Mistura de areia e cascalho: características e escopo
A mistura de areia e cascalho é um dos materiais inorgânicos mais comuns usados na indústria da construção. A composição do material e o tamanho das frações dos seus elementos determinam a que variedade pertence a mistura extraída, quais as suas principais funções, onde é mais adequada para o uso.
A mistura de areia e cascalho é usada na construção para preencher as camadas inferiores de vários substratos, por exemplo, asfalto ou outra superfície de estrada, e para a fabricação de várias argamassas, por exemplo, concreto com adição de água.
Peculiaridades
Esse material é um ingrediente versátil, ou seja, pode ser utilizado em diversos tipos de atividades. Como seus principais componentes são materiais naturais (areia e cascalho), isso indica que a mistura de areia e cascalho é um produto ecologicamente correto. Além disso, o ASG pode ser armazenado por um longo tempo - a vida útil do material está ausente.
A principal condição de armazenamento é manter a mistura em local seco.
Se a umidade entrar no ASG, então, ao usá-lo, uma quantidade menor de água é adicionada (por exemplo, ao fazer concreto ou cimento), e quando a mistura de areia e cascalho é necessária apenas na forma seca, então você primeiro terá para secar bem.
Uma mistura de areia e brita de alta qualidade, devido à presença de brita na composição, deve ter boa resistência a temperaturas extremas e não perder sua resistência. Outra característica interessante deste material é que os restos da mistura utilizada não podem ser eliminados, podendo posteriormente ser utilizados para o fim a que se destinam (por exemplo, no assentamento de um caminho para a casa ou na fabricação de concreto).
A mistura natural de areia e cascalho se destaca pelo baixo custo, enquanto o ASG enriquecido tem um preço alto, mas isso é compensado pela durabilidade e qualidade dos edifícios feitos de um material tão amigo do ambiente.
Especificações
Ao comprar uma mistura de areia e cascalho, você deve prestar atenção aos seguintes indicadores técnicos:
- composição do grão;
- o volume de conteúdo na mistura de areia e cascalho;
- tamanho de grão;
- conteúdo de impureza;
- densidade;
- características de areia e cascalho.
As características técnicas das misturas de areia e cascalho devem estar de acordo com os padrões estaduais aceitos. Informações gerais sobre misturas de areia e cascalho podem ser encontradas em GOST 23735-79, mas também existem outros documentos regulamentares que regulam as características técnicas de areia e cascalho, por exemplo, GOST 8736-93 e GOST 8267-93.
O tamanho mínimo das frações de areia em ASG é 0,16 mm e cascalho - 5 mm. O valor máximo para areia de acordo com as normas é de 5 mm, e para cascalho esse valor é de 70 mm. Também é possível pedir uma mistura com tamanho de cascalho de 150 mm, mas não superior a este valor.
O conteúdo de grãos de cascalho na mistura de areia natural e cascalho é de aproximadamente 10-20% - este é um valor médio. O valor máximo chega a 90% e o mínimo é de 10%. O conteúdo de várias impurezas (partículas de lodo, algas e outros elementos) em um ASG natural não deve ser superior a 5%, e em um enriquecido - não superior a 3%.
No ASG enriquecido, a quantidade de conteúdo de cascalho é em média 65%, o conteúdo de argila é mínimo - 0,5%.
De acordo com a porcentagem de cascalho no ASG enriquecido, os materiais são classificados nos seguintes tipos:
- 15-25%;
- 35-50%;
- 50-65%;
- 65-75%.
Características importantes do material também são indicadores de força e resistência ao gelo.Em média, o ASG deve resistir a 300-400 ciclos de congelamento e descongelamento. Além disso, a composição de areia e cascalho não pode perder mais de 10% de sua massa. A resistência do material é influenciada pelo número de elementos fracos na composição.
O cascalho é classificado em categorias de resistência:
- M400;
- M600;
- M800;
- M1000.
O cascalho da categoria M400 é caracterizado por baixa resistência e M1000 - alta resistência. O nível médio de resistência está presente no cascalho das categorias M600 e M800. Além disso, a quantidade de elementos fracos no cascalho da categoria M1000 não deve conter mais do que 5%, e em todos os outros - não mais do que 10%.
A densidade do ASG é determinada para descobrir qual componente está contido na composição em maiores quantidades e para determinar o escopo de uso do material. Em média, o peso específico de 1 m3 deve ser de aproximadamente 1,65 toneladas.
Quanto maior o conteúdo de cascalho na composição de areia e cascalho, maior o nível de resistência do material.
Não só o tamanho da areia é de grande importância, mas também sua composição mineralógica, bem como o módulo de aspereza.
O coeficiente de compactação médio do ASG é 1,2. Este parâmetro pode variar dependendo da quantidade de conteúdo de cascalho e do método de compactação do material.
O coeficiente Aeff desempenha um papel importante. Representa o coeficiente da eficiência total da atividade específica dos radionuclídeos naturais e está disponível para o ASG enriquecido. Este coeficiente significa a taxa de radioatividade.
Misturas de areia e cascalho são divididas em três classes de segurança:
- menos de 370 Bq / kg;
- de 371 Bq / kg a 740 Bq / kg;
- de 741 Bq / kg a 1500 Bq / kg.
A classe de segurança também depende do campo de aplicação para o qual este ou aquele ASG é adequado. A primeira classe é utilizada para pequenas atividades de construção, como fabricação de produtos ou reforma de um edifício. A segunda classe é usada na construção de revestimentos de automóveis em cidades e vilas, bem como na construção de casas. A terceira classe de segurança está envolvida na construção de várias áreas de alto tráfego (incluindo esportes e playgrounds) e grandes rodovias.
A mistura enriquecida de areia e cascalho praticamente não sofre deformação.
Visualizações
Existem dois tipos principais de misturas de areia e cascalho:
- natural (PGS);
- enriquecido (OPGS).
A principal diferença é que a mistura enriquecida de areia e brita não pode ser encontrada na natureza - ela é obtida após processamento artificial e adição de uma grande quantidade de brita.
A mistura natural de areia e cascalho é extraída em pedreiras ou no fundo de rios e mares. De acordo com o local de origem, é dividido em três tipos:
- ravina da montanha;
- lago-rio;
- mar.
A diferença entre estes tipos de mistura reside não apenas no local da sua extração, mas também no campo de aplicação posterior, na quantidade do conteúdo volumétrico dos elementos principais, no seu tamanho e forma uniforme.
As principais características das misturas naturais de areia e cascalho:
- a forma das partículas de cascalho - a mistura montanha-ravina tem os cantos mais pontiagudos e estão ausentes no ASG marinho (superfície lisa arredondada);
- composição - a quantidade mínima de argila, poeira e outros elementos poluentes está contida na mistura do mar, e na montanha-ravina eles prevalecem em grandes quantidades.
A mistura lago-rio-areia-cascalho distingue-se por características intermediárias entre o mar e montanha-ravina ASG. Também contém lodo ou poeira, mas em pequenas quantidades, e seus cantos são ligeiramente arredondados.
No OPGS, cascalho ou areia podem ser excluídos da composição, e cascalho pode ser adicionado. O cascalho triturado é o mesmo cascalho, mas em uma forma processada. Este material é obtido a partir do esmagamento de mais da metade do componente original e possui cantos vivos e rugosidade.
O cascalho triturado aumenta a adesão de compostos de construção e é perfeito para a construção de concreto asfáltico.
As composições de pedra triturada (misturas de areia e pedra triturada - PShchS) são divididas de acordo com a fração de partículas nas seguintes variedades:
- C12 - até 10 mm;
- C2 - até 20 mm;
- C4 e C5 - até 80 mm;
- C6 - até 40 mm.
As formulações de rocha britada têm as mesmas características e características das formulações de cascalho. Mais frequentemente utilizada na construção civil é uma mistura de areia e pedra britada com uma fração de 80 mm (C4 e C5), uma vez que este tipo oferece boa resistência e estabilidade.
Âmbito de aplicação
Os tipos mais comuns de construção em que as misturas de areia e cascalho são usadas são:
- estrada;
- habitação;
- industrial.
Misturas de areia e cascalho são amplamente utilizadas na construção para escavações e valas de preenchimento, nivelamento da superfície, construção de estradas e assentamento de camada de drenagem, produção de concreto ou cimento, na implantação de comunicações, lançamento de fundações para diversos locais. Também é utilizado na construção da base do leito da ferrovia e no paisagismo. Este material natural acessível também está envolvido na construção de edifícios de um andar ou vários (até cinco andares), estabelecendo as bases.
A mistura areia-cascalho como elemento principal da superfície da estrada garante a resistência da estrada aos esforços mecânicos e desempenha funções de repelência de água.
Na fabricação de concreto (ou concreto armado), de forma a excluir a possibilidade de formação de vazios na estrutura, é o ASG enriquecido que é utilizado. Suas frações de vários tamanhos preenchem perfeitamente os vazios e, assim, determinam a confiabilidade e estabilidade das estruturas. A mistura enriquecida de areia e cascalho permite a produção de concreto de vários graus.
O tipo mais comum de mistura de areia e cascalho é ASG com um teor de cascalho de 70%. Esta mistura é altamente durável e confiável, sendo utilizada em todos os tipos de construção. O ASG natural é usado com muito menos frequência, pois, devido ao teor de argila e impurezas, suas propriedades de resistência são subestimadas, mas é ideal para preenchimento de valas ou fossos devido à sua capacidade de absorver umidade.
Na maioria das vezes, o ASG natural é usado para organizar a entrada da garagem, dutos e outras comunicações, construir uma camada de drenagem, caminhos de jardim e arranjar jardins domésticos. O trem enriquecido está envolvido na construção de rodovias e casas de alto tráfego.
Como fazer uma almofada de base de uma mistura de areia e cascalho, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.