Como diluir adequadamente a beterraba?
Qualquer beterraba (de mesa, açúcar, forragem e outras variedades) é exigente e oferece de boa vontade uma colheita generosa. No entanto, no cultivo desta cultura existe uma técnica astuta - o desbaste. Este evento permite deixar no jardim as plantas mais resistentes, garantir a cada uma delas a nutrição necessária, luz suficiente e aumentar o nível de rendimento. O artigo discutirá como desbastar adequadamente uma safra de vegetais para obter vegetais grandes e uniformes e quando realizar o procedimento de desbaste.
A necessidade de um procedimento
Uma semente de beterraba é capaz de formar um ninho de 2 a 4 rebentos, uma vez que são 2 a 6 nozes secas de semente única cultivadas juntas. Freqüentemente, a fim de garantir contra a emergência inadequada de mudas ou sua não emergência, as sementes são plantadas de forma mais compacta do que o necessário. Em tais situações, o desbaste adicional das plantas em excesso é inevitável.
Os pontos positivos que uma operação tão simples trará:
- raízes maiores crescem devido ao espaço vago no jardim;
- os arbustos não bloqueiam a luz uns dos outros e recebem maior volume de substâncias orgânicas e minerais;
- as mudas mais fortes e viáveis permanecem, capazes de trazer uma colheita decente.
Mudas de beterraba devem ser removidas quando 2-3 arbustos tiverem crescido em um "ninho". É necessário descarregar os plantios compactados em uma situação onde a distância entre as mudas no estágio inicial de crescimento é menor que 2-3 centímetros e menor que 5-6 centímetros no estágio de 4-5 folhas primárias.
Tecnologia de dizimação
O número de desbastes de canteiros depende da intensidade de crescimento e formação das plantas, do estado do tempo e da qualidade das sementes. Para formar um espaço nutricional ideal para cada planta, 2-3, e às vezes 4 plantas extras devem ser removidas.
O desbaste deve ser feito em um dia nublado ou à noite. No dia anterior ao procedimento, as camas são bem regadas, uma pá servirá como principal ferramenta de trabalho.
O desbaste do plantio de beterraba é realizado em várias etapas.
Removendo o excesso de plantas pela primeira vez.
- A primeira operação é realizada após o aparecimento de 1 ou 2 folhas verdadeiras de beterraba.
- Com uma pá, pegue cuidadosamente uma camada de solo com várias plantas e levante-a.
- Rebentos atrofiados, doloridos e danificados são arrancados e as plantas viáveis são devolvidas ao jardim.
- Os arbustos recém-plantados são polvilhados com terra, formando uma pequena crista ao redor deles.
- Os desembarques estão localizados a uma distância de pelo menos 5 centímetros entre si.
- Se as mudas cresceram saudáveis e fortes, então as beterrabas desbastadas podem ser plantadas em outros canteiros.
Segundo passo.
- A segunda operação é realizada 2 semanas após a primeira remoção do excesso de plantas.
- Pelo menos 4 folhas de beterraba devem se formar nos arbustos durante este período.
- O procedimento é executado para aumentar o tamanho das culturas de raízes e o rendimento.
- Para que as hortaliças formem raízes corretamente, a distância entre as plantações é aumentada para 10-15 centímetros.
- As plantas que sobraram após o desbaste devem ser plantadas em outros canteiros.
Quando você segue as regras, plantar beterraba é muito fácil. As plantas criam raízes facilmente e criam raízes em um novo lugar.
O terceiro desbaste é feito quando as raízes atingem 4-5 centímetros de diâmetro e já podem ser comidas. Durante este período de tempo, a densidade final de estocagem é formada. Para evitar o crescimento excessivo da beterraba, o intervalo entre a vegetação após o desbaste não deve ser superior a 10-15 centímetros. O horticultor tem constantemente uma escolha - seja cultivar pelo método de sementes, seja cultivar com mudas, para que depois não tenha que remover o excesso de plantas.
O desbaste posterior torna-se a colheita seletiva reutilizável.
Material de enxerto
Como mencionado acima, após a retirada do excesso de plantas, brotos fortes com sistema radicular intacto podem ser plantados em outro canteiro ou em uma área onde não houve mudas e, além disso, junto com o plantio de batata, cenoura, cebola. As plantas jovens toleram perfeitamente o replantio e facilmente alcançam as plantas do jardim principal.
A transferência e o plantio das plantas são realizados de uma determinada maneira.
- Um local para um futuro plantio é preparado com antecedência: a terra é irrigada, são aplicados fertilizantes de fósforo e potássio. Quando plantado perto de outras culturas de jardim, nenhum fertilizante é necessário.
- Com um palito ou dedo, é necessário fazer pequenos orifícios a uma distância de 10 centímetros entre si, o corredor é feito de cerca de 25 centímetros.
- O desbaste é feito com cuidado. Para evitar danificar as raízes, é mais seguro usar uma pá de jardim estreita.
- Os brotos removidos do local de pouso principal são imediatamente transferidos para a área de colheita. As raízes longas precisam ser pinçadas em 1/3, os topos são removidos, com exceção da folha mais jovem.
- A raiz é imersa no furo, esticada para que não haja dobras e vincos, acrescente terra e compacta um pouco.
Atenção! As raízes de beterraba são sensíveis, reagem negativamente ao manuseio áspero e descuidado. Nesse sentido, durante o transplante, dobras e danos ao rizoma não são permitidos.
Cuidados de acompanhamento
Ao final do procedimento de transplante, as hortas precisam ser sombreadas por um dia. Como outras plantas cultivadas para obter vegetais, a beterraba precisa de rega oportuna, cobertura, tratamento preventivo contra doenças e pragas, soltando a terra e destruindo ervas daninhas.
Para a plena formação e desenvolvimento das raízes, as plantas precisam, em primeiro lugar, de irrigação constante. A rega é feita à medida que o solo seca, evitando a formação de uma crosta dura na superfície da terra. O número de regas aumentou desde meados de julho. Na verdade, apenas durante este período de tempo, o desenvolvimento intensivo da cultura da raiz é realizado, que precisa de umidade adicional e elementos úteis.
A qualidade e o volume das raízes emergentes dependem da fertilidade do solo. A beterraba responde desfavoravelmente à falta de elementos úteis no solo, nesse sentido, é necessária uma fertilização adicional. Você precisa fertilizar pelo menos 3 vezes por temporada, eles praticam alternadamente a fertilização orgânica e mineral. Da mesma forma, as plantações respondem positivamente às infusões de ervas, em particular aquelas feitas de urtiga.
Para saturar o solo com oxigênio e nutrientes, é realizado o afrouxamento dos canteiros, combinando o procedimento com a irrigação. No decorrer do afrouxamento, as ervas daninhas são removidas dos canteiros que interferem na formação das lavouras e são portadoras de doenças fúngicas e parasitas.
Para prevenir danos por doenças e insetos nocivos, as regras de produção de safras e tecnologia de rotação de safras são seguidas.
Como plantar beterraba para não desbastar?
Atividades de desbaste podem ser evitadas plantando mudas prontas cultivadas em copos plásticos sobre os canteiros. Para isso, copos de plástico ou outros recipientes, de preferência sem fundo, para não prejudicar as mudas no plantio da beterraba em campo aberto, são enchidos com uma mistura de uma parte de húmus decíduo e 2 partes de esterco.
As sementes de vegetais são embebidas previamente numa solução de um estimulante para a formação de raízes e crescimento das plantas durante várias horas ou em água durante 24 horas. Depois são plantadas em taças com terra, umedecidas com antecedência. São plantadas em campo aberto quando a temperatura está estável acima de zero, pois com condições prolongadas de baixa temperatura durante o período de plantio, a beterraba pode formar um rebento de floração, prejudicando a cultura de raízes.
A segunda maneira é cultivar variedades de vegetais com uma única semente. Só tem uma semente na castanha, portanto, quando plantada, vai dar apenas um broto. Os brotos dessas espécies não são diferentes dos usuais, a única coisa é que você não precisa perder tempo removendo brotos extras.
Algumas variedades de beterraba não precisam ser desbastadas.
- "Bordéus com semente única".
- "Virovskaya de uma semente".
- "Única semente russa".
- "Um broto".
- "Bielo-sementes de uma só semente".
- "Lgovskaya de semente única".
- "Cáucaso do Norte com semente única".
A semente contém um único embrião e uma planta cresce. Em termos de tempo de maturação e características gustativas, as variedades não diferem das tradicionais que requerem desbaste.
O comentário foi enviado com sucesso.