Cimento Portland: características técnicas e aplicação
Atualmente, o cimento Portland é legitimamente reconhecido como o tipo mais comum de aglutinante para soluções de concreto. É feito de rochas carbonáticas. É freqüentemente usado na produção de concreto. Hoje veremos mais de perto quais são as características técnicas inerentes a este material e como ele pode ser aplicado.
O que é isso?
Antes de considerar as características e características de um material como o cimento Portland, vale a pena descobrir o que é.
O cimento Portland é um tipo de cimento, que é um agente hidráulico e ligante especial. Em maior medida, consiste em silicato de cálcio. Este componente ocupa aproximadamente 70-80% da porcentagem de tal composição de cimento.
Este tipo de pasta de cimento é popular em todo o mundo. Seu nome vem da ilha, que fica no litoral da Grã-Bretanha, pois as rochas de Portland têm exatamente a mesma cor.
Vantagens e desvantagens
O cimento Portland tem pontos fortes e fracos.
Para começar, vale a pena considerar as vantagens deste material:
- Deve-se observar as excelentes características de resistência do cimento Portland. É por isso que é mais frequentemente usado na fabricação de estruturas monolíticas de concreto armado e outros objetos semelhantes.
- O cimento Portland é resistente à geada. Ele não tem medo de baixas temperaturas. Nessas condições, o material não sofre deformação e não trinca.
- Este material é à prova d'água. Não sofre contato com umidade e umidade.
- O cimento Portland pode ser usado até mesmo para a construção de fundações em condições de solo difíceis. Para tais condições, uma solução resistente ao sulfato é usada.
- Existem várias variedades de cimento Portland - cada comprador pode escolher a melhor opção para si. Você pode comprar um composto de endurecimento rápido ou endurecimento médio.
- Se você comprou um cimento Portland de alta qualidade, não precisa se preocupar com seu encolhimento e deformação subsequentes. Após a instalação, não forma rachaduras ou outros danos semelhantes.
Não há muitas desvantagens no cimento Portland. Via de regra, estão associados a soluções de baixa qualidade, que hoje já existem muitas nas lojas.
Entre eles estão os seguintes:
- Durante seu endurecimento completo, um material de baixa qualidade é suscetível à deformação. Isso deve ser levado em consideração ao trabalhar. Todas as juntas de contração também devem ser fornecidas.
- Essa solução não pode ser chamada de ecologicamente correta, pois em sua composição, além dos naturais, existem muitos componentes químicos.
- Deve-se ter cuidado ao manusear o cimento Portland, pois o contato com o mesmo pode causar queimaduras químicas e irritação. Segundo especialistas, em condições de contato prolongado com esse material, é possível contrair câncer de pulmão.
Infelizmente, hoje muitos compradores se deparam com argamassas de cimento Portland de baixa qualidade. Este produto deve estar em conformidade com GOST 10178-75. Caso contrário, a mistura pode não ser tão forte e confiável.
Características de produção
A composição do cimento Portland moderno contém cal, gesso e argila de clínquer especial que passou por um processamento especial.
Além disso, este tipo de cimento é complementado com componentes corretivos que melhoram as características técnicas da argamassa:
- forneça-lhe a densidade adequada;
- determinar uma ou outra velocidade de solidificação;
- tornar o material resistente a fatores externos e tecnogênicos.
A produção desse tipo de cimento é baseada em silicatos de cálcio. O gesso é usado para ajustar a configuração. O cimento Portland é produzido pela queima (de acordo com uma fórmula especial) de uma certa mistura com uma grande quantidade de cálcio.
Na produção de cimento Portland não se pode prescindir de rochas carbonáticas. Esses incluem:
- giz;
- calcário;
- sílica;
- alumina.
Além disso, muitas vezes no processo de fabricação, um componente como o marl é frequentemente usado. É uma combinação de argila e rochas carbonáticas.
Se considerarmos o processo de fabricação do cimento Portland em detalhes, podemos concluir que ele consiste na trituração das matérias-primas necessárias. Depois disso, é devidamente misturado em certas proporções e levado ao forno. Ao mesmo tempo, o regime de temperatura permanece em 1300-1400 graus. Nessas condições, a torrefação e a fusão das matérias-primas são garantidas. Nesta fase, obtém-se um produto denominado clínquer.
Para obter o produto acabado, a composição de cimento é moída novamentee depois misturado com gesso. O produto resultante deve passar por todas as verificações para confirmar sua qualidade. A composição comprovada e confiável sempre tem os certificados adequados da amostra necessária.
Como resultado, para produzir cimento Portland de alta qualidade, vários métodos são usados para criá-lo:
- seco;
- semi seco;
- combinado;
- molhado.
Os métodos de produção a seco e úmido são os mais comumente usados.
Molhado
Esta opção de produção envolve a confecção de cimento Portland com a adição de um componente especial de carbonato (giz) e um elemento de silicone - argila.
Suplementos de ferro são frequentemente usados:
- cinzas de pirita;
- lodo do conversor.
Deve-se ter cuidado para garantir que o teor de umidade do componente de silicone não exceda 29% e o da argila não exceda 20%.
Esse método de fazer cimento forte é denominado úmido, pois a moagem de todos os componentes ocorre na água. Ao mesmo tempo, forma-se uma carga na saída, que é uma suspensão à base de água. Normalmente, seu teor de umidade varia de 30% a 50%.
Depois disso, o lodo é queimado diretamente no forno. Nesse estágio, o dióxido de carbono é liberado. As bolas de clínquer que aparecem são cuidadosamente trituradas até virar um pó, que já pode ser chamado de cimento.
Semi seco
Para o método de fabricação semi-seco, são usados componentes como cal e argila. De acordo com o esquema padrão, esses componentes são triturados e secos. Em seguida, são misturados, triturados novamente e ajustados com uma variedade de aditivos.
No final de todas as etapas de produção, a argila e a cal são granuladas e cozidas. Podemos dizer que o método de produção semi-seco é quase igual ao método seco. Uma das diferenças entre esses métodos é o tamanho da matéria-prima moída.
Seco
O método a seco de fabricação de cimento Portland é legitimamente reconhecido como o mais econômico. A sua particularidade reside no facto de, em todas as fases da produção, utilizar matérias-primas exclusivamente secas.
Uma ou outra tecnologia para a fabricação de cimento depende diretamente das propriedades físicas e químicas das matérias-primas. O mais popular é a produção do material nas condições de fornos rotativos especiais. Nesse caso, devem ser usados componentes como argila e cal.
Quando a argila e o cal são completamente triturados em um aparelho especial de trituração, eles são secos até o estado desejado. Nesse caso, o nível de umidade não deve ultrapassar 1%. Já a moagem e a secagem direta são realizadas em uma máquina separadora especial. Em seguida, a mistura resultante é transferida para trocadores de calor ciclônicos e permanece lá por um tempo muito curto - não mais do que 30 segundos.
Isso é seguido por uma etapa durante a qual a matéria-prima preparada é queimada diretamente. Depois disso, é transferido para a geladeira. Em seguida, o clínquer é “movido” para o depósito, onde será totalmente triturado e embalado. Neste caso, a preparação preliminar do componente de gesso e todos os elementos adicionais, bem como o futuro armazenamento e transporte do clínquer, ocorrerão da mesma forma que no método de produção por via úmida.
Misturado
Caso contrário, essa tecnologia de produção é chamada de combinada. Com ele, o lodo é obtido pelo método úmido, e a seguir a mistura resultante é liberada do excesso de umidade por meio de filtros especiais. Este processo deve continuar até que o nível de umidade seja de 16-18%. Depois disso, a mistura é transferida para a queima.
Existe outra opção para a produção mista de uma mistura de cimento. Neste caso, é fornecida a preparação a seco da matéria-prima, que é então diluída com água (10-14%) e submetida à posterior granulação. É necessário que o tamanho dos grânulos não seja superior a 15 cm, somente a partir desse momento se iniciam a queima da matéria-prima.
Como é diferente do cimento simples?
Muitos consumidores estão se perguntando qual é a diferença entre o cimento Portland e o cimento convencional.
É de notar imediatamente que o cimento de clínquer é um dos subtipos da argamassa clássica. Via de regra, é utilizado na produção de concreto, que, por sua vez, é indispensável na construção de estruturas monolíticas e de concreto armado.
Em primeiro lugar, as diferenças entre as duas soluções residem em sua aparência, desempenho e propriedades. Assim, o cimento Portland é mais resistente a baixas temperaturas, pois contém aditivos especiais. Para cimento simples, essas características são muito mais fracas.
O cimento Portland tem uma cor mais clara do que o cimento comum. Graças a esta característica, o corante é economizado significativamente durante a construção e acabamento.
O cimento Portland é mais popular e procurado do que o cimento convencional, apesar de sua composição química. São os seus especialistas que recomendam a sua utilização nas obras, principalmente se forem de grande envergadura.
Tipos e características
Existem vários tipos de cimento Portland.
- Secagem rápida. Tal composição é complementada com minerais e componentes de escória, portanto, endurece completamente nos primeiros três dias. Graças a esta característica, o tempo de retenção do monólito na cofragem é sensivelmente reduzido. Vale ressaltar que no processo de secagem do cimento Portland de secagem rápida, aumenta suas características de resistência. Marcação de misturas de secagem rápida - M400, M500.
- Normalmente endurece. Na composição desse cimento Portland, não existem aditivos que afetem o período de endurecimento da solução. Além disso, não precisa de uma moagem fina. Essa composição deve ter características que correspondam a GOST 31108-2003.
- Plastificado. Este cimento Portland contém aditivos especiais chamados plastificantes. Eles fornecem cimento com alta mobilidade, propriedades de maior resistência, resistência a diferentes condições de temperatura e absorção mínima de umidade.
- Hidrofóbico. Um cimento Portland semelhante é obtido pela introdução de componentes como asidol, mylonft e outros aditivos hidrofóbicos.A principal característica do cimento Portland hidrofóbico é um ligeiro aumento no tempo de pega, bem como a capacidade de não absorver umidade em sua estrutura.
A água dessas soluções evapora muito lentamente, por isso são mais frequentemente usadas em áreas áridas, onde a pedra deve endurecer gradualmente para não perder resistência.
- Resistente ao sulfato. O tipo de cimento Portland resistente ao sulfato é usado para obter concreto de alta qualidade que não tem medo de baixas temperaturas e geadas. Este material pode ser utilizado na construção de edifícios e estruturas afetadas por águas sulfatadas. Esse cimento evita a formação de corrosão nas estruturas. Graus de cimento Portland resistente ao sulfato - 300, 400, 500.
- Resistente a ácidos. O conteúdo deste cimento Portland contém areia de quartzo e silicofluoreto de sódio. Esses componentes não têm medo do contato com produtos químicos agressivos.
- Aluminoso. O cimento de clínquer de alumina é caracterizado por uma composição na qual a alumina está presente em alta concentração. Graças a este componente, esta composição tem um tempo mínimo de presa e secagem.
- Pozolânico. O cimento pozolânico é rico em aditivos minerais (origem vulcânica e sedimentar). Esses componentes representam cerca de 40% da composição total. Os aditivos minerais no cimento pozolânico Portland proporcionam maior desempenho à prova d'água. No entanto, não contribuem para a formação de eflorescências na superfície de uma solução já seca.
- Branco. Essas soluções são feitas de cal pura e argila branca. Para obter um maior efeito de branqueamento, o clínquer passa por um processo de resfriamento adicional com água. O cimento Portland branco é mais frequentemente usado em acabamento e trabalho arquitetônico, bem como colorido. Também pode servir de base para uma argamassa colorida de cimento Portland. A marcação desta composição é M400, M500.
- Cimento Portland de escória. Este tipo de cimento Portland é utilizado para a fabricação de concreto resistente ao calor. Esse material tem um baixo coeficiente de resistência ao gelo, razão pela qual é tão frequentemente usado na construção não só de solo, mas também de estruturas subterrâneas e subaquáticas.
Uma característica do cimento de escória Portland é que ele contém um alto teor das menores partículas de metal devido à adição de escórias de alto-forno.
- Preenchimento. O cimento Portland especial para poços de petróleo é mais frequentemente usado para cimentar poços de gás e petróleo. A composição deste cimento é mineralógica. É diluído com areia de quartzo ou escória de calcário.
Existem várias variedades deste cimento:
- arenoso;
- pesada;
- baixo higroscópico;
- resistente ao sal.
- Escória alcalina. Esse cimento Portland tem aditivos de álcali, bem como escória moída. Existem composições nas quais os componentes da argila estão presentes. O cimento escória alcalino agarra-se da mesma forma que o cimento Portland comum com base arenosa, no entanto, é caracterizado por maior resistência a fatores externos negativos e baixas temperaturas. Além disso, essa solução tem um baixo nível de absorção de umidade.
Como você pode ver, as propriedades técnicas e físicas dos diferentes tipos de cimento Portland são muito diferentes umas das outras. Graças a uma escolha tão vasta, pode escolher uma solução tanto para a construção como para o acabamento em quaisquer condições.
Marcando
Todas as variedades de cimento Portland diferem em suas marcações:
- M700 é um composto muito durável. É ele quem se utiliza na fabricação de concreto de alta resistência para a construção de estruturas complexas e grandes. Essa mistura não é barata, portanto, raramente é usada para a construção de pequenas estruturas.
- М600 é uma composição de maior resistência, que é mais frequentemente usado na produção de elementos críticos de concreto armado e estruturas complexas.
- O M500 também é altamente durável. Graças a esta qualidade, pode ser utilizado na reconstrução de vários edifícios que sofreram acidentes graves e destruição. Além disso, a composição M500 é usada para o assentamento de superfícies de estradas.
- M400 é o mais acessível e difundido. Possui boa resistência ao gelo e parâmetros de resistência à umidade. O Clinker M400 pode ser utilizado para a construção de estruturas para qualquer finalidade.
Âmbito de aplicação
Conforme mencionado acima, o cimento Portland é um tipo aprimorado de argamassa cimentícia. Certas características técnicas inerentes a este material dependem diretamente do tipo direto de enchimento. Assim, o cimento Portland de secagem rápida marcado com 500 e 600 possui um endurecimento rápido, portanto, é misturado ao concreto para a construção de estruturas maciças e de grande porte, e podem ser tanto acima do solo quanto subterrâneas. Além disso, esta composição é frequentemente referida nos casos em que é necessário o conjunto de resistência mais rápido possível. Na maioria das vezes, essa necessidade surge ao lançar a base.
O cimento Portland com a marcação 400 é legitimamente reconhecido como o mais comum. É versátil em sua aplicação. É usado para criar peças monolíticas e de concreto armado poderosas, que estão sujeitas a requisitos de maior resistência. Esta composição está um pouco atrás do cimento Portland de grau 500, mas é mais barata.
O aglutinante resistente ao sulfato é freqüentemente usado para preparar misturas para a construção de várias estruturas debaixo d'água. Este cimento Portland avançado é indispensável nessas condições, pois as estruturas subaquáticas são particularmente suscetíveis aos efeitos nocivos das águas sulfatadas.
O cimento com plastificante e marcação 300-600 aumenta as propriedades de plasticidade da argamassa e também aumenta suas características de resistência. Usando esse cimento Portland, você pode economizar cerca de 5-8% do aglutinante, especialmente quando comparado ao cimento simples.
Variedades especiais de cimento Portland não são freqüentemente usadas para trabalhos de construção em pequena escala. Isso se deve ao seu alto custo. E nem todo consumidor está bem familiarizado com essas composições. Ainda assim, o cimento Portland, via de regra, é utilizado na construção de grandes e importantes instalações.
Quando não deve ser usado?
O cimento Portland confere ao concreto comum propriedades especiais e propriedades de resistência, o que o torna muito popular em trabalhos de construção (especialmente em grande escala). No entanto, essa solução não pode ser usada em leitos de rios fluentes, corpos de água salgada, bem como em águas com alto teor de minerais.
Mesmo um tipo de cimento resistente ao sulfato não atenderá às suas principais funções nessas condições, pois é projetado para operar em águas estáticas e temperadas.
Dicas de uso
O cimento Portland é mais complexo em composição do que a argamassa convencional.
Ao trabalhar com esses materiais, você deve seguir os conselhos e recomendações de especialistas:
- Para que a solução endureça o mais rápido possível, é necessário selecionar uma composição mineralógica adequada do cimento, bem como aplicar aditivos especiais. Freqüentemente, nesses casos, eles se voltam para o aquecimento elétrico ou o processamento com calor úmido.
- Os nitratos de sódio, potássio e amônio são usados para retardar o endurecimento. NS
- Também é necessário levar em consideração o tempo de pega da pasta de cimento. O início deste processo ocorre não antes de 30-40 minutos, e a conclusão - não depois de 8 horas.
- Se o cimento Portland for planejado para ser usado para arranjar a fundação em condições de solo complexas, os especialistas recomendam fortemente a escolha de uma solução resistente ao sulfato, que tem um alto teor de componentes minerais.
- O cimento Portland colorido ou branco é ideal para pisos.Usando essa solução, você pode criar belos revestimentos de mosaico, ladrilhos e brechados.
- O cimento Portland não é incomum. Você pode comprá-lo em quase qualquer loja de ferragens. Deve ser devidamente preparado para o trabalho. Para fazer isso, você precisa de 1,4-2,1 água para cada 10 kg de cimento. Para calcular a quantidade exata de líquido necessária, você precisa prestar atenção ao grau de densidade da solução.
- Preste atenção à composição do cimento Portland. Se ele contiver vários aditivos para melhorar as qualidades de resistência à umidade, as características de resistência ao gelo diminuirão. Se você está escolhendo o cimento para um clima úmido, uma argamassa comum não funcionará para você. É melhor comprar cimento portland de escória.
- As misturas de clínquer coloridas e brancas devem ser transportadas e armazenadas em recipiente especial.
- Existem muitos compostos de clínquer falsificados nas lojas hoje. Os especialistas recomendam fortemente que você se familiarize com os certificados de qualidade dos produtos no momento da compra, caso contrário, o cimento pode acabar sendo de baixa qualidade.
O processo de obtenção do cimento Portland pode ser visto a seguir.
O comentário foi enviado com sucesso.