Existe uma diferença entre beterraba e beterraba?
Esse vegetal de raiz de baixa caloria, caracterizado por um alto teor de vitaminas, como a beterraba, merecidamente ocupa o segundo lugar nos índices de popularidade, cedendo a palma para a batata. É interessante notar que os médicos recomendam para quem sofre de doenças do sistema cardiovascular, além de anemia. Ao mesmo tempo, muitos estão interessados em saber se existe alguma diferença significativa entre a beterraba e a beterraba (beterraba). Não menos relevante é a resposta à questão de saber se o nome de uma cultura popular depende da área em que é cultivada, ou se estamos falando de duas plantas diferentes.
Existe alguma diferença?
A beterraba é uma erva um, dois ou perene. Agora, esta espécie pertence aos Amaranths, embora os primeiros especialistas a atribuíssem à família Marevs. Hoje em dia, a raiz é cultivada com sucesso em grandes campos em quase todos os lugares.
Para entender se há uma diferença entre beterraba e beterraba (beterraba), é necessário destacar as principais características das diferentes espécies de plantas. Assim, sua variedade de mesa é uma hortaliça de 2 anos, que se caracteriza por frutos grandes, de até 1 kg, de pronunciada cor bordô. A beterraba tem uma forma redonda ou cilíndrica e uma folhagem verde ampla e rica com veios roxos. No segundo ano após o plantio no solo, a planta floresce, após o que se forma o futuro material de plantio, ou seja, as sementes.
O período de origem e desenvolvimento das próprias culturas de raízes é determinado pelas características varietais e pelas condições climáticas regionais. Sua formação pode durar de 2 a 4 meses. Levando em consideração o tempo de amadurecimento, as beterrabas de mesa são divididas em quatro tipos:
- maturação precoce;
- meia temporada;
- maturação precoce;
- maturação tardia.
É importante notar que poucas pessoas sabem da existência de uma variedade de mesa branca com qualidades gustativas semelhantes às habituais. Tendo em conta a falta de cor das culturas de raízes, pode-se, em certo sentido, apontar as diferenças potenciais que estão a ser analisadas.
Outra variedade são as variedades de açúcar, que se caracterizam por cores brancas e amareladas. Uma característica importante é a forma, que se assemelha a cenouras mais grandes e densas. Além disso, considerando a diferença entre beterraba e beterraba, vale destacar a variedade forrageira, que foi desenvolvida inicialmente por especialistas alemães. Sua principal característica é o alto conteúdo de fibra. A propósito, alguns rizomas de beterraba forrageira crescem até 2 kg e são usados pelos criadores junto com os topos.
No contexto dessa comparação, vale destacar que, segundo a opinião popular, o real é exclusivamente uma raiz vermelha que se come e dá a tonalidade adequada aos pratos. Nesse caso, é importante atentar para a variedade de beterraba borsch, que é meia temporada e é diferente:
- produtividade aumentada;
- boa qualidade de manutenção;
- sabor excepcional.
Deve-se notar que esta variedade particular é a mais comum na Ucrânia e na República da Bielo-Rússia. Os frutos da beterraba borsch têm peso relativamente baixo, podendo chegar a 250 g. Eles são caracterizados pelas seguintes vantagens competitivas principais:
- cor saturada;
- sem problemas com transporte e armazenamento;
- facilidade de processamento.
Uma das principais características dessa espécie, que, aliás, costuma ser chamada de beterraba, é a presença do chamado anelamento das próprias raízes.
Existe a opinião de que ainda estamos falando de diferentes variedades da cultura em questão, porém, na prática, essa versão não se confirma. Em geral, não há diferença entre os conceitos descritos. Isso se deve ao fato de que a única diferença significativa reside diretamente na própria terminologia. É importante levar em consideração o componente geográfico.
A beterraba foi apelidada de beterraba no território da Bielo-Rússia e da Ucrânia, bem como em algumas regiões da Federação Russa. Este nome provavelmente se originou da cor marrom característica.
No entanto, deve-se notar que a mesma acelga, que é uma espécie de planta e tem rizomas não comestíveis, não é chamada de beterraba. Esse fenômeno pode ser explicado pelo fato de ter uma aparência incomum para a maioria e se parecer mais com uma folha de alface.
A propósito, os antigos persas associavam o besouro a brigas e fofocas. Segundo os historiadores, isso se deve novamente à cor da fruta, que lembra sangue grosso. Quando surgiam conflitos, os vizinhos costumavam jogar raízes no quintal uns dos outros. De maneira semelhante, desdém e descontentamento foram demonstrados.
Por que o besouro é chamado assim?
Em primeiro lugar, é importante notar que, de acordo com o dicionário de Ozhegov, a beterraba é uma raiz vegetal comestível de sabor adocicado. Existem, como já mencionado, variedades de mesa, açúcar e ração. Usando o termo "beterraba", pode-se provar o caso com segurança, referindo-se especificamente à fonte autorizada mencionada, bem como ao dicionário Dahl e ao Grande Dicionário Enciclopédico.
Aliás, um ponto interessante é que, como tal, a beterraba apareceu apenas em 1747. E essa cultura se tornou o resultado de muitas tentativas dos criadores de criar uma nova espécie.
Levando em consideração todos os itens acima, é importante observar que, de acordo com o mesmo dicionário de Ozhegov, os termos "beterraba" ou, conforme indicado na maior parte da literatura de referência, "beterraba" têm o mesmo significado que a palavra "beterraba". É digno de nota que esta variante do nome da cultura de raiz de vitamina na Ucrânia é muito rara de ouvir.
Muito provavelmente, a própria palavra "buryak" vem do adjetivo "marrom". Acontece que o termo em questão corresponde à cor do núcleo do vegetal. Além disso, ao longo do século 20, essa cultura foi se espalhando ativamente a tal ponto que hoje pode ser encontrada em todos os continentes, com exceção da Antártica.
A propósito, Um momento histórico muito interessante está associado ao nome "Buriak" ("Burak"). De acordo com as versões correspondentes, em 1683 os cossacos Zaporozhye, que na época prestavam assistência e assistência à Viena sitiada, em busca de mantimentos, encontraram a raiz descrita em jardins abandonados. Fritavam-nos com banha e depois ferviam-nos com outros vegetais disponíveis. Um prato semelhante foi então chamado de "sopa de repolho marrom" e, com o tempo, ficou conhecido como "borscht". Acontece que a lendária receita é a sopa de repolho, um dos principais ingredientes da qual é a beterraba.
Qual é o nome correto para uma cultura de raiz?
Tendo decidido que se trata da mesma cultura de raízes, mas com diferentes versões de seu nome, vale a pena descobrir qual delas é considerada correta. Na verdade, as três opções não serão um erro, já que o uso dos termos é determinado principalmente pelo local onde a cultura cresce.
Isso é, no sul da Federação Russa, bem como, como já foi mencionado, na Bielo-Rússia e nas regiões da Ucrânia, o vegetal é denominado "buryak" ("beterraba"). Em outras regiões da Rússia, se você não tomar a linguagem literária como base, concentrando-se na versão coloquial, na maioria das vezes na vida cotidiana a cultura da raiz é chamada de "beterraba". Nesse caso, a ênfase é colocada na última letra.
De acordo com os dicionários russos, todas as variantes do nome em consideração estão corretas. No entanto, é importante focar em um ponto interessante.O fato é que na grande maioria dos livros de referência é o termo "besouro" que é usado. Ao mesmo tempo, o nome "beterraba" passou a ser preferido para narrativas literárias. Ao mesmo tempo, esse termo pode ser visto na maioria das vezes em documentos oficiais, bem como em embalagens e etiquetas de preços.
Aliás, é extremamente raro ouvir ou ler algo sobre, por exemplo, uma beterraba sacarina, já que, via de regra, o nome beterraba está presente nessa frase.
O comentário foi enviado com sucesso.