Tudo sobre a beterraba sacarina e seu cultivo
A beterraba sacarina tem esse nome por um motivo. Este vegetal de raiz tem um alto teor de uma substância como a sacarose. Esta planta tem uma produtividade elevada, é utilizada não só para obtenção de açúcar, mas também para alimentação de animais.
Descrição
A beterraba sacarina parece incomum, ela é branca, não o roxo usual. Existem variedades e híbridos na família, todos eles têm as mesmas características.
Essa cultura tem uma característica biológica, é uma planta com desenvolvimento de dois anos. Possui mais fases de desenvolvimento, no primeiro período, que se estende ao longo de um ano, observa-se a formação de uma raiz e uma parte da raiz.
A cultura em questão adora solo fertilizado, calor e muita luz. Precisa ser regado regularmente para uma colheita decente.
O teor de açúcar na beterraba sacarina é superior a 16%, se considerarmos a relação com a massa de matéria seca, então é de 69 a 72%. Esta raiz vegetal também contém uma grande quantidade de vitaminas de diferentes grupos, micro e macroelementos.
História da aparência
Em 1747, um químico da Alemanha, Andreas Marggraf, descobriu que o vegetal descrito contém açúcar. Anteriormente, o junco era o principal cultivo com o qual era feito. Apesar dessa descoberta, seu assistente só conseguiu aplicar esse conhecimento depois de 10 anos. Em 1801, foi construída a primeira fábrica, especializada na produção de açúcar dessa raiz. O Irã é considerado a pátria da cultura descrita.
Variedades populares
Qualquer tipo da planta descrita possui polpa branca. Eles diferem entre si no teor de açúcar. Até o momento, os botânicos identificaram três tipos principais, entre eles frutífero, frutífero-açucarado e açucarado. O primeiro tem um teor de açúcar de 17,9-18,3%. A segunda tem de 8,5 a 18,7%, mas se destaca pelo alto rendimento. A quantidade máxima dessa substância está contida no grupo açucarado, onde o indicador varia de 18,7 a 19%. No entanto, no terceiro caso, não será possível obter rendimentos elevados.
Se uma empresa semeia beterraba sacarina a partir de 150 hectares, é recomendável usar os seguintes tipos de híbridos para a semeadura:
-
Z / NZ - caracterizado pela maturação precoce de tubérculos;
-
Z / NZ / N - opção para armazenamento de longo prazo;
-
NE - produz colheitas de raízes mais tarde do que outras espécies.
Para a sementeira da beterraba em grandes volumes, vale a pena escolher as variedades criadas por criadores experientes. Hoje, isso inclui o seguinte:
-
"Bielo-russo com semente única 69";
-
"Nesvizhsky 2".
Sua principal vantagem é o alto rendimento, que gira em torno de 40-45 t / ha.
As seguintes variedades são muito populares entre as empresas que dominam a tecnologia de cultivo intensivo:
-
"Beldan";
-
"Kavebel";
-
Danibel;
-
"Manezh".
Para a colheita de raízes de uma colheita precoce, variedades como são normalmente utilizadas:
-
"Rubi";
-
"Cassandra";
-
Vegas.
Mudas em crescimento
Para cultivar mudas de qualidade, primeiro você precisa prestar atenção à semente. Uma solução ideal seria uma versão revestida com um tamanho de 3,75-4,75 mm. É imperativo que essas sementes contenham não apenas inseticidas, mas também desinfetantes fungicidas.
Preparação
Ao preparar a semente, vale a pena seguir o seguinte esquema.
-
Para que as sementes mantenham suas qualidades durante a semeadura, elas são limpas de sujeira.
-
Em seguida, o material é lixado e distribuído de acordo com as dimensões. Sementes de 3,5-4,5 mm de tamanho são colocadas de um lado, 4,5-5,5 do outro.
-
O revestimento do pellet será necessário antes da semeadura. Para o procedimento, pode-se usar uma mistura composta por 2 quilos de húmus e 300 gramas de melaço. Tudo isso é diluído em 0,7 litros de líquido (água).
-
O próximo passo é mergulhar a semente na água por um tempo. Sua temperatura deve estar entre 18 e 25 graus.
Se a beterraba sacarina for semeada em grandes volumes nos campos, então equipamentos especiais são responsáveis por esse procedimento. Para plantações privadas, as sementes pré-preparadas são vendidas em lojas de jardinagem.
Aterrissagem
As sementes devidamente preparadas são plantadas em caixas fundas, uma semente a uma distância de 3 a 5 cm, depois rega-se o solo. O melhor é cobrir o recipiente por cima com papel alumínio para acelerar o processo de emergência dos primeiros brotos.
Os recipientes são removidos em uma janela ensolarada e o teor de umidade do solo é rigorosamente monitorado. É necessário umedecê-lo com um borrifador. Quando as primeiras folhas aparecem na superfície, o filme é removido. As mudas mergulham na fase de formação de 3-4 lâminas verdadeiras.
Você pode apertar um pouco a raiz para aumentar o tamanho da colheita da raiz.
Aterrissagem
A beterraba sacarina tem requisitos específicos para aquecimento e rotação de culturas. Os melhores antecessores para ela são os cereais de inverno. Semear esta safra após o milho, colza, leguminosas e linho não é recomendado. E também, você não deve semear beterraba sacarina após os cereais, se herbicidas foram usados anteriormente, que continham clorsulfuron ou metsulfuron-metil.
Você também pode usar esquemas de rotação de culturas comprovados anteriormente, quando a beterraba é plantada em uma área onde antes havia ervilhas, depois as safras de inverno e, então, apenas a beterraba é semeada. E também o trevo do primeiro ano é adequado, então as colheitas de inverno e somente depois delas as beterrabas.
Se for necessário retornar a cultura ao seu antigo local de crescimento, isso não pode ser feito antes de três anos. O não cumprimento desta regra levará à derrota da beterraba sacarina não só por insetos, mas também por doenças.
Engenheiros agrônomos experientes sabem que a qualidade e a quantidade da safra dependem muito do solo da área escolhida para o plantio. Esta cultura prefere solos cultivados:
-
sod;
-
carbonato de sod;
-
sod-podzolic.
É permitido o uso de solo franco-argiloso ou arenoso se:
-
retém bem a umidade;
-
pH é 6-6,5;
-
é bem arejado.
A beterraba sacarina tem altos requisitos para o conteúdo de certos elementos do solo. Por exemplo, elementos como fósforo e potássio, por quilograma de terra deve ser de 150 mg, boro - de 0,7 mg. A área deve conter cerca de 1,8% de húmus.
Os seguintes tipos de solo são completamente inadequados para o cultivo da cultura descrita:
-
turfa;
-
alagado;
-
pulmões;
-
muito pesado.
Um dia quente sem precipitação é adequado para o plantio. Um pré-requisito é o aquecimento do solo a uma temperatura de + 5-6 graus. A temperatura ambiente deve ser de pelo menos +8 graus. A semeadura é realizada em um curto espaço de tempo, após um curto período de tempo após o preparo do solo.
A taxa de unidades de semeadura depende das condições edafoclimáticas da região onde a beterraba é plantada. Normalmente, esse número varia de 1,2 a 1,3.
A profundidade em que a semente é colocada depende muito do tipo de solo:
-
franco-arenoso e franco-arenoso - a profundidade de plantio é de 30-35 mm;
-
argila média - 25-30 mm;
-
solo pesado - 20-25 mm.
Para uma abordagem conveniente do equipamento e subsequente manutenção mecanizada, é necessário observar o espaçamento das linhas. Entre os leitos principais, este parâmetro é de 450 mm, e os de fundo - não mais do que 500 mm.
Cuidado
4 dias após a semeadura, é necessário fazer a gradagem do solo. É especialmente importante se a precipitação cair no dia anterior.A gradagem permite remover a crosta da superfície do solo, remover ervas daninhas e aumentar a umidade do solo.
Quando os primeiros brotos aparecem na superfície e as primeiras folhas verdadeiras crescem, o procedimento é repetido. Não é recomendável fazer a gradagem imediatamente após a germinação das sementes, pois neste caso podem danificar-se facilmente.
Além disso, é realizado um trabalho para diluir as fileiras de beterraba sacarina. Restam apenas plantas fortes. O primeiro procedimento é realizado por meios mecânicos, depois apenas manualmente.
Para alcançar um grande rendimento da beterraba sacarina, será necessário criar condições adequadas para o desenvolvimento da cultura de raízes. A tecnologia de cultivo desta cultura é simples, você só precisa estudar cada etapa com mais detalhes.
Rega
É muito importante fornecer rega abundante às beterrabas em diferentes épocas de cultivo. Normalmente, são utilizados sistemas de irrigação por gotejamento, que permitem a entrada de umidade no solo em tempo hábil e na quantidade necessária, evitando que ele se alague. Desde meados do verão, a beterraba sacarina requer 4 regas por mês, mas desde que haja pouca chuva. No início do outono, apenas uma rega é necessária, pouco antes da colheita planejada.
Top curativo
A alimentação competente de beterraba sacarina permite que você cultive grandes raízes. Eles usam compostos orgânicos e minerais.
Orgânico
Esse tipo de fertilizante é aplicado no outono, quando a parcela é arada ou na safra anterior. Para um hectare, o cálculo da mistura orgânica é de 40 a 80 toneladas. É estritamente proibido usar estrume que ainda não se decompôs antes do plantio. Essa fertilização irá provocar o aparecimento de crostas e apodrecimento nas raízes. Como alternativa, use palha de grãos pequenos ou adubo verde - mostarda branca, tremoço.
É muito importante usar a palha corretamente como cobertura. Portanto, se for usado como o único fertilizante, o nitrogênio é adicionalmente introduzido no solo. Uma tonelada de palha requer de 8 a 10 kg dessa substância, por hectare.
Complexos minerais
Como fertilizante fosfatado para a beterraba sacarina, utiliza-se superfosfato, necessariamente granular e amoniacal. A quantidade necessária de potássio é fornecida pela silvinita e pelo sal de potássio. A uréia e o sulfato de amônio ajudam a repor o nitrogênio no solo.
O boro é muito importante para a beterraba sacarina, mas existe uma pequena quantidade dele no solo, incapaz de atender às necessidades das plantas. Neste caso, bórax ou ácido bórico é usado.
O nitrogênio é igualmente importante, mas você não pode exagerar, pois afeta a quantidade de nitratos nas raízes.
Nesse caso, quando a área de semeadura da beterraba sacarina apresentar pH inferior a 6, é realizada a calagem. É possível diretamente sob a beterraba no outono, ou melhor, na safra anterior. Para este caso, utiliza-se farinha defecada ou dolomita.
Doenças e pragas
Com um sistema de proteção vegetal de alta qualidade, é possível conseguir uma boa colheita de beterraba sacarina. Como as ervas daninhas freqüentemente contribuem para a disseminação de doenças, elas são removidas com herbicidas especiais.
Entre os problemas mais comuns:
-
comedor de raízes;
-
cercosporose;
-
polpa;
-
sarna;
-
fomose.
Existem vários métodos de lidar com esses problemas, incluindo os biológicos e químicos. No primeiro caso, é importante arar a área para plantar beterraba sacarina, remover ervas daninhas e atrair joaninhas para as plantações, que são inimigas naturais de algumas pragas.
Dos meios químicos de proteção, costumam ser usados inseticidas, fungicidas e pesticidas.
Coleta e armazenamento
Poucos dias antes da colheita pretendida, rega-se abundantemente a beterraba sacarina. Em escala industrial, meios mecanizados são utilizados para a colheita.
Após a coleta das raízes, será necessária sua secagem e limpeza do solo remanescente na superfície.A beterraba sacarina é armazenada a uma temperatura de 0 ... 2 graus. Com o aumento deste indicador, o nível de conteúdo de açúcar nas raízes diminui.
No caso em que não é possível regular o nível de umidade no armazém, a cultura é embrulhada em papel manteiga e polvilhada com serragem. O topo da beterraba sacarina serve como um bom fertilizante para a próxima temporada. Com um nível de produção de 400-500 centners por hectare, será capaz de substituir de 25 a 30 toneladas de estrume.
O comentário foi enviado com sucesso.