Mulata de beterraba

Mulata de beterraba
As principais características da variedade:
  • Autores: Maksimov S.V.
  • Ano de aprovação: 2003
  • Forma de folha de roseta: vertical
  • Sai: oval, verde, levemente borbulhante, leve ondulação da borda
  • Pecíolo: lado inferior roxo
  • A forma: arredondado
  • Peso, g: 160-360
  • Cabeça de cortiça: ausente ou muito fraco
  • Cor da polpa : vermelho
  • Ringiness: sem divisão em zonas do anel
Veja todas as especificações

Mulatto é uma variedade de beterraba popular, cultivada em muitas regiões da Federação Russa. A beterraba de mesa quase não tem desvantagens, e a maioria dos jardineiros fica satisfeita com os períodos de maturação intermediária.

História de criação

Apesar de a variedade ter aparecido no Registro do Estado em 2003, eles começaram a cultivá-la muito antes disso, ainda na década de 80. O trabalho foi realizado sob a orientação de S.V. Maksimov, criador doméstico. Ele definiu a tarefa de desenvolver uma variedade, mesmo com raízes, que fossem convenientes para o transporte. O sucesso total foi alcançado em 2001 e, dois anos depois, a variedade foi adicionada à lista de registro.

Descrição da variedade

A beterraba Mulatka é uma cultura do meio da estação adequada para armazenamento no inverno. Possui excelentes indicadores de rendimento, comercialização e transportabilidade. Uma vantagem adicional do mulato é que não há anéis brancos no fruto. Isso é muito atraente para os compradores. As plantas são resistentes aos caprichos do tempo, não exigindo muito da composição do solo. No entanto, a iluminação é crítica para o crescimento. Além disso, a variedade descrita não é resistente a todas as doenças e pragas.

Características da aparência da planta e das raízes

O mulato tem uma roseta de folhas ereta. Não é muito grande. A folhagem é oval, com ondas de luz nas bordas. A superfície verde das placas está borbulhando levemente. Quanto às estacas, o fundo é sempre pintado na tonalidade roxa.

Vale a pena considerar as características das culturas de raízes mulatas:

  • o formato dos tubérculos é redondo, o diâmetro máximo é de 15 centímetros;
  • a massa varia principalmente de 160-360 gramas, mas também existem amostras de 400 g;
  • a pele vermelha escura é lisa;
  • a estrutura de cortiça das cabeças é extremamente rara, mas se for, é muito fraca;
  • não há zonas cilíndricas anulares;
  • a polpa vermelha tem textura lisa e suculenta.

Os frutos distinguem-se pelo bom teor de açúcar, pois contêm de 14,2 a 14,6% de açúcar.

Finalidade e sabor dos tubérculos

A maciez e o sabor adocicado da polpa levaram ao uso universal da beterraba na fazenda. Pode ser consumido fresco com segurança, bem como enviado para processamento culinário. Vale ressaltar que não perde brilho por causa disso. Os blanks da Mulatka são muito procurados no inverno, assim como na fabricação de sopas, borscht, suco de beterraba.

Maturação

Um mulato leva de 90 a 115 dias para atingir a maturidade plena. O momento é o resultado da influência do tempo e do clima. Em qualquer caso, esta variedade é considerada meia-temporada.

Produção

A variedade tem um rendimento muito bom, mas isso vai depender da região de cultivo. Por exemplo, na região do Volga-Vyatka, os jardineiros têm a chance de obter 258-447 centners por hectare, e na região da Terra Negra Central - 249-405. Se falarmos sobre a região de Moscou, os resultados aqui serão piores - cerca de 200-300 centners.

Regiões em crescimento

O mulato pode ser cultivado nas regiões Central e Volga-Vyatka. Também dá bons indicadores na região central da Terra Negra. A situação é um pouco pior no Extremo Oriente, mas mesmo lá os residentes de verão não se queixam particularmente.

Crescendo e cuidando

Os horticultores que desejam colher um mês antes, cultivam a beterraba em forma de mudas, mas na grande maioria dos casos essa variedade é plantada diretamente no solo, optando-se pelo final de abril ou início de maio. O desembarque é realizado em ranhuras rasas, previamente regadas com água.A distância entre os grãos é de 10 cm, devendo as ranhuras ficar a 30 cm de distância. Depois de preencher os grãos com solo, o solo próximo às lavouras é solto.

Os rebentos surgidos exigirão o cumprimento das regras da tecnologia agrícola. Eles definitivamente precisarão ser desbastados, já que cada semente geralmente produz 2 ou mais brotos. O primeiro desbaste é realizado com o desenvolvimento de 2 folhas, o segundo - após o aparecimento da quinta folha. O desbaste deve ser feito com cuidado, beliscando o broto e não arrancando-o pela raiz.

Mudas muito jovens são regadas a cada 2 dias, e as mais fortes - 2 vezes a cada 7 dias. É impossível que a camada superior da terra seque completamente. O mulato é resistente à seca, a planta em si não morre, mas suas raízes são amargas e insípidas. Esta variedade gosta muito da aspersão, que é realizada após o pôr do sol. Terminada a irrigação, no dia seguinte o solo é solto, limpo de ervas daninhas e é aplicada uma camada de cobertura morta. A rega deve ser interrompida 14 dias antes da colheita da beterraba.

Em nenhum caso se deve alimentar a mulher mulata com minerais. Isso pode fazer com que as raízes quebrem. É mais razoável, neste caso, usar alimentação orgânica, por exemplo, frango ou verbasco. Será necessário 1,2 litro de solução por metro quadrado de área. Toda a matéria orgânica é servida diluída em água. Assim que a folhagem se fecha na beterraba, um copo de cinza de madeira é derramado por metro quadrado de solo, e então a água é bem regada.

A beterraba tolera ondas de frio, portanto, é amplamente cultivada em campo aberto. No plantio da beterraba, é necessário determinar corretamente a época da semeadura, escolher o local adequado, preparar os canteiros e fazer o tratamento pré-semeadura da semente.

O desbaste é uma das técnicas agrícolas mais importantes no cultivo da beterraba. Este evento permite deixar no jardim as plantas mais resistentes, garante a cada uma delas a nutrição necessária, uma quantidade de luz suficiente e aumenta o rendimento.
A rega da beterraba é um processo agrotécnico importante em qualquer estágio da formação da cultura de raízes. Se você observar a frequência e o volume da aplicação de água, poderá obter um crescimento intensivo, aumentando a produtividade. Em diferentes épocas de cultivo, a especificidade da irrigação, as necessidades de água diferem, que devem ser levadas em consideração no processo de cultivo.

Requisitos de solo

O mulato não é muito pretensioso com a composição do solo. Desenvolver-se-á harmoniosamente em substratos franco-arenosos e argilosos. No entanto, existem duas condições importantes: o solo deve estar solto e não encharcado. No caso de uma ocorrência próxima de água subterrânea, a drenagem é organizada. Além disso, solos ácidos desacidificam antes do plantio. Antes do plantio, o húmus é introduzido no solo na proporção de 3 kg por metro quadrado, bem como cerca de 40 gramas de uma mistura mineral adequada com todos os componentes necessários.

Condições climáticas exigidas

Para que o mulato cresça bem, ele deve ser plantado em local ensolarado. O solo deve estar quente, cerca de 10 graus, e a temperatura do ar não deve ser inferior a 20. A variedade não gosta de frio, portanto, o plantio é feito apenas quando as geadas noturnas vão definitivamente passar.

Resistência a doenças e pragas

O mulato resiste a doenças em nível médio. É resistente à floração, mas suscetível a fomoses e míldio. No entanto, deve-se observar que tais doenças ocorrem apenas com cuidado impróprio. A doença mais perigosa é a perna preta, que afeta as mudas jovens.

Dos insetos, as plantas podem ser incomodadas por cochonilhas, moscas, pulgões. As raízes apetitosas costumam ser danificadas pelos ursos, e lesmas também podem ser encontradas em áreas muito úmidas.

A beterraba é uma cultura sujeita a uma grande variedade de doenças.A maioria deles pode ser tratada com sucesso se as medidas necessárias forem tomadas em tempo hábil. Diferentes doenças da beterraba se manifestam de maneiras diferentes. Devido a algumas enfermidades, as folhas ficam amarelas, noutras a folhagem fica coberta de manchas visíveis, os frutos deterioram-se.

Visão geral da revisão

O mulato da beterraba aparece com frequência nas críticas dos jardineiros e quase todas têm um contexto positivo. Os residentes de verão cultivam essa variedade produtiva há anos sem encontrar nenhum problema particular. Ficam satisfeitos com o rendimento, a apresentação suave da fruta, sem estalar, a polpa suculenta e de sabor adocicado. As mudas crescem rapidamente, precisam de cuidados mínimos e, se todas as regras forem seguidas, não adoecem.

A única coisa que os jardineiros realmente não gostam é a necessidade de se alimentar exclusivamente com matéria orgânica. Nem todo mundo tem, e muitos acham mais conveniente comprar formulações.

Para evitar problemas com o armazenamento de tubérculos, eles devem ser devidamente preparados imediatamente após a colheita no local. As beterrabas cavadas devem ser imediatamente limpas de terra seca e secas.Para que as beterrabas repousem até a primavera, elas precisam ser armazenadas em condições adequadas.
Características principais
Autores
S.V. Maksimov
Ano de aprovação
2003
Categoria
grau
Visualizar
cantina
Compromisso
para processamento culinário, para enlatados, para uso fresco
Armazenar
adequado para armazenamento de inverno
Produção
Alto
Rendimento médio
na região do Volga-Vyatka - 258-447 c / ha, na região da Terra Negra Central - 249-405 c / ha
Marketability
excelente
Comercialização,%
81-98
Plantar
Forma de folha de roseta
ereto
Sai
oval, verde, ligeiramente borbulhante, a ondulação da borda é fraca
Pecíolo
lado de baixo roxo
Vegetal de raiz
A forma
arredondado
Diâmetro, cm
12-15
Peso, g
160-360
Superfície
suave
Coloração da pele
vermelho escuro
Cabeça de cortiça
ausente ou muito fraco
Uniformidade
alinhado
Cor da polpa
vermelho
Polpa (consistência)
homogêneo, macio e suculento
Ringiness
sem divisão em zonas anulares
Qualidades de sabor
excelente
Composição
teor de matéria seca 18,3-19,8%, açúcar total 14,2-14,6%
Mantendo a qualidade
Boa
Crescente
O solo
neutro
Localização
lugar ensolarado
Esquema de semeadura
30x10 cm
Tolerância à seca
resistente à seca
Regiões em crescimento
Volgo-Vyatskiy, TsCHO, Central, Extremo Oriente
Resistência do caule (floração)
estável
Maturação
Termos de amadurecimento
meia temporada
O período da germinação à colheita
90-115 dias
Avaliações
Não há comentários.
Variedades populares de beterraba
Senhora da beterraba Senhora Beterraba de Bordeaux 237 Bordeaux 237 Beterraba boro Borough Beterraba Wodan Wodan Beterraba de Detroit Detroit Beterraba egípcia Apartamento egípcio Peneireiro-negro Francelho Bola vermelha de beterraba bola vermelha Beterraba Lada Lada Beterraba Mona Mona Mulata de beterraba Mulato Beterraba incomparável А463 А463 incomparável Beterraba de broto único Um broto Beterraba pablo Pablo Beterraba Morena Beterraba Taunus Taunus Cilindro de Beterraba Cilindro Beterraba Chervona kula Chervona kula Beterraba amarela eckendorf Eckendorf amarelo Ação de beterraba Açao
Todas as variedades de beterraba - 20 unidades.
Outras culturas
Variedades de damasco Variedades de damasco Variedades de ameixa cereja Variedades de ameixa cereja Variedades de berinjela Variedades de berinjela Variedades de uva Variedades de uva Variedades de cereja Variedades de cereja Variedades de mirtilo Variedades de mirtilo Variedades de ervilha Variedades de ervilha Variedades de pêra Variedades de pêra Variedades de amora Variedades de amora Variedades de madressilva Variedades de madressilva Variedades de morango (morango) Variedades de morango (morango) Variedades de abobrinha Variedades de abobrinha Variedades de repolho Variedades de repolho Variedades de batata Variedades de batata Variedades de groselha Variedades de groselha Variedades de cebola Variedades de cebola Variedades de framboesa Variedades de framboesa Variedades de cenoura Variedades de cenoura Variedades de pepino Variedades de pepino Variedades de pêssego Variedades de pêssego Variedades de pimenta Variedades de pimenta Variedades de salsa Variedades de salsa Variedades de rabanete Variedades de rabanete Variedades de rosa Variedades de rosa Variedades de beterraba Variedades de beterraba Variedades de ameixa Variedades de ameixa Variedades de groselha Variedades de groselha Variedades de tomate Variedades de tomate Variedades de abóbora Variedades de abóbora Variedades de endro Variedades de endro Variedades de couve-flor Variedades de couve-flor Variedades de cereja Variedades de cereja Variedades de alho Variedades de alho Variedades de maçã Variedades de maçã

Cozinha

Quarto

Mobiliário