Tudo sobre mudas de beterraba

Contente
  1. Crescente
  2. Datas de desembarque
  3. Preparando-se para o transplante
  4. Como plantar corretamente em terreno aberto?
  5. Cuidados de acompanhamento
  6. Doenças e pragas

A beterraba não é cultivada com muita frequência para as mudas. Mas este método é perfeito se você deseja obter vegetais cedo. No entanto, deve-se ter em mente que o cultivo de beterraba pelo método de mudas não é tão fácil. Portanto, você precisa descobrir com antecedência todos os aspectos do processo.

Crescente

A obtenção de mudas de sementes de beterraba consiste em vários estágios sucessivos. Vale a pena nos determos em cada um deles com mais detalhes.

Preparação de sementes

A semente deve ser de alta qualidade e deve ser comprada apenas de fornecedores confiáveis. Escolha variedades regionalizadas para sua região. E você também pode coletar o material se já tiver plantado beterraba antes. Em seguida, os grãos devem ser preparados.

  • Teste de germinação... As sementes são imersas em uma solução de sal e água por alguns minutos. As instâncias que subiram à superfície são jogadas fora - elas estão vazias.
  • Desinfecção... Faça uma solução fraca de manganês e mergulhe as sementes nela por 15 minutos. Em seguida, retire e coloque em água limpa por 5 horas.
  • Estimulação... Para que as sementes germinem bem, será útil estimular o seu crescimento. Compre qualquer estimulante (por exemplo, "Epin") e coloque o material do relógio lá por 6. Em seguida, lave e seque bem.
  • Germinação... O grão deve ser germinado antes do plantio. Pegue um vasilhame grande, coloque um pano de algodão no fundo. Umedeça, coloque as sementes por cima e cubra com um segundo pano úmido.

Coloque o prato em uma sala com temperatura de 20-23 graus e fique de olho na umidade. O aparecimento de brotos é um sinal de plantio.

Seleção de solo e recipientes

A beterraba adora solo solto sem acidez excessiva. Recomenda-se comprá-lo em lojas de jardinagem. Se você retirar solo do seu jardim, precisará desinfetá-lo. Com a auto-seleção de solo, grama, solo de jardim, húmus, areia e cinzas de madeira são usados. Quanto aos recipientes, pode levar copos de plástico, potes, bem como caixas ou bebedouros de plástico. É melhor não usar recipientes de madeira.

Antes do plantio, o recipiente é lavado e tratado com antissépticos.

Semeadura

Você pode semear grãos em copos separados e em recipientes comuns. A primeira opção é mais popular, pois assim fica mais fácil transplantar as mudas, e também não precisa ser mergulhado. É ótimo se o vidro também for turfoso. Independentemente do tipo de recipiente, são feitos orifícios de drenagem e colocada uma camada de drenagem. Em seguida, o substrato é colocado, bem regado. Cave buracos com 2 cm de profundidade, coloque as sementes lá, cubra-os com terra e borrife com um borrifador. E você também pode plantar grãos nas ranhuras. Um filme é colocado no topo do recipiente.

Condições

As mudas precisam ser cultivadas adequadamente para que mais tarde se transformem em plantas fortes e saudáveis. As beterrabas deverão estar bem acesas diariamente, pelo menos 12 horas... Compre fito-luminárias, se necessário. O abrigo é ligeiramente aberto todos os dias durante um quarto de hora para ventilar as plantações. Sua retirada é realizada após o surgimento dos brotos. É muito importante fornecer a melhor umidade às beterrabas. Regar o solo à medida que seca, deve estar sempre ligeiramente húmido. A água da torneira primeiro precisa ser protegida por pelo menos meio dia. Até que as sementes germinem, mantenha a temperatura ambiente em 21 graus e, após a germinação, reduza para 17.

É igualmente importante realizar a alimentação em tempo hábil. Quando as duas primeiras folhas são formadas, as mudas são derramadas com um frango diluído.Após o mergulho, é realizado mais um curativo de cobertura e aqui já será necessário utilizar misturas de minerais adquiridas. É impossível ser zeloso com a alimentação: as mudas superalimentadas ficarão ainda piores. Às vezes, no processo de cultivo de mudas em casa, os jardineiros podem enfrentar dificuldades. Por exemplo, os iniciantes estão interessados ​​no que fazer se os brotos estiverem esticados. Isso acontece nos casos em que as plantas têm pouca luz. É necessário transplantar os brotos para recipientes mais profundos e cavar em terrenos mais altos, além de adicionar iluminação.

Se as mudas ficarem vermelhas, isso já é um problema mais sério. Folhas vermelhas são comuns em solos ácidos. E também adquirem uma tonalidade marrom se o jardineiro irrigar demais os brotos. É necessário estabelecer um regime de irrigação. Se, além da vermelhidão da folhagem, as beterrabas crescem mal ou não crescem, é porque carecem de algumas substâncias. São principalmente fósforo, manganês, sódio e potássio. Complexo curativo mineral.

Datas de desembarque

As próprias mudas são plantadas em casa na primavera, mas as datas exatas são bastante difíceis de determinar, pois dependem do clima da região e das características da própria primavera. A beterraba não é uma cultura particularmente resistente ao frio, ela tem medo de geadas, então o tempo deve ser calculado corretamente... A primeira coisa que eles prestam atenção é escolha... Se as mudas forem cultivadas sem ele, elas precisarão ser transplantadas para um terreno aberto em três semanas, caso contrário, os brotos esticarão e crescerão. Se a colheita fizer parte do cultivo, o transplante é feito em um mês e meio.

A partir disso, os residentes de verão precisam começar. O transplante de brotos é realizado quando um calor estável é estabelecido fora... O solo deve ter pelo menos 10 graus Celsius. As mudas não suportam taxas mais baixas: elas retardam seu crescimento e morrem. Normalmente, as condições descritas vêm em maio, mas você ainda precisa se concentrar na sua região.

Se você sabe que suas fontes são frias, não se apresse em semear mudas. É melhor plantar um pouco mais tarde, adicionando uma semana às datas estimadas, do que perder toda a safra.

Preparando-se para o transplante

Normalmente, não existem métodos especiais para preparar mudas para transplante. Você só precisa prestar atenção a dois pontos: colheita e endurecimento. A colheita é um processo obrigatório para mudas que crescem em recipientes comuns. E para os brotos que estão em copos separados, pode ser realizado. O fato é que vários brotos crescem de uma semente de uma vez, então você terá que desbastar as plantações. A colheita envolve o transplante de brotos individuais. Prepare os recipientes com antecedência, encha-os com substrato. Em seguida, desbaste as plantações, escolhendo os brotos mais fortes. Retire-os delicadamente com uma espátula e transplante, você não precisa aparar as raízes. A distância entre os brotos deve ser de pelo menos 5 centímetros.

Além da colheita, as mudas também devem ser endurecidas. Isso é feito algumas semanas antes do transplante. A cultura é levada ao ar fresco, primeiro por 15 minutos e depois por mais tempo. O tempo de endurecimento aumenta a cada dia. No entanto, não deves ser zeloso: se estiver frio ou vento forte lá fora, é melhor apenas abrir a janela da tua casa.

Como plantar corretamente em terreno aberto?

O plantio de mudas de beterraba é a solução ideal para quem busca uma colheita antecipada.... Quando cerca de 4 folhas são formadas nas plantas, elas podem ser plantadas em terreno aberto. O local é previamente desenterrado, todo o curativo necessário é introduzido nele. Beterrabas gostam de solos soltos, então você pode adicionar um pouco de turfa para fazer a terra fluir mais livremente. O patamar em si é assim.

  • O primeiro passo é cavar as ranhuras. A profundidade das trincheiras deve corresponder ao diâmetro do sistema radicular da muda. As ranhuras são espaçadas de 25 cm.
  • Os brotos podem ser localizados em diferentes distâncias... Se as beterrabas forem pequenas, a distância entre as mudas é de 5 cm, e se forem esperadas grandes colheitas de raízes, a distância é duplicada. Esquema de plantio por metro quadrado - não mais do que 50 brotos.
  • Os brotos plantados são bem regados com um regador... Se estiver frio lá fora, você pode esticar um abrigo de filme em cima.

Cuidados de acompanhamento

Mudas plantadas no jardim não requerem muito tempo do jardineiro. Para ter uma boa safra, você só precisa seguir algumas regras básicas.

Regar e soltar

Mudas de beterraba precisam de rega bastante frequente. Irrigue os canteiros assim que a camada superficial do solo secar. Regar as mudas com um regador. No entanto, as condições meteorológicas também devem ser levadas em consideração. Se chover constantemente, deve-se interromper a rega, pois o excesso de água pode levar ao desenvolvimento de fungos e apodrecimento. Mas se o verão for muito quente e não houver maneira de regar constantemente, vale a pena aplicar uma cobertura morta nas plantações.

No dia seguinte após a irrigação, o solo é superficialmente solto, sem ervas daninhas. Assim, será possível obter dois bônus de uma vez: o oxigênio é fornecido às raízes e as ervas daninhas não atraem as pragas.

Top curativo

As beterrabas respondem muito bem à alimentação, por isso ganham imunidade e fornecem raízes mais doces... A primeira alimentação é sempre nitrogênio. É introduzido nas fases vegetativas iniciais. Como fertilizante, geralmente é usada uma infusão de urtiga ou outras ervas daninhas. Quando os topos começam a se fechar, as plantas precisam de fósforo e potássio. Esses itens podem ser adquiridos em lojas de jardinagem. Tudo é criado de acordo com as instruções e, em vez de água, você pode tomar infusão de verbasco.

Além disso, pelo menos uma vez por temporada, a beterraba deve ser alimentada com boro. Cobertura foliar, ácido bórico é usado para isso. E para deixar as frutas mais doces, usa-se nitrato de sódio. Uma colher de sopa da droga é suficiente para um balde de água.

Doenças e pragas

Com cuidados inadequados e condições instáveis, as mudas de beterraba podem sofrer algumas doenças. A doença mais perigosa é o apodrecimento do colo da raiz. Seu segundo nome é perna preta. A planta seca rapidamente, o caule começa a ficar preto. É impossível salvar uma cultura afetada por uma perna preta. Esses espécimes são simplesmente desenterrados e queimados. O resto das plantas são tratadas com Fitosporin. O solo é derramado com permanganato de potássio, mas se possível, é melhor transplantar as mudas para outra área. Como medida preventiva, são realizados tratamentos de pré-semeadura obrigatórios das sementes, despejando o solo com cinzas de madeira. É muito importante seguir as regras de rotação de culturas e soltar o solo em tempo hábil.

Além da perna preta, as mudas podem ser afetadas pela peronosporose, assim como a folhagem manchada. Ambas as doenças causam placas nas placas das folhas, o que as torna secas, amareladas, murchar e começar a se enrolar em tubos. O crescimento da planta diminui, murcha e às vezes morre. Para combater doenças, são usados ​​preparações contendo cobre. Devem ser diluídos em água de acordo com as instruções e, em seguida, aplicados nas plantas com um borrifador. Os tratamentos medicamentosos são realizados a cada 7 dias até que a cultura esteja completamente recuperada. Quanto a pragas, gorgulhos, pulgões, percevejos podem parasitar beterrabas. O inseticida "Decis" ajuda a combater os gorgulhos, é bem possível espantar os pulgões com qualquer odor pungente. Pó de tabaco, infusão de alho são muito bons aqui. Se houver poucos insetos, eles são removidos pela pressão da água. Percevejos são destruídos com inseticidas.

A maioria das doenças e ataques de pragas podem ser evitados seguindo medidas preventivas simples:

  • escolher variedades resistentes a doenças;
  • lembre-se da rotação de culturas - você não pode plantar beterraba por vários anos no mesmo lugar;
  • cave bem o local no outono, uma vez que fungos e muitas pragas permanecem no solo;
  • livrar as mudas de ervas daninhas, porque, por exemplo, um bug, por exemplo, inicialmente só começa ali;
  • não encha demais as plantas para não provocar doenças fúngicas;
  • certifique-se de tratar as sementes com desinfetantes antes de plantar.
sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário