O que é argamassa e onde é utilizada?
No assentamento de fogões ou lareiras, bem como para proteção de altos-fornos ou conchas de vazamento de aço, utilizam-se não só tijolos refratários, mas também argamassas refratárias resistentes ao fogo. Uma mistura de alvenaria resistente ao calor é feita de tal material, que não apenas fixa todos os elementos estruturais uns aos outros de forma confiável, mas também atua como um composto de vedação que não perde suas funções mesmo em condições de temperatura muito alta.
O que é isso?
A argamassa é um material que pertence à classe dos refratários, sua produção é feita em fábrica. A produção do material consiste no preparo de uma mistura seca de caulim e pó de chamote na proporção de 1: 1.
O caulim é um tipo especial de argila de composição refratária; para preparar a mistura, a argila é seca e triturada.
A argamassa acabada apresenta a forma de um pó fino de tonalidade castanho-acinzentada ou castanho-avermelhada. O pó deve consistir em componentes com frações de tamanho igual. A presença de grumos endurecidos na argamassa é considerada um casamento. Dependendo do tamanho das frações, o pó de argila refratária é dividido em tipos.
- Granulado - o tamanho de partícula da mistura está na faixa de 2-2,8 mm. Este material consiste em 75% de chamotte e 25% de aditivos.
- De grão médio - o tamanho das partículas da mistura é de 1-2 mm. A mistura contém 80% de chamotte e 20% de argila.
- Refinado - o tamanho de partícula da mistura está na faixa de 0,24-1 mm. A mistura contém 85% de pó de chamote e 15% de argila de caulim.
Uma solução de argamassa é preparada combinando a composição seca com água. Suas qualidades - resistência ao calor e resistência ao fogo - são utilizadas para alvenaria do forno e revestimento interno de suas superfícies. Os fabricantes embalam a argamassa em sacos de 50 kg cada, menos frequentemente a embalagem também é encontrada em 25 kg. O principal requisito do produto é a sua secura absoluta, uma vez que a composição tende a perder suas propriedades sob a influência da umidade.
O pó de argamassa é altamente resistente ao fogo e pode suportar temperaturas de até 1750 ° C. Esta resistência a altas temperaturas implica o uso deste material para fins de proteção e isolamento quando as superfícies são expostas a misturas de ar quente-gás e chamas abertas.
O pó da argamassa, combinado com uma certa quantidade de água, forma uma mistura de trabalho que tem as mesmas propriedades dos tijolos refratários. A composição se expande ao ser aquecida, obtendo-se em sua superfície um filme cerâmico confiável, que sela as costuras da alvenaria do forno, protegendo-as dos efeitos da alta temperatura.
Visão geral dos tipos de misturas
A argamassa refratária de argamassa é subdividida em vários tipos que apresentam determinadas características físicas e químicas. A seleção correta da composição de alvenaria refratária pode garantir a proteção de edifícios residenciais e outros em que um recuperador de calor seja instalado. Além disso, a composição de argamassa com alto teor de alumina e alto teor de plástico é usada não apenas para fornos de assentamento, mas também para fins industriais na queima de vários tipos de peças de trabalho. A argamassa é classificada de acordo com os seguintes critérios principais.
Por composição
Dependendo da composição, as misturas de argamassas são as seguintes.
- Argamassa de periclase, grau MPSF - é feito à base de pós de periclase, onde os componentes de fosfato atuam como componentes de ligação.Essa mistura é utilizada para selar as costuras da alvenaria do forno e faz parte do revestimento na fabricação de produtos refratários.
- Argamassa magnesiana - a mistura é à base de óxido de magnésio e seus dióxidos. Este tipo de argamassa é usado na fabricação de aço para arranjar o arco dos fornos para fundir o metal.
- Argamassa de mulita - na composição da mistura é utilizado um mineral, denominado mulita, constituído pelos elementos alumínio, ferro e silício. Esse tipo de mistura é usado para proteger panelas de vazamento de aço.
- Argamassa de mulita corindo - fabricado com componente de corindo e polifosfato de sódio. O corindo, como mineral, tem uma dureza comparável ao diamante, e em sua composição o corindo é uma das variedades de óxido de alumínio.
- Argamassa de cordierita - contém em sua composição caulim, alumina, quartzo, feldspato, talco. O pó de cordierita tem um baixo coeficiente de expansão quando aquecido e não racha quando resfriado rapidamente. É utilizado na fabricação de produtos refratários, filtros.
- Morteiro de zircão - a mistura contém óxido de zircônio. Este tipo de metal é resistente ao fogo, portanto as misturas são utilizadas na indústria do aço.
- Argamassa de nitreto - a mistura contém nitreto de silício. As propriedades resistentes ao calor da argamassa de nitreto são usadas nas indústrias de fundição de metal e incineração de resíduos.
- Argamassa de óxido - contém óxidos de metais como berílio, cério, tório. As misturas de argamassas deste tipo são utilizadas para a indústria nuclear.
Todos os tipos de argamassas estão disponíveis como misturas de fluxo livre. Uma exceção é a argamassa óxida, que é produzida na forma pastosa.
Por marcas
Toda massa morta é marcada de uma certa maneira, dependendo de sua composição e propriedades. Por exemplo, a parte da letra da marcação contém os componentes da composição e os números indicam a porcentagem de óxidos de alumínio na mistura. Os seguintes tipos de argamassa são diferenciados por marcas:
- MP-18 - mistura de argamassa semi-ácida contendo pelo menos 20% de óxido de alumínio;
- MSh-28 - argamassa de argila refratária com teor de óxido de alumínio de 28%;
- MSh-31 - argamassa de argila refratária com teor de óxido de alumínio de até 31%;
- MSh-32 - argamassa de argila refratária com teor de óxido de alumínio de até 32%;
- MSh-36 - argamassa de argila refratária com teor de óxido de alumínio de até 36%;
- MSh-39 - argamassa de argila refratária com teor de óxido de alumínio de até 39%;
- MShB-35 - argamassa de chamotte com bauxita, contendo 35% de óxidos de alumínio e minério de mesmo nome na forma de bauxita;
- MMKRB-52 - mistura de mulita-sílica com adição de bauxita e teor de óxidos de alumínio de 52%;
- MMKRB-60 - mistura de mulita-sílica com adição de bauxita e teor de óxidos de alumínio de 60%;
- O MML-62 é uma mistura de mulita sem impurezas, contendo 62% de óxidos de alumínio;
- MMK-72 - argamassa de mulita-corindo contendo 72% de óxido de alumínio;
- MMK-77 - argamassa de mulita-corindo contendo 77% de óxido de alumínio;
- MMK-85 - argamassa de mulita-corindo contendo 85% de óxido de alumínio;
- MKBK-75 - mistura de mulita-sílica com adição de bauxita e teor de 75% de óxidos de alumínio;
- ММКФ-85 - uma mistura de mulita-corindo, na forma de um ligante-base, usa fosfatos, contém 85% de óxido de alumínio;
- MC-94 é uma argamassa de zircônio, uma mistura especial composta por pó de argamassa finamente moída e zircônio, destinada à alvenaria refratária de elementos resistentes ao calor.
As composições de argamassa correspondem a GOST 6137-37, mas algumas delas podem ser produzidas de acordo com os regulamentos da TU.
Formulários
As misturas de argamassa são utilizadas para realizar trabalhos de alvenaria durante a instalação de fornos e outras estruturas semelhantes, como um alto-forno, uma concha para vazar aço, em fornos de coque ou aquecedores de ar. Fornos de aço de lareira aberta, misturadores, cadinhos e assim por diante estão sujeitos a grades. Para o tratamento de superfície, soluções de uma determinada consistência são preparadas diretamente no local antes de iniciar o trabalho. Alguns tipos de argamassa podem permanecer diluídos por um certo tempo e podem ser usados sem medo de perder suas propriedades retardantes de fogo.
Como usar?
Para criar argamassa, não são necessários certos conhecimentos e habilidades - o método de preparação da mistura é bastante simples. As instruções para a execução do trabalho são as seguintes.
- Primeiro, você precisa preparar e limpar o local de trabalho de detritos estranhos. Além disso, todos os itens e ferramentas desnecessários são removidos da área de trabalho.
- Você precisará preparar um recipiente amplo para misturar a composição, enquanto com antecedência você precisa preparar todas as ferramentas - um misturador para mexer, uma espátula, água limpa para diluir a composição.
- Antes do assentamento, os tijolos devem ser limpos de sujeira, poeira ou, se o tijolo estiver em uso, será necessário remover cuidadosamente os restos da composição antiga. Além disso, é importante remover depósitos de carbono e depósitos de fuligem de superfícies de tijolo.
- O trabalho de diluição do pó fino seco deve ser feito em respirador protetor e óculos de proteção para não inalar o pó da composição, pois seus componentes são prejudiciais à saúde humana. As mãos precisarão ser cobertas com luvas de proteção.
Todas as ações relacionadas ao preparo da massa de argamassa são realizadas em ambiente com boa ventilação, mas devem-se evitar correntes de ar para que a massa seca não se espalhe sobre as superfícies por rajadas de massas de ar.
As misturas de argamassa de trabalho são divididas em 3 tipos dependendo de sua densidade, ou seja, do grau de diluição do pó seco com água:
- consistência líquida - verifica-se quando 13-13,5 litros de água são adicionados a 20 kg de pó;
- consistência semi-grossa - obtida pela mistura de 20 kg de pó com adição de 11,5-12 litros de água;
- consistência espessa - essa solução é preparada na proporção de 20 kg da mistura e 8-8,5 litros de água.
As composições líquidas e semi-espessas são utilizadas quando é necessário fazer juntas de vedação da alvenaria cuja espessura não exceda 3 mm. Se for necessária uma costura com uma espessura superior a 3 mm, então apenas formulações com uma consistência espessa são utilizadas. A espessura das juntas na alvenaria cerâmica é de 3 mm, enquanto a alvenaria refratária permite juntas mais finas. O processo de preparação da argamassa é o seguinte:
- pegue um recipiente com o volume necessário e despeje nele argamassa seca;
- água (limpa, sem impurezas e inclusões) é adicionada ao pó em pequenas porções, em etapas;
- ao adicionar novas porções de água, o pó da argamassa é bem misturado com um misturador para obras ou uma furadeira com um acessório especial é usado;
- ao misturar a composição, é importante obter uma massa homogênea na qual grumos de qualquer tamanho estejam completamente ausentes;
- após adicionar uma pequena porção de água e misturar bem a mistura, a composição resultante é deixada em repouso por cerca de 25-30 minutos, após o que sua consistência é determinada e, se necessário, uma nova pequena porção de água é adicionada, trazendo assim o massa inteira para a condição desejada.
Uma mistura de trabalho bem preparada de pó de argamassa será capaz de garantir a adesão confiável de todos os elementos da alvenaria do forno e selar as costuras. O consumo de 100 tijolos será em média de 2 a 3 baldes da composição acabada, mas essa quantidade é muito condicional, pois depende diretamente da consistência da solução.
O comentário foi enviado com sucesso.