Mistura para assentamento de fornos de tijolos: seleção e uso

Mistura para assentamento de fornos de tijolos: seleção e uso
  1. Compromisso
  2. Opções de formulação
  3. Preparação
  4. Dicas de aplicação
  5. Armazenar

É difícil imaginar uma casa privada sem um fogão de tijolos tradicional ou uma lareira moderna. Esses atributos indispensáveis ​​não só fornecem calor ao ambiente, mas também servem como decoração para um interior moderno. Para criar uma estrutura sólida de tijolo monolítico, são utilizadas misturas especiais que apresentam resistência ao fogo, ductilidade e altíssima resistência.

Compromisso

Na construção de um fogão ou lareira de tijolos, são usados ​​compostos especiais, aos quais são impostos requisitos especiais. As estruturas de aquecimento são usadas em situações "extremas", onde as temperaturas mudam para taxas muito altas. A duração desta exposição pode ser de várias horas, portanto o material deve ser adaptado para tal exposição.

Com essa operação da estrutura, atenção especial deve ser dada à composição da mistura. Não deve conter componentes tóxicos que possam ser lançados no meio ambiente. Também é importante a ausência de odores específicos. Esses produtos devem estar de acordo com as normas sanitárias.

A composição especial da mistura permite preencher as aberturas entre as costuras, o que é uma barreira confiável à penetração do monóxido de carbono no espaço aquecido. Devido à ausência de fissuras, a difusão do ar não ocorre e a tiragem não é perturbada.

Essas soluções são usadas para o seguinte trabalho:

  • assentamento de tijolos de superfícies externas;
  • dispositivo de câmara de combustão;
  • construção de chaminés, incluindo a superfície que sai;
  • derramando a base;
  • voltado para;
  • criação de elementos adicionais expostos a altas temperaturas.

Dependendo da finalidade, o tipo e as proporções da composição são selecionados.

Opções de formulação

São argamassas de reparo prontas que contêm todos os componentes necessários na proporção certa. Além disso, a composição pode ser preparada manualmente.

Abaixo estão as variedades de soluções.

  • Areia argilosa. As misturas possuem média resistência ao calor e alta densidade de gás, não sendo utilizadas em ambientes externos. Para prepará-los, são necessárias habilidades especiais. São utilizados para assentar a parte de acumulação de calor da estufa e a parte inicial da chaminé.
  • Cimento-argila. As soluções são altamente duráveis. São utilizadas para assentar a parte do recuperador de calor e a base da chaminé.
  • Cimento. As misturas possuem alta resistência e baixa densidade do gás. Usado para lançar a base.
  • Cimento-cal. As soluções têm uma resistência maior, mas são dotadas de uma densidade de gás baixa. São utilizados para o assentamento do recuperador, lareira, parte da chaminé, que se apoia no tecto, as partes principal e final da chaminé.
  • Limão-argila. As misturas são duráveis, têm uma densidade média de gás. Eles são usados ​​para assentar a parte de acumulação de calor do recuperador e a base da chaminé.
  • Argila Firec. As soluções são dotadas de alta resistência ao calor e resistência. Eles são usados ​​para colocar a parte do forno de um fogão ou lareira.
  • Calcário. Os indicadores de resistência ao calor, resistência ao fogo e densidade do gás estão abaixo da média. As formulações podem ser utilizadas ao ar livre. Eles são usados ​​para lançar as bases do fogão e da lareira.

Além dos componentes principais, as composições podem conter plastificantes, sal e outros aditivos que aumentam a qualidade do material, tornando-o mais plástico, durável, resistente ao calor, hermético e impermeável a ambientes de alta temperatura.A finalidade da composição é determinada pelo conteúdo quantitativo de um determinado componente.

As combinações prontas para malas de tijolo são divididas em opções normais e melhoradas. A diferença reside nas condições de funcionamento da estrutura de aquecimento. A fórmula aprimorada contém componentes adicionais que permitem resistir a mudanças de temperatura, bem como temperaturas que chegam a 1300 graus.

Abaixo estão as formulações prontas mais comuns.

  • "Terracota". A mistura resistente ao calor é ecologicamente correta, durável e flexível. A composição inclui componentes como argila de caulim, areia, chamotte. A temperatura máxima de operação do material é 1300 graus acima de zero. Segundo avaliações na internet, a solução apresenta alta resistência, confiabilidade, plasticidade, uniformidade e facilidade de uso. Porém, há opiniões de que a mistura deve ser peneirada, já que grandes grãos de areia aparecem na composição. Existem embalagens semelhantes com a composição, que podem diferir um pouco, por exemplo, mais argila está presente. Note-se também que é difícil trabalhar com tijolos secos e é melhor usar tijolos encharcados.
  • "Pechnik". Uma mistura resistente ao calor à base de cimento e argila é caracterizada pela resistência ao fogo, resistência e altas propriedades de retenção de água. A temperatura máxima de operação do material é 1350 graus acima de zero. Entre as críticas na Internet, há opiniões positivas e negativas. Dentre as vantagens, destacam-se a alta resistência, confiabilidade, resistência ao calor e facilidade de uso. Entre as desvantagens, os usuários percebem alto consumo de material, rápida solidificação e alto custo.
  • "Emelya". Uma mistura à base de argila de caulim contém componentes adicionais que aumentam a resistência, aderência e plasticidade do material. Além disso, a solução é caracterizada pela resistência ao calor, resistência à umidade e inodoro. A temperatura operacional permitida do material não é mais do que 900 graus acima de zero. Entre os julgamentos positivos estão a resistência ao calor, baixo odor e facilidade de uso. Entre as análises negativas, a baixa resistência do material e a falta de resistência à umidade são notadas.
  • "Vetonit". A mistura à base de argila é resistente ao calor e durável. A composição também contém cimento, areia, aditivos adicionais que aumentam a qualidade da solução. Não se destina ao assentamento de tijolos cerâmicos. Suporta temperaturas de até 1200 graus acima de zero. Entre as críticas positivas estão a boa resistência, facilidade de uso e produtos de alta qualidade. Entre os aspectos negativos, está uma leve fluidez do material após a secagem.
  • Borovichi. A mistura de argila contém quartzo e areia de moldagem. A solução é plástica e resistente ao calor. A composição é usada para colocar tijolos vermelhos. A temperatura operacional do material não deve exceder 850 graus. Avaliações de usuários indicam que a solução é durável, forte e de alta qualidade. Entre os aspectos negativos, está a falta de plasticidade.

Ressalta-se que para obter uma solução de alta qualidade é necessário seguir rigorosamente as instruções de uso. Quaisquer desvios podem levar a resultados indesejáveis ​​na forma de heterogeneidade da mistura e sua rápida solidificação. Para que a mistura retenha suas propriedades de resistência por muito tempo, ela deve ser usada para o fim a que se destina.

Portanto, antes de usar qualquer composição, você deve consultar um especialista.

  • Argila. O elemento natural contém alumínio, silício, areia e outros componentes. A gama de cores é muito diversificada. A principal característica da argila é o teor de gordura - ela determina propriedades como força, densidade do gás e adesão.
  • Cimento. O pó mineral é caracterizado por propriedades de alta resistência.O material é obtido a partir do clínquer por meio de trituração. Em seguida, minerais e gesso são adicionados. A alvenaria de forno geralmente usa cimento Portland, que é obtido por queima, um método que melhora a qualidade e o desempenho.
  • Lima. O material de construção é queimado em altas temperaturas durante o processo de produção. A cal não contém aditivos químicos, por isso é considerada uma substância amiga do ambiente. Ele contém carbonatos e minerais. Na colocação de fogões ou lareiras, utiliza-se pasta de cal. Uma massa densa é obtida apagando cal em água.
  • Chamotte. O material refratário é obtido por queima profunda. Ele contém componentes como argila com alto teor de alumina, zircônio, granada.

O teor quantitativo de um ou outro componente altera significativamente as propriedades da solução, tornando-a mais viscosa, por exemplo, com maior teor de argila, ou forte com maior teor de cimento ou cal. Os materiais de argila refratária aumentam significativamente o desempenho de resistência ao calor da mistura.

Preparação

As misturas prontas devem ser diluídas com água de acordo com a proporção indicada nas instruções de uso. Às vezes, soluções especiais são usadas para isso. Essa é a opção mais conveniente, porém, o custo dessas composições, ao contrário das misturas caseiras, é muito mais alto.

Para cozinhar, você precisará de um recipiente e uma batedeira. Primeiro, prepare a quantidade necessária de líquido e, em seguida, adicione gradualmente a mistura. A quantidade de água está indicada na embalagem, mas lembre-se que em ambientes com muita umidade, a quantidade de água deve ser menor do que em climas quentes. A consistência líquida é bem misturada até que uma pasta homogênea seja formada. Em seguida, a solução é infundida por uma hora e agitada novamente.

Para preparar a solução com suas próprias mãos, você precisará adquirir todos os ingredientes necessários e, em seguida, misturá-los na proporção certa. Este método é muito mais barato. As vantagens incluem a capacidade de usar produtos ecologicamente corretos. No entanto, podem surgir dificuldades em encontrar os ingredientes certos, bem como em preparar a proporção certa.

A alvenaria de fogão envolve o uso de diferentes compostos dependendo do tipo de superfície. Ao formar uma base subterrânea, as composições de cimento são adequadas. Para formar as paredes laterais do forno, onde ocorre a maior exposição à alta temperatura, deve ser utilizada uma argamassa argilosa refratária. A mistura deve ser preparada diariamente, retirando poeira, sujeira e partículas estranhas dos componentes.

O barro é embebido com antecedência. O material é mantido em água por até dois dias, durante os quais o material é agitado. A quantidade de água é determinada a partir de uma proporção de 1: 4, onde uma parte da água preenche quatro partes de argila.

Para preparar uma argamassa de cimento, você precisa de pó de cimento, areia e água. A proporção de pó e areia é selecionada dependendo de onde a composição será usada. A mistura é adicionada a água, mexendo bem até obter uma massa homogênea. Para mexer, use dispositivos especiais, por exemplo, uma espátula ou um misturador. Em alguns casos, é adicionada pedra triturada para aumentar a resistência.

A mistura de argila e areia é preparada misturando argila com areia. A proporção é selecionada dependendo da finalidade, bem como das propriedades iniciais da argila. Antes de misturar os componentes, a argila é cuidadosamente limpa e peneirada.

Se a argila tiver um teor médio de gordura, a proporção aproximada pode ser 4: 2 - 4 litros de argila limpa são despejados em um recipiente previamente preparado e, em seguida, 2 litros de areia. Os componentes são misturados e, em seguida, é adicionada água em pequenas porções, mexendo bem a mistura. O resultado deve ser um mingau homogêneo, semelhante em consistência ao creme de leite.

Para preparar a mistura de cal, você precisará de cal, areia e água. A proporção é escolhida dependendo do propósito da solução.Antes de preparar a mistura, a cal é cuidadosamente limpa e peneirada. Primeiro, os componentes secos são misturados e, em seguida, a água é gradualmente adicionada, agitando a composição.

A argamassa de cimento-cal é preparada a partir de cimento, cal, areia e água. A proporção é selecionada dependendo da finalidade da mistura. Os componentes secos são misturados. Em seguida, adicione água aos poucos, mexendo bem a solução.

A argamassa de cimento-gesso é preparada à base de cal, gesso, areia e água. Antes do trabalho, a cal é limpa e peneirada. A proporção dos componentes é selecionada dependendo do propósito da solução. Primeiro misture os ingredientes secos e, em seguida, adicione água em pequenas porções. Nesse caso, a composição é bem misturada, trazendo-a à consistência desejada.

A solução de cal e argila é preparada à base de cal, argila, areia e água. Antes do trabalho, é necessário realizar trabalhos de limpeza e peneiração da cal e da argila. A proporção de componentes secos é selecionada dependendo da finalidade da solução. Primeiro, os componentes secos são misturados e, em seguida, o líquido é adicionado lentamente em pequenas porções. Neste caso, o mingau é bem mexido, levando a uma massa homogênea.

A argamassa de cimento-argila é preparada a partir de cimento, argila, areia e água. Antes de iniciar o preparo da mistura, a argila é cuidadosamente limpa e peneirada. A proporção aproximada de componentes secos é de 1: 4: 12, onde uma parte do cimento é misturada com quatro partes de argila e doze partes de areia. Em seguida, adicione lentamente água em pequenas porções, mexendo bem, e leve à consistência desejada.

Para preparar a argamassa de alvenaria de argila refratária com maior resistência, você precisará de cimento Portland M400, areia, brita e areia de argila. A proporção aproximada é de 1: 2: 2: 0,3, onde uma parte de cimento é misturada com duas partes de areia comum, duas partes de brita e 0,3 partes de areia de chamote. Em seguida, adicione água, mexa lentamente até obter uma consistência homogênea.

Deve-se notar que o processo de fazer uma mistura com as próprias mãos é uma ocupação bastante laboriosa e responsável. Material de baixa qualidade ou proporção errada pode levar a consequências indesejáveis, dinheiro e gastos de tempo adicionais. Portanto, se não tiver certeza de um resultado positivo, é melhor confiar o trabalho a profissionais ou usar composições prontas.

Dicas de aplicação

Ao realizar trabalhos com as próprias mãos, tudo deve ser cuidadosamente preparado. Recipientes e dispositivos mecânicos serão necessários. A base deve ser limpa de sujeira, poeira e partículas estranhas.

Ressalte-se que a mistura é preparada em quantidade suficiente para uma hora de trabalho. Após esse período, a composição começa a endurecer, perdendo suas propriedades. As soluções de argila refratária podem ser usadas em 40 minutos e as composições de cal - em 24 horas.

A mistura de alvenaria retém bem o líquido, por isso não há necessidade de molhar a base antes de trabalhar com ela.

Todo trabalho é recomendado para ser executado em temperaturas de 10 a 35 graus acima de zero. A temperatura exata está indicada na embalagem.

A camada da mistura a ser aplicada não deve ultrapassar 10 mm. Na hora de projetar chaminés, principalmente a parte que fica de frente para a rua, assim como no assentamento, não se recomenda o uso de argamassa de argila limpa, pois a substância colapsa rapidamente sob a ação dos vapores. Neste caso, uma mistura com adição de cal e areia é adequada.

Ao adicionar argila à mistura, é necessário levar em consideração o grau de seu teor de gordura. Para verificar a qualidade, você pode tentar enrolar uma tira grossa de material úmido. Então você precisa tentar esticá-lo com cuidado. A formação de superfícies rasgadas indicará o conteúdo de uma grande quantidade de areia - é melhor não usar esse material.

Você pode usar uma ferramenta de agitação para verificar a qualidade da argila. Quando uma substância adere a uma superfície, a argila é considerada oleosa.Se depois de algum tempo um líquido aparecer na superfície da argila, a substância contém muita areia.

Uma mistura à base de argila de baixa qualidade pode em breve levar à deformação, destruição da alvenaria e também ao encolhimento da superfície.

Deve-se lembrar que misturar argila de graxa média com cimento aumenta a resistência das juntas e, com a adição de cal, a mistura endurece mais rápido. Para obter uma composição refratária, utiliza-se argila queimada.

Depois de colocar o fogão ou as lareiras, você pode ligar a fornalha não antes de três dias depois. Este tempo é necessário para que a mistura endureça completamente. O revestimento da alvenaria de tijolos só pode ser feito após um mês de uso de estruturas de aquecimento, e o aquecimento do forno deve atingir uma temperatura de pelo menos 300 graus em uma hora.

Ao usar a solução, você deve seguir as instruções de uso. O estrito cumprimento da sequência de ações garantirá um resultado positivo e alta qualidade da superfície explorada.

Armazenar

Recomenda-se armazenar a alvenaria já misturada em uma sala seca, cuja temperatura deve estar na faixa de -40 a +40 graus. No entanto, algumas formulações não têm medo de umidade ou geadas severas - elas são capazes de manter suas propriedades sob quaisquer condições externas desfavoráveis. As condições individuais de armazenamento estão indicadas na embalagem.

Dependendo da marca e da finalidade dos componentes constituintes, o prazo de validade da mistura pode variar de um ano ou mais. Existem misturas refratárias, cuja vida útil é ilimitada. A informação exata está indicada nas instruções de uso.

A solução preparada pode ser armazenada de 40 minutos a um dia - tudo depende da finalidade, assim como dos ingredientes que a constituem.

Deve ser lembrado que o uso de um produto vencido é inaceitável.

Para informações sobre como preparar argamassa de argila para assentar um fogão, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário