Quando e como colher beterraba?
A colheita na agricultura é a operação mais importante. Os resultados do trabalho, a influência do clima e a escolha do material de plantio tornam-se visíveis. A beterraba está longe de ser o último lugar entre as plantações de jardim e de campo. O vegetal é rico em vitaminas e minerais e possui sabor único. Armazena bem se as condições forem atendidas. Neste material, vamos considerar os métodos e tempos de colheita da beterraba, que permitem preservar o máximo de nutrientes nesta cultura de raízes.
Como saber se as beterrabas estão maduras?
A maior concentração de vitaminas e açúcares na beterraba é alcançada durante o amadurecimento. O achado adicional da cultura da raiz no solo é indesejável. Ela ainda não será capaz de acumular substâncias ainda mais diversas, enquanto mudanças significativas previstas por sua natureza podem ocorrer na raiz da colheita, ela começará a se preparar de forma independente para uma nova existência, ou melhor, para a reprodução. Na verdade, para isso, a planta precisa de um suprimento de açúcares e minerais. Ao mesmo tempo, a própria cultura de raízes se tornará dura e praticamente inadequada para alimentação.
A colheita de beterrabas verdes também é indesejável. Esses vegetais ainda não coletaram açúcares suficientes para expressar totalmente seu sabor. Além disso, como a casca das raízes verdes ainda é muito fina, será difícil manter essa cultura mesmo antes do inverno, pois os vegetais perderão a umidade necessária.
Um dos indicadores mais confiáveis do tempo de colheita ideal são os topos de secagem. Via de regra, a beterraba, cujas folhas começaram a amarelar e secar, estão prontas para a colheita. No entanto, como costuma acontecer na natureza, esse indicador não é universal. As folhas podem ficar amarelas um pouco mais cedo devido às condições meteorológicas.
Portanto, para confiabilidade, é melhor desenterrar um vegetal de raiz e examiná-lo. Se a raiz principal ficou fina e as raízes laterais ficaram pretas, é hora de colher as beterrabas.
Não se esqueça dos tempos de maturação indicados na embalagem das sementes adquiridas, pois podem ser ligeiramente diferentes consoante as variedades. Assim, a beterraba de amadurecimento precoce cresce desde o plantio de 80-110 dias, amadurecimento intermediário - de 110 a 130 dias, amadurecimento tardio - mais de 130-145 dias. Assim, ao comprar material de plantio, você pode saber com antecedência se a beterraba terá tempo de amadurecer na sua região até que esteja pronta para a colheita e armazenamento.
Tempos de limpeza ideais
Como já foi observado, colher beterrabas verdes é indesejável, elas não são tão saborosas e saudáveis e são armazenadas pior. A época de maturação, caso a casta não corresponda à região, pode não coincidir com a época de cultivo típica desta zona. No entanto, o trabalho árduo dos criadores tornou possível criar uma série de variedades adaptadas a diferentes períodos de cultivo.
Assim, nos subúrbios e na região de Leningrado, as variedades de amadurecimento tardio também podem amadurecer até a condição, sendo que um dos representantes mais comuns é a variedade Komandor. Quase em todos os lugares da Rússia central, as variedades de tubérculos amadurecem perfeitamente no meio da temporada, entre as quais a variedade mais popular é a "Cilindro".
Nos Urais, a beterraba vermelha de maturação média é cultivada principalmente, por exemplo, o "Bordéus". Na Sibéria, em algumas regiões, a beterraba de mesa de maturação intermediária também pode amadurecer, mas, devido às geadas precoces, as variedades de maturação precoce podem dar melhores resultados.
Nas regiões do sul do país, durante o período vegetativo, as variedades de maturação tardia têm tempo de maturação, sendo que na maturação média é possível colher duas colheitas cada.
Outro critério pode ser o tamanho da cultura da raiz. Se ela atingiu o tamanho declarado para uma determinada variedade, geralmente é indesejável permanecer mais no solo. Ele não será mais, apenas amadurecerá demais e perderá todas as suas qualidades.
Também é recomendável iniciar a colheita quando aparecerem crescimentos na superfície das raízes - um sinal de deposição de açúcar, indicando que o acúmulo está completo.
Quando o tempo estimado para a colheita se aproxima, uma ou duas raízes devem ser desenterradas e cuidadosamente examinadas, não apenas externamente, mas também pelo gosto.
Assim, podemos listar vários critérios principais que caracterizam a prontidão da cultura da beterraba para colheita e armazenamento:
- o estado dos topos;
- condição das raízes;
- o tamanho ideal da cultura de raiz;
- o aparecimento de crescimentos na cultura da raiz.
Para variedades precoces
As chamadas variedades de maturação precoce ou precoce distinguem-se pelo período de maturação mais curto. Em algumas regiões, onde o plantio é possível em maio, você pode iniciar a colheita já em julho. Essas variedades também são adequadas para regiões com uma estação de crescimento curta, por exemplo, para a parte norte da Rússia europeia ou para a Sibéria. Como regra, essas beterrabas devem ser colhidas em agosto. Uma das variedades comuns deste grupo é "Boyarynya".
Para armazenamento de inverno
Para manter a beterraba melhor, você precisa tentar cumprir uma série de condições. Como já foi referido, a colheita deve ser retirada da horta na altura ideal, para determinar qual a época de maturação deve ser contada a partir da época de plantação de acordo com a variedade de beterraba - assim se pode determinar o mês da próxima colheita.
Se as datas aproximadas de amadurecimento forem conhecidas, é necessário ajustar a época de colheita de acordo com a condição da raiz e da copa. Decidido o tempo aproximado, é necessário interromper a rega dos canteiros e esperar pelo menos duas semanas até que o solo esteja completamente seco. É bom se não houver chuva durante este período, uma vez que as raízes úmidas podem pegar o excesso de umidade no outono e serão armazenadas de forma pior.
Se as condições climáticas forem desfavoráveis, no final do período de maturação, a beterraba terá que ser colhida de uma forma ou de outra, pois as raízes podem crescer e não podem ser utilizadas para alimentação.
Não permita a exposição à geada na cultura. Se aparecer uma mensagem na previsão sobre uma possível queda na temperatura abaixo de 0 °, você terá que esquecer o momento ideal de colheita, a beterraba congelada não pode ser armazenada, ela não será armazenada.
É claro que as variedades tardias se distinguem pelo melhor sabor e pelo maior prazo de validade devido ao longo período de crescimento, mas seu cultivo só é possível nas regiões do sul do país.
Como cavar certo?
Se todos os sinais de amadurecimento forem revelados, as beterrabas devem ser colhidas. Como já mencionado, para isso é recomendável aguardar a secagem do solo, interromper a rega e consultar a previsão do tempo. É aconselhável que a umidade não escorra por pelo menos duas semanas, isso tornará o solo mais quebradiço, o que permitirá retirar a beterraba do jardim praticamente sem torrões de terra. O solo residual nas frutas pode encurtar seriamente a vida útil ao absorver a umidade e deixar de molho na adega no inverno.
A tecnologia para desenterrar beterrabas maduras é simples. Com uma pá ou um forcado, você precisa cavar as raízes e, em seguida, puxá-las para fora do solo, agarrando o topo. Neste caso, deve-se agir com muito cuidado, qualquer dano pode causar apodrecimento da cultura da raiz e infecção de espécimes saudáveis armazenados nas proximidades.
Depois de arrancar as beterrabas do solo, é inaceitável bater as raízes umas contra as outras, isso geralmente causa danos à pele e subsequente decomposição.
Depois que as beterrabas são retiradas do solo, você precisa deixá-las secar um pouco bem no jardim, a menos que haja previsão de chuva, depois disso você pode começar a aparar as pontas. Isso é feito com uma faca afiada, tesoura de poda ou tesoura grande. Não é recomendável cortar as folhas pela raiz, é melhor deixar o cânhamo das pontas com cerca de 1 centímetro de comprimento. Com a ajuda de um trapo ou de luva, removem as raízes secas junto com a terra aderindo a elas diretamente com a mão. A ponta seca da raiz principal também precisa ser aparada.
Você pode colher beterrabas da horta em uma hora e meia a duas horas, dependendo das condições. No entanto, esta não é a última operação antes do armazenamento. Não será supérfluo secá-lo em uma sala bem ventilada e sem luz solar direta, sob um galpão ou em um galpão por cerca de uma ou duas semanas, se o tempo permitir.
Dicas de armazenamento de colheita
É aconselhável armazenar a cultura da beterraba em uma adega fechada. Com o arranjo correto, a safra colhida tem todas as chances de ser aproveitada até a primavera e até a próxima colheita. Antes de armazenar os vegetais, a adega deve ser bem limpa e seca. Se necessário, a sala deve ser tratada com antecedência contra pragas e roedores.
Ao armazenar uma colheita, certifique-se de que os vegetais estão prontos para isso. A casca, as raízes e o cânhamo das copas devem secar. Antes de colocar as raízes, não é supérfluo examinar cuidadosamente novamente e separar todas as amostras suspeitas para descarte ou consumo precoce.
Existem várias maneiras de armazenar beterraba:
- em sacos plásticos;
- em caixas de plástico;
- em um compartimento especialmente arranjado a granel ou em sacos de "açúcar";
- um rebanho em cima de um rebanho de batatas.
Cada método tem seus próprios apoiadores. Em qualquer caso, você deve tentar isolar as raízes do contato direto umas com as outras. Para isso, recomenda-se polvilhar os vegetais com areia seca, cinza, serragem ou até sal. Todos esses materiais não apenas isolam perfeitamente as raízes individuais, mas também podem absorver o excesso de umidade.
No entanto, ao contrário, por exemplo, das batatas, a beterraba pode perder rapidamente o seu sabor e apresentação se a adega estiver muito seca. A estrutura da cultura da raiz é tal que requer uma umidade do ar relativamente alta. É por isso que armazenar beterrabas em cima das batatas é considerado o mais preferível hoje.
A batata "respira" ativamente a umidade da evaporação, e a beterraba a absorve ativamente, o que tem um efeito positivo nos resultados do armazenamento da colheita de ambas as safras.
As culturas de raízes de variedades de amadurecimento tardio têm a vida útil mais longa, no entanto, como já observado, é possível colocar sua colheita em prontidão para armazenamento apenas nas regiões mais ao sul do país. O assentamento de raízes verdes para o inverno é indesejável, sua casca delgada não será capaz de garantir o ressecamento da superfície, o que levará ao encharcamento abundante e ao desenvolvimento de microflora que provoca apodrecimento.
É muito difícil conservar as variedades de maturação precoce até a primavera, pois, devido à colheita precoce, os períodos de armazenamento deverão ser aumentados de um mês e meio a dois meses. Além do mais, é necessário levar em consideração o tamanho relativamente menor do fruto e as propriedades da casca da beterraba de amadurecimento precoce. Geralmente é mais fino do que o amadurecimento médio a tardio.
Em um apartamento na cidade, quando não há adega completa, também não é fácil proporcionar um armazenamento igualmente duradouro da safra sem perder sua apresentação e sabor. Porém, neste caso, é possível preservar parte da colheita com bastante sucesso por algum tempo. Para guardar no compartimento de vegetais da geladeira, é melhor colocar as beterrabas em sacos plásticos. Deve ser lembrado que é improvável que seja possível armazenar as raízes dessa forma por mais de um mês.
Por algum tempo, a colheita pode ser armazenada em uma varanda isolada ou loggia em caixas, polvilhada com cinza, serragem ou areia. É claro que onde as geadas são fortes o suficiente, esse método é completamente ineficaz.
Mesmo um congelamento de beterraba a curto prazo pode destruir a cultura, de uma só vez ou gradualmente, com o apodrecimento das raízes do descongelamento e a contaminação das culturas vizinhas.
O problema de isolar as raízes umas das outras é perfeitamente resolvido por um dos métodos tradicionais de armazenamento.A beterraba é mergulhada em uma solução de argila. Não é difícil prepará-lo. Para isso, a argila é diluída em água e mexida até obter a consistência de creme azedo espesso. O permanganato de potássio pode ser adicionado à solução. Quando a massa se torna homogênea, as raízes preparadas para o armazenamento são mergulhadas nela, segurando-as pela "cauda" da raiz ou do cânhamo desde o topo. Em seguida, são colocados em uma superfície preparada, limpa e seca para secar.
Quando aparecem fissuras na crosta argilosa formada, as beterrabas estão prontas para o assentamento. As beterrabas assim preparadas podem ser armazenadas em caixas de plástico ou de madeira em fileiras, polvilhadas com cinza ou serradura. Se necessário, leva-se beterraba para consumo, sem bater a argila.
O comentário foi enviado com sucesso.