Cimento M400: composição e aplicação

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Tipos e características
  3. Fabricantes
  4. Âmbito de aplicação

Muitas vezes, durante a construção e acabamento, o cimento M400 é usado. É um material versátil: tem boa resistência, é fácil de trabalhar e o produto acabado tem boa aparência e durabilidade. No entanto, nem todos sabem o que está na marcação deste cimento.

Peculiaridades

Essa mistura pertence à categoria de cimentos Portland, portanto, costuma ter as letras PC em sua designação. É assim chamado em homenagem à cidade de Portland, na Grã-Bretanha, porque na aparência se assemelha à pedra natural extraída lá.

O número 400 é um indicador da resistência máxima de um produto de cimento. A marcação M400 significa que um produto feito dela é capaz de suportar uma carga de compressão de 400 kg por 1 cm3.

A letra D seguida de um número denota a presença e a quantidade de aditivos que melhoram várias características do cimento. A figura mostra a porcentagem de aditivos no grosso do clínquer.

De acordo com o novo GOST 31108-2016 "Cimentos para construção geral", o produto desta marca tem uma designação mais detalhada: contém informações sobre a presença de aditivos e seu tipo, bem como a classe de resistência. Por exemplo, o cimento grau CEM II / A-P 32,5 indica a presença de clínquer na quantidade de 80-94%, bem como aditivos minerais na forma de pozolana. O número no final da marca significa uma resistência à compressão de pelo menos 32,5 MPa com a idade do cimento 28 dias.

Tipos e características

Apesar do fato de que GOST para cimentos de construção, emitido em vez de GOST 31108-2003, sugere uma nova designação para marcas de misturas de construção, muitos ainda são guiados pelos antigos números e letras. Portanto, os fabricantes, em um esforço para facilitar a escolha do consumidor, indicam a seguinte rotulagem na embalagem:

  • M400 D0 - não contém aditivos e consiste apenas em clínquer. Esta massa é caracterizada por alta resistência ao gelo, velocidade média de solidificação e deformação durante o encolhimento. Via de regra, trata-se de uma mistura para fins gerais de construção.
  • M400 D5 - contém até 5% de aditivos que melhoram as propriedades hidrorrepelentes do produto e aumentam a resistência à corrosão. Recomendado para a construção de estruturas e pisos de suporte.
  • M400 D20 - contém até 20% de aditivos ativos, podendo ser utilizado tanto em ambientes residenciais como industriais. Esse cimento é usado na Rússia e na Europa. Tem uma resistência à geada muito boa e é excelente para estruturas subaquáticas, pois é resistente à água.

Curiosamente, mas o aumento dos aditivos no cimento leva a uma diminuição no seu custo. O mais caro é a marca M400 D0, e a opção mais econômica é o M400 D20.

Existem também tipos específicos de cimento que conferem ao produto as propriedades exigidas. Por exemplo, uma composição resistente ao sulfato que permite o uso de produtos de cimento em ambientes agressivos e águas minerais. Produtos com esse cimento têm uma resistência muito alta a meios aquosos. Essas misturas podem ser distinguidas pela marcação CC na marca.

Outro exemplo é a expansão do cimento, indispensável para reparar fissuras em paredes e colar tubos em minas e túneis. Preenche fissuras e juntas e contém aditivos que, quando secos, aumentam o volume da mistura. Assim, a estanqueidade do produto é restaurada.

Às vezes, o cimento de alumina é necessário para o trabalho. É caracterizado por um endurecimento rápido - a resistência do projeto é alcançada em média em 7 dias.

Sua outra característica é sua baixa deformabilidade e resistência ao fogo.Normalmente, este tipo de mistura é utilizado para a rápida instalação de fundações, bem como para a reparação de estruturas subaquáticas. Para cimentos de secagem rápida, use a letra adicional "B" na marcação.

Claro, a especificidade do aditivo sempre leva a um aumento no preço do cimento. No entanto, não se esqueça que tais aditivos são utilizados em pequenas quantidades e seu uso é economicamente justificado.

As características do cimento são influenciadas pelas condições e prazo de validade após a produção. Por exemplo, a densidade aparente do cimento fresco depende do grau de moagem, mas em média é de 1000-1200 kg / m3. Se o cimento for armazenado em condições que não atendam às recomendações do fabricante, ele endurece até uma densidade de 1700 kg / m3 e, em alta umidade, pode pesar até 3.000 kg por metro cúbico. Isso pode levar ao endurecimento prematuro ou perda das propriedades de resistência do concreto. Em vez de uma massa para interação química ativa, será obtida uma migalha de mineral inerte.

O cimento é vendido com peso de até 50 kg em sacos de papel resistentes. A embalagem indica claramente a marca da mistura, recomendações de uso, bem como o número do lote e data de produção. É a frescura do cimento que garante a qualidade dos produtos futuros. Portanto, você deve escolher o pacote com uma data de lançamento o mais tarde possível.

Olhando para a data de produção, deve-se ter em mente que a cada 3 meses o cimento perde cerca de 15% de suas propriedades originais. Se, no entanto, o cimento velho ainda for utilizado durante a construção, é necessário prever seu consumo acrescido para se obter um concreto de determinada resistência.

Cimento técnico a granel também é vendido. É mais conveniente comprá-lo para grandes volumes de trabalho. Seu custo é 15-20% menor que o embalado. Isso se deve tanto à falta de embalagens quanto ao grande volume de compras. No entanto, com a mistura a granel, é mais difícil rastrear a data de fabricação e, conseqüentemente, a qualidade do material de partida.

Fabricantes

As instalações de produção de cimento estão localizadas em quase todas as regiões da Rússia. A proximidade com o fabricante reduzirá significativamente o custo de transporte de grandes quantidades de cimento. Além disso, nas fábricas regionais, várias substâncias são adicionadas ao cimento que melhoram as propriedades físicas e mecânicas das estruturas, levando em consideração as peculiaridades das condições climáticas e hídricas da região.

Aqui estão alguns exemplos de empresas localizadas em diferentes regiões:

  • Associação "Yakutcement" - República de Sakha.
  • Fábrica de cimento de Podolsk - Podolsk, região de Moscou.
  • Fábrica de Cimento Teploozersk - Região Autônoma Judaica.
  • Fábrica de cimento de Novotroitsk - região de Orenburg, Novotroitsk.
  • Fábrica de cimento Verkhnebakansky - Território de Krasnodar, Novorossiysk.

Existem dezenas de empresas semelhantes. Existem também grandes fabricantes no mercado, conhecidos em toda a Rússia e até na Europa. Por exemplo:

  • "Mordovcement" oferece a marca 400D20 em sacos de 40 kg. Este produto tem maior resistência à corrosão e é mais resistente ao gelo. O preço médio é de 200-230 rublos.
  • "Eurocimento" reúne em si um grupo de empresas manufatureiras, pois oferece uma ampla gama de produtos. Cimento M400 pode ser comprado em embalagens de 25 kg a 1 t. Preço - cerca de 220 rublos. para 50 kg.

Âmbito de aplicação

М400 é um cimento de grau universal. É utilizado na construção de edifícios baixos, estruturas subterrâneas e subaquáticas, para reboco e decoração de paredes externas e internas de instalações. As principais vantagens dessa mistura são:

  • Facilidade de uso e baixos requisitos de criação e uso. Basta seguir as instruções da embalagem do fabricante para obter uma solução de alta qualidade e uma boa superfície do produto acabado.
  • O custo relativamente baixo da mistura e sua disponibilidade. Você pode comprar uma bolsa M400 em qualquer departamento de construção, a dificuldade só pode surgir na hora de escolher um dos muitos fabricantes.
  • Boa durabilidade operacional dos produtos.Mesmo que pequenos desvios da tecnologia de preparação ou colocação do cimento fossem permitidos, é improvável que ocorram fissuras na superfície.
  • A faixa de temperatura na qual produtos de concreto podem ser operados sem danos é de -60 a + 300C, o que proporciona uma ampla gama de aplicações para esta marca de cimento.
  • Encolhimento mínimo durante o endurecimento. Esta propriedade muito importante permitirá que você não cometa erros nas dimensões ao lançar a base ou fazer qualquer outro produto. Além disso, o pequeno encolhimento garante a ausência de fissuras na superfície do produto.
  • O cimento desta marca endurece rapidamente. O tempo de endurecimento é suficiente para completar todo o trabalho com a mistura (a mobilidade é perdida após cerca de 6 horas), mas o produto adquire sua resistência final em algumas semanas. Com o aumento da temperatura ou umidade, a reação de endurecimento do concreto do cimento M400 é acelerada.
  • A possibilidade de utilização de diferentes aditivos confere à mistura plasticidade, resistência à corrosão, endurecimento mais rápido e outras propriedades úteis.

No entanto, com todas as vantagens deste cimento, deve ser lembrado que para a construção de edifícios de vários andares e estruturas com uma carga aumentada, é melhor usar grades mais duráveis ​​(por exemplo, M500).

Dicas de uso:

  • Para preparar uma solução de concreto, é necessário diluir o cimento com água na proporção de 2: 1, ou seja, a massa de água é aproximadamente a metade do peso do cimento. A água não deve ter impurezas, sujeira, galhos e grandes inclusões - isso reduzirá a resistência do concreto acabado. E é muito importante não adicionar água à mistura pronta.
  • Os demais componentes da solução - brita, areia e enchimento - também devem estar isentos de sujeira e ter dimensões uniformes. É melhor usar pedra britada de duas frações - grande e pequena, isso dará ao concreto resistência adicional.
  • Não há necessidade de comprar cimento muito antes de terminar o trabalho. No depósito do fabricante ou fornecedor, via de regra, são fornecidas as condições adequadas de armazenamento da mistura - controle de temperatura e umidade. O armazenamento em casa ou na garagem não garante as mesmas condições. Além disso, a vida útil do cimento M400 é curta - em regra, de 6 a 12 meses. A alta umidade pode afetar negativamente a resistência do cimento e a qualidade de sua mistura no concreto.
  • Existem valores aproximados de consumo de cimento: por exemplo, para obter 1 m3 de concreto, é necessário levar de 180 a 260 kg de material M400, dependendo da resistência exigida da solução final. As recomendações na embalagem fornecerão valores mais precisos.
  • Ao decidir sobre o consumo de cimento, é importante levar material 10-15% a mais da quantidade estimada. Nesse caso, é aconselhável comprar o material de um lote e de um fornecedor e usá-lo imediatamente para o fim a que se destina. Você pode verificar com o vendedor sobre a possibilidade de devolver o cimento excedente.
  • Deve-se misturar a quantidade de concreto que será consumida nas próximas horas, antes do endurecimento da mistura. Diluir novamente a mistura congelada com água é inútil, uma vez que reações químicas de endurecimento já ocorreram na mistura.

Para obter informações sobre como escolher o cimento certo, veja o vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário