- Autores: Holanda
- Sinônimos de nomes: Taunus
- Ano de aprovação: 2014
- Forma de folha de roseta: semi-vertical
- Sai: oval, verde a verde escuro com veios vermelhos, levemente bolhoso, ondulação baixa a média na borda
- Pecíolo: lado inferior vermelho
- A forma: cilíndrico
- Peso, g: 193-380
- Cabeça de cortiça: fraco
- Cor da polpa : vermelho
Taunus é uma variedade de beterraba desenvolvida por criadores holandeses. Este híbrido foi aprovado para uso em 2014 e na Rússia ainda não é muito popular. Não há muitas informações sobre a variedade, mas com base na experiência de alguns jardineiros russos que tentaram cultivar a variedade Taunus no local, é possível notar as características desta beterraba e destacar as regras básicas da tecnologia agrícola.
Descrição da variedade
A principal vantagem desta variedade é a sua excelente comercialização, atingindo 87-96%. As raízes mantêm sua qualidade de conservação por muito tempo, sem perder a comercialização e o sabor, por isso são adequadas para o armazenamento de inverno em uma varanda, em uma geladeira ou caixa. As áreas recomendadas para o cultivo do híbrido holandês são Central e Volgo-Vyatka.
Características da aparência da planta e das raízes
A roseta de folhas é semi-ereta, as folhas são verdes com nervuras vermelhas, de forma oval, têm bordas onduladas e pecíolo vermelho. A raiz desenvolve-se em forma cilíndrica, pesa cerca de 190-380 g, a pele é cor de vinho escura, lisa, a polpa é vermelha.
Finalidade e sabor dos tubérculos
A polpa da beterraba Taunus é suculenta, com anéis fracos, sabor doce, contém uma grande quantidade de substâncias úteis. Os consumidores apreciam o sabor deste vegetal e preferem utilizá-lo principalmente para processamento culinário e enlatamento.
Maturação
Do momento da emergência à colheita, demora cerca de 120-125 dias, o que é típico para variedades com um período de maturação tardio.
Produção
Esta é uma variedade de alto rendimento que pode agradar ao jardineiro com raízes na quantidade de 363-583 centners por hectare, de modo que o híbrido pode ser cultivado não apenas para consumo pessoal, mas também para fins comerciais.
Crescendo e cuidando
Para o plantio da beterraba Taunus, escolha um solo fértil, pré-calcificado e já bem aquecido. O canteiro do jardim deve ser abundantemente iluminado pelo sol. A época ideal para a semeadura é final de abril - início de maio. Plante a beterraba em um padrão de 6x30 cm. Deixe 10 cm entre os arbustos durante o procedimento de desbaste.
O cuidado subsequente consiste em capinar, regar, alimentar, soltar. Alguns residentes de verão recomendam substituir o afrouxamento por cobertura morta. A grama seca picada é adequada como cobertura morta, ela é colocada entre as fileiras, onde retém a umidade por um longo tempo. A rega do híbrido apresentado é necessária conforme necessário, ou seja, deve-se focar nas condições meteorológicas e climáticas nas quais o hóspede holandês é cultivado.
Os fertilizantes minerais são aplicados uma vez antes do plantio. Sua reutilização só será relevante se o crescimento do vegetal estiver um pouco estagnado. Para alimentação preventiva, podem ser usados infusões de ervas ou fertilizantes à base de fermento. Algumas vezes por temporada, a planta pode ser regada com água salgada ou pode ser adicionada uma mistura complexa, por exemplo, "Makbor". Porém, essa cultura tende a acumular nitratos, por isso é melhor dar preferência à alimentação natural.
A beterraba tolera ondas de frio, portanto, é amplamente cultivada em campo aberto. No plantio da beterraba, é necessário determinar corretamente a época da semeadura, escolher o local adequado, preparar os canteiros e fazer o pré-tratamento da semente.
Visão geral da revisão
Os jardineiros apreciam muito a produtividade da beterraba Taunus, seu excelente sabor e falta de fibras, versatilidade de uso, além de uma excelente apresentação, mas alguns moradores de verão ainda percebem que após a colheita os tubérculos ficam macios. Nesse caso, é recomendável usar raízes, por exemplo, para fazer vinagrete.
De acordo com os jardineiros, este híbrido estrangeiro se adaptou bem às condições russas e não requer dificuldades especiais no cultivo. No entanto, a variedade não é tão popular na Rússia, o que pode ser explicado por sua zona de zoneamento muito estreita, além da difícil disponibilidade e alto custo das sementes.