- Autores: Bejo, Holanda
- Sinônimos de nomes: Açao
- Ano de aprovação: 2008
- Forma de folha de roseta: semi-vertical
- Sai: oval estreito, verde, médio borbulhante, leve ondulação da borda
- Pecíolo: lado inferior vermelho
- A forma: arredondado
- Peso, g: 240-350
- Cabeça de cortiça: fraco
- Cor da polpa : vermelho escuro
Action F1 é um híbrido de beterraba que tem muitos benefícios. É por isso que a cultura se apaixonou pelos jardineiros domésticos. Para cultivar uma safra rica e de qualidade, basta seguir as regras usuais da tecnologia agrícola e não se esquecer dos princípios da rotação de culturas.
História de criação
A cultura híbrida de ação foi desenvolvida na Holanda no final do século passado. O trabalho foi realizado por experientes criadores e melhoristas de plantas, colaboradores da mundialmente conhecida empresa Bejo Zaden B. V.
Alguns anos depois, a variedade híbrida Action F1 (Action) foi oficialmente reconhecida na Rússia. Em 2008, após os testes de variedade realizados, seu uso foi permitido no território da Federação Russa.
Descrição da variedade
A forma híbrida de beterraba açucarada tem um poderoso sistema radicular e roseta de folhas. Os jardineiros da Rússia apreciavam a cultura por sua despretensão e resistência às doenças. O híbrido de beterraba tolerante ao estresse se adapta muito rapidamente e bem a várias condições adversas, como chuva, vento, rega fria, bem como geada e calor.
Características da aparência da planta e das raízes
A planta da variedade híbrida Action possui uma roseta semi-ereta de folhas. Ao mesmo tempo, uma folha estreita e oval, de cor verde, fraca ondulação nas bordas. A parte inferior do pecíolo é vermelha. Culturas de raízes arredondadas, suberização fraca da cabeça. A polpa da beterraba é vermelha escura sem anéis. O peso das raízes varia de 240 a 350 gramas.
Finalidade e sabor dos tubérculos
Beetroot Action destina-se ao processamento culinário e ao enlatamento. Também pode ser usado fresco.
Maturação
A cultura híbrida holandesa Action pertence ao grupo de culturas de raízes de maturação precoce. Depois que os primeiros brotos aparecem e até que a colheita esteja completa, 80-90 dias devem se passar.
Produção
Os altos rendimentos da beterraba Action são expressos em valores médios de 344 a 510 c / ha. O nível máximo de produção foi registrado na República do Tartaristão - 938 centners por hectare.
Regiões em crescimento
A variedade híbrida é cultivada em quase todos os lugares do território da Federação Russa. Entre as regiões onde as safras são cultivadas com sucesso estão Central, Noroeste, Volgo-Vyatka, Terra Negra Central, Médio e Baixo Volga, Extremo Oriente, Norte do Cáucaso, Ural, Oeste e Leste da Sibéria.
Crescendo e cuidando
Ao plantar beterrabas Action, é importante considerar as regras de rotação de culturas. Ele vai crescer bem depois de pepinos, abóboras, abobrinhas. No entanto, as safras anteriores desfavoráveis serão batata, cebola, rabanete, rabanete, bem como nabo, repolho.
O solo deve ser fértil. Se houver argila no local, eles podem ser enobrecidos pela introdução de húmus. Para fertilizar as plantações, a matéria orgânica viva não é usada, pois contém muitos nitratos. A matéria orgânica terá um efeito prejudicial nas raízes e nas partes herbáceas da planta. Se excrementos de verbasco e pássaros forem introduzidos no local, eles só podem ser usados para o plantio de beterrabas Action em um ano.
Os cuidados com a colheita incluem procedimentos padrão, como regar, afrouxar, aplicar cobertura morta, desbaste e alimentação.
A beterraba tolera ondas de frio, portanto, é amplamente cultivada em campo aberto. No plantio da beterraba, é necessário determinar corretamente a época da semeadura, escolher o local adequado, preparar os canteiros e fazer o tratamento pré-semeadura da semente.
Resistência a doenças e pragas
Levando em consideração que Action F1 é uma variedade híbrida criada por especialistas holandeses, ela é capaz de resistir de forma independente tanto a doenças quanto a ataques de insetos-praga. É importante observar os cuidados adequados com a cultura e não se esquecer de usar medidas preventivas.