Depois de quantos dias as beterrabas brotam e por que não há brotos?

Contente
  1. Cronometragem
  2. Fatores de influência
  3. E se não houver brotos?

A beterraba vermelha pode ser vista em quase todas as casas de verão, mas os jardineiros novatos costumam se perguntar por que essa cultura não germina da primeira vez. No artigo, falaremos sobre os fatores que afetam o crescimento da beterraba, o momento do plantio e as medidas para melhorar a similaridade.

Cronometragem

Após o plantio na primavera, a beterraba cresce em canteiros abertos de 3 a 10 dias. Os primeiros brotos aparecerão dependendo da forma como as sementes são lançadas ao solo. Se germinaram, as mudas aparecem rapidamente - por 3 dias. Se a semente seca foi usada para a semeadura, então a beterraba vermelha cresce mais: as primeiras folhas aparecerão depois de uma semana, ou mesmo 9 a 10 dias... O tempo de germinação de uma cultura também depende da umidade e temperatura do solo.

Para obter brotos mais rápidos, é necessária rega moderada: umidade insuficiente e clima não tão quente tornam impossível determinar o tempo exato de germinação desta planta após a semeadura. Sim, e as mudas não parecem tão vigorosas com cuidado insuficiente.

Fatores de influência

Vários fatores afetam a germinação das sementes de beterraba: a localização no jardim da parcela destinada à beterraba, em seguida, quais as sementes são enterradas no solo. Beterrabas plantadas com sementes secas demoram mais para germinar. No momento da semeadura, a distância entre as sementes é importante, assim como a distância entre os próprios canteiros. Vamos considerar outros fatores que afetam a germinação da beterraba com mais detalhes.

Temperatura do ar

A beterraba é semeada quando se estabelecem dias quentes estáveis ​​e quando o solo aquece bem. Via de regra, é final de maio ou início de junho: nesse período, as sementes se adaptam mais rapidamente ao solo. Você pode começar a plantar uma cultura de cantina mais cedo, quando o solo aquecer até pelo menos +10 graus, e na rua a temperatura estará constantemente entre +17 graus e acima.

Neste caso, os primeiros brotos podem ser vistos em 5-7 dias. Se você semear sementes para mudas, isso é feito a uma temperatura ambiente de pelo menos 15 graus Celsius. Os recipientes com sementes não são colocados no lado ensolarado para não secar o solo. Isso pode retardar a germinação da semente e o surgimento da muda.

O solo

As beterrabas adoram um ambiente solto. Para não se envolver em um afrouxamento infinito, é melhor semear imediatamente a cultura em um solo mais leve, e não com uma estrutura de argila. Em um meio poroso, a troca gasosa também é melhor, a umidade é facilmente passada e o processo de troca de calor é normal.

O solo pode ser artificialmente mais solto, mas isso levará tempo. Portanto, você pode adicionar turfa a futuras plantações de beterraba, enriquecê-las com húmus e composto. Mesmo as cinzas que sobraram da queima de madeira também são boas para criar um solo mais solto. A serragem também é um bom componente para esses fins. Mas antes de colocá-los no solo, você precisa tratar os chips com um agente contendo nitrogênio (a uréia comum é adequada), já que a serragem empobrece a terra, absorvendo nitrogênio.

A beterraba vermelha é melhor plantada em solos férteis. Durante a escavação da horta na primavera ou no outono, adicione húmus e componentes minerais aos futuros canteiros de beterraba para enriquecer a terra e criar melhores condições para a germinação das sementes.

Umidade

Essa cultura gastronômica, necessária para borscht e saladas, adora umidade. Além disso, a beterraba precisa dela em todas as fases da estação de crescimento: quando aparecem os rebentos, a meio da estação, quando está a formar-se a cultura das raízes, e também no final da estação antes da colheita.

Para 1 metro quadrado de solo onde uma planta adulta cresce, são necessários pelo menos 10 litros de água. Ao umedecer, certifique-se de que a terra esteja saturada de água por 3-4 centímetros... E para reter a umidade por mais tempo, cubra os arbustos de beterraba: para isso, use capim seco cortado, palha, turfa ou abrigo de húmus. Isso manterá a umidade no solo e a água com menos frequência.

Qualidade da semente

Naturalmente, a germinação depende da qualidade das sementes, portanto, ao comprar sementes, certifique-se de estar vendendo um produto de qualidade. Se a bolsa não estiver bem fechada, isso já deve estar em dúvida. A embalagem deve estar intacta. Se quiser preparar as sementes com antecedência, pergunte ao revendedor (caso esta informação não esteja na embalagem) em que condições devem ser armazenadas. Não congele nem hidrate. Na melhor das hipóteses, isso levará a uma diminuição em suas qualidades, na pior das hipóteses - à decadência.

É melhor comprar material de semente já preparado para a semeadura: é tratado com drogas protetoras e um estimulante de crescimento, e é desinfetado. Essas sementes não precisam ser embebidas ou germinadas antes do plantio. E para melhorar a qualidade das sementes coletadas por conta própria, você terá que realizar uma série de procedimentos:

  • mergulhe as sementes em água salgada para separar os espécimes vazios;
  • mergulhe-os por 24 horas em água morna com um promotor de crescimento, manganês e cinza de madeira;
  • Antes de plantar, seque as sementes de beterraba para que não grudem umas nas outras e para que cada semente se separe bem da outra: isso vai distribuí-las por igual no canteiro.

Semente de alta qualidade, preparo correto e cumprimento das datas de semeadura são a chave para uma excelente colheita de beterraba. Se tudo for feito corretamente, depois de alguns dias os primeiros brotos aparecerão nos canteiros.

E se não houver brotos?

A beterraba não é tão caprichosa, mas acontece que depois da semeadura as mudas não germinam bem, aparecem há muito tempo ou esse indicador está totalmente zerado. Considere as principais razões para a má germinação das sementes de beterraba.

  • Sementes congeladas ou armazenamento impróprio de sementes - esse é um dos motivos mais comuns para a falta de mudas.
  • Falta de camada de drenagem nos leitos, que evita que as sementes apodreçam durante a rega intensiva. A drenagem permite uma boa colheita desta cultura de mesa.
  • O não cumprimento das regras de rotação de culturas: é impossível cultivar beterraba no mesmo local por vários anos. Precisamos de uma pausa com um intervalo de pelo menos um ou dois anos.
  • Nutrição insuficiente no solo para sementes: durante a escavação de outono do jardim, recomenda-se trazer matéria orgânica para o local de futuras plantações de beterraba. É muito benéfico para esta planta.
  • Escassez de boro... Esse é o elemento que também precisa ser adicionado ao solo antes do plantio da beterraba.

Para acelerar o crescimento das sementes, siga estas orientações.

  • Use apenas sementes de qualidade... Verifique primeiro quanto à germinação para separar as amostras vazias.
  • Compre sementes apenas de fornecedores confiáveis. É desejável que os sacos contenham todas as informações necessárias sobre o produto semente: a variedade, a idade das sementes, a porcentagem de germinação do fabricante e recomendações para o cultivo desta variedade.
  • Siga todas as recomendações para datas de semeadura, cuidados com a colheita e tempo de colheita.

É bem possível semear novamente a cultura se você perceber que da primeira vez as beterrabas simplesmente não brotaram. Antes disso, analise suas ações para entender o que você fez de errado. É possível que você tenha que colher outras sementes. A semeadura em excesso afetará apenas o momento da colheita (eles se moverão um pouco), mas isso não afetará a qualidade das raízes. Nas áreas do sul com verões longos e outono quente, o plantio posterior será até benéfico: essas raízes serão armazenadas por mais tempo e melhor.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário