- Sinônimos de nomes: Detroit
- Ano de aprovação: 1997
- Forma de folha de roseta: semi-em pé
- A forma: arredondado
- Peso, g: 111-212
- Cor da polpa : vermelho escuro
- Ringiness: sem toque
- Qualidades de sabor: Bons
- Composição : teor de matéria seca 17,6-20,4%, açúcar total 12,3-14,2%
- Compromisso: para processamento culinário, para enlatados, para uso fresco
A beterraba de Detroit se originou na ensolarada Itália e foi reconhecida como uma das melhores conquistas da criação local. A capacidade da variedade de se adaptar com sucesso às diferentes condições climáticas tornou Detroit popular em muitos países, incluindo a Rússia.
História de criação
A variedade Detroit foi desenvolvida no início dos anos 90 por criadores da holding Zorzi Sementi SRL, que remonta a 1828 em uma pequena empresa na província italiana de Pádua. Hoje é um dos principais players do mercado europeu de seleção e comercialização de sementes.
Muito provavelmente, o nome americano sonoro para esta variedade de beterraba foi inspirado na arquitetura de tijolos vermelhos da parte antiga de Detroit, onde as famosas fábricas de automóveis estavam localizadas. Em 1994, a empresa Zorzi solicitou o registro da variedade no Registro do Estado da Federação Russa. Os criadores, garantindo a preservação das características originais da variedade, foram as empresas russas: CJSC Lance, LLC Agrofirma Poisk e LLC Heterosis selection.
Detroit passou em uma série de testes de pré-registro e, em 1997, foi admitida para cultivo em lotes domésticos particulares e em pequenas fazendas nas regiões Central e Extremo Oriente da Rússia.
Descrição da variedade
Detroit é uma variedade de beterraba resistente ao frio, de meia temporada, com frutas redondas e até marrons de tamanho médio e excelente sabor doce. Detroit se distingue pela despretensão no atendimento, imunidade ao florescimento, resistência a muitas doenças, longa vida útil e propósito universal.
Boas características varietais levaram ao aparecimento das seguintes modificações: Detroit Dark Red, Detroit 2 Nero, Detroit 6 Rubidus.
Características da aparência da planta e das raízes
A planta da beterraba Detroit atinge uma altura média, forma uma roseta semi-ereta de folhas verdes ovais, borbulhantes e ligeiramente onduladas ao longo das bordas. Longos talos roxos e brilhantes veios contrastantes nas folhas parecem muito atraentes. A planta tem um forte sistema radicular que a ajuda a sobreviver aos períodos de seca.
Apesar do baixo peso (de 111 a 212 g), as raízes são agradáveis à vista pelo alinhamento e pela ausência de falhas. Com um único plantio, o peso da beterraba pode chegar a 350-400 G. O formato das raízes é esférico, às vezes ligeiramente oval, a raiz axial é fina e curta.
A casca fina e lisa dessa beterraba tem uma rica cor bordô. A polpa é uniforme, vermelho escuro, sem listras claras, fibras grossas e anéis estratificados no corte.
Finalidade e sabor dos tubérculos
As beterrabas Detroit têm excelentes características de sabor: densidade e suculência da polpa, alto teor de açúcar (12,3-14,2%).
Os benefícios máximos do produto podem ser obtidos comendo beterraba fresca em saladas e salgadinhos. Todas as vitaminas e minerais são preservados pelo suco de beterraba da dieta. Detroit é usada na culinária de várias maneiras: cozida, nos primeiros pratos (borsch, beterraba fria), assada, em conserva e para fazer costeletas vegetarianas. A beterraba pode ser picada e seca para o inverno. Saladas muito saudáveis são feitas de topos de beterraba.
Maturação
Detroit é uma cultivar de maturação média. Desde os primeiros brotos até o início da frutificação, leva cerca de 100-110 dias. Os tubérculos podem ser colhidos de agosto até o início de outubro.
Produção
A variedade traz de forma consistente uma boa colheita - de 4 a 7 kg por m².A taxa industrial de coleta de produtos comercializáveis de 1 hectare varia de 362 a 692 centners. A excelente apresentação da colheita colhida, quase 100%, e a boa qualidade de conservação (até 7,5 meses em cave fresca) são especialmente apreciadas.
Crescendo e cuidando
A variedade é cultivada principalmente pelo método de sementes: no final de abril - início de maio, as sementes são semeadas no solo aquecido pelo sol da primavera. Jardineiros experientes costumam alternar beterrabas com sementes de espinafre: essa vizinhança evita o crescimento de ervas daninhas. O local é escolhido bem iluminado, sem sombra de árvores e prédios. Os padrões de semeadura ideais são 10x25 ou 15x30 cm. As sementes são enterradas 3-4 cm.
A semeadura Podwinter também é usada. É importante que as mudas não eclodam durante os possíveis períodos de aquecimento. Para proteger a cama do congelamento, ela é coberta com serragem ou palha e, quando chega o inverno, fica coberta de neve.
A variedade apresenta boa germinação. Uma qualidade valiosa é que a planta não é geneticamente propensa a florescer. Detroit não tem medo das geadas recorrentes da primavera. Essas beterrabas não têm medo de curtos períodos de seca e verão abafado. Em regiões com clima frio, Detroit se sente bem sob abrigos de filmes.
A variedade responde agradecidamente à rega regular (a uma taxa de 15 l / m²) e à fertilização mineral (azotada e potássica). A aplicação excessiva de aditivos orgânicos frescos é indesejável, pois pode prejudicar o sabor das beterrabas. O solo do jardim deve ser solto e coberto com cobertura morta.
A rega deve ser interrompida cerca de 20 dias antes da colheita das raízes. Colhida com tempo seco. Os vegetais não ficam muito tempo ao ar livre, não são lavados, apenas sacodem torrões de terra e cortam o excesso de copas.
A beterraba tolera ondas de frio, portanto, é amplamente cultivada em campo aberto. No plantio da beterraba, é necessário determinar corretamente a época da semeadura, escolher o local adequado, preparar os canteiros e fazer o tratamento pré-semeadura da semente.
Requisitos de solo
Detroit prospera em solo fértil e solto com pH neutro. Argila arenosa ou argilosa é o ideal. A estrutura do solo argiloso muito pesado será melhorada por um aditivo de turfa, a introdução de areia. As cinzas de madeira ajudam a reduzir a acidez.
Os antecessores da beterraba no jardim não devem ser cenoura e repolho. Esta cultura mostra um bom desenvolvimento depois de batatas, pepinos, cebolas.
Resistência a doenças e pragas
Detroit é "carregada" com uma imunidade bastante forte a muitas doenças, mas pode ser afetada pela peronosporose (míldio). Você pode combater a doença com fungicidas e medidas agrotécnicas: arar o solo e capinar.
Durante o armazenamento, deve-se tomar cuidado com infecções fúngicas de podridão cinza e branca. Para a prevenção, é muito importante manter as condições corretas de temperatura e umidade no ambiente, verificar regularmente a colheita armazenada e remover raízes estragadas.
As pragas também representam uma ameaça para as plantas, especialmente o urso e a lagarta da mariposa do inverno.