- Sinônimos de nomes: Czerwona Kula
- Ano de aprovação: 1988
- Forma de folha de roseta: vertical
- A forma: arredondado
- Peso, g: 150-250
- Cor da polpa : borgonha
- Ringiness: sem toque
- Qualidades de sabor: Bons
- Compromisso: para processamento culinário, para enlatados, para uso fresco
- Armazenar: adequado para armazenamento de inverno
Esta variedade foi permitida para uso em 1988. A variedade é uma sala de jantar. É considerada uma variedade despretensiosa, podendo ser plantada em regiões de clima temperado. A cultura também tem o nome de Czerwona Kula.
Descrição da variedade
Chervona kula foi criado por criadores poloneses. Adapta-se facilmente a climas úmidos e altos níveis de umidade. Esta espécie pode resistir a geadas de até -5 graus. Em temperaturas elevadas, o crescimento da variedade diminui.
Esta variedade é considerada bastante resistente a uma variedade de doenças e parasitas. Isso permitirá que você obtenha uma colheita saudável e abundante de vegetais.
Características da aparência da planta e das raízes
As plantas crescem bem. Além disso, os próprios arbustos são bastante compactos. A roseta de folhas sobre eles é ereta. As placas das folhas são ovais, de cor verde escura. Neles você pode ver listras roxas pronunciadas. Os pecíolos da vegetação são bastante altos.
As raízes têm uma forma arredondada. Seu diâmetro é em média 6-10 centímetros. O peso de cada fruta é de 150-250 gramas. Legumes maduros alinhados. Sua carne é de uma rica cor bordô.
A polpa da beterraba é homogênea e suculenta, crocante. Legumes sem anelar. A casca das raízes é lisa. Se necessário, eles podem ser facilmente transportados, mesmo em longas distâncias.
Finalidade e sabor dos tubérculos
Esta variedade de beterraba possui características de bom sabor. Os vegetais têm um sabor adocicado. Eles são perfeitos para uso cru, bem como para processamento culinário e enlatados.
Maturação
A beterraba Chervona kula pertence às primeiras variedades. O período da germinação à colheita é de 80-90 dias.
Produção
Esta espécie apresenta alto rendimento. A partir de 1 metro quadrado de plantio, será possível colher em média 6 a 7 quilos de raízes maduras.
Crescendo e cuidando
A semeadura das sementes é realizada no final de abril - início de maio. A variedade Chervona kula deve ser plantada em áreas bem iluminadas. Os melhores predecessores dessa cultura são batatas, pepinos, abóbora e cebola.
Após o plantio, a beterraba precisará de cuidados adequados. Cuidar dessa variedade é reduzido aos requisitos padrão. A cultura precisa ser regada de vez em quando. Também é necessário realizar desbastes, os canteiros não devem ser muito fechados com tampos. A vegetação também precisa de fertilizantes, tratamentos preventivos com inseticidas.
A beterraba tolera ondas de frio, portanto, é amplamente cultivada em campo aberto. No plantio da beterraba, é necessário determinar corretamente a época da semeadura, escolher o local adequado, preparar os canteiros e fazer o tratamento pré-semeadura da semente.
Resistência a doenças e pragas
Chervona kula é considerado bastante resistente a doenças e várias pragas. Mas, no entanto, às vezes as beterrabas desta espécie são afetadas por cercosporose, peronosporose, fomoses, oídio, fusarium. Na maioria das vezes, com essas doenças, as lâminas das folhas são afetadas primeiro. Em seguida, a infecção se espalha para as hastes, o sistema radicular.
As doenças se desenvolvem, via de regra, em climas úmidos e altas temperaturas. Para curar a vegetação afetada, fungicidas prontos podem ser usados.
Além disso, em tal cultura, muitas vezes você pode ver pulgões da raiz da beterraba, besouros de pulgas, gorgulhos e nematóides. Eles se alimentam de sucos de plantas e são capazes de destruir toda a safra. Para se livrar dessas pragas, tratamentos com inseticidas devem ser realizados.
Visão geral da revisão
A maioria dos jardineiros deixou comentários positivos sobre a variedade de beterraba Chervona kula. Separadamente, foi dito que esta espécie é absolutamente despretensiosa no cuidado após o plantio. Mesmo sem fertilização, as plantas produzirão uma colheita completa.
Além disso, constatou-se que esta variedade permite obter raízes bastante grandes e saudáveis, com excelente sabor, podendo ser utilizadas no preparo de diversos pratos, bem como para consumo in natura.
Alguns jardineiros notaram que esta variedade tem boa germinação. Os frutos maduros toleram bem o armazenamento em adega. Mas antes disso, eles devem ser secos. Durante o armazenamento, eles não perderão seu sabor e propriedades úteis.