Características do uso de cimento "NTs"

Características do uso de NTs de cimento
  1. Peculiaridades
  2. Composição material
  3. Especificações
  4. Notas e propriedades
  5. Onde é usado?
  6. Tecnologia de uso
  7. Marcando
  8. Vantagens e desvantagens

Na construção de edifícios altos e pequenos, o uso de argamassa de concreto é um componente importante de um trabalho correto e competente. Sem ele, é impossível lançar a base e a betonilha. O concreto contém cimento. Não é resistente a ambientes agressivos, não tolera baixas temperaturas e também tem baixa resistência à água. Além disso, o cimento encolhe fortemente.

O cimento de tensão ("NTS") tornou-se generalizado, uma vez que sua aplicação resolve os problemas acima, o material pode ser empilhado em condições difíceis. A principal diferença entre o cimento de tensão é que quando a mistura de concreto endurece, ela começa a se expandir. Com isso, as baixas temperaturas e o processo de retração não prejudicam a estrutura.

Peculiaridades

O cimento Portland, que faz parte do concreto, contém gesso e clínquer de cimento fino. Em média, o cimento Portland comum encolhe cerca de 2 mm / m. O efeito total pode ser visto após 2 semanas de uso da mistura, quando a composição estiver endurecida. Existe o risco de fissuras na 3ª semana.

O cimento de tensão dá uma expansão muito mais rápida, que pode ser observado já 3 dias após a aplicação da mistura. Ou seja, neste caso, o concreto irá endurecer muito mais rápido, o que dará resistência adicional e ajudará a preservá-lo durante o período "perigoso".

A composição dos cimentos autoexpansíveis contém uma variedade de aditivos, devido aos quais um efeito semelhante é alcançado. Quanto mais impurezas houver, mais rápido a mistura se expande, ou seja, a composição irá endurecer em menos tempo. Porém, com muitos aditivos, o tempo de endurecimento pode ser reduzido para 4-5 minutos, o que criará dificuldades adicionais no trabalho com o material.

Composição material

As composições autoexpansíveis são divididas em quatro tipos - cimento de estresse (NC), cimento de expansão à prova d'água (VRC), cimento de expansão de alumina (GGRC / GC) e cimento de expansão portland (ROC). O cimento estressante é mais frequentemente usado em trabalhos de construção. É uma mistura aglutinante e contém cerca de 70% de clínquer de cimento Portland, até 10% de gesso e até 20% de escória de alumina.

Suas principais características são presa rápida e alta resistência. Quando diluído em água, a mistura endurece em pouco tempo. Depois disso, ocorre o processo de expansão. Em 24 horas após o assentamento, a composição ganha uma resistência de cerca de 300 kg / cm3.

Nesse sentido, o material se expande e surge uma carga nas estruturas de concreto armado. É importante entender que as características de uma mistura podem variar, dependendo de seus constituintes.

Especificações

Por analogia com a formulação convencional, o cimento de estresse tem uma vida útil mais longa devido ao grande número de propriedades positivas. Mesmo os enchimentos modificadores usados ​​atualmente nem sempre podem competir com ele. Por isso, o uso dessa mistura é caracterizado por boas críticas ao seu uso.

Quanto às características técnicas, podem ser vistas no verso da embalagem. O tempo de configuração inicial da solução é obrigatório. Demora cerca de 30 minutos.Em seguida, vem a resistência à flexão após 48 horas e após 4 semanas - 3,8 MPa e 5,9 MPa, respectivamente, e a resistência à compressão ao mesmo tempo será de 14 MPa e 49 MPa.

O índice de auto-estresse é de 2 MPa. Resistência ao gelo - F-30. A tensão da linha da solução pode variar de 0,3 a 1,5 por cento.

A embalagem também indica que o trabalho com a composição pode ser realizado em temperaturas de +5 a +35 graus. O cimento estressante é embalado em sacos de papel de 25 e 45 quilos.

Notas e propriedades

O tempo de endurecimento do cimento, bem como as características técnicas que terá, dependem principalmente das proporções dos principais constituintes do material. Para que esses pontos fossem corrigidos e detalhados, apareceu o documento GOST 31108-2003. Regula as proporções dos componentes, o que ajuda a evitar problemas e mal-entendidos durante todas as obras.

GOST 31108-2003 divide composições de autoexpansão em 3 tipos:

  • As composições que não encolhem são marcadas com a marcação NTs 10;
  • Os NTs 20 são considerados composições com média expansão;
  • O cimento com taxas máximas de expansão é usado sob a marca NTs 60.

A escolha de um determinado tipo de cimento depende de sua área de aplicação, mas a marca NTs 20 ganhou a maior popularidade devido às suas características ideais e um grande número de críticas positivas.

O uso de NTs 20 ajuda a atingir um alto nível de resistência do concreto. As resistências à expansão e à tração são maiores do que as argamassas convencionais à base de cimento Portland. A pressão da água suportada pelo concreto com a adição de NTs 20 pode chegar a 20 atmosferas, resistência ao gelo - até 1500 ciclos.

Todas estas características tornam este tipo de cimento de tensão especialmente procurado em vários tipos de obras.

Onde é usado?

Devido às características positivas do cimento de tensão, o escopo de sua aplicação é bastante amplo. A sua utilização é relevante na construção de piscinas e na disposição de instalações de tratamento. Dada a sua resistência a ambientes adversos, pode ser utilizado para criar estruturas sujeitas a cargas dinâmicas significativas, bem como objetos destinados ao armazenamento de materiais tóxicos. Devido às suas propriedades impermeáveis ​​e boas propriedades de adesão à base de concreto anterior, este composto autoexpansível é frequentemente utilizado na reparação de edifícios que estão sujeitos a inundações, bem como na fabricação de dutos.

Na realização de moradias particulares para a realização de lareiras e fogões de aquecimento, utiliza-se frequentemente o cimento da marca NT 20. Na construção de uma casa de banho, garagem, subterrâneo, esta composição será também um auxiliar indispensável. Para qualquer trabalho que requeira resistência a temperaturas extremas, impermeabilização, também é aconselhável o uso de cimento de tensão. Indispensável para o preenchimento de fissuras e costuras, aumenta a resistência das bases.

É importante lembrar que não é recomendável misturar cimento de tração e outros tipos de cimento, pois isso perderá as propriedades especiais do NC. As proporções ideais para uma argamassa de boa qualidade são NTs 20 e areia de rio. A composição deve ser misturada 1: 2.

Tecnologia de uso

Para obter o maior efeito no uso do cimento de tensão, toda a área em que será aplicado deve ser cuidadosamente preparada. As juntas e superfícies devem ser bem enxaguadas e desengorduradas e as paredes da cofragem umedecidas.

A lista de itens necessários ao usar a composição é bastante volumosa. É necessário preparar roupas especiais com as quais o trabalho será realizado. Você também vai precisar de: recipiente onde será misturada a argamassa, pá, trapos, vibradores de alta frequência para concreto e espátula triangular para aplicação de cimento.

Para começar, a própria composição está sendo preparada. A areia peneirada do rio é misturada com cimento na proporção de 2: 1 e preenchida com água até cerca de 40 por cento da massa do pó.Depois que a composição é bem misturada até uma consistência homogênea, ela é derramada na cofragem ou usada para selar costuras, rachaduras e juntas. Após a aplicação da composição, esta deve ser devidamente compactada e deixada por 24 horas. Depois disso, a superfície é umedecida por mais uma semana.

Marcando

Todos os tipos de cimento são marcados sem falhas. Isso é feito para que fique claro qual composição e para que propósito ela pode ser usada. Inclui números e letras.

Até 2003, o GOST 101785 foi usado. Suas designações incluíam o tipo de mistura, sua resistência e a presença de aditivos minerais, que era indicada em porcentagem. Ao final, propriedades adicionais foram anotadas.

De acordo com o GOST 31108 válido atualmente, a rotulagem mudou ligeiramente, mas para a conveniência dos compradores, ambas as opções ainda são usadas principalmente na embalagem. Na nova rotulagem, o primeiro é a composição (I - sem aditivos, II - com aditivos). As misturas com aditivos são divididas por sua quantidade, a letra "A" denota a presença de 6 a 20 por cento de impurezas, a letra "B" - de 21 a 35 por cento. Os algarismos romanos indicam que tipo de aditivo é usado na mistura.

Além disso, os números indicam os limites de resistência - de 22,5 a 52,5 MPa, e as normas de compressão de material, que variam de 2 a 7 dias e são designadas por letras: “H” - endurecimento normal, “C” - endurecimento médio, “B” - composição de endurecimento rápido. O mais usado, dadas as suas propriedades, é o cimento de grau 32,5N. O M500 é adequado para objetos especializados, pois se distingue por sua confiabilidade especial e uma vida útil mais longa.

Vantagens e desvantagens

De acordo com a experiência dos profissionais, o cimento de estresse tem muito mais vantagens do que desvantagens.

  • Por exemplo, não está sujeito a encolhimento, o que tem efeito benéfico na resistência dos objetos, endurece rapidamente, é resistente à influência de um ambiente negativo e pressão externa, possui propriedades como impermeabilização, resistência a baixas temperaturas, segurança contra incêndio , impermeabilização.
  • O tempo de operação dos objetos ao usar esta mistura em operação aumenta várias vezes.

    Existem também aspectos negativos.

    • Um deles é o custo bastante alto desse material. Mas isso é mais do que compensa com a durabilidade dos edifícios.
    • Além disso, em temperaturas muito baixas, muitas vezes agindo sobre o concreto, o cimento de tensão pode perder algumas de suas propriedades. Também será útil verificar o certificado de conformidade do produto adquirido para evitar possíveis falsificações.

    Como misturar a argamassa de cimento corretamente, você pode aprender com o vídeo a seguir.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário