Depois do qual você pode plantar beterraba?

Contente
  1. A beterraba pode ser plantada depois da beterraba?
  2. Melhores predecessores
  3. Colheitas indesejadas

A beterraba é considerada uma raiz vegetal especial, cujas propriedades curativas são conhecidas há muito tempo. O vegetal é rico em ferro, iodo e zinco, graças aos quais os processos de hematopoiese são estabilizados e as funções das gônadas melhoradas. Se você comer regularmente esse vegetal, seu metabolismo melhorará visivelmente. Além dos benefícios para a saúde, a beterraba tem cor viva e sabor expressivo. Ele é usado para preparar lanches, conservas, bem como segundo e primeiro pratos. Para cultivar um vegetal de raiz grande e saboroso, você precisa saber depois de quais plantas deve-se plantar beterraba.

A beterraba pode ser plantada depois da beterraba?

Na área onde a beterraba já estava crescendo no ano passado, é altamente indesejável replantá-la. O replantio só pode ser realizado após 3-4 anos. Durante este tempo, o terreno terá tempo de se recuperar totalmente, tendo acumulado quantidade suficiente de microelementos e outros nutrientes úteis necessários a esta cultura, retirados do solo na colheita anterior.

Se você não seguir essa regra, o rendimento será muito pior do que o esperado: as características de sabor das raízes diminuem, assim como seu tamanho. Neste caso, mesmo a fertilização regular não ajudará a lidar com a situação.

Antes de cultivar uma cultura, você precisa se familiarizar com as peculiaridades de sua rotação de culturas e as regras básicas da tecnologia agrícola. A beterraba não necessita de cuidados especiais. Ela enraizou-se perfeitamente em diferentes regiões, não dependendo particularmente das condições climáticas dos locais de cultivo. Claro, as regiões do norte do nosso país não são contadas.

Mas não importa o quão despretensioso seja o cuidado com as beterrabas, suas próprias técnicas agrícolas foram desenvolvidas para elas. Vamos listar alguns pontos importantes para o sucesso do seu crescimento.

  • As beterrabas adoram a luz do sol, então a área para elas deve ser bem iluminada. A luz afeta o sabor e o tamanho da fruta.
  • Quando plantado em solo ácido, uma excelente frutificação não pode ser alcançada. A polpa fica preta e sem gosto. Com um elevado índice de acidez no local, é necessário escolher outro local ou reduzir este indicador com a ajuda da farinha de lima e dolomita. O primeiro componente deve ser usado com cautela, pois devido ao seu excesso, as plantas enfraquecem e começam a doer. O nível de pH recomendado deve estar entre 6,5 e 7,0.
  • Uma área de pelo menos 9x9 cm deve ser alocada para uma planta.O espessamento do plantio é outro motivo para a diminuição da produtividade.
  • A cultura prefere barro com húmus. Esse solo de densidade média é considerado ideal para uma cultura de raízes de Borgonha. Quando plantadas em solo pesado e argiloso, as raízes não conseguirão ganhar a massa desejada. Solo franco-arenoso leve também não é adequado - não possui micronutrientes suficientes. Todas as substâncias úteis serão gradualmente removidas para as camadas profundas, de modo que as raízes das plantas não as alcançarão.
  • No processo de germinação das sementes e enraizamento das mudas, o vegetal torna-se especialmente exigente quanto à quantidade de umidade. A irrigação moderada é necessária durante o desenvolvimento ativo da beterraba. Quando a época da colheita se aproxima, a rega é reduzida. A água parada leva à decomposição das raízes, por isso é impossível encher os canteiros.

As regras acima devem ser seguidas ao plantar na primavera, outono ou qualquer outro período.

Melhores predecessores

Os solos contêm uma lista de certos oligoelementos necessários para o pleno desenvolvimento das hortaliças.Mas tudo depende do tipo deles. Alguns solos são mais férteis, outros são considerados esgotados. Nesse sentido, a beterraba requer atenção especial se for plantada após outras safras.

Absolutamente todas as plantas em processo de desenvolvimento retiram uma certa quantidade de micronutrientes do solo, mas alguns são especialmente grandes e outros - um mínimo. Além disso, entre elas há variedades que até enriquecem o solo com substâncias úteis, por exemplo, nitrogênio ou potássio, muito necessárias para outras culturas. Você só precisa saber depois de quais plantas você pode plantar beterraba, e depois de quais - você não deve em nenhum caso.

Segundo confirmam jardineiros e agrônomos experientes, todos os representantes da família das beladonas são considerados os melhores antecessores. As culturas mais comuns nesta categoria são:

  • tomates;
  • Pimenta;
  • batata;
  • beringela;
  • ervilhas de diferentes variedades.

Depois de cultivá-los no próximo ano, os canteiros podem ser preenchidos com mudas ou sementes de beterraba (quando semeadas diretamente em terreno aberto).

É importante cumprir a condição principal - após a colheita da erva-moura, o local deve descansar até o final do ano para restaurar o equilíbrio dos oligoelementos. Mesmo o solo mais fértil precisa de muito tempo para descansar e se recuperar.

A lista de grandes predecessores da beterraba continua indefinidamente.

  • Cebola. Tem uma estrutura especial e as substâncias da sua composição espantam eficazmente os insectos nocivos. Devido à desinfecção natural, o grau de nocividade do solo é reduzido significativamente. As variedades de cebola são muito difundidas em diferentes regiões do país. Esta planta é considerada um precursor adequado para muitas culturas vegetais.
  • Pepino. No processo de crescimento, suas raízes localizam-se na parte superior do solo, sem se aprofundar. Essa cultura recebe a maior parte de seus nutrientes da água, não do solo, então o solo mantém a composição praticamente intacta. Depois de colher pepinos, você pode começar a plantar beterraba quase imediatamente.
  • Trevo. Uma das características do trevo é que a terra no jardim não apenas repousa, mas também está saturada de microelementos úteis. Se você plantar raízes após o trevo, a colheita será saborosa e grande. Além disso, as plantas terão excelente resistência a doenças.
  • Especiariaspor exemplo, salsa e endro também são considerados precursores adequados. Eles não retiram muitos nutrientes do solo, a quantidade necessária de elementos úteis é suficiente para a beterraba.

Ao usar um lote de terreno para o cultivo de diferentes plantas, é imperativo levar em consideração a rotação da cultura.

Seu princípio básico é que representantes de uma mesma família não podem ser alternados entre si.

Isso significa que se o espinafre crescia anteriormente na horta, então o plantio de beterraba deveria ser abandonado, já que ambas as culturas pertencem à família do amaranto (têm doenças comuns, a mesma nutrição e as mesmas pragas).

O tamanho do terreno muitas vezes é limitado, por isso nem sempre é possível escolher o local ideal para cada planta, tendo em conta as suas características e características. Você pode resolver esse problema com fertilizantes. Eles usam formulações prontas e complexas, produtos orgânicos e receitas populares. A cobertura deve ser aplicada de maneira comedida, caso contrário, afetará negativamente a saúde das plantas e sua frutificação.

Os fertilizantes compensam a falta de componentes úteis no solo, mas não vão resolver o segundo problema. Após o cultivo de longo prazo, um grande número de bactérias e pragas perigosas se acumulam no solo.

Hortaliças que pertencem à mesma família podem ser cultivadas em um único local, mas entre os plantios deve-se manter um intervalo de até 4 anos, plantando plantas de outras famílias e gêneros. Para que cada safra tenha uma colheita rica e estável, você precisa planejar cada plantio com antecedência.

O estado de certas plantações é influenciado não apenas pelas antecessoras no local, mas também pela vizinhança com outras plantas. A beterraba desenvolve-se totalmente ao lado do repolho, do feijão e da batata. Eles se influenciam positivamente, estimulando o crescimento.

E também os morangos são considerados vizinhos adequados. Esta fruta perfumada também vai prosperar e dar frutos ao lado de vegetais de raiz. Para espantar insetos perigosos, você pode plantar hortelã, orégano ou outras plantas com efeito semelhante entre as fileiras de beterraba.

Se o território for muito espaçoso, você pode cultivar beterraba com cenoura no mesmo território. O principal é manter espaço livre suficiente entre eles para que as plantas não façam sombra umas às outras.

Colheitas indesejadas

Algumas culturas hortícolas não apenas esgotam gravemente o solo, mas também deixam para trás patógenos de doenças perigosas que podem destruir a plantação.

Os precursores inadequados para beterraba são:

  • cenoura;
  • colza (planta herbácea);
  • espinafre;
  • rabanete;
  • repolho (especialmente repolho branco);
  • beterraba (acelga).

Depois de todas essas plantas, as sementes de beterraba não podem ser semeadas, pois estão unidas pelas mesmas necessidades de uma certa nutrição, que tiram do solo. E também são atacados pelas mesmas pragas. O plantio regular dessas plantas drena muito o solo, especialmente na ausência de fertilização.

Além disso, você não deve plantar beterraba no mesmo local por várias temporadas consecutivas. Os rendimentos diminuirão de ano para ano. As raízes começam a encolher e a perder o sabor.

Assista a um vídeo sobre o assunto.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário