Misturas secas: tipos e características

Misturas secas: tipos e características
  1. Peculiaridades
  2. Tipos e características técnicas
  3. Consumo
  4. Fabricantes
  5. Aplicação e método de pintura
  6. Adendo

Por muitos séculos, os morteiros foram preparados diretamente nos locais onde foram trabalhados. Mas isso cria uma série de inconvenientes e problemas, uma vez que é muito difícil manter as proporções exatas e observar a tecnologia de mistura.

Afinal, as condições em um canteiro de obras real estão muito longe do padrão, não importa o quanto todos trabalhem para manter a limpeza e a ordem.

Peculiaridades

Alguns artesãos domésticos e até mesmo construtores amadores estão se perguntando por que as misturas secas são necessárias, se você mesmo puder fazer uma solução familiar.

Em comparação com as argamassas caseiras, a mistura seca de fabricação industrial tem uma série de vantagens importantes:

  • não há necessidade de dosar independentemente todos os componentes e perder tempo com isso;

  • as proporções estão inicialmente corretas e estão de acordo com os padrões;

  • você pode se limitar a adicionar água e misturar bem.

Mas mesmo essas três circunstâncias não esgotam os méritos da mistura seca. Freqüentemente, surge uma situação quando dezenas ou mesmo centenas de quilogramas de argamassa são necessários para despejar a mesa de piso. É muito fácil comprar cimento, cal e assim por diante, mas é extremamente difícil comprar a quantidade necessária de areia de alta qualidade. Na maioria dos casos, os compradores negociam em quantidades muito maiores, e a produção independente não é economicamente lucrativa. Para reparos em um apartamento ou outro cômodo no segundo andar e nos andares seguintes, uma mesa tradicional de cimento e areia é bastante pesada. Se você preparar uma solução a partir de misturas secas, pode reduzir a carga no chão.

Será possível colocar um material de acabamento mais pesado por cima ou reduzir os requisitos de resistência da fundação. E a redução dos pesos que terão que ser levantados até o chão e transportados pela casa será apenas uma vantagem. Não há necessidade especial de usar misturadores e misturadores de concreto; você pode preparar uma solução de uma combinação anidra para fundir pisos em um grande recipiente de plástico usando acessórios para furadeiras elétricas. Ao mesmo tempo, 0,5 cm de betonilha seca em termos de dureza e carga de potência portátil é idêntica a 3 cm da versão clássica de cimento e areia. Os aditivos especiais reduzem o tempo de secagem do revestimento e garantem o autonivelamento das betonilhas sem a necessidade de trabalhos adicionais nas mesmas. Os fabricantes estabeleceram a produção de misturas adaptadas para salas secas e úmidas para acabamento bruto e final.

Tipos e características técnicas

Apesar da grande variedade de argamassas secas disponíveis atualmente, todas elas pertencem a uma de duas categorias básicas - o grupo do cimento ou gesso. O primeiro grupo é baseado em cimento fino, mas isso não significa que todo ele também seja homogêneo. Assim, quando a mistura é preparada para o contrapiso, argila expandida ou lascas de granito são utilizadas como enchimento. Essas substâncias ajudam a tornar o piso 3-4 cm mais espesso.

Mas a composição áspera não é adequada para colocar a maioria dos materiais da frente e, portanto, mais camadas de misturas de acabamento são feitas sobre eles.

Para a preparação das peças finais da betonilha, é utilizada uma combinação de cimento finamente disperso com plastificantes cuidadosamente selecionados. O objetivo principal do uso de tais misturas é a formação de uma base muito lisa e extremamente uniforme, sobre a qual será fácil colocar até mesmo um laminado ou linóleo.Com uma receita criteriosamente selecionada e estrito respeito à tecnologia em produção, uma camada de apenas 1 cm é suficiente para o nivelamento final.

Para obter uma composição autonivelante, são utilizadas principalmente pequenas frações de massa - um diâmetro de partícula de no máximo 0,03 cm. E mesmo que isso não seja suficiente, serão necessários componentes especiais que farão o nivelamento da mesa. Ao realizar trabalhos de reparo, muitas vezes a mesa é feita sob um piso quente, esta tarefa impõe requisitos especiais ao material.

Deveria ser:

  • plástico;

  • bem permeável ao calor;

  • suportando uma carga sólida.

A mistura de gesso, ao contrário do concreto, seca rapidamente e custa menos. Ao mesmo tempo, o nível de isolamento térmico e contenção de ruído é bastante satisfatório para os requisitos dos consumidores. Para o preparo de uma solução de gesso, são retiradas substâncias de enchimento de pequeno diâmetro e vários fios de origem mineral, que aumentam significativamente a resistência da estrutura. Só pode haver um problema: uma mistura à base de gesso não pode ser considerada à prova d'água. É categoricamente inaceitável usá-lo em ambientes onde o nível de umidade está acima da média.

Uma betonilha seca é aplicada à madeira e ao concreto. Não há necessidade de trabalhar com água e nem mesmo esperar até que o piso esteja pronto para uso. Para efeito de comparação: um contrapiso típico ou uma mistura úmida seca 25 dias, as combinações à base de gesso secam em 15 dias. Antes do fim deste tempo, é inaceitável montar a tampa frontal, ela simplesmente bloqueará a saída de água para o exterior e acarretará consequências desagradáveis.

Uma mistura de argamassa destinada ao uso externo deve necessariamente conter substâncias que aumentem a resistência ao frio. Se disponível, seu revestimento não apenas suportará com calma o inverno rigoroso, mas também poderá ser aplicado mesmo na estação fria. Na maioria das misturas, uma ou outra solução salina é usada para esse propósito.

Quanto à classificação geral, construtores e vendedores distinguem os seguintes tipos de mistura seca de acordo com o tipo de trabalho possível:

  • massa;

  • gesso;

  • exterior;

  • protetora (impedindo o efeito negativo do clima);

  • sala de montagem;

  • alvenaria;

  • decorativo;

  • primer;

  • impermeabilização.

Além de cimento e gesso, uma série de polímeros, cal e combinações ainda mais complexas podem ser usados ​​como aglutinante. Sua variedade torna possível fornecer tais propriedades ambíguas e até contraditórias.

Misturas secas para impermeabilização auxiliam na construção de estruturas subterrâneas e enterradas, evitando os efeitos negativos da umidade em seus materiais básicos. A variedade penetrante deste material contém uma base de cimento, agregado e vários aditivos. A estrutura porosa do material permite que os aditivos entrem em contato muito facilmente com os componentes principais em toda a espessura do revestimento. O resultado é uma camada durável e hidrofóbica.

Uma mistura seca capilar é necessária para impermeabilizar superfícies horizontais. O período do seu serviço é praticamente ilimitado, é comparável ao tempo de funcionamento da parede mais protegida. As formulações injetáveis ​​ajudam a eliminar os defeitos que já apareceram. Mix M200 é destinado à criação de alvenaria e permite reparar paredes de concreto, processar as costuras de blocos de construção. Também pode ser utilizado para o assentamento de lajes de pavimentação, para preparação de gesso. A base química do material é cimento Portland e areia de rio lavada.

Uma mistura à base de cal-cimento em suas características práticas é muito superior a um análogo de gesso, é resistente a infecções fúngicas e pouco trinca, é bem aplicada em madeira. Os construtores apreciam este material devido à sua ductilidade e ao longo tempo de secagem.

A mistura de cimento para o nivelamento inicial é preenchida com brita de argila expandida, areia grossa ou lascas de granito.Essas combinações permitem criar uma camada constritiva acima do equipamento de aquecimento, mas a mistura de argila expandida é uma exceção a essa regra. Para colocar linóleo ou carpete, você precisará colocar uma camada de acabamento por cima, os ladrilhos podem ser colocados diretamente sobre a massa áspera. Em pátios e escadarias, essas mesas podem ser um revestimento independente.

Consumo

O consumo da solução por 1 m3 depende de quais proporções são ideais para um determinado tipo de mistura. Ao mesmo tempo, não importa se a composição é usada para verter a argamassa ou para criar um bloco de concreto completo. Importante: a quantidade de cimento também não importa, não afetará o volume. As partículas de cimento são extremamente pequenas e entram nas lacunas que separam um grão de areia do outro.

Para obter uma argamassa da categoria M200 usando uma classe de aglutinante M500, é necessário adicionar 25% de cimento e 75% de areia. 1 metro cúbico m de areia tem massa de 1,4 toneladas, o que significa que a quantidade de cimento será de 350 kg. A massa total chega a 1,75 toneladas.

Mas este é um valor médio e, além disso, sem levar em conta a adição de água.

O peso da mistura é determinado pela proporção entre areia e cimento., bem como a fração de enchimento (quanto maiores são as partículas, mais pesada é a mistura de construção). Obviamente, quanto mais espessa for a camada criada, mais sacos de materiais de construção você precisará usar. O cálculo é relativamente simples quando a massa é conhecida, você só precisa dividi-la por 50 kg (o valor padrão da capacidade da bolsa). O consumo de misturas secas para vedação de juntas é determinado de acordo com as instruções dos fabricantes, cada composição é estritamente individual nas suas características.

Fabricantes

As fábricas para a produção de materiais de construção atenderam à demanda de profissionais e construtoras de maneira previsível e trouxeram ao mercado muitas opções de misturas secas. Mas, para evitar problemas, é necessário comprar apenas formulações de alta qualidade produzidas pelos principais fabricantes.

Marca Knauf tem uma reputação impecável. A gama de produtos da empresa alemã inclui produtos de gesso e cimento, algumas das opções contêm grânulos de poliestireno expandido. Com a ajuda de misturas alemãs, podem-se vazar substratos extremamente finos, cuja espessura varia de 0,2 a 1,5 cm.

Outra marca famosa - Ceresit, também é famoso em todo o mundo e apresenta-se em diversas opções.

O principal fabricante russo é "Osnovit", o que faz dois tipos de misturas para trabalho bruto ao mesmo tempo. Um desses tipos é necessário para preparar pisos quentes, enquanto o outro pode se tornar a base de um piso fino.

Misturas Volma externamente variados, mas todos eles são projetados para trabalhos de interiores em banheiros e para revestimento de fachadas.

Ao variar a composição da mistura, os tecnólogos podem dar a ela certas qualidades que permitem:

  • terminar a construção dentro ou fora;

  • preparar a superfície para acabamento;

  • fortalecer as paredes;

  • fornecer um microclima normal na casa.

Todos os produtos da marca Volma são feitos na base de gesso e secam em 7 dias. Graças a aditivos especialmente selecionados, eles são muito duráveis ​​e aderem perfeitamente à superfície.

A cor é geralmente branca, cinza claro ou cinza.

Produtos da empresa "Hércules" produzido na Sibéria e leva em consideração todos os detalhes do clima russo. Ele ajudará a construir uma mesa, reparar e desbastar todos os tipos de costuras, eliminar deformações e buracos. No processo produtivo são utilizados modernos equipamentos de dosagem, materiais criteriosamente selecionados e métodos tecnológicos elaborados ao longo dos anos. A empresa lançou a produção de gessos, massas à base de gesso e poliméricas, argamassas para alvenaria e cimento, alabastro, misturas impermeabilizantes e reparadoras. Qualquer um desses materiais resiste perfeitamente à ação da água, esforços mecânicos e é bastante elástico.

Sob a marca "Flor de Pedra" São produzidos conjuntos do tipo seco M200 e misturas de alvenaria. Essa composição é formada por cimento Portland e areia seca.

O objetivo de sua aplicação:

  • assentamento de tijolos;

  • vedação de costuras e eliminação de problemas com as mesmas;

  • concretagem de escadas;

  • consertando o chão.

A mistura usada tolera facilmente o frio, a exposição à água e outros fatores desfavoráveis. Os desenvolvedores conseguiram alcançar alta eficiência e ductilidade. A faixa de temperatura ideal durante a operação é de +5 a +30 graus. A excelente adesão é garantida a substratos cimento-cal, cimento-areia, concreto e tijolos de todos os tipos.

Aplicação e método de pintura

É necessário preparar uma mistura de construção seca e colocá-la em operação estritamente de acordo com a própria receita desenvolvida pelo fabricante. Para o trabalho, você precisará de água aquecida a 70-80 graus, a quantidade de líquido deve ser determinada individualmente. A mistura requer o uso de um aparelho cíclico ou contínuo. É necessário separar claramente as soluções em grupos leves e pesados. A composição do filme visa proteger a estrutura principal dos efeitos da água na superfície, penetrando em todo o seu volume.

A mistura manual da mistura seca é bem possível, mas usar um misturador especial é muito mais correto., economiza tempo e esforço. É por isso que os construtores profissionais sempre usam exatamente esses equipamentos, o que lhes permite realizar o trabalho com rapidez. Em casa, vale a pena comprar uma furadeira elétrica com agitador (bico especial em forma de batedor). O instrumento deve ser retirado após verificação para que esteja perfeitamente limpo.

Ao trabalhar, despeje água e só então despeje a mistura seca no recipiente.

Depois de esperar a poeira assentar, eles começam a misturar a composição em velocidade média. É muito importante segurar a furadeira ou batedeira com firmeza para que a ferramenta não saia de suas mãos. No processo de mistura, pode-se adicionar água e novas porções da mistura, o que permite variar sua densidade e qualidades plásticas.

Para misturas secas, composições de corantes à base de água são geralmente aplicadas usando rolos com pelo longo. Para processar cantos e juntas, você precisa usar pincéis. Você pode ajustar a cor com um pincel estreito. O trabalho de pintura começa no canto e no teto - na junção com a parede, que cai no canto mais afastado da entrada.

Qualquer tinta à base de água é aplicada em três camadas:

  • paralelo à luz da janela;

  • em ângulos retos com ele;

  • em direção à janela.

Adendo

Os produtos de construção secos são frequentemente usados ​​para pisos, pois esta é uma das maneiras mais simples de nivelar e fortalecer uma estrutura. O melhor de tudo é que as misturas à base de cimento se mostram, o gesso é um pouco pior. Apenas para resolver uma gama restrita de problemas é aconselhável usar areia fina de quartzo e calcário. Para criar uma mesa áspera em uma base muito irregular, são necessárias frações grossas. Se os defeitos de relevo forem relativamente pequenos, é aconselhável utilizar uma mistura com partículas de até 0,5 mm.

É aconselhável nivelar o piso de madeira com um composto com inclusão de fibra de vidro sintética. Antes de comprar, é aconselhável saber a data exata de produção, pois mesmo a melhor embalagem de papel com uma camada de polietileno no interior não protege o conteúdo de se molhar. É aconselhável não comprar fundos produzidos há mais de 3 meses, é quase certo que serão piores do que os enviados recentemente. Os agentes de nivelamento de cimento são recomendados para superfícies muito deformadas e para fazer uma camada de nivelamento áspera.

O gesso é inaceitável para o trabalho em salas onde há alta concentração de água, bem como onde a superfície do piso está sob estresse significativo. O preenchimento de grandes áreas do piso requer o uso de ferramentas manuais profissionais. O acabamento nessas áreas é feito em seções, que são separadas por costuras não superiores a 1 cm.É necessário que pelo menos duas pessoas comecem a trabalhar, pois as soluções prontas secam rapidamente.

Antes de colocar a subcamada, a base deve estar livre de poeira e sujeira.

A sala deve ser limpa de móveis e objetos estranhos. Depois de limpar a base com um aspirador de pó de construção, ela deve ser preparada. Quando o substrato absorve intensamente o primer, são necessárias duas camadas sobrepostas. É categoricamente inaceitável introduzir uma quantidade excessiva de água e adicionar substâncias estranhas à mistura seca que não estejam previstas nas instruções do fabricante.

Os compostos de nivelamento devem ser usados ​​em uma umidade do ar de no máximo 85-90% em temperaturas de +5 a + 25 graus. Você nunca deve usar mais misturas secas por 1 sq. m de piso do que o indicado pelo fabricante. O grande erro também será a utilização de um material de acabamento para acabamento e correção de defeitos na base áspera. Quando o revestimento seca, vazios indesejados podem aparecer na camada de cimento.

As balizas de gesso, feitas de lâminas galvanizadas e fixadas estritamente de acordo com as indicações do nível do edifício, ajudam a simplificar o alinhamento da parede de uma casa ou apartamento. Para nivelar a mistura aplicada na parede, é necessário usar a régua de metal.

Existe outra técnica: uma tela de reforço de plástico é colada nas paredes, isso também vai facilitar a formação da camada.

Para a escolha correta da mistura seca, você precisa levar em consideração três circunstâncias principais:

  • condições para a execução do trabalho;

  • o grau de curvatura e relevo da superfície;

  • o custo de um produto específico (que também é influenciado pela marca).

Quanto mais alto o número do grau de cimento, mais forte será a mistura. Mas as paredes de uma casa ou apartamento podem ser cobertas com cimentos relativamente fracos da categoria M150. Sobre uma superfície de concreto não recoberta com tela de reforço, não se pode aplicar mais de 2 cm da mistura e, se a parede for de tijolo, esse valor é de no máximo 2,5 cm.

A seleção cuidadosa da mistura seca é extremamente importante para enfrentar os desafios. Se seguir todas as regras para a sua aplicação e preparação, pode garantir a eliminação de momentos críticos. Mas em caso de dúvida e na falta de autoconfiança, é mais correto recorrer a especialistas.

Para obter informações sobre como distinguir a mixagem seca original de uma falsa, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário