Qual a diferença entre a beterraba sacarina e a forragem?

Contente
  1. Diferenças visuais
  2. Diferença na composição química
  3. Objetivos crescentes
  4. Comparação de outras características
  5. Produção
  6. Estação de crescimento
  7. Tecnologia em crescimento

É impraticável usar beterraba forrageira para nutrição humana. Apesar de seu propósito geral - alimentar animais de fazenda, não tem o mesmo sabor que uma pessoa está acostumada. Centenas de anos atrás, as pessoas comiam beterraba de uma qualidade que ninguém comeria hoje. A forragem, a beterraba de mesa e a beterraba variam significativamente.

Diferenças visuais

Junto com a batata e a cenoura, o vegetal em questão ocupa uma das primeiras posições em demanda e vendas. Todos os tipos de beterraba têm uma característica importante: quanto maiores as folhas, maior a colheita de raízes. Substâncias orgânicas armazenadas por meio da fotossíntese, assim como absorvidas pela planta do solo, entrando em excesso, contribuem para o grande tamanho da cultura de raízes.

Na beterraba forrageira, a casca é laranja-avermelhada, os frutos são quase esféricos, 35 folhas cada. Os últimos são de cor verde brilhante e de forma oval. A beterraba sacarina tem casca de cor acinzentada esbranquiçada, o fruto é de formato alongado, as folhas crescem em longos pecíolos que combinam com a cor da raiz da colheita. Cada fruta possui 50 folhas. Por meio desses sinais externos, é fácil distinguir uma variedade (espécie) de outra.

Diferença na composição química

A beterraba quase não contém açúcar. No entanto, o gado não precisa dele em grandes quantidades. Em frutas forrageiras, é de apenas 2%. Teoricamente, beterrabas picadas podem ser adoçadas com açúcar ou mel e podem ser consumidas por humanos. - em pequenas quantidades, e ele não notará muita diferença, e o relativo baixo custo do produto (você pode comprar uma sacola por um preço barato em comparação com a beterraba) jogará a favor da carteira. Além disso, a beterraba forrageira contém muita proteína vegetal - até 12%, o que é comparável à maioria dos cereais. No entanto, uma quantidade significativa de celulose (fibra) torna a beterraba forrageira difícil de digerir: sobrecarregar o sistema digestivo pode levar a doenças crônicas prematuras.

O estômago de um touro ou vaca está adaptado a uma grande quantidade de fibras - a pessoa sentirá um grande desconforto. Não é recomendável se deixar levar pelo consumo de beterraba forrageira. A beterraba sacarina, por outro lado, é rica em açúcar - cerca de ⅕ por peso. Ela é extremamente pobre em proteínas. O consumo excessivo de beterraba açucareira não processada pode fazer com que uma pessoa tenha níveis elevados de açúcar no sangue persistentes. Como o açúcar puro, não deve ser usado em demasia. Não substituirá outras fontes de proteína.

Uma grande quantidade de açúcar se acumula nas raízes devido aos vasos de uma estrutura especial, que estão ausentes nas beterrabas forrageiras.

Objetivos crescentes

A beterraba forrageira é cultivada, por exemplo, quando o proprietário de uma fazenda suburbana ou dacha tem uma ou mais vacas, porcos ou cavalos. A forragem e as beterrabas provocam um excesso de produção de leite nas vacas e cabras, mantendo-as saudáveis. O objetivo do cultivo de beterraba forrageira é maximizar a produção de leite, bem como engordar parte do gado jovem para o abate. Os animais comem não apenas raízes, mas também copas - contém quase todas as vitaminas.

A beterraba sacarina é utilizada para a produção de açúcar. Os criadores desenvolveram as variedades mais açucaradas do vegetal em questão, o que permite obter sacarose mais cristalizada.Nas fazendas de hortaliças, cujo objetivo é abastecer com açúcar a usina de açúcar ou confeitaria mais próxima, de cada hectare chega-se a dezenas de toneladas de beterraba, praticando a rotação de culturas, por exemplo, com milho, centeio e trigo.

Resíduos (bolo, topos) do processamento da beterraba sacarina são usados ​​para engordar o gado - como um aditivo para as culturas de raízes forrageiras.

Comparação de outras características

Para uma atividade bem-sucedida na produção de forragens e beterraba sacarina, não basta conhecer sua composição química e os horários de irrigação, alimentação e proteção contra pragas. Um papel importante é desempenhado pelo período de crescimento (da semeadura à colheita), tecnologia agrícola para cultivo e cuidado, produtividade (qualidade e quantidade de frutos, seu peso total por hectare de campo).

Produção

O peso total dos frutos da beterraba forrageira é de até 60 toneladas por hectare. O valor mínimo é a metade. Se a produção for inferior a 30 toneladas, no ano seguinte, no novo local, é realizada fertilização adicional e ajustada a composição química do solo. Na melhor das hipóteses, a colheita das beterrabas forrageiras é obtida em até 110 dias a partir da data do plantio das sementes.

A produção da beterraba sacarina é cerca da metade - 18 ... 30 toneladas. Por um preço tão baixo, o dono do site recebe frutas com alto teor de açúcar. Não é observada uma relação linear clara entre a tonelagem de frutos colhidos a partir de 1 ha - o rendimento depende da irrigação, saturação do solo com nutrientes, correção, regularidade da alimentação e adequação das medidas de controle de pragas.

Estação de crescimento

Para beterrabas forrageiras, a estação de crescimento (ciclo de vida completo) é de até 5 meses. Para o cultivo de hortaliças nas regiões centro e norte, utilizam-se estufas, canteiros e estufas. A espécie açucareira pode crescer completamente em seis meses (o que é em média mais um mês), por isso é comum no norte e no centro da Rússia. A estação de crescimento difere em média em um mês.

Porém, quedas curtas de temperatura (geadas noturnas) para -8 (pela manhã) são facilmente toleradas pelas mudas - portanto, nas regiões dos Urais e da Sibéria, esse fenômeno é observado até meados de maio. As geadas de curto prazo, mas frequentes, atrasam o crescimento e o desenvolvimento das plantas, razão pela qual a colheita pode atrasar significativamente ou nem ser obtida. Isso obriga os agricultores a usar estufas, possivelmente com aquecimento parcial à noite. As flores em ambas as variedades - açúcar e forragem - são agrupadas por 2 ... 6 em inflorescências amarelas.

Tecnologia em crescimento

Você precisa soltar o solo plantando sementes de beterraba forrageira em uma semana - durante esse período, as mudas crescerão um pouco. Para cultivar bons topos, o controle de ervas daninhas deve ser realizado - a remoção de ervas daninhas é realizada várias vezes. Um mês antes da colheita, a rega está completamente excluída. Em caso de chuva, a água é desviada entre as linhas. A proteção contra pragas é realizada com fertilizantes minerais. O cultivo industrial de frutas forrageiras a partir de 1 tonelada exigirá o uso de compostos nitroammofos, que são adicionados ao solo ao se desenterrar um talhão ou campo (antes do plantio).

No caso do cultivo de beterraba sacarina, os cuidados com o plantio são os seguintes:

  • o plantio das sementes é realizado a uma distância de 18 cm em cada um dos quatro lados;
  • após o plantio, rega abundantemente - a aspersão dá um bom resultado;
  • fungicidas e pesticidas são usados ​​para proteger contra pragas;
  • antes do final do crescimento das raízes, as ervas daninhas são eliminadas entre as fileiras.

Para fertilizar o cultivo de raízes em uma área limitada, remédios populares são usados: verbasco e fezes de frango, urina, bem como dejetos humanos fermentados por três anos (composto), cascas de vegetais e frutas, sementes e sementes, frutas podres e sementes não coletadas na hora certa durante a temporada de colheita, corte as ervas daninhas e outros materiais orgânicos. A matéria orgânica deve ser diluída em concentrações fracas - não mais do que 2 ... 5%, caso contrário, as raízes das beterrabas, como qualquer plantação de jardim, queimarão. Cinzas, cinzas e fuligem obtidas da queima de materiais de madeira servem como fertilizantes minerais.

Para obter o rendimento máximo, sais de potássio, nitrogênio e fosfato (fertilizantes) são usados, para proteção contra pragas - iodo, ácido bórico, permanganato de potássio, amônia, sabão em pó e outros remédios populares, bem como siderados vegetais que repelem insetos nocivos, fungos, mofo e micróbios.

A profundidade de plantio dos frutos em crescimento e cultivados de beterraba forrageira é caracterizada por sua peculiaridade - as raízes se projetam a alguns centímetros do solo. Na beterraba sacarina, apenas as pontas “olham” para fora - os frutos ficam completamente enterrados no solo. A descoloração da parte superior da beterraba forrageira deve-se à sua exposição ao sol. Desta forma, ele se assemelha em parte a um nabo, cujas raízes também não estão completamente imersas no solo - elas se projetam ligeiramente dele, mas não tão perceptíveis. O empilhamento de beterrabas forrageiras não é permitido: as raízes não devem ser completamente imersas no solo. A raiz dessas frutas raramente atinge um comprimento significativo (a partir de 1 m): o sistema radicular dessas beterrabas é muito mais fraco, o que o obriga a ser regadas com mais frequência do que as beterrabas.

Mas em plantações de raízes de açúcar, a raiz se estende até 3 m, como uma corda, mergulhando amplamente no horizonte de (su) argila. Isso permite que a fruta sobreviva ao período de seca, bombeando a umidade da camada que quase nunca seca. Mas isso não significa que a beterraba possa ser cultivada em pântanos com alto nível de água subterrânea: sem ar, a raiz vai "sufocar" e as plantas vão murchar, você não vai poder usá-las como uma espécie de bomba para bombeando o excesso de umidade, no qual a terra é privada de ar e se transforma em lama finamente dispersa.

Ao contrário da beterraba forrageira, a beterraba sacarina cresce mal em solo de taiga podzólica, em pântanos salgados, areia fertilizada de pedreira ou em solo arenoso comum - requer solo preto ou solo de castanha, aromatizado com composto e turfa.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário