Opções de reprodução para sedum
Sedums são charmosas suculentas bienais e perenes cultivadas por jardineiros ao ar livre e em casa. Essas plantas despretensiosas não requerem cuidados específicos e complexos, elas florescem lindamente e se multiplicam facilmente. Que métodos podem ser usados para propagar o sedum e em que época do ano é melhor reproduzir o sedum, consideraremos a seguir.
Formas básicas
Para criar essas suculentas em casa, os produtores de flores costumam usar:
- estacas;
- delenki (partes da planta-mãe);
- sementes.
Cortar é a maneira mais simples e eficaz de propagar sedums. Para obter uma nova geração de suculentas jovens, os floricultores usam estacas de caules e folhas.
Praticamente não há problemas com o enraizamento dessas partes das plantas, portanto, mesmo um florista novato pode usar esse método.
Divisão da mata-mãe - Outro método eficaz de criação de sedum, frequentemente usado por floricultores experientes. Este método permite obter vários arbustos viáveis de uma planta adulta de uma só vez, que, com os devidos cuidados, atingem a maturidade rapidamente.
Método de melhoramento de sementes é o menos popular entre os floristas. Prevê a semeadura de sementes sedum para mudas com estratificação preliminar.
Abaixo estão as descrições dos métodos mais populares de propagação do sedum: enxertando e dividindo o arbusto... As observações mostram que a propagação vegetativa de stonecrops, se todas as recomendações forem seguidas, pode alcançar resultados muito bons.
Características de estacas
Sedums são propagados por estacas de folhas e caules, geralmente na estação quente. As estações mais adequadas para este procedimento são a primavera e o outono. Os produtores experientes recomendam a colheita das mudas antes da floração suculenta (na primavera) ou depois (no outono). Não é desejável usar plantas com flor, enfraquecidas, danificadas ou muito jovens com menos de três anos de idade para a colheita de estacas.
Antes de colher as mudas, devem ser preparados recipientes de plantio ou copos com solo solto.
É preparado com antecedência a partir de solo gramado, húmus de folhas, turfa e areia (as proporções recomendadas são 1: 1: 1: 1). Também é permitida a utilização de substratos prontos para uso, recomendados para o cultivo de suculentas. Antes de encher o pote com terra, é necessário colocar uma camada de drenagem no fundo do recipiente: seixos de rio, pedaços de argila expandida ou espuma.
O corte é realizado da seguinte forma:
- escolha o tiro aéreo mais forte e bem desenvolvido no stonecrop;
- quebrar ou separar com uma tesoura a parte superior do broto de 5 a 6 centímetros de comprimento;
- um par de folhas inferiores é removido do corte;
- trate o local do corte na planta-mãe com pó de carvão.
O talo preparado é colocado em um recipiente ou vidro com mistura de solo. A parte inferior do tiro é enterrada no solo por 1,5-2 centímetros. Após o plantio, o corte é bem regado.
Não é necessário equipar uma miniestufa ou apertar um recipiente com alça com filme. Com umidade excessiva ou rega excessiva, mudas de raízes de suculentas podem apodrecer.
A rega é realizada à medida que a superfície do solo seca no recipiente. O sucesso do enraizamento será evidenciado pelo crescimento gradual das estacas e pela formação de novas folhas.
Você pode enraizar o talo sedum em um copo de água. Alguns produtores tratam previamente o corte inferior do rebento com estimulantes de raiz ("Kornevin", "Epin"). Com o procedimento correto, as raízes das estacas aparecem após 2-3 semanas.
As estacas de folhas de stonecrops têm raízes da mesma maneira. Para isso, são utilizadas folhas saudáveis de plantas maduras. Muitos tipos de plantação de pedras se reproduzem por folhas por conta própria. Depois de cair, as folhas dessas plantas enraízam-se com segurança em um vaso com um arbusto-mãe, sem interferência externa.
Para enraizar as folhas de stonecrop, elas devem ser espalhadas na superfície de um substrato úmido e solto. Alguns produtores enterram ligeiramente o corte inferior das folhas (ou seus pecíolos) no solo. No processo de enraizamento das folhas, é importante garantir que a superfície do substrato não seque.
Os floristas recomendam enraizar estacas de caules e folhas a uma temperatura interior de + 20-23 °. Durante o período de enraizamento, as estacas devem ser mantidas em sala iluminada e sem correntes de ar. Não é permitido colocar material de plantio para enraizamento sob luz solar direta.
No inverno, é permitido propagar variedades eretas de sedums por meio de estacas. Neste caso, as estacas são colhidas no final do outono.
Após a colheita, as mudas são dispostas em folhas de papel e enviadas para uma sala seca. Após 2-4 semanas, as folhas cairão dos cortes, após o que os brotos verdes começarão a aparecer em suas axilas. Quando os brotos atingem 4 a 6 centímetros de comprimento, são separados do corte e plantados em caixas com substrato solto.
Como multiplicar por divisão?
Este método de propagação de sedum requer o mínimo de tempo necessário para obter uma nova geração de plantas. As suculentas jovens obtidas por este método criam raízes bem, crescem mais ativamente e atingem a idade adulta mais rapidamente.
Para reprodução por divisões, tais variedades conhecidas de sedum são adequadas como:
- comum;
- Morgan;
- de cor vermelha;
- Siebold;
- Alto;
- de folhas grossas.
Apenas arbustos saudáveis, bem desenvolvidos e fortes com mais de 4 anos são adequados para o procedimento. A separação dos arbustos-mãe é realizada no início da primavera.
A sequência de ações é a seguinte:
- a planta-mãe é cuidadosamente removida do vaso junto com um pedaço de terra nas raízes;
- examine o torrão de raiz, remova fragmentos de raiz danificados, doentes e secos;
- divida o arbusto em partes manualmente ou com uma faca afiada ou um podador de jardim.
A planta deve ser dividida de forma que cada parte dela tenha raízes e brotos com botões e pontos de crescimento.
Após o procedimento, os locais de cortes e vestígios de danos nas raízes e caules devem ser tratados com qualquer preparo fungicida e polvilhados com carvão picado.
Após o processamento, os delenki são secos à sombra por 1-2 horas. Em seguida, eles são plantados em vasos com mistura de solo solta. Após o desembarque, os recipientes com as mudas são colocados em uma sala aquecida e iluminada, protegida das correntes de ar e da luz solar direta.
Com a ajuda de estacas e dividindo os arbustos-mãe, você pode facilmente obter uma nova geração de suculentas jovens. A facilidade de reprodução é uma característica importante dos sedums, o que os tornou populares entre os cultivadores de flores experientes e novatos.
Para obter mais informações sobre o sedum, consulte o vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.