- Autores: Horal Jiri, Klapste Petr, Alekseev Yuri Borisovich
- Ano de aprovação: 1999
- Sai: grande, verde-vermelho, oval, ligeiramente enrugado, bordas levemente onduladas
- A forma: cilíndrico
- Peso, g: 200-330
- Cabeça de cortiça: fraco
- Cor da polpa : Vermelho escuro
- Ringiness: suave
- Qualidades de sabor: bom e excelente
- Compromisso: para enlatamento
Todas as variedades de beterraba podem ser condicionalmente divididas em dois grupos principais: cilíndrica e esférica. A beterraba de Mona pertence aos espécimes que têm a forma de um cilindro, o que a torna diferente de muitos. Mas a variedade é famosa não só por isso.
História de criação
A beterraba Mona é o resultado da seleção nacional, que nasceu na virada do século. Os autores da cultura foram Horal Jiri, Klapste Petr, Alekseev Yuri Borisovich. A origem da variedade é a empresa Semko-Junior. Em 1999, a cultura foi incluída no Registro do Estado da Federação Russa e recomendada para cultivo em hortas, bem como em pequenas propriedades.
Descrição da variedade
A principal característica positiva da beterraba Mona é que ela é uma variedade de broto único. E isso significa que um broto crescerá de uma semente, e não 3 ou 5, portanto, não é necessário desbastar. O resultado será uma rápida formação de raízes, enquanto elas se mostram uniformes e o rendimento é estável. Devido ao seu formato alongado, as beterrabas ficam um terço submersas no solo, sendo muito fácil arrancá-las na hora da colheita.
Características da aparência da planta e das raízes
As folhas da variedade Mona são grandes, de formato oval, pintadas de verde contrastante com a cor vermelha, também estão ligeiramente enrugadas, havendo uma ligeira ondulação nos bordos.
A cultura da raiz em si tem uma forma cilíndrica interessante, seu peso médio é de 200-330 gramas. Beterraba vermelha com polpa vermelho-escura.
Finalidade e sabor dos tubérculos
Os jardineiros notam o sabor bom e excelente da variedade Mona. Recomenda-se ser conservado, armazenado e também cultivado para produtos de cacho. A polpa do vegetal de raiz é macia e suculenta, os anéis são fracamente expressos.
Maturação
Mona é uma beterraba meio precoce. O intervalo de tempo entre a germinação e a colheita inclui 105 dias.
Produção
Os altos rendimentos em média chegam a 550-580 c / ha.
Regiões em crescimento
De acordo com o registro estadual, a beterraba Mona é recomendada para cultivo em quase todo o território da Federação Russa. Estas são regiões como o Norte, Noroeste, Central Terra Negra e Central, Volgo-Vyatka e Norte do Cáucaso, Médio e Baixo Volga, Ural, Oeste e Leste da Sibéria, bem como o Extremo Oriente.
Crescendo e cuidando
Para semear uma safra, é necessário encontrar um local ensolarado no local. Em termos de semeadura no solo, esse será o intervalo de 10 a 20 de maio. Neste caso, o aquecimento da terra deve atingir uma temperatura de +7 graus. Ao desembarcar recomenda-se seguir o esquema de 30x10 centímetros.
Como já mencionado, a cultura não requer desbaste. Vale a pena aprofundar as colheitas em não mais do que 40 milímetros. Até o surgimento dos primeiros brotos, é possível utilizar um material de cobertura, que ajudará a reter a umidade do solo e acelerar a germinação.
Em áreas onde o clima é mais fresco, o método de mudas é usado.Uma característica de cuidado é a ausência da necessidade de desbaste gradual. A sacha deve ser realizada quando as mudas crescem com ervas daninhas. Esse trabalho é realizado entre as linhas, bem como nas ranhuras com raízes em crescimento.
Após a formação de 4-5 folhas, a cobertura é introduzida no solo (esterco ou cinza, bem como uma solução de sulfato de amônio). E também pode ser uma mistura de esterco de frango altamente diluído e ácido bórico, além de nitrato de cálcio.
A variedade de beterraba de Mona, como outras culturas, precisará de irrigação oportuna. O principal é não esquecer o perigo do excesso de umidade. Reduza a quantidade de líquido algumas semanas antes da colheita.
A beterraba tolera ondas de frio, portanto, é amplamente cultivada em campo aberto. No plantio da beterraba, é necessário determinar corretamente a época da semeadura, escolher o local adequado, preparar os canteiros e fazer o tratamento pré-semeadura da semente.