Quicklime: recursos e escopo
A cal é uma substância versátil que, pelas suas extensas e variadas propriedades, pode ser utilizada em quase todos os ramos de atividade. É apresentado em vários tipos, dependendo dos critérios de seleção, e é dividido em várias variedades. As opções de elaboração de soluções com seu conteúdo não diferem muito entre si e não causam dificuldades, portanto, esta matéria-prima pode ser utilizada de forma independente sem o envolvimento de especialistas.
Peculiaridades
A cal viva é um óxido de cálcio obtido pela calcinação do carbonato de cálcio e possui uma estrutura finamente porosa. Às vezes, a cal viva é chamada de panela fervente.
Vantagens sobre cal apagada
Tem muitas vantagens sobre a variedade apagada:
- força elevada;
- absorve menos umidade;
- o trabalho com este material pode ser realizado no inverno;
- Sem desperdício;
- um âmbito de aplicação muito amplo.
A cal viva é perigosa para a saúde humana, por isso é aconselhável trabalhar em espaço aberto.usando equipamento de proteção.
Uma boa vantagem da cal viva é seu baixo custo em comparação com outras misturas. O material de cal é resistente a temperaturas extremas, não racha e tem propriedades antimicrobianas.
Especificações
A cal é uma substância frequentemente encontrada na natureza (principalmente nas rochas), e o produto é fabricado em total conformidade com os padrões estabelecidos, pois as misturas nessa base devem desempenhar funções protetoras de alto nível.
A cal acabada deve consistir apenas em rochas carbonáticas (calcário) com uma pequena quantidade de argila. Vários aditivos e impurezas são permitidos na composição do material com base em GOSTs, dependendo do campo de aplicação.
O calcário é muito semelhante em aparência ao giz ou coque, mas eles têm propriedades diferentes e não são intercambiáveis. Para distinguir calcário de giz, você pode pingar água sobre eles. O giz não dará nenhuma reação, mas o calcário começará a espumar e a gerar calor. Se você usar giz para caiar as paredes, ele deixará marcas nas roupas e nas superfícies em contato com a parede. A cal não deixa vestígios, por isso é mais frequentemente utilizada para caiar paredes.
A cal viva é dividida em três classes (1, 2 e 3), e a cal apagada é subdividida em 1ª e 2ª classes. A exceção é a cal virgem em pó, que é dividida em dois graus e contém aditivos. Os demais tipos são feitos sem impurezas.
Por indicadores físicos externos, por exemplo, por cor, você pode determinar o grau do material. Após o tratamento térmico do calcário, obtém-se a cal virgem, que se apresentar uma cor branca, significa que o material não contém aditivos e é de alta qualidade. Em outros casos, o material apresenta uma cor acinzentada, na maioria das vezes dolomita e cal hidráulica.
A produção do material de cal consiste na extração das próprias rochas, seu esmagamento até o tamanho necessário e posterior queima em fornos especiais.Hoje em dia, os fornos de eixo e tubo rotativo são mais comumente usados porque fornecem um efeito uniforme de temperatura no material e um processo de queima contínuo.
A resistência das matérias-primas é influenciada pela temperatura durante a queima e pelo próprio processo de produção. Existem três opções para a resistência do produto acabado: cal de queima dura, de queima média e cal de queima suave.
A cal calcinada suavemente é muito popular na construção, devido às seguintes propriedades:
- o processo de têmpera ocorre rapidamente, em cerca de 3 minutos;
- esse material tem um tamanho pequeno e baixa densidade.
A cal pertence a uma classe de baixo risco, mas as precauções de segurança devem ser observadas durante o transporte e armazenamento. Como a cal viva reage violentamente com a água, você deve garantir que a umidade não entre em contato com o material.
A composição da cal geralmente inclui vários aditivos minerais que melhoram as propriedades do material: escórias de alto-forno granuladas, areias de quartzo e outras substâncias.
Visualizações
Existem dois tipos de cal, que se distinguem pela quantidade de silicatos e aluminoferritas de cálcio que contêm: a ar e a hidráulica. Eles desempenham várias funções, por exemplo, o ar acelera o processo de endurecimento do concreto e o hidráulico acelera as reações na água.
É importante que todos os fragmentos da substância tenham o mesmo tamanho. Esse momento indica que a matéria-prima foi totalmente calcinada no forno. Se houver peças muito grandes ou muito pequenas, elas podem não passar por um tratamento térmico completo, o que reduzirá a qualidade do material acabado.
Existem vários tipos de materiais de acordo com o tipo de processamento:
- caroço de cal viva (panela fervente);
- pó de cal viva (pulverulento);
- extinto hidratado - Ca (OH) 2;
- massa de limão;
- leite de lima.
Lima torrada
O cal em caroço é uma mistura de pedaços de tamanhos diferentes. É composto de óxido de cálcio e magnésio, bem como de materiais como carbonato de cálcio, aluminatos, silicatos. Podem ser adicionadas ferrites de magnésio ou cálcio, que são formadas durante a torra das matérias-primas.
A boa resistência do concreto é garantida pelo fato de que a cal granulada necessita de muito pouca água (devido à moagem fina do material) e praticamente não gera resíduos.
Cal moída
A cal moída tem a mesma composição do caroço, mas a diferença é que os pedaços de matéria-prima são moídos de maneira muito mais dura e completa.
As principais vantagens da cal moída:
- força;
- resistência à água;
- endurecimento rápido.
Para aumentar ou diminuir a taxa de endurecimento, o cloreto de cálcio ou ácido sulfúrico é freqüentemente usado (material de gesso também é adequado).
Lima hidratada
A cal hidratada (também chamada de penugem) é um tipo de material apagado com uma composição altamente dispersiva. A têmpera ocorre adicionando água à cal crua. Para preparar tal solução, 70 a 100% de água é adicionada ao pó.
Para que a cal passe completamente pelo processo de hidratação, ela deve ser colocada em uma cova especial por 2 a 3 semanas. Assim, ele ganhará força e ductilidade ideais. O prazo de vencimento mais curto é de 36 horas. Para evitar que a matéria-prima queime, é aconselhável adicionar água aos poucos, até o momento em que deixe de sair vapor.
A massa de limão é formada quando água suficiente é adicionada para formar um material plástico. Você também pode encontrar uma solução como leite de limão (usado principalmente para caiar troncos de árvores). O leite de lima é feito adicionando-se o excesso de água à massa de lima.
Tipos de formulações
Dependendo do escopo de aplicação, os seguintes tipos de composições são distinguidos:
- Cal de construção - é adicionado na preparação de misturas de concreto e cimento para aumentar a resistência da composição;
- Hidráulico - também utilizado para a produção de concreto, mas de baixa qualidade. Ideal para estruturas localizadas em áreas com alta umidade;
- Komovaya - usado principalmente para preparar uma solução para a branqueamento;
- Sadovaya - é utilizado na agricultura como fertilizante do solo, tratamento de plantas contra pragas de insetos, proteção contra o apodrecimento e melhora do crescimento, sendo altamente indesejável seu uso simultâneo com outros tipos de aditivos e fertilizantes;
- Natrovaya - utilizado na indústria química e na medicina;
- Cloro - usado como desinfetante e para purificação de água.
Classificação de cal por tempo de hidratação
- extinção rápida (até 8 minutos);
- amortecimento médio (até 25 minutos);
- extinção lenta (a partir de 25 minutos).
Tipos de cal do ar
Dependendo da porcentagem de óxido de magnésio na composição, os seguintes tipos de cal do ar são distinguidos:
- cálcio;
- magnésio;
- dolomite.
Âmbito de aplicação
A cal é usada em muitas áreas.
- Na agricultura, o calcário é utilizado para combater pragas, diminuir a acidez do solo, prevenir o aparecimento de fungos, alimentar adicionalmente os animais, melhorar o cultivo da terra e repor o suprimento de cálcio e fósforo. É melhor lidar com solo pesado com cal virgem. A cal é amplamente utilizada como material para caiar árvores e tratar plantas.
- Construção. É utilizado para acelerar o endurecimento do cimento e conferir plasticidade à composição, participa na produção de materiais isolantes térmicos e misturas de construção a seco, serve de elo em estruturas de edifícios.
- Metalurgia ferrosa - enriquece minérios ferrosos e polimetálicos.
- Indústria química - utilizada nas indústrias de tintas e vernizes, perfumaria e farmacêutica. É utilizado como reagente e neutralizador de lamas ácidas.
- Indústria de celulose e papel.
- Industria têxtil.
A variedade de cloro da cal é usada para desinfecção e lavagem de locais públicos., uma vez que possui propriedades desinfetantes. A cal viva é até usada na indústria de alimentos para misturar substâncias, enquanto o leite de cal é usado para fazer açúcar. A cal sodada é usada na medicina (ventilação artificial dos pulmões ou para anestesia) e para sistemas respiratórios (equipamento de mergulho, respiradores e outros dispositivos).
O revestimento de superfícies de madeira com argamassa de cal protege-as de processos de apodrecimento e incêndios.
Como usar?
Ao preparar a argamassa de cal, é importante garantir a interação segura das matérias-primas com a água para o homem. É aconselhável realizar os trabalhos em área bem ventilada e, de preferência, em espaço aberto. Como as substâncias utilizadas são químicas, é necessário respeitar as normas de segurança ao trabalhar com tais materiais.
O pó pode ser usado seco e líquido. Para preparar uma solução líquida, o pó é colocado em um recipiente e preenchido com água. A solução deve ser misturada e diluída até a consistência necessária.
Para calar as árvores, a matéria-prima é diluída em água e aplicada no tronco da árvore com uma escova larga. Mas devido à consistência líquida da solução, você terá que processar o barril várias vezes. Para diminuir o tempo de trabalho, você pode adicionar argila, leite, cola PVA à solução. Esses ingredientes tornarão a mistura espessa e viscosa, e ela ficará uniformemente espalhada na superfície. Antes de processar a árvore, é necessário remover todas as camadas mortas da casca, sem danificar o tronco.
Para proteger as plantas dos fungos, você pode usar carbonato de sódio em vez de cal, porque o refrigerante se dissolve mais rápido e completamente na água.
Não trate o solo com muito calcário, pois ele se tornará alcalino, o que também não contribuirá para o bom crescimento e desenvolvimento das plantas.Você não pode usar estrume e cal ao mesmo tempo, porque essa combinação evitará a formação de substâncias úteis.
Antes de usar o alvejante, é necessário verificar a reação da superfície. Para fazer isso, você pode tratar uma pequena área, e se ela permanecer intacta após cerca de 10 minutos, você pode usar água sanitária em toda a superfície. Primeiro, adiciona-se água à matéria-prima em pequena quantidade e agita-se até o creme de leite, depois acrescenta-se mais água aos poucos, mexendo também, até que se forme uma solução líquida. Alvejante seco é usado somente em superfícies úmidas.
Na construção, recomenda-se o uso de cal moída de cal virgem para a fabricação de gesso, concreto armado e elementos de coloração. Noutros casos, é utilizada cal apagada que, devido à sua resistência à humidade, evita a formação de bolor.
O fluff tem uma ampla gama de aplicações: das necessidades domésticas à construção. Para preparar o cotão, é necessário colocar a matéria-prima em um recipiente de metal sem ferrugem (ou em plástico) e adicionar água aos poucos, mexendo a solução. Assim que a mistura estiver pronta, você precisa deixá-la em infusão por várias horas ou dias. Quanto mais tempo ele permanecerá em pé, maior será seu indicador de qualidade e resistência.
Adendo
- Se você precisar armazenar a argamassa de cal pronta por muito tempo, pode adicionar água periodicamente. Inicialmente, adiciona-se água até que o material não a absorva mais. Esta regra não se aplica à preparação de leite de limão.
- A profundidade ideal para cavar calcário no solo é de 20 cm, mas se a dose de fertilizante for pequena, a profundidade deve ser menor. De cima, o cal é coberto com uma camada de areia. Para armazenamento no inverno, é recomendável colocar outra camada de solo de 70 cm de altura no topo da camada de areia.
- Antes de aplicar em qualquer superfície (madeira, concreto, cimento, metal), é necessário remover completamente a sujeira, graxa, defeitos e ferrugem.
- Pode acontecer que a cal chegue a uma área desnecessária e deva ser lavada. Para isso, antes de mais nada, é necessário umedecer abundantemente essa área, esperar que a cal se dissolva bem e, em seguida, retirar o material com uma esponja de metal duro. Repita essas etapas, se necessário. Existem soluções prontas no mercado para essas necessidades, por exemplo, Guard Industrie ou "Space". Você também pode usar soluções caseiras de ácido clorídrico.
- Não é recomendável fazer um primer antes da caiação, pois a cal não se fixa em tal base. Também é aconselhável caiar com pincéis e não com pistola. A escova distribuirá melhor a argamassa de cal e o acabamento ficará melhor.
- Quanto mais longo for o período de envelhecimento da mistura acabada, melhor desempenhará suas funções.
- Para o preparo de argamassas, convém adicionar areia também.
- Este material não é adequado para fazer cimento para fogueiras ou fogões, pois o dióxido de carbono é liberado quando aquecido.
- Para obter isolamento, você pode adicionar serragem e gesso à penugem. Em outros casos, a argamassa de cal não deve conter serragem, caroços e outras inclusões para cobrir de maneira uniforme e completa a superfície.
- O alvejante deve ser armazenado em uma sala escura, porque parte do cloro ativo é perdido sob a influência da luz solar.
Para obter informações sobre como determinar a qualidade da cal, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.