Como armazenar beterraba?

Contente
  1. Cronometragem
  2. Preparação de beterraba
  3. As condições necessárias
  4. Como se manter na adega?
  5. Armazém frio
  6. Como se manter na varanda?
  7. Outros métodos
  8. Possíveis problemas

A beterraba é uma raiz vegetal valiosa, rica em vitaminas e minerais. Por isso, colhendo no outono, os jardineiros procuram preservar os frutos maduros para o inverno. Se você fizer tudo certo, a beterraba vai repousar por muitos meses sem perder o sabor.

Cronometragem

Em condições normais, a beterraba é armazenada por um período muito curto. Em uma sala quente, um vegetal só pode repousar por alguns dias. Depois disso, certamente começará a se deteriorar. Você pode aumentar a vida útil da colheita de raízes colocando-a no frio. A beterraba pode ficar na geladeira ou na adega por um mês e meio a dois meses.

Ao planejar o envio de tubérculos para armazenamento de longo prazo, eles devem ser colocados em areia ou um recipiente com serragem. Em tais condições, a beterraba pode permanecer por 5-6 meses. Para preservar a maior parte da colheita, é importante inspecionar periodicamente os frutos, retirando os que estão estragados da área de armazenamento.

Preparação de beterraba

Para evitar problemas com o armazenamento de tubérculos, eles devem ser devidamente preparados imediatamente após a colheita no local. Recomenda-se colher vegetais em um dia quente e sem vento. Isso deve ser feito antes da geada. Caso contrário, as frutas congelarão. Por causa disso, eles serão armazenados de forma muito pior. Não desenterre as beterrabas no dia seguinte à chuva. Neste caso, estará muito sujo.

As beterrabas desenterradas devem ser imediatamente limpas de solo seco e secas. Normalmente é colocado no jardim. Lá ele seca por três horas. É impossível secar a beterraba por mais tempo, caso contrário, ela começará a murchar. Se as beterrabas estão sendo secas dentro de casa, elas devem ser deixadas lá por alguns dias. A sala onde as raízes são armazenadas deve ser bem ventilada.

Depois de secar a beterraba, você precisa descascá-la usando uma faca afiada ou uma tesoura de jardim. Não está completamente cortado. Uma pequena cauda deve permanecer em cada cultura de raiz. A raiz também pode ser aparada. Mas você só deve fazer isso se for muito grande. Todas as raízes laterais são removidas completamente. Isso deve ser feito com cuidado para não danificar a pele.

Você não pode lavar beterraba. Isso só vai acelerar o processo de estragá-lo. Após a limpeza, as frutas devem ser separadas. Eles devem ser divididos em médios e grandes. As raízes grandes levam muito tempo para cozinhar e são mal armazenadas. Portanto, é recomendável comê-los em primeiro lugar.

As condições necessárias

Para que as beterrabas fiquem deitadas até a primavera, elas precisam fornecer as condições corretas de armazenamento. Vale a pena prestar atenção aos seguintes pontos.

  1. Temperatura. Os vegetais de raiz são melhor armazenados em baixas temperaturas. Deve estar dentro de 3-4 graus. Se a temperatura for mais alta, as beterrabas podem começar a brotar. Se cair abaixo, o vegetal de raiz pode congelar e perder o sabor.
  2. Umidade. Para evitar que as beterrabas murchem, elas devem ser armazenadas em uma sala com um nível de umidade de pelo menos 85-90%. Você pode melhorar as condições de armazenamento usando sacos, serragem ou caixas de areia.
  3. Iluminação. O local onde as beterrabas são armazenadas deve ser escuro. Se a raiz for constantemente exposta à luz, isso afetará negativamente tanto sua aparência quanto seu sabor. Além disso, neste caso, a beterraba pode começar a brotar. E isso sempre afeta negativamente a manutenção da qualidade da fruta.

Também é importante notar que a beterraba adora o ar. Portanto, o ambiente em que ele é armazenado deve ser ventilado. É melhor armazenar raízes em prateleiras ou quaisquer outras elevações.

Como se manter na adega?

Proprietários de casas particulares geralmente armazenam vegetais em porões ou porões. Antes de colocar os vegetais nessa sala, você precisa prepará-los. Em primeiro lugar, todas as superfícies da adega devem ser desinfetadas. Isso geralmente é feito algumas semanas antes de colocar os vegetais.

A sala deve ser limpa de mofo e bolor e, em seguida, tratada com compostos anti-sépticos. As paredes e o teto devem ser caiados com uma solução simples de cal, à qual se adiciona uma pequena quantidade de sulfato de cobre. Em seguida, a adega precisa ser ventilada. É muito importante verificar as instalações de ratos e outras pragas. Afinal, mesmo alguns roedores podem estragar a safra colhida.

Você pode armazenar vegetais de raiz no porão a granel. Esta é a maneira mais fácil de armazenar vegetais. A beterraba é simplesmente polvilhada no chão ou polvilhada sobre uma pilha de batatas. Desta forma, os produtos permanecem por muito tempo sem se estragar.

Ao escolher este método de armazenamento, é importante garantir que as raízes não fiquem no piso de concreto frio. Antes de enviar a beterraba para armazenamento, o chão deve ser coberto com tábuas.

Armazém frio

Uma pequena parte da safra pode ser refrigerada após a colheita. Os vegetais são armazenados no compartimento inferior. Para aumentar a vida útil, é melhor embalar os produtos em sacos separados ou embrulhar cada vegetal em pergaminho. Ao escolher este método de armazenamento, vale lembrar que poucos produtos são colocados na geladeira. Na verdade, não apenas a beterraba é normalmente colocada no compartimento dos vegetais, mas também a batata, a cebola, o repolho e outros produtos.

Na geladeira, você pode armazenar não apenas as beterrabas frescas, mas também as cozidas. Um vegetal cozido pode ser armazenado por 2-3 semanas. Se você colocá-lo no freezer, a vida útil aumentará para quase dois meses. Prepare os vegetais antes de congelar. Eles fazem isso da seguinte maneira.

  1. Primeiro você precisa separar todas as frutas, lavá-las e fervê-las.
  2. Em seguida, a beterraba deve ser resfriada rapidamente com água fria. Nesse caso, você não precisa deitar verduras com ele.
  3. As beterrabas resfriadas devem ser cuidadosamente descascadas e depois picadas. Cada fruta pode ser simplesmente cortada em duas ou cortada em cubinhos.
  4. Os vegetais devidamente preparados devem ser colocados em recipientes de plástico ou pequenos sacos. O melhor é colocar em cada um deles uma porção do produto que é necessário para preparar este prato. Nesse caso, os vegetais não precisam ser recongelados o tempo todo.
  5. Cada porção deve ser marcada com um adesivo com a data de congelamento escrita nele. Isso tornará muito mais fácil controlar a qualidade dos produtos armazenados.

Você também pode congelar beterraba crua. Neste caso, basta limpar, enxaguar em água corrente, cortar e colocar em sacos. Nesse formulário, o produto é encaminhado para o freezer. Se as beterrabas não forem pré-cozidas, elas serão armazenadas por 5 a 7 meses.

Como se manter na varanda?

Se a varanda do apartamento for envidraçada e a temperatura não descer abaixo de zero, pode ser utilizada para guardar vários consumíveis. A beterraba em tais condições não estragará. É mais conveniente armazenar a beterraba em caixões especiais com tampa mole. Eles podem ser usados ​​não apenas como um recipiente para armazenar vegetais de raiz, mas também para sentar.

Em vez disso, as beterrabas podem ser simplesmente colocadas em sacos. Vários pequenos cortes devem ser feitos na superfície de cada um deles. Nesse caso, as beterrabas não ficarão mofadas. Se o inverno na região for muito frio, os sacos de beterraba também podem ser cobertos com cobertores.

É perfeitamente possível guardar legumes na varanda ao lado das batatas. Essa vizinhança beneficiará todas as culturas de raízes. Além disso, é bastante conveniente armazenar todos os vegetais em um só lugar, pois eles estão sempre à mão.

Outros métodos

Existem outras maneiras de armazenar beterraba em casa.

Em serragem

Se a sala estiver muito seca, as beterrabas rapidamente se tornam letárgicas ou começam a apodrecer. Para evitar que isso aconteça, as culturas de raízes podem ser substituídas com serragem seca. Normalmente as beterrabas são simplesmente misturadas com eles. Em seguida, as raízes são colocadas em caixas de madeira ou sacos plásticos. Desta forma, a beterraba fica perfeitamente armazenada tanto em casa como no apartamento.

Na areia

Você também pode salvar a beterraba colocando-a em um recipiente com areia. Antes disso, as raízes devem ser bem secas ao sol. Isso o protegerá de pragas e várias doenças. A areia também deve ser bem seca ou assada no forno. Isso é feito para desinfetá-lo.

A areia deve ser colocada no fundo da caixa. Em seguida, você precisa colocar as frutas no recipiente. Eles devem estar a uma curta distância um do outro. De cima, os frutos devem ser recobertos com outra camada de areia. Não deve ser mais fino do que 2-3 centímetros.

Assim, é possível armazenar não só beterrabas vermelhas, mas também beterrabas forrageiras. Ela pode ficar em caixas por 8 a 10 meses.

Em sacolas plásticas

A tecnologia de armazenamento de beterraba em tais embalagens é adequada para residentes de apartamentos e proprietários de casas particulares. Você pode armazenar vegetais em sacos plásticos em qualquer lugar fresco. O principal é fazer vários furos em cada um deles e colocar serragem seca ou pó de mostarda no fundo. Os sacos de beterraba não só podem ser colocados no chão, mas também pendurados.

Na forma de espaços em branco

Os vegetais colhidos no outono podem ser usados ​​para preparar vários preparativos. Você pode economizar beterraba para o inverno das seguintes maneiras.

  1. Seco. A secagem da beterraba é mais conveniente em secadores elétricos especiais. Mas se esse dispositivo não estiver disponível, você também pode usar um forno comum para preparar legumes. A beterraba é descascada com antecedência e cortada em fatias finas. As fatias resultantes são dispostas em uma assadeira coberta com pergaminho ou papel alumínio. A beterraba é seca em um forno pré-aquecido a 80-90 graus por várias horas. Os vegetais preparados desta forma podem ser usados ​​para fazer sopas ou comidos como frutos secos normais.
  2. Salmoura. Outra maneira fácil de conservar a beterraba é em conserva. Para isso, o vegetal é lavado, escaldado em água quente por 20 minutos e, em seguida, descascado. Depois disso, é cortado e colocado em potes pré-preparados. Em seguida, a salmoura fervente é despejada no recipiente. Depois de enrolar as latas, elas são viradas e deixadas para esfriar. Desta forma, os produtos ficam perfeitamente armazenados por muitos meses.
  3. Fermentar. Assim, os vegetais já são colhidos há muito tempo. Para a fermentação, é melhor usar variedades tardias de beterraba. Eles contêm mais açúcar. Antes da fermentação, os vegetais são lavados e descascados. Em seguida, é cortado e colocado em potes ou qualquer outro recipiente adequado. Em seguida, o produto é derramado com salmoura. O recipiente deve ser pressionado para baixo com opressão. Isso é feito para que os frutos não flutuem. Nesse formulário, a beterraba deve ser enviada para um local aquecido por uma a duas semanas. Após o término da fermentação, o recipiente deve ser levado para uma câmara fria. O produto final é muito saboroso. É perfeitamente possível acrescentá-lo ao borscht ou a várias saladas.

Após a colheita, muitos jardineiros preservam não apenas as frutas, mas também as copas. Ele contém muitas vitaminas. Portanto, no inverno, é útil usá-lo para alimentar animais de estimação.

Possíveis problemas

Para proteger suas plantações, o jardineiro precisa saber com antecedência sobre os problemas que pode enfrentar ao armazenar a beterraba.

  1. Infecção de raízes com fungo. Se as beterrabas ficarem pretas por dentro, então elas foram infectadas com uma doença fúngica chamada fomose. Isso acontece se a beterraba cresceu em solo ácido ou foi regada em abundância. Para proteger a fruta, ela deve ser cultivada nas condições certas.
  2. Derrote com podridão branca. Esta é outra doença comum. O mofo branco aparece em frutas que foram armazenadas em uma sala quente com alta umidade. Se você notar esse tipo de flor nas beterrabas, os vegetais estragados devem ser jogados fora. Se isso não for feito, a podridão afetará o resto das frutas. Você não pode comer beterraba infectada.
  3. Secagem inadequada. Se os vegetais não são secos antes de serem postos, eles rapidamente começam a se deteriorar. A beterraba fica macia, murcha e apodrece. A comida estragada só pode ser jogada fora.
  4. Armazenamento próximo às cenouras. Para aumentar a qualidade de conservação desses vegetais de raiz, eles devem ser armazenados separadamente. Se ficarem lado a lado, o jardineiro perceberá rapidamente que as beterrabas e as cenouras murcharam e se tornaram inúteis.

Tendo criado as condições certas, a colheita colhida no outono pode ser preservada até a própria primavera.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário