarado. As raízes arredondadas são cuidadosamente removidas à mão, enquanto a beterraba cilíndrica é melhor arrancada com um forcado ou uma pá. Os vegetais extraídos do solo úmido são secos e, em seguida, são limpos com as mãos dos restos de sujeira.

A colheita cuidadosa é importante. As frutas não devem ser jogadas ao chão e danos mecânicos não devem ser permitidos de forma alguma. As raízes com comprimento de 10 a 12 centímetros, sem sintomas de podridão, cortes e arranhões, têm a maior qualidade de conservação. Antes de irem para a adega, são soltos da parte superior, restando apenas pecíolos centimétricos. As seções precisarão ser secas, o que pode levar de algumas horas ao meio-dia. O local de armazenamento deve manter uma temperatura igual a + 2 ... 5 graus e um nível de umidade de 90% a 95%.

Possíveis problemas de crescimento

No cultivo da beterraba, deve-se lembrar que o encharcamento do solo pode levar à decomposição das raízes ou mesmo ao desenvolvimento de cercospora. Se você superalimentar a beterraba com nitrogênio, seu sabor se tornará desagradavelmente amargo e até terroso. O aparecimento de manchas brancas nas lâminas das folhas, bem como a curvatura das raízes são sintomas de falta de boro.

Também não devemos esquecer que a superexposição da beterraba na horta pode contribuir para o acúmulo de nitratos nos vegetais.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário