Lopper: características, tipos e sutilezas de escolha
Um cortador de jardim é necessário quando se trabalha no campo ou em seu próprio quintal. Graças a este dispositivo, são podadas árvores frutíferas altas, coníferas e arbustos, não havendo necessidade de utilizar escadas e escadas. Com tal podador à sua disposição, a moldagem em coroa e a remoção de ramos velhos podem ser realizadas diretamente do solo sem nenhum esforço especial.
Peculiaridades
As podas são usadas para formar a copa das plantas, remover galhos danificados, galhos e enxertos.
Entre os jardineiros, as seguintes opções de podador estão em grande demanda.
- Tesouras de podar padrão - diferem na presença de uma faca e uma placa de base, que é ligeiramente deslocada ao longo do contorno de corte. Tal podador deforma apenas uma parte do ramo cortado, e todo o procedimento ocorre de forma bastante suave. Esse dispositivo é ideal para remover pequenos ramos ainda vivos.
- Tesoura - como o nome sugere, esses dispositivos se assemelham visualmente a uma tesoura comum, só que maiores. O design é equipado com dois painéis de corte, de modo que o ponto de corte fica bem uniforme. A única desvantagem de usar tal ferramenta é considerada uma leve compressão do tecido de madeira.
- Arbustos - equipado com lâminas de corte reforçadas, que são colocadas em um cabo bastante alongado. O dispositivo é ideal para trabalhar com ramos largos e duros, velhas florestas secas e arbustos grandes.
- Podador de barra - ideal para árvores frutíferas altas, como regra, esta ferramenta vem com uma serra de jardim comum e um pequeno coletor de frutas.
- Tesoura de enxerto - utilizado para trabalhos de enxertia em árvores frutíferas e coníferas, bem como na videira. A lâmina ondulada permite formar um corte liso espelhado, e esse trabalho é feito quase como "joia".
- Cortador de escova encaracolado - serve para formar uma coroa em pequenos arbustos, o aparelho tem lâminas endireitadas, para que o corte fique uniforme.
Dispositivo
Loppers podem ter uma grande variedade de modificações. No entanto, os princípios básicos de seu trabalho são praticamente os mesmos. A maior seção de ramos removidos com a ferramenta geralmente varia de 2,5 a 5 cm.
As ferramentas mais poderosas são usadas para cortar galhos finos e frescos no jardim doméstico, enquanto as ferramentas de alto desempenho são ideais para árvores maduras com galhos grossos.
O dispositivo funciona de forma mais eficiente se as tesouras de podar forem complementadas com um porta-lâmina especial, tal dispositivo protege o operador de ferimentos de forma confiável, uma vez que as pastilhas de corte afiadas estão fechadas e não representam um perigo durante o seu movimento e armazenamento a longo prazo.
A grande maioria dos corta-sebes tem cabos longos e extensíveis, graças aos quais pode cortar até os ramos mais altos sem usar uma escada ou escada. Como regra, o comprimento da alça varia de 0,9 a 4,2 m.
O peso do produto pode ser diferente - de 0,5 a 1,7 kg. As opções mais leves são ideais para uso por idosos, adolescentes e mulheres, mas os modelos mais pesados são ideais para jovens e homens fisicamente fortes que conseguem manter as mãos para cima por muito tempo.
Os especialistas aconselham a afiação de precisão das superfícies de corte, neste caso, elas ficam bastante afiadas e não embotam por muito tempo.
Tesouras de roquete são adequadas para iniciantes, é versátil, uma vez que permite cortar com eficácia ramos vivos secos e ainda em crescimento. Devido ao mecanismo especial que não permite que o eixo gire na direção oposta, o operador aplicará muito menos força física ao cortar.
As tesouras têm superfícies de corte afiadas feitas de metal resistente à corrosão. Devido a essa estrutura, quando as plantas, quando cortadas, emitem muita resina ou suco, a ferramenta não enferruja e é utilizada por muitos anos.
Certifique-se de monitorar a nitidez das lâminas, se estiverem cegas, você pode causar danos significativos à planta e uma cavidade pode se formar no local do corte.
Todos os modelos lançados nos últimos anos, via de regra, são equipados com uma alavanca reforçada, portanto, ao usar a ferramenta você tem que exercer menos esforço muscular, por isso mesmo os ramos maiores com diâmetro de até 5 cm podem ser cortados.
Para que servem?
Muitos jardineiros novatos não veem a necessidade de comprar uma poda e é totalmente em vão, a poda é uma ferramenta indispensável no arsenal de qualquer jardineiro, pois graças a esta adaptação as plantas adquirem um aspecto estético e, o mais importante, seu estado saudável é mantido.
Detenhamo-nos em mais detalhes sobre a viabilidade de adquirir desgalhadores.
Conforme a planta se desenvolve, ela envelhece e é freqüentemente afetada por pragas de jardim, fungos e bactérias. Galhos doentes e secos enfraquecem a vitalidade da árvore, se não forem removidos em tempo hábil, isso pode levar à morte de toda a planta.
Ramos vivos também devem ser cortados de vez em quando para formar adequadamente a copa, se você não prestar atenção especial a isso, a planta não será capaz de suportar o peso da fruta e simplesmente jogará fora parte do fruta, o que terá um efeito muito deplorável na produção geral.
Não é nenhum segredo que, com ventos fortes, galhos secos podem cair e se tornar uma fonte potencial de ferimentos para os jardineiros. É por isso que todo verão residente anualmente cuida de suas plantas, realiza podas de inverno, primavera, verão e outono.
A poda de inverno geralmente é realizada a uma temperatura de pelo menos 10 graus, se você fizer este trabalho mais tarde, as seções irão cicatrizar muito lentamente.
O objetivo principal da poda primaveril é formar uma copa em forma de tigela, neste caso todos os ramos e frutos receberão uma quantidade de luz solar suficiente, necessária para o crescimento e amadurecimento dos frutos.
No verão, os ramos são removidos conforme necessário se forem danificados ou afetados por infecções fúngicas e pragas.
Bem, o trabalho de outono é feito para preparar o jardim para o inverno, nesta época todos os ramos secos e velhos são removidos.
Se estamos falando de árvores baixas, então você pode usar um podador e uma serra comum, mas se a planta for alta, você simplesmente não pode obter galhos do solo.
Muitas pessoas usam escadas, no entanto, esse tipo de trabalho não pode ser considerado seguro de forma alguma, uma vez que a escada é extremamente instável em solo macio. É por isso que é melhor usar tesouras especiais de cabo longo.
Visualizações
Os corta-sebes de jardim são classificados de acordo com vários critérios. De acordo com o princípio de operação, as ferramentas são divididas em dois tipos.
- Plano São dispositivos do tipo tesoura. Eles são equipados com duas arestas afiadas de um lado, que se movem uma em direção à outra em um único plano. Ao mesmo tempo, o corte é bastante regular, não é tão traumático para os tecidos das plantas e cicatriza muito rapidamente. As lâminas podem ser retas ou curvas, porém, na maioria dos modelos, uma lâmina é reta e a outra curva em forma de gancho.Esta estrutura permite segurar o galho com segurança e não permite que escorregue durante a poda.
Normalmente, essas ferramentas são usadas para podar ramos vivos.
- Contato - em termos de mecanismo de trabalho, tais ferramentas se assemelham a um machado, pois a estrutura consiste em um painel de impulso especial e uma faca móvel afiada em ambos os lados. Nesse caso, é necessário muito menos esforço físico durante o corte, mas ao mesmo tempo o dispositivo aperta o galho em vez de cortá-lo. O corte não é particularmente liso, o que torna a planta vulnerável a infecções.
Esse dispositivo é ideal para cortar ramos secos.
De acordo com o método de acionamento do mecanismo, os podadores são divididos nos seguintes tipos:
- mecânico - usar os esforços físicos de uma pessoa;
- elétrico - trabalhar em uma rede de corrente alternada;
- acumuladores - operado por bateria.
As tesouras manuais mecânicas trabalham estritamente pela aplicação do esforço físico do operador. Este é o modelo mais barato e fácil de operar, entretanto, e seu consumo de energia é baixo. O dispositivo cinemático neste caso está localizado dentro da alça e se parece com uma roda dentada equipada com uma alavanca de tensão, que converte os momentos alternativos e rotacionais em rotacionais intermitentes.
A superfície de corte é leve e compacta, o que torna as tesouras de poda mecânicas muito manobráveis e podem ser utilizadas nos locais de difícil acesso.
Como regra, uma rolha em forma de “T” é fixada no cabo, o que protege de forma confiável contra deslizamento da ferramenta. As tesouras mecânicas não estão vinculadas à rede elétrica, nem à necessidade de recarregar a bateria. Os dispositivos elétricos durante o trabalho devem estar sempre conectados à fonte de alimentação. Esse dispositivo não produz emissões perigosas, tem dimensões pequenas e é fácil de operar.
Das deficiências, podemos notar a presença de um cabo de alimentação bastante longo, que de vez em quando tem que ser puxado para fora dos galhos.
Loppers sem fio combinam todos os melhores recursos de um dispositivo mecânico e de rede. Geralmente apresentam alto desempenho, boa manobrabilidade e funcionalidade.
O motor elétrico de tal ferramenta normalmente é alimentado por uma bateria.
Essas modificações são boas porque permitem trabalhar em locais onde não há eletricidade ou onde não há como esticar o cabo da rede. Os modelos sem fio funcionam quase silenciosamente e, na maioria dos casos, têm boa alimentação.
As tesouras de poda a gasolina também se destacam, pertencem a ferramentas profissionais e são projetadas para atender um grande número de plantas.
Esta ferramenta permite fixar equipamentos especiais, pois é utilizada em grandes áreas, por exemplo, em área de parque florestal, praças e becos.
Classificação das melhores empresas e modelos
Em empresas comerciais que se dedicam à venda de equipamento de jardim, é apresentada uma ampla seleção de uma grande variedade de podadores. Os modelos mais populares incluem modificações de produtos como Alligator, Raco, Wolf-Garten RR 900T, Stihl, Bosch, Grinda, Mr. Logo, Tsentroinstrument, Nikona, Worx WG307E, bem como Patriot e Palisad.
Vamos dar uma olhada nas tesouras de podar mais populares.
Raco RT 53 / 143S
Este é um acessório de corrente de fabricação alemã. O comprimento do dispositivo é de 21 cm, as facas são feitas de aço endurecido com alto teor de carbono com um revestimento protetor anticorrosivo. Os cabos de alumínio, possuem um revestimento especial de vinil, enquanto o inferior pode girar 90 graus em uma direção, no momento em que os cabos começam a divergir, ele gradualmente sobe à sua posição original. Normalmente, as facas podem ser fixadas em uma posição estática usando elementos de metal.
Mesmo se o corta-sebes cair, esta estrutura não abre, o que torna o dispositivo especialmente fiável e seguro. O aparelho é utilizado para cortar ramos com serra cortada até 2 cm.
Gardena Comfort (8788)
Este é mais um produto de fabricantes alemães, um dos modelos mais caros. O comprimento da tesoura é de 19,5 cm, o peso é de 225 G. A lâmina é afiada, em aço temperado, tem um revestimento especial de teflon que evita que as folhas grudem ao cortar ramos. O cabo é de alumínio esmaltado, equipado com cabo ergonômico emborrachado.
O retentor é de plástico, o tipo de mola de retorno é fita. Permite cortar galhos em galhos de até 2 cm de diâmetro.
Fiskars 111340
Outro podador finlandês popular. Com comprimento de 17 cm, as lâminas são de aço inoxidável, tratadas com um revestimento especial de Teflon, para que o suco e a sujeira não grudem nas lâminas de corte. Alças de plástico, reforçadas com fibra de vidro. O tipo de mecanismo de retorno é alavanca. O aparelho pesa 130 g.
"Tsentroinstrument"
Esta é uma ferramenta de uma empresa russa, no entanto, as instalações de produção da empresa estão localizadas nos países orientais. O peso do produto é de 250 g, o comprimento é de cerca de 20 cm As facas são feitas de aço japonês, não há revestimento de proteção adicional, o cabo é emborrachado, o tipo de mecanismo de retorno é mola.
Em caso de avaria, as peças sobressalentes para esta roçadora podem ser adquiridas em qualquer loja.
Como escolher?
O cortador é uma ferramenta muito útil. No entanto, a eficácia de seu uso depende diretamente de quão corretamente você escolheu o modelo do instrumento.
Ao comprar um corta-sebes, concentre-se em algumas das complexidades do uso desses dispositivos.
- A lâmina deve certamente ser feita de aço temperado forte e deve ser perfeitamente afiada, caso contrário você não pode evitar a deformação do tecido da madeira e a ferramenta em si não durará muito.
- Deve-se dar preferência a modelos com mecanismo escalonado ou de catraca. Permite que todos os trabalhos sejam realizados com comodidade. Esses podadores podem parar o cortador dentro da madeira, mas uma mola empurrará a lâmina de volta para o lugar.
- É desejável que o cabo seja de madeira, plano, composto ou alumínio. No entanto, independentemente do material utilizado, deve em todo o caso ser revestido com borracha de alta qualidade - isto evitará escorregões, pelo que será muito mais cómodo e eficiente trabalhar com a ferramenta.
- Os profissionais recomendam a escolha de uma ferramenta cujas lâminas sejam tratadas com um revestimento especial resistente à resina e sucos vegetais. Esses modelos são protegidos de galhos e folhas grudados, geralmente essa camada é cromada ou Teflon.
- Atenção especial deve ser dada às dimensões da unidade e seu peso. Quanto mais compacto for o corta-sebes, menos força física terá de aplicar para o segurar nos braços estendidos. Antes de comprar, certifique-se de segurar o dispositivo em suas mãos e verifique se ele é confortável.
Para jardineiros inexperientes, é melhor escolher modelos com alças fechadas ou com almofadas de carbono - isso evitará as mãos do aparecimento de calosidades. Para usuários mais experientes, absolutamente qualquer modelo é adequado.
Veja o próximo vídeo para mais detalhes.
O comentário foi enviado com sucesso.