Tudo sobre o plantio de beterraba

Contente
  1. Cronometragem
  2. Preparação
  3. Tecnologia e esquema de pouso
  4. O que você pode colocar no buraco?

A beterraba é fácil de cuidar e amadurece perfeitamente tanto nas regiões do sul como nas frias. Tudo o que um jardineiro precisa para obter uma boa colheita é preparar adequadamente as sementes e dar à planta condições normais de desenvolvimento.

Cronometragem

Em primeiro lugar, o jardineiro precisa entender qual é a melhor hora para o plantio de beterraba. Ao planejar este procedimento, deve-se prestar atenção aos seguintes pontos.

  1. Temperatura. Vale a pena começar a plantar beterraba depois que o solo e o ar estiverem suficientemente aquecidos. Em regiões quentes, isso é feito no final de março ou início de abril. Na Sibéria, nos Urais e em outras partes frias do país, isso é feito em maio. Nessas regiões, é melhor plantar beterraba em campo aberto, que não tem medo de geadas. Beterrabas tardias podem ser plantadas mesmo no início de junho.

  2. Clima. Antes de plantar beterraba, é importante certificar-se de que nenhuma geada é esperada no futuro próximo. Caso contrário, as plantas podem morrer.

  3. Grau. De acordo com o período de maturação, todas as variedades podem ser divididas em três categorias. Beterrabas amadurecem em 100-110 dias, beterrabas médias em 115-130 dias. A estação de crescimento da beterraba tardia leva quase 150 dias. É perfeitamente possível plantar diferentes variedades de beterraba em um local. Graças a isso, parte da colheita pode ser comida, e o resto pode ser enviado para armazenamento.

Ao escolher a data certa para este procedimento, muitos jardineiros também são guiados pelo calendário lunar. Acredita-se que plantando hortaliças em dias favoráveis, é possível obter plantas mais saudáveis ​​e resistentes a diversas doenças.

Preparação

Decidido o momento certo para o plantio, é necessário preparar o local e o material de plantio.

Um lugar

Primeiro você precisa decidir sobre o local mais adequado para o plantio de sementes. A beterraba deve estar em uma área ensolarada. Na sombra, ele ficará raso. É muito importante evitar zonas húmidas. Os canteiros de beterraba são geralmente estreitos e não muito longos.

Ao plantar raízes, não se deve esquecer a rotação de culturas. Recomenda-se que os vegetais sejam plantados em áreas onde anteriormente eram cultivados tomates, pepinos, cebolas ou leguminosas. Não é recomendado plantar vegetais no jardim em que beterrabas ou cenouras foram cultivadas anteriormente. Em tal lugar, eles não terão nutrientes.

Você precisa coletar com antecedência para obter raízes e bons vizinhos. É melhor plantar beterraba ao lado de cebola, alho, repolho ou alface. O endro jovem pode ser plantado entre as linhas. Vizinhos pobres para a beterraba são batatas, feijão e milho.

Você também não deve plantar raízes perto de árvores altas ou arbustos densos. Nesse caso, suas coroas sombreiam os vegetais. Portanto, a beterraba se desenvolverá muito lentamente.

O solo

A qualidade do solo também desempenha um papel importante. Ela deve ser fértil. Portanto, no processo de preparação das camas no outono, deve-se adicionar esterco ou húmus ao solo. O solo no local também não deve ser ácido. Você pode diminuir a acidez do solo adicionando giz ou cinzas. Depois disso, o solo deve ser bem solto. Isso é feito para que a água não fique estagnada no local.

Sementes

Muitos jardineiros plantam sementes de beterraba sem qualquer preparação prévia. Isso não afeta particularmente a colheita. Mas se os jardineiros querem acelerar o processo de brotação, eles devem processar todo o material de plantio. O processo de preparação das sementes consiste nas seguintes etapas.

  1. Calibração. O primeiro passo é selecionar material de plantio saudável. Para fazer isso, as sementes são simplesmente colocadas em uma folha de papel branca e separadas à mão. Todos os grãos pequenos e danificados devem ser destruídos imediatamente. Para o plantio, use sementes saudáveis ​​do mesmo tamanho. Nesse caso, as mudas do site aparecerão ao mesmo tempo. Em seguida, as sementes devem ser colocadas em um recipiente com água salgada por várias horas. Após este tempo, todas as sementes flutuantes devem ser jogadas fora. O resto dos grãos deve ser enxaguado em água corrente e seco.

  2. Desinfecção. Este é outro procedimento importante recomendado para todos os jardineiros. Ajuda a proteger a beterraba de ataques de doenças e pragas. Para desinfetar as sementes, elas são colocadas em um recipiente com uma solução fraca de permanganato de potássio e deixadas por 12 horas.

  3. Absorver. Para que as sementes germinem mais rápido, elas devem ser embebidas. Para isso, o material de plantio é envolto em gaze e colocado em vasilhame com água morna por 6 a 9 horas. É aconselhável trocar a água a cada 3 horas. Também deve estar quente e limpo.

  4. Germinação. Em vez de embeber as sementes, elas podem ser germinadas. Vale lembrar que esse processo é mais demorado. Para começar, o material de plantio deve ser espalhado sobre gaze úmida e coberto com pano úmido ou serragem por cima. Além disso, as sementes preparadas desta forma podem ser colocadas em um saco ou tigela, que é então coberto com vidro. O recipiente é deixado em local aquecido por vários dias. As sementes precisam ser verificadas e umedecidas diariamente. Quando o material de plantio germinou, o jardineiro pode começar a plantar as sementes.

  5. Vernalização. Ao planejar o plantio de beterraba em solo insuficientemente aquecido, as sementes devem ser pré-endurecidas. Para isso, após a imersão, são colocados no refrigerador. Eles são deixados lá por várias horas. Este método de preparação de sementes torna as beterrabas mais resistentes ao frio.

  6. Tratamento com estimulantes. Este método também ajuda a acelerar o processo de germinação das sementes. O método é ideal para pousar em regiões com verões curtos. Como regra, as sementes de beterraba são embebidas em recipientes com solução de Epin ou estimulantes semelhantes. Deixe os grãos lá por meia hora. Após a imersão, são retirados da vasilha com estimulante e secos por 24 horas.

O preparo adequado do material de plantio permite uma boa colheita em quaisquer condições. Portanto, esses procedimentos não devem ser ignorados.

Tecnologia e esquema de pouso

O próprio processo de plantar sementes no solo consiste nas seguintes etapas.

  1. Na primavera, o solo deve ser afrouxado novamente. Se for muito pobre, deve ser fertilizado adicionalmente. Depois disso, o terreno deve ser nivelado com um ancinho. No final, o solo deve ser leve e solto.

  2. A seguir, no local, é necessário fazer ranhuras de tamanho adequado. A distância entre eles deve ser de até três centímetros. A diferença entre as fileiras individuais é de 25-35 centímetros.

  3. Depois disso, você precisa semear as sementes. A profundidade de incorporação não deve ser muito grande. Caso contrário, os brotos não aparecerão no jardim muito rapidamente.

  4. Além disso, as ranhuras precisam ser borrifadas com terra. A terra deve estar bem socada.

  5. Após o plantio das sementes, os canteiros devem ser regados em abundância. É muito importante que a água seja bem absorvida. Vale a pena regar os canteiros com regador, tentando não erodir o solo. A água para irrigação deve ser usada quente e bem assentada.

  6. Depois disso, é recomendável cobrir adicionalmente as plantas. Para isso, é melhor usar serragem limpa, húmus ou turfa. A camada de cobertura morta não deve ser muito espessa.

Se uma onda de frio for planejada para um futuro próximo, é recomendado cobrir os canteiros com fibra de fibra. Isso ajudará a proteger as plantas jovens. Neste caso, é muito importante retirar o abrigo imediatamente após o aparecimento dos primeiros rebentos no jardim. Isso evita que as plantas comecem a apodrecer.

Alguns jardineiros preferem organizar canteiros quentes em sua área. Você pode equipá-los de duas maneiras.

  1. Você pode cavar várias trincheiras largas no canteiro do jardim. Uma pequena quantidade de matéria-prima orgânica é colocada em cada um deles.
  2. Caixas especiais são instaladas nas camas. Eles estão cheios de resíduos de plantas e solo solto.

Para a disposição de canteiros aquecidos, é muito importante usar resíduos de plantas saudáveis ​​que não tenham sido danificados por pragas ou doenças. É possível plantar beterraba em tal cama apenas dois anos após seu arranjo.

Separadamente, vale a pena falar sobre a semeadura pré-inverno de tubérculos. Este método de cultivo de beterraba tem suas vantagens. Em primeiro lugar, deve-se observar que tais plantas são mais resistentes ao frio, à falta de umidade, bem como ao ataque de pragas e doenças. Além disso, os frutos da beterraba plantada antes do inverno amadurecem muito mais rápido. Portanto, no verão podem ser usados ​​para preparar saladas, sopas e outros pratos.

Para plantar beterraba antes do inverno, vale a pena usar variedades resistentes ao frio. Eles não são propensos a atirar e não têm medo de geadas. O plantio de beterraba antes do inverno tem características próprias. Jardineiros novatos devem considerar os seguintes pontos.

  1. A beterraba não deve ser plantada muito cedo. Isso levará ao fato de que as sementes germinarão na época errada e os primeiros brotos morrerão após o início da geada. A época ideal de semeadura é o final de outubro.

  2. No outono, sementes secas são plantadas no solo. Ao mesmo tempo, o solo do local também deve estar seco. A melhor maneira de semear as sementes é em tempo nublado.

  3. Após o plantio da beterraba, os canteiros devem ser cobertos com uma camada de cobertura morta ou húmus. Você também pode usar serragem ou folhagem seca. Na primavera, o abrigo precisará ser removido.

As beterrabas cultivadas dessa maneira são tão saborosas e grandes quanto as beterrabas de verão.

O que você pode colocar no buraco?

Para acelerar o crescimento da beterraba, vale a pena adicionar fertilizantes com alto teor de nitrogênio ao solo durante o plantio. Normalmente, nesta época, as beterrabas são alimentadas com uréia. Outros produtos podem ser usados ​​em seu lugar.

  1. Estrume. O húmus puro é geralmente diluído de 1 a 5 em água morna. Em vez disso, excrementos de pássaros também podem ser usados. Mas uma solução com tal produto deve ser menos concentrada. Pellets secos também podem ser usados ​​em vez de frango normal. Você precisa usá-los, seguindo as instruções da embalagem.

  2. Siderata. Alguns jardineiros plantam em seu site após a colheita. Nesse caso, eles conseguem crescer antes do início da primavera. Durante a preparação do terreno para a primavera, os greens são cortados e enterrados no solo.

  3. Cinza. Este é outro produto muito utilizado na alimentação de beterraba na primavera. As cinzas limpas obtidas após a queima de resíduos de plantas saudáveis ​​devem ser adicionadas às ranhuras. Pode ser folhagem seca ou galhos.

  4. Casca de cebola. A casca da cebola seca também é excelente para a alimentação. Você pode coletar a quantidade certa de produto em algumas semanas. À noite, antes do plantio, a casca deve ser despejada com água quente. Além disso, o recipiente com o futuro fertilizante deve ser enviado para infusão. No dia seguinte, o curativo superior pode ser colocado nos poços.

Se desejar, esses produtos podem ser substituídos por produtos adquiridos. Podem ser fertilizantes minerais convencionais e formulações complexas.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário