- Ano de aprovação: 1998
- Forma de folha de roseta: semi-vertical
- Sai: médio, verde claro, bordas moderadamente onduladas
- A forma: cilíndrico
- Peso, g: 250-600
- Cor da polpa : vermelho escuro
- Ringiness: sem anéis
- Qualidades de sabor: bom e excelente
- Compromisso: para processamento culinário, para enlatados, para uso fresco
- Armazenar: adequado para armazenamento de inverno
A beterraba cilíndrica é ideal para o cultivo em regiões temperadas. Difere em alto rendimento, excelente sabor de tubérculos e resistência a condições adversas.
História de criação
O cilindro foi trazido por criadores da Holanda. Pela primeira vez, a variedade foi obtida no século passado, em 1998. Hoje, a cultura está incluída no Registro do Estado da Rússia e é procurada entre os jardineiros domésticos.
Descrição da variedade
A principal característica da beterraba cilíndrica é o seu tamanho compacto, que torna possível o plantio da variedade mesmo em pequenas parcelas de jardim. Outras características incluem:
- folhas verdes ricas;
- raízes meio saindo do solo;
- colheita simples.
A variedade pertence a um grupo de plantas com amadurecimento médio precoce, o que é uma das vantagens da cultura.
Características da aparência da planta e das raízes
Os topos compactos não impedem que a variedade forme frutos grandes e suculentos. Características da beterraba:
- forma - principalmente cilíndrica, ligeiramente alongada;
- comprimento - 16 cm;
- peso - de 250 a 600 g;
- a pele é bastante densa, embora fina, de cor vermelha escura.
Sob a pele, há uma polpa exatamente da mesma cor, sem anéis e outras características de identificação que são encontradas em outras variedades.
Finalidade e sabor dos tubérculos
A polpa da beterraba cilíndrica é bastante suculenta e de sabor delicado, o que foi notado pelos provadores. As raízes são frequentemente utilizadas para preparar várias saladas e pratos principais. Além disso, a beterraba pode ser congelada e manter suas propriedades.
A propriedade única da variedade é que as raízes podem ser cozidas em poucos minutos, ao mesmo tempo que não perdem a tonalidade. Após a fervura, o vegetal pode ser estufado, e a beterraba adquirirá um sabor inesquecível.
Maturação
Normalmente, a variedade forma raízes em 105-115 dias. No entanto, o plantio de beterrabas por meio de mudas em terreno aberto leva a uma redução de 3 semanas no tempo. Esse método é utilizado nas regiões setentrionais, onde o plantio de beterraba com sementes é bastante perigoso.
Produção
O rendimento médio por metro quadrado do canteiro chega a 8-10 kg, sujeito às recomendações necessárias para o cultivo. Em regiões mais ao sul, pode ser levantado até 12 kg.
Crescendo e cuidando
O principal método de cultivo da beterraba cilíndrica são as sementes, que são imediatamente colocadas em terreno aberto. No entanto, nas regiões do norte, os jardineiros preferem cultivar plantas com mudas, para que as sementes não morram em solo aquecido insuficientemente.
As sementes são plantadas principalmente na primavera, mas em alguns casos são enterradas no solo no outono, deixando pequenas raízes da futura planta se formarem para o inverno. Esquema de pouso:
- deixe uma distância de 30 cm entre as linhas;
- manter uma distância de 10 cm entre as sementes;
- a profundidade máxima de plantio deve ser de 5 cm.
Antes do plantio, recomenda-se selecionar e processar as sementes para fortalecer sua imunidade, além de fertilizar e soltar o solo. Tudo isso contribui para o rápido estabelecimento da cultura no solo e o crescimento ativo das raízes. É melhor plantar 2 a 3 sementes em cada cova para que uma delas crie raízes definitivamente.
Quando as sementes ou mudas são plantadas, resta organizar o cuidado da colheita. Momentos básicos.
- Rega. As beterrabas não são exigentes para regas frequentes, no entanto, são bastante caprichosas para a composição do líquido introduzido no solo. Em média, a variedade é regada 1 a 2 vezes por semana, de manhã ou à noite. Os jardineiros recomendam adicionar sal calibrado antes de cada rega, o que promove o crescimento ativo da cultura e a protege de pragas. A rega deve ser interrompida cerca de 15 dias antes da colheita.
- Desbaste. O procedimento deve ser realizado se muitas beterrabas tiverem brotado no jardim. O desbaste é iniciado principalmente em dias nublados, pois é mais fácil fazê-lo em solo solto.
- Top dress. A planta precisa de fertilização regular, isto é especialmente verdadeiro durante o período de crescimento ativo e formação da cultura da raiz. As formulações minerais são geralmente usadas como fertilizantes, mas em doses moderadas para que as raízes não acumulem nitratos.
Também vale a pena cuidar de soltar o solo fértil e remover as ervas daninhas dos canteiros após cada rega. Isso aumenta a resistência da planta a doenças e pragas e também acelera o fluxo de componentes úteis para as raízes da variedade.
A beterraba tolera ondas de frio, portanto, é amplamente cultivada em campo aberto. No plantio da beterraba, é necessário determinar corretamente a época da semeadura, escolher o local adequado, preparar os canteiros e fazer o pré-tratamento da semente.
Condições climáticas exigidas
É melhor começar o trabalho de plantio em climas quentes e ensolarados, quando a temperatura do ar atinge os 20 graus Celsius. Neste caso, os brotos podem ser vistos após 4-5 dias a partir do momento do plantio.
Resistência a doenças e pragas
A beterraba cilíndrica é uma variedade bastante resistente com forte imunidade. Mas o cuidado impróprio com as plantas pode levar à formação de várias patologias e ataques ativos de insetos. Para reduzir o risco de tais situações, vale a pena providenciar tratamentos preventivos, bem como escavações regulares do solo.
Para o beneficiamento da beterraba, são utilizados produtos especiais, que podem ser adquiridos em uma loja de jardinagem. Antes do uso, deve-se estudar cuidadosamente a composição e dosagem do medicamento, de forma a não agredir a planta.