- Autores: Gavrish S.F., Morev V.V., Amcheslavskaya E.V., Volok O.A.
- Ano de aprovação: 2013
- Forma de folha de roseta: semi-vertical
- Sai: oval, veios verdes com cor vermelha, ligeiramente borbulhante, ligeira ondulação do bordo
- Pecíolo: lado inferior vermelho para roxo
- A forma: arredondado
- Peso, g: 90-220
- Cabeça de cortiça: a média
- Cor da polpa : vermelho escuro
- Ringiness: sem anéis
A beterraba Barynya é uma variedade relativamente jovem que conseguiu ganhar popularidade entre os jardineiros. Atrai com alto rendimento, despretensão e resistência a doenças e pragas comuns.
Descrição da variedade
A variedade Barynya se distingue por sua rápida taxa de sobrevivência, mesmo em condições adversas. Entre as vantagens estão:
- raízes fortes;
- tops duráveis;
- folhas de tamanho médio.
A beterraba é fácil de colher, o que também é uma das vantagens da variedade. A senhora é adequada para crescer em terreno aberto.
Características da aparência da planta e das raízes
Uma das peculiaridades da variedade são as grandes raízes, que meio se projetam do solo quando maduras. Entre as características:
- peso - de 90 a 220 g;
- forma - arredondada;
- a pele é fina, vermelha;
- a polpa é vermelho-escura suculenta.
As raízes da beterraba não formam anéis, ao contrário de outras variedades, têm excelente transportabilidade.
Finalidade e sabor dos tubérculos
Os vegetais de raiz de beterraba Barynya têm um sabor agradável e suculento, o que foi notado pelos provadores. Os frutos são adequados para consumo in natura, bem como para a preparação de diversos pratos culinários e para armazenamento a longo prazo. Freqüentemente, a beterraba é usada para peças de trabalho.
Maturação
Em média, as raízes das raízes amadurecem 100-120 dias após a emergência das mudas.
Produção
O índice de rendimento é de 3–6 kg / m 2. De um hectare é possível coletar de 285 a 590 centners de raízes. Se desejado, pode ser aumentado seguindo as recomendações agrotécnicas.
Regiões em crescimento
A variedade Barynya, produzida por criadores nacionais, é procurada em muitas regiões do país. O principal é o Central. Recentemente, a beterraba foi cultivada na região de Volga-Vyatka.
Crescendo e cuidando
A beterraba é cultivada principalmente por sementes - este é o método mais comum. Antes de semear, os jardineiros preparam cuidadosamente o solo, fertilizando-o, soltando-o e preparando as sementes. A preparação das sementes ocorre em várias etapas.
- Seleção. Em primeiro lugar, recomenda-se selecionar sementes, deixando amostras inteiras e grandes com maior probabilidade de germinar.
- Desinfecção. É realizado mergulhando as sementes em uma solução fracamente concentrada de permanganato de potássio.
- Tratamento. Além disso, os jardineiros são aconselhados a tratar as sementes com estimulantes de crescimento.
O plantio de sementes é realizado de acordo com o seguinte esquema:
- entre as linhas recuam até 30 cm;
- entre as sementes em uma fileira, mantenha uma distância de 6 cm;
- a profundidade máxima de semeadura é de 2 cm.
Ao final do procedimento, as sementes são borrifadas com o solo remanescente, regadas e cobertas com material transparente por 2 semanas, formando assim um efeito estufa. Então, só falta cuidar da cultura. Existem destaques.
- Rega. Recomenda-se adicionar água ao solo 1-2 vezes por semana. Ao mesmo tempo, durante o período de seca, vale a pena aumentar as regas e, na época das chuvas, parar um pouco.Para irrigação, costumam usar água morna e sedimentada.
- Top dress. A beterraba não requer fertilização constante. A Lady deve ser alimentada durante o período de crescimento e formação dos frutos, utilizando composições orgânicas e minerais.
- Remoção de ervas daninhas e soltura. Procedimentos obrigatórios para iniciar após a rega. Com a ajuda deles, será possível preservar a saúde da cultura e acelerar seu crescimento.
A colheita começa principalmente no final do verão ou início do outono, dependendo da região onde as beterrabas são cultivadas. Recomenda-se armazenar o vegetal em local fresco e escuro, onde não haja acesso à umidade, roedores ou insetos.
A beterraba tolera ondas de frio, portanto, é amplamente cultivada em campo aberto. No plantio da beterraba, é necessário determinar corretamente a época da semeadura, escolher o local adequado, preparar os canteiros e fazer o pré-tratamento da semente.
Requisitos de solo
Recomenda-se cultivar a Lady em solos férteis e bem drenados. Recomendações adicionais devem ser consideradas.
- O nível do lençol freático deve ser baixo. Caso contrário, as raízes apodrecerão rapidamente sem se formar.
- O índice de acidez deve ser de pelo menos 6 e não mais do que 7 pH. Se necessário, pode ser corrigido com fertilizantes adequados, que são aplicados no solo antes do plantio da beterraba.
- Ao escolher um local para o cultivo, deve-se dar preferência a locais ensolarados e calmos.
Além disso, a beterraba fica bem em sombra parcial. A melhor solução seria plantar uma verdura onde anteriormente cresciam tomates, cebolas ou batatas.
Condições climáticas exigidas
A época ideal para o plantio de beterraba em campo aberto é no final de abril ou início de maio. Durante este período, o solo já aquece até uma temperatura de + 8 ° C, portanto o risco de retorno do gelo será mínimo.
Resistência a doenças e pragas
A variedade Barynya se distingue por uma forte imunidade. A variedade lida bem com pragas e doenças comuns, evitando a deterioração das raízes e proporcionando alto rendimento mesmo em condições adversas.
Os jardineiros, independentemente da força da imunidade, recomendam o tratamento preventivo da cultura. Para isso, as sementes de beterraba são embebidas em solução de permanganato de potássio ou calcinadas por 2-3 horas.