- Ano de aprovação: 1943
- A forma: cilíndrico
- Peso, g: 250-950
- Cor da polpa : amarelo
- Composição : teor de matéria seca de até 12-12,5%
- Compromisso: para animais de estimação
- Armazenar: adequado para armazenamento de inverno
- Regiões em crescimento: Norte, Noroeste, Central, Volgo-Vyatka, TsChO, Cáucaso do Norte, Médio Volga, Nizhnevolzhsky, Ural, Siberiano Ocidental, Siberiano Oriental, Extremo Oriente
- Visualizar: popa
- Termos de amadurecimento: meia temporada
Os agricultores que se dedicam à criação de gado, criação de coelhos, tentam destinar parte das plantações para o cultivo de forrageiras para alimentação. Freqüentemente, a preferência é dada a variedades de beterraba forrageira, incluindo a beterraba amarela Eckendorf, cultivada em diferentes zonas climáticas da Rússia.
História de criação
A beterraba amarela Eckendorf é uma variedade com uma longa história, criada na Alemanha em 1938. Depois de uma série de testes de variedades, em 1943, a safra de forragens foi incluída no Registro Estadual de Admitidos para Uso.
Descrição da variedade
Esta variedade pertence à classe do amaranto. A beterraba forrageira é uma planta com um caule de crescimento vigoroso que se estende até 80-100 cm de altura, os poderosos topos são engrossados com folhas parcialmente eretas e reclinadas de cor verde brilhante. As placas das folhas são lisas, com brilho pronunciado, localizadas abertamente para cima.
Uma característica da variedade é a elevação de uma parte da beterraba amadurecida acima da superfície do solo, o que facilita muito o processo de colheita. O amadurecimento completo das raízes é indicado por folhas amareladas e parcialmente mortas.
Características da aparência da planta e das raízes
A variedade de beterraba Ekkendorf yellow representa a categoria das variedades de frutos grandes. As raízes das raízes amadurecem com um peso de 250-950 gramas. Os tubérculos têm uma forma simples - cilíndrica ou redonda. O comprimento do espécime atinge 18-20 cm e o diâmetro é 6-7 cm.O fruto maduro apresenta uma cor amarelada-esverdeada ou branco-leitosa. Quanto mais comprido for o vegetal de raiz, maior será o seu sabor. A casca da fruta é rala, até ressecada, às vezes com pequenos defeitos.
A safra colhida é facilmente transportada e também pode ser armazenada por muito tempo. A variedade é ideal para armazenamento no inverno. Para isso, é selecionada uma sala seca e escura com um regime de temperatura de +2 graus.
Finalidade e sabor dos tubérculos
Esta espécie caracteriza-se não só pelo excelente sabor dos tubérculos, mas também pela folhagem, muito apreciada pelos animais. A polpa amarela da raiz do vegetal tem uma textura firme, firme e moderadamente suculenta. O sabor é dominado por uma leve doçura, complementada por um aroma fraco de beterraba.
As frutas têm alto valor nutritivo. A polpa dos tubérculos contém uma quantidade aumentada de fibra, fibra alimentar, oligoelementos, bem como iodo, ferro, potássio, ácido ascórbico e rutina.
Os tubérculos escavados são ideais para alimentar gado, aves e coelhos. Não só as frutas são adequadas para a alimentação, mas também os tops. As folhas da cultura são utilizadas no preparo da farinha de ervas.
Maturação
A variedade está no meio da temporada. Do momento em que os brotos aparecem até que os frutos maduros amadureçam, passam 140-155 dias. A colheita em massa começa no final de setembro - início de outubro, o principal é colher as raízes antes de uma onda de frio. A limpeza é realizada manualmente ou mecanicamente.
Produção
O alto rendimento é uma das vantagens da variedade. Em média, 100-150 toneladas de raízes forrageiras são escolhidas em 1 hectare de plantações.
Crescendo e cuidando
A beterraba forrageira é cultivada principalmente pelo método de semeadura. Para isso, é preparado previamente um corte no qual são feitos sulcos de até 3 cm de profundidade.Recomenda-se semear na primeira quinzena de maio, quando a temperatura do ar é estável + 10-15 graus. Para crescimento e desenvolvimento, um indicador de + 18-22 graus é considerado confortável. A semeadura é realizada de acordo com o esquema 20x45 cm, após o plantio os canteiros são abundantemente umedecidos. Batata e milho para silagem são considerados os melhores precursores para as culturas forrageiras.
Cuidar da beterraba é simples, basta regar semanalmente, soltar o solo com cortador, aplicar cobertura (3-5 vezes por safra), desbastar (realizar o procedimento após o aparecimento de 3 folhas nas plantas), deixando os exemplares mais fortes, e também realizam medidas preventivas, evitando doenças e pragas.
A beterraba tolera ondas de frio, portanto, é amplamente cultivada em campo aberto. No plantio da beterraba, é necessário determinar corretamente a época da semeadura, escolher o local adequado, preparar os canteiros e fazer o tratamento pré-semeadura da semente.
Requisitos de solo
A cultura não tem requisitos especiais para a qualidade do solo, mas, como a maioria de seus parentes, a beterraba forrageira prefere solos estruturados, ricos em componentes orgânicos, leves e respiráveis. Se o plantio for realizado em solos argilosos ou franco-arenosos, recomenda-se saturá-los com nutrientes. O pouso em solos pesados, pantanosos e ácidos é indesejável.
Condições climáticas exigidas
Apesar de sua boa resistência ao estresse, a beterraba prefere crescer em áreas niveladas, limpas e ensolaradas, protegidas do vento frio. Vale ressaltar também que deve haver muita luz no local, ou seja, a maior parte do dia.
Resistência a doenças e pragas
Devido à sua alta imunidade, a cultura da forragem está protegida de muitas doenças dos Amaratnovs, no entanto, se a tecnologia agrícola for violada, as beterrabas podem ficar expostas ao míldio. Além disso, esta espécie é resistente à floração.