Misturas autonivelantes para pavimentos: para que servem as subtilezas de aplicação?

Contente
  1. O que é isso?
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Visualizações
  4. Critérios de escolha
  5. Sutilezas de aplicação
  6. Fabricantes e avaliações

Ao construir ou renovar uma casa, apartamento ou qualquer outro local, equipar um piso de alta qualidade é uma das etapas principais. O acabamento decorativo torna-a bonita, o reforço e a camada de betonilha conferem-lhe fiabilidade, sendo o isolamento térmico ou o pavimento radiante o responsável pelo calor. Você pode fazer o piso perfeitamente mesmo com a ajuda de misturas autonivelantes.

O que é isso?

As misturas autonivelantes para pavimentos são produzidas sob a forma de pó seco de cimento ou gesso, bem como areia fina, à qual se acrescentam diversos plastificantes e cargas que aceleram a pega e melhoram as propriedades da argamassa. Além disso, pode conter enchimento granular, cola e pigmentos corantes. Este pó é diluído com água até a consistência de creme de leite líquido.

Uma camada de massa de nivelamento se espalha pela superfície, preenche todas as pequenas fissuras e poços, tem excelente aderência e, após a secagem, torna-se perfeitamente uniforme, estritamente horizontal em nível e rígido. Estas são as características necessárias para o posterior assentamento de ladrilhos, parquetes, laminados e outros tipos de pavimentos decorativos.

Compostos a granel são usados ​​na construção e reparo em todos os tipos de instalações, incluindo industriais e de escritório. Pode ser aplicado em betonilhas rugosas de betão, areia de cimento ou anidrite. A secagem e o ganho de força ocorrem em um dia. O piso autonivelante não é utilizado como revestimento decorativo independente, apenas como piso de base, pois é necessário colocar o material de acabamento sobre o mesmo.

O custo de uma mistura autonivelante é bastante acessível, mesmo com um reparo de baixo orçamento. Os fabricantes indicam a vida útil na embalagem - varia de 30 a 50 anos, o que é uma excelente alternativa a uma simples mesa de concreto.

Rovnitel pode ser usado para vários fins, dependendo disso, uma composição de propriedades diferentes é necessária.

Vantagens e desvantagens

O composto autonivelante tem uma série de vantagens sobre outros métodos de nivelamento:

  • devido às suas propriedades de fluxo, a solução se espalha pela superfície e requer apenas um pequeno movimento corretivo;
  • sujeito a todos os meandros do processo tecnológico, o piso é muito durável e resistente ao desgaste, suporta cargas significativas sem deformação;
  • o preparo da solução é muito simples: basta encher com água e mexer;
  • não requer a configuração de beacons especiais para controlar o nível;
  • rapidamente ganha a força do projeto e seca;
  • não requer reforço adicional com malhas ou fibras especiais;
  • não permite a passagem de umidade e água, não é inflamável;
  • resistente à abrasão, não riscado;
  • uma rica variedade de fabricantes e materiais apresentados no mercado de construção;
  • atua como um isolante sonoro adicional: quanto mais espessa a camada, melhor se manifestam suas propriedades;
  • o equalizador reduz significativamente os indicadores de perda de calor;
  • pode ser usado em salas sem aquecimento, resistente ao gelo.

Existem também pequenas desvantagens:

  • em caso de violação da tecnologia de assentamento e do regime de secagem, podem ocorrer fissuras na superfície da camada;
  • se for tomada a decisão de substituir o piso autonivelante, será necessário desmontá-lo junto com a base;
  • se a espessura for calculada incorretamente e a camada for muito fina, sua resistência será significativamente reduzida;
  • a consistência líquida das misturas a granel não permite, se necessário, montar a mesa em declive;
  • não se recomenda ultrapassar a espessura especificada nas instruções: o critério máximo é de 50 mm, e o indicador recomendado varia de 1 a 10 mm.

Visualizações

Todos os materiais para pisos autonivelantes são divididos em dois grandes subgrupos:

  • O primeiro grupo é feito à base de cimento. Este material pode ser utilizado tanto no banheiro como na sala de estar, bem como em ambientes com quaisquer indicadores de umidade. A espessura da camada de cimento é permitida de 2 a 5 cm .Tais pisos são mais caros do que o gesso, mas são mais resistentes e duráveis. A mistura seca é diluída com água de acordo com as instruções.
  • O segundo grupo, o chamado anidrido, é feito à base de gesso. Esse material custa menos, mas seu uso em ambientes com alto índice de umidade é inviável, pois ao mesmo tempo absorve água e incha. Seca rapidamente, pode ser colocado até 100 mm de espessura, mas se a camada de recheio tiver mais de 5 cm de espessura demorará mais para secar. As misturas de anidrita têm menos peso do que as de cimento, portanto têm menos carga na base. A mistura autonivelante à base de gesso permite nivelar a base do pavimento radiante, distribui e retém bem o calor.

Existem também agentes de nivelamento especiais com ligantes de polimerização.

Níveis de epóxi, em cuja composição estão presentes resinas epóxi, conferem-lhe baixa fluidez e plasticidade. Este material tolera perfeitamente cargas, é impermeável, possui alta dureza e rigidez, não passa ou absorve água, não reage com substâncias quimicamente agressivas. Devido a essas características, é utilizado em salas com alta umidade ou em oficinas de produção de produtos químicos.

Compostos de poliuretano Eles se distinguem por altas taxas de elasticidade e flexibilidade, são acessíveis e resistentes ao gelo. Recomendado para uso em shopping centers, escritórios de organizações onde há um grande tráfego.

Epoxi-poliuretano as misturas autonivelantes têm as propriedades de pisos de epóxi e poliuretano. Este material funciona muito bem sob cargas extremas, por exemplo, no metrô, em estações de trem, em aeroportos.

Cimento-acrílico os pisos são adequados para piscinas, saunas, corredores, salões devido à sua superfície rugosa. Essas misturas contêm acrílico.

Pisos de endurecimento rápido, metacrilato de metilo. Esse piso é aplicado em uma camada de qualquer espessura, rapidamente ganha sua resistência de design e seca. Este material é indispensável quando você precisa fazer tudo com muita rapidez e tranquilidade. Ao despejar, o cheiro é muito forte, mas o cheiro desaparece rapidamente.

Composto reparador para pisos de madeira. Esta solução contém um aditivo especial em forma de fibras, que adere perfeitamente ao fundo de madeira.

Pisos de polímero transparenteconsistindo de um polímero e um endurecedor. A solução líquida é derramada sobre uma base de gesso e massa homogênea perfeitamente uniforme. Pisos padronizados são instalados em duas camadas, a camada superior é transparente. Um filme de banner tridimensional, conchas, areia colorida e outros elementos decorativos são colocados entre as camadas.

Esses pisos têm uma aparência incrível e são usados ​​como acabamento em casas, apartamentos, hotéis, restaurantes, galerias de arte - onde quer que seja necessário um piso interessante e original. Esta é uma verdadeira decoração para qualquer interior.

Dependendo do tamanho do grão dos aditivos, os compostos de nivelamento são divididos em rugosidade e acabamento:

  • As misturas grosseiras contêm componentes de frações maiores, como areia, pedra triturada, granito triturado e argila expandida. Portanto, a superfície da camada é irregular. A alta densidade impede que a solução se espalhe pela superfície, por isso deve ser nivelada com uma régua.Esses dopantes são usados ​​para preencher cavacos, buracos, diferenças de altura, rachaduras profundas em fundações ásperas. A espessura de preenchimento permitida varia de 1 a 8 cm.
  • Os compostos de acabamento têm uma estrutura mais fina, possuem fluidez e plasticidade significativas. A camada de acabamento é mais fina, nivela apenas pequenas diferenças de altura, penetra perfeitamente em todas as fissuras e vazios. A superfície de tal piso após o endurecimento torna-se absolutamente lisa e uniforme.

Critérios de escolha

Os fabricantes oferecem uma ampla seleção de diferentes níveis projetados para diferentes fins e tipos de instalações, diferindo em composição e características técnicas.

Para escolher o agente de nivelamento correto, é necessário considerar alguns pontos importantes:

  • O tipo de edifício em construção, as cargas previstas e as especificidades das condições de funcionamento, por exemplo, uma piscina, uma oficina numa fábrica de produtos químicos, um hotel, um apartamento. Em um apartamento e com cargas leves, você pode usar níveis menos duráveis.
  • O objetivo de derramar o piso autonivelante. Soluções de granulação grossa são usadas para desbaste e soluções de acabamento fino são usadas para acabamento.
  • A condição da superfície da base original. Para compensar severas irregularidades e furos, fissuras e cavacos, é necessário selecionar niveladores com possibilidade de assentamento em camada mais espessa.
  • Para uma base de madeira, você deve comprar um composto especial.
  • O tempo de cura completa difere para vários tipos de pisos autonivelantes: para pisos padrão - 30 minutos, para pisos de secagem rápida - 15 minutos. Portanto, é recomendável realizar o trabalho de vazamento com auxiliares: é necessário distribuir o trabalho de forma a mantê-lo dentro do tempo estimado.
  • O custo dos pisos autonivelantes difere na quantidade de aditivos plastificantes. Se o orçamento permitir, é melhor escolher uma versão mais cara e de alta qualidade de uma marca conhecida.
  • Para o sistema de piso radiante, são produzidos compostos especiais com propriedades de isolamento térmico aumentadas.
  • O prazo de validade deve ser observado, está indicado na embalagem.

Os materiais autonivelantes secos são vendidos em sacos de papel de 25 kg. Para calcular o valor necessário para a compra, é necessário saber o consumo da mistura por 1 m². me determinar a espessura planejada do revestimento de acabamento. Na embalagem do nivelador consta a indicação do consumo da argamassa por 1 m2 com espessura de camada de 1 mm. Como regra, esses valores variam para níveis finos de 1,5 a 1,7 kg, e para níveis iniciais - de 2 a 2,5 kg.

A altura é calculada do ponto mais alto do piso até a profundidade do maior recesso e, em seguida, a espessura necessária da camada do piso é adicionada. A altura é multiplicada pelo tamanho da área - como resultado, obtém-se o volume do material, que deve ser multiplicado pela vazão da solução. Sacos de 25 kg, o que significa que o resultado deve ser dividido por 25. O número de sacos está determinado. Este é um cálculo aproximado, ao qual os especialistas recomendam adicionar 10% para despesas imprevistas.

No caso de uma base irregular com defeitos significativos, é utilizada uma aplicação multicamadas de uma mistura autonivelante. A camada inferior é feita com um material mais grosso e a superior é acabada. Se a reparação ocorrer em apartamento, os cômodos devem ser divididos em cômodos secos e úmidos (cozinha, banheiro, lavabo) e calcular o consumo separadamente, pois serão adquiridos materiais diversos: para seco - anidrita, para úmido - cimento .

Sutilezas de aplicação

Para trabalhar, você precisará das seguintes ferramentas e materiais:

  • água limpa para adicionar ao pó seco;
  • misturador de construção ou broca com um bico para misturar a solução;
  • nível, laser ou normal;
  • uma espátula para cobrir rachaduras e buracos;
  • emulsão de primer à base de acrílico;
  • rolo de agulhas para corrigir o espalhamento e remover bolhas de ar;
  • uma régua e uma espátula dentada para o nivelamento de compostos ásperos.

A tecnologia de nivelar o chão com as próprias mãos em um apartamento, casa ou outro cômodo despejando uma mistura autonivelante ocorre em várias etapas e começa com a preparação de um revestimento áspero.

Não deve estar muito frio na sala, caso contrário, a auto-propagação do equalizador será prejudicada. A temperatura é desejável dentro de + 10 graus. É melhor enchê-lo com duas ou três pessoas para ter tempo antes do momento de solidificação.

Primeiro você precisa limpar a superfície da base de detritos, sujeira e poeira. É melhor remover a poeira com um aspirador de pó, depois esfregar e secar o chão. Limpe manchas de óleo e vários produtos químicos e detergentes. Cubra cuidadosamente todos os buracos, fendas, fissuras e grandes diferenças de altura acima de 80 mm. Você deve obter uma mesa seca, limpa e relativamente uniforme, sem grandes defeitos visíveis.

Para melhor adesão, é necessário aplicar um primer acrílico na base, que consolida as microfissuras da mesa, melhora o espalhamento, a adesão e reduz o consumo de material. Deve ser preparado em duas camadas. Para aplicar a segunda camada, você precisa secar a primeira. Para superfícies porosas, são produzidas emulsões de reforço especiais.

Quando a camada autonivelante se solidifica e a temperatura e a umidade mudam, o volume se expande e a carga nas paredes aumenta. Neste caso, são possíveis fissuras no piso e mesmo deformações de elementos estruturais.

Para evitar que o piso desmorone e para compensar as cargas, costuma-se usar uma fita isolante. Ele corre ao longo da borda inferior da parede e geralmente é fornecido com uma fita adesiva para facilitar a instalação. Essa fita também é usada para fazer costuras nas juntas ao dividir grandes áreas da mesa em seções. O nivelador de acabamento requer a instalação prévia de uma camada impermeabilizante ou impregnação.

A base está preparada, agora você pode misturar a solução. Despeje o pó seco em um recipiente limpo com água em temperatura ambiente, mexendo até ficar homogêneo com um mixer em baixa velocidade. A violação das proporções especificadas nas instruções ou o excesso de água ameaçam a formação de espuma na solução acabada e a violação da integridade da estrutura. A composição acabada endurece muito rapidamente, por isso não pode ser armazenada. Despeje uma porção do canto da sala, movendo-se em direção à saída, se necessário, você também pode nivelar o chão com uma espátula dentada ou uma régua.

Fabricantes e avaliações

No mercado de materiais de construção, a competição entre os fabricantes de misturas secas para pisos autonivelantes é acirrada. Grandes empresas estão trabalhando em toda a linha de tipos de misturas para várias condições de uso, fornecem certificados para seus produtos, dão instruções detalhadas e recomendações de especialistas em tempo integral, coletam feedback de mestres e estudam a demanda dos clientes a fim de aumentar sua classificação para melhorar a qualidade dos materiais. As mais populares e conhecidas pelos consumidores são as seguintes marcas:

  • Empresa Knauf renomado por sua alta qualidade e rica variedade de rovers fabricados. A composição especialmente desenvolvida da linha Boden, à base de gesso refinado, areia de quartzo e aditivos poliméricos, aumenta a resistência do piso em 50% em relação aos pisos de concreto. Pode ser usado para pisos quentes, seca rapidamente. Os usuários notam a alta qualidade dos produtos e a possibilidade de utilizá-los para aquecimento de piso.
  • Produtos "Vetonit" contém aditivos especiais que aceleram o espalhamento da solução e a secagem sem deformação. Uma excelente escolha para construtores experientes. A composição seca por 24 horas. Este material não é pintado, lixado ou utilizado como acabamento de pisos. Avaliações de consumidores indicam que os produtos dessa marca merecem atenção: a mistura seca muito rápido, mas quando aplicada em superfície úmida pode começar a cheirar mal.
  • Misturas de bolars são caracterizados pela alta qualidade consistente de seus produtos e um preço acessível para um grande consumidor.Excelentes avaliações de clientes recebem fosqueamento de acabamento fino, endurecendo instantaneamente e criando um revestimento perfeitamente uniforme. Uma excelente solução para arranjar sistemas de piso radiante. Os aditivos de polímero importado permitem nivelar o piso de porões, garagens e salas úmidas.
  • Equalizadores "Ceresit" são muito populares na Rússia e são usados ​​para qualquer tipo de piso: concreto, madeira, cimento. Eles produzem misturas secas de granulação grossa, bem como composições autonivelantes especiais para salas com cargas aumentadas durante a operação. Os usuários distinguem este produto como um produto de alta qualidade e barato que tem muitas vantagens sobre os análogos.

O uso de misturas autonivelantes de alta qualidade certificadas de fábrica e a aderência à tecnologia permitirão que você obtenha um piso durável, durável e uniforme em um curto período de tempo.

Como nivelar o piso com uma mistura autonivelante, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário