O que plantar depois da beterraba no próximo ano?
A qualidade da safra colhida depende em grande parte se o jardineiro segue as regras de rotação de safra. Portanto, a localização dos vários vegetais na horta deve ser alterada regularmente. A área onde a beterraba era cultivada anteriormente é mais adequada para plantas como abóbora e repolho.
Plantando abobrinha
O melhor de tudo, nos canteiros onde ficavam as beterrabas, a abobrinha ou a abóbora se sentiam bem... Essas plantas precisam de muitos nutrientes. Portanto, o solo deve ser devidamente preparado antes do plantio. Para isso, fertilizantes minerais ou orgânicos são introduzidos nele. Normalmente, o solo é alimentado com solução de verbasco.
Após o plantio, a abobrinha também é regada em abundância. Para isso, é melhor usar água morna e bem estabilizada.
Plantando repolho
O repolho também cresce bem em camas de beterraba. Essas plantas podem ser ótimas vizinhas. Portanto, os jardineiros costumam plantar repolho ao lado de beterraba e endro. Com este esquema de plantio, as plantas se desenvolvem bem e não são atacadas por pragas. O repolho cresce bem depois da beterraba. O principal é que o solo ainda é fértil e solto. Portanto, antes do plantio da couve em campo aberto, o solo é fertilizado com matéria orgânica e bem escavado.
Se as plantas adoeceram no ano passado, é recomendável desinfetar os canteiros antes de plantar o repolho com "Fitosporina" ou qualquer outro meio semelhante. Isso terá um efeito positivo em sua condição.
O que mais você pode plantar?
Além dessas plantas, outras podem ser plantadas no próximo ano após a beterraba.
- Leguminosas... O plantio de ervilhas, lentilhas ou feijão no local ajudará a restaurar rapidamente o equilíbrio de micronutrientes. Isso terá um efeito positivo na condição do solo. Dentro de um ano após o plantio de leguminosas, qualquer outra planta pode ser colocada no local.
- Alho... Este vegetal adora o sol e não precisa de muitos nutrientes. Além disso, flores ou frutos silvestres, como morangos, podem ser plantados ao lado da planta nomeada.
- Nightshade... Canteiros de beterraba são ideais para o plantio de berinjela, tomate e pimentão. Além disso, as batatas crescem bem com eles. Você pode plantar qualquer variedade dessas raízes em seu site. É melhor colocar fileiras de batatas iniciais lá.
- Verdes... Depois da beterraba, a salsa, o endro e vários tipos de salada crescem bem no local. Eles rapidamente ficam verdes e saborosos. Além disso, temperos como manjericão, hortelã ou coentro ficam bem ali. Plantar essas plantas em sua região ajuda a proteger as plantas próximas, além de melhorar as condições do solo.
- Pepinos... Como no caso da abobrinha, para obter uma colheita decente, o solo em que os pepinos crescerão deve ser bem fertilizado. Para isso, costuma-se usar esterco. Após esta preparação do site, os pepinos crescem muito bem nele.
- Siderata... Se o jardineiro tiver oportunidade de dar um descanso ao seu lote, os canteiros podem ser semeados com siderados. Melilot, trevo, alfafa ou mostarda costumam ser semeados ali. Todas essas plantas podem ser utilizadas como ração animal. Além disso, eles são frequentemente adicionados à fossa de compostagem ou embutidos no solo ao cavar um local. O uso de adubo verde na alimentação tem um grande efeito no estado dos canteiros. Um ano após o plantio, todos os vegetais vão se sentir bem ali.
- Abóbora... Este é um vegetal absolutamente despretensioso. Ele pode ser plantado em quase qualquer área, incluindo onde antes eram plantadas raízes. Se o solo for bem fertilizado e a planta receber luz solar suficiente, os frutos nos caules crescerão grandes, fortes e saborosos.
Alguns jardineiros, depois da beterraba, plantam cenouras em seu terreno. Para um crescimento e desenvolvimento normais, ela precisa das mesmas substâncias que a beterraba. Portanto, a planta sofrerá com sua falta no solo.
Mas, se você primeiro alimentar o local abundantemente, as raízes ainda serão capazes de se desenvolver normalmente. Portanto, em condições de aperto, é bem possível trocar esses vegetais em alguns lugares.
O que não deve ser semeado?
O jardineiro também precisa entender quais plantas definitivamente não devem ser plantadas em seu local depois da beterraba. Esta lista inclui apenas alguns vegetais.
- Rabanete... Na área de cultivo da beterraba, não é recomendável plantar rabanetes e outras plantas crucíferas. Caso contrário, eles podem ser afetados pelo nematóide. Será muito difícil lidar com pragas em tais condições.
- Beterraba... Não é recomendado cultivar beterraba na mesma área por vários anos consecutivos. Apesar do fato de que esta planta é despretensiosa, definitivamente não fará bem. As raízes cultivadas no mesmo canteiro pelo segundo ano consecutivo não serão tão grandes. Alguns deles podem parecer não naturais e ter uma forma estranha. Isso se deve ao fato de que as plantas não possuem oligoelementos e vitaminas. Portanto, eles se desenvolvem muito mal e se tornam muito fracos. Alguns jardineiros pensam que é possível alternar entre diferentes tipos de beterraba. Mas esse esquema não funciona, porque a beterraba sacarina, a beterraba forrageira e a beterraba frondosa precisam dos mesmos nutrientes.
- Cebola... Não é recomendado plantar cebolas em vez de camas de beterraba. Ele se desenvolverá muito lentamente. As verduras dessas cebolas serão lentas e as cabeças serão pequenas e macias. Essas lâmpadas são muito difíceis de colocar. Portanto, não faz sentido cultivá-los.
Os proprietários de pequenos lotes não precisam deixar parte do jardim vazio anualmente. Escolher as plantas certas para o plantio só beneficiará o solo.
O comentário foi enviado com sucesso.