- Ano de aprovação: 1943
- Forma de folha de roseta: vertical
- Sai: verde escuro
- A forma: plano
- Peso, g: 280-400
- Cor da polpa : vermelho escuro
- Ringiness: sem toque
- Qualidades de sabor: Bons
- Compromisso: para processamento culinário, para enlatados, para uso fresco
- Armazenar: adequado para armazenamento de inverno
A beterraba egípcia é conhecida por muitos. Ela é escolhida por uma série de qualidades positivas, entre as quais estão o cuidado despretensioso e a produtividade.
História de criação
O desenvolvimento de uma nova variedade foi iniciado com base no Centro Científico Federal de Voronezh em homenagem a V.I. Dokuchaev em 1937. Depois que todos os ensaios e testes foram aprovados, em 1943 a cultura foi aprovada para uso e inscrita no Registro do Estado.
Descrição da variedade
Beterraba egípcia plana pertence às culturas de mesa. Ela tolera perfeitamente uma curta seca, bem como quaisquer condições climáticas adversas. A colheita dá uma colheita estável e boa.
Os topos são resistentes às flores. Os frutos têm sabor agradável e adocicado, aspecto atraente e boa conservação. Graças à densa casca, a beterraba pode ser transportada por longas distâncias.
A variedade é resistente à maioria das doenças fúngicas. A cultura pode tolerar geadas severas.
Entre as desvantagens notadas pelos jardineiros, está o fato de que as sementes às vezes brotam por muito tempo. Por causa disso, os residentes de verão inexperientes podem pensar que as sementes estavam com defeito ou vazias.
Devido ao alto teor de açúcar, os vegetais de raiz podem ser atacados por roedores. E também a variedade é caracterizada pelo fato de que o armazenamento de longo prazo está disponível apenas para frutas grandes e resistentes. Os pequenos e médios costumam secar rapidamente ou flácido.
Características da aparência da planta e das raízes
Os topos são eretos com pequenas rosetas de folhas. A altura do arbusto é de 40-50 cm, os pecíolos têm até 1,5 cm de diâmetro e 25 cm de comprimento, de cor vermelha intensa com um tom rosa.
As folhas são verdes escuras. Em comprimento, atingem 20-22 cm, de largura - 13-15 cm.Em forma, são alongados com bordas onduladas. A superfície da lâmina foliar tem um brilho brilhante e todas as nervuras têm uma tonalidade violeta-avermelhada.
As raízes são planas ou fortemente achatadas. São de tamanho médio, com 6,5-12,5 cm de diâmetro e apenas 8 cm de altura, a cabeça da beterraba é pequena, a raiz é longa e de espessura média. O peso dos vegetais varia de 280 a 400 gramas. Existem também raízes mais pesadas, pesando 500-530 gramas.
A pele é vermelho-escura ou preto-avermelhada, lisa, sem borbulhas evidentes. A polpa é suculenta, macia e de densidade média. Pode ser vermelho-rosa ou vermelho-violeta. Os anéis não são muito pronunciados, na maioria das vezes beterraba sem tocar.
Finalidade e sabor dos tubérculos
A beterraba egípcia tem um propósito universal. Portanto, os vegetais de raiz podem ser comidos frescos, usados para fazer sopas, pratos quentes e saladas. O vegetal é adequado para enlatamento e congelamento.
O vegetal possui alto teor de açúcar na polpa. Além disso, contém oligoelementos úteis. Adequado para alimentação infantil e dietética.
Maturação
O cultivo é no meio da estação, por isso leva de 100 a 120 dias para formar os frutos.
Produção
Os residentes de verão notam o alto rendimento da beterraba egípcia. Em média, 7 a 8,5 kg de vegetais podem ser removidos de 1 m2. Os indicadores mínimos são 3 kg por 1 m2.
Regiões em crescimento
As regiões de cultivo recomendadas são:
TsCHO;
Central;
Ural;
Do Extremo Oriente;
East Siberian.
Crescendo e cuidando
O cultivo de beterraba é influenciado principalmente pelas condições climáticas e meteorológicas. A cultura pode ser cultivada em métodos com ou sem mudas.
Se você semear diretamente no solo, é melhor escolher a época do final de abril a 20 de maio. Deve-se ter em mente que o solo deve ser aquecido até pelo menos + 6 ° C.
Não importa como a cultura será cultivada, as sementes devem ser processadas antes da semeadura. Primeiro, verifica-se a germinação do material, ou seja, é embebido em água morna por 5 a 10 minutos e as sementes que emergiram são peneiradas. Em seguida, é colocado em uma gaze embebida em estimulantes de crescimento até que inche completamente. Depois disso, eles são semeados no solo.
O melhor é plantar as sementes a uma distância de 5 a 7 cm, deixando 15 a 20 cm entre as fileiras, e o desbaste é feito após as mudas atingirem 10 cm.
O cuidado com a beterraba deve incluir:
rega regular;
soltar e remover ervas daninhas;
curativo superior.
A beterraba tolera ondas de frio, portanto, é amplamente cultivada em campo aberto. No plantio da beterraba, é necessário determinar corretamente a época da semeadura, escolher o local adequado, preparar os canteiros e fazer o tratamento pré-semeadura da semente.
Requisitos de solo
Beterraba plana egípcia cresce melhor em solo ácido neutro. Pode ser cultivada em solos pesados, mas o cuidado com a cultura deve ser várias vezes maior.
Resistência a doenças e pragas
Embora a cultivar tenha um bom sistema imunológico, com os cuidados errados, a cultura pode ficar exposta a algumas doenças.
Fomoz. Ocorre quando não há boro suficiente. Pode ser identificada pelo aparecimento de manchas marrons nas folhas. A prevenção consistirá na alimentação com microelementos.
Cercosporose. Afeta principalmente as folhas, mas se você ignorá-lo, pode perder toda a colheita. Para prevenir a cultura, é pulverizado com Agat-25.
Fusarium ou podridão de Fusarium. Doença muito precoce que aparece no início do verão em plantas danificadas ou enfraquecidas. Na maioria das vezes, isso acontece devido à falta de umidade.
Pragas que atacam a beterraba:
pulgão;
pulga;
Urso;
colher.