Tudo sobre Bar Loppers
Quem tem um jardim sabe como é difícil mantê-lo em um estado bonito e saudável. Árvores e arbustos precisam de cuidados constantes: remova galhos secos e doentes, forme a copa da muda, corte o arbusto. É difícil processar, por exemplo, grandes parques com um podador simples, então ferramentas mais modernas - podadores - vieram ajudar o jardineiro. São dotados de cabos compridos, apresentam desenhos diferenciados e permitem cortar ramos a grandes alturas estando no solo.
Peculiaridades
O podador é o mesmo podador, só que com cabos longos. Se for uma barra, então, em vez de alças, está equipada com uma longa barra: monolítica, dobrável ou telescópica, cujo comprimento pode chegar a 5 metros. Pela capacidade de remover galhos em alturas elevadas, a estrutura é chamada de cortador de mastro. Permite podar árvores altas sem o auxílio de escada, segurando a ferramenta com uma das mãos pela barra e com a outra puxando a corda (corda especial).
As podadoras de pólo são capazes de remover ramos em diferentes ângulos, são ergonômicas, portanto não ficam presas mesmo em copas densas. Muitos modelos possuem uma unidade de sistema que transfere energia para a unidade de corte. Isso torna possível lidar com galhos mais grossos e mais resistentes. Os produtos são mecânicos, elétricos e a gasolina, muitos deles equipados com sistema antivibração.
As tesouras são utilizadas para retirar ramos de até 5 cm de espessura, enquanto os modelos a gasolina e elétricos são equipados com mini serra e manejam ramos mais grossos.
Você não deve tentar morder galhos mais grossos do que o indicado nas instruções com um podador mecânico convencional. A unidade de corte pode ficar presa e tentar puxá-la de uma grande altura usando força mecânica quebrará a ferramenta.
A serra de vara tem várias desvantagens, que também devem ser mencionadas:
- é difícil fazer um corte perfeito em altura, pode ocorrer no ângulo errado ou levar à delaminação do ramo;
- o corte não pode ser coberto para protegê-lo da entrada de bactérias destrutivas.
Visualizações
Todos os loppers, incluindo os arranha-céus, são divididos em três grandes categorias: mecânicos, elétricos, de haste. São utilizados em diferentes casos, portanto, na hora de comprar, deve-se levar em consideração as especificidades de cada instrumento. Os modelos podem ser indicados para poda de ramos secos ou vivos, cortes simples ou cacheados, para trabalhar materiais de diferentes espessuras.
Também é importante decidir o tipo de barra. O mais simples deles tem um cabo longo monolítico com uma unidade de corte acoplada a ele. Muitos modelos são equipados com uma alça removível ou com uma extensão de barra adicional. Os loppers mais populares são equipados com uma estrutura telescópica que se estende como um telescópio.
Ao escolher uma ferramenta para o seu jardim, você deve primeiro se familiarizar e entender quais são os diferentes tipos de ferramentas.
Mecânico
Este tipo de delimitadora funciona por meio de força mecânica, ou seja, utiliza-se mão de obra manual. Constitui um grupo que inclui todas as serras de vara, exceto elétrica e gasolina. Os modelos mecânicos têm um design mais simples, custo de orçamento e muitas vezes são equipados com hastes.
Plano e contato
Loppers se distinguem por várias características, incluindo o tipo de lâminas.Produtos planos se assemelham a tesouras com duas superfícies de corte afiadas. As facas se movem uma em direção à outra. Às vezes, a lâmina de um deles parece um gancho chato com o qual é fácil agarrar os galhos. As plantas cortadas com facas planas são mais lisas e menos traumáticas. Adequado para madeira jovem.
As lâminas de contato são projetadas para trabalhar tanto com materiais secos quanto com energia. A faca superior é de dois gumes, passa com esforço pelo nó e encosta na lâmina inferior, que serve de batente.
Separadamente, você pode destacar o tipo de lâminas com uma bigorna. A lâmina superior é baixada para um batente especial plano com um recesso no qual cai. O tipo de lâmina pode ser considerado contato, a ferramenta não aperta, mas, por assim dizer, corta um galho. Projetado para material seco.
Todos os tipos de lâminas descritas podem ter um mecanismo de haste.
Desviar
Este dispositivo mecânico possui facas de contato. A lâmina superior afiada é instalada na direção do ramo por onde vai passar, com um esforço de queda na parte inferior persistente da unidade de corte. A serra de vareta de desvio é leve e manobrável, com a sua ajuda realizam um corte figurado de arbustos e árvores, retiram ramos em locais de difícil acesso, por exemplo, num arbusto espinhoso. Funciona bem com madeiras frescas e flores grandes.
Com esforço de catraca
Qualquer mecanismo manual fica mais perfeito se for equipado com uma roda com alavanca tensora, que geralmente fica escondida na alça. O material é cortado com o auxílio de movimentos bruscos, eles aumentam a carga no galho e facilitam o trabalho manual do jardineiro. A ferramenta possui uma pequena unidade de corte, o que a torna mais funcional, capaz de atingir as áreas mais difíceis. O equipamento de catraca geralmente é equipado com uma alça de haste e uma serra adicional.
Elétrico
Essas estruturas também são chamadas de motorizadas, são equipadas com minisserras, funcionam em rede. As tesouras de barra elétricas reduzem os esforços e as horas de trabalho do jardineiro em dez vezes. Eles são leves, a unidade de trabalho é capaz de girar 180 graus, a altura de sua ação pode ser de 4 a 6 metros. As desvantagens incluem um custo mais alto do que um modelo mecânico e dependência de uma fonte de alimentação. O raio de ação (corte do jardim) é limitado pelo comprimento do cabo elétrico.
Recarregável
As tesouras de poda movidas a bateria são capazes de funcionar em qualquer lugar em um jardim ou parque, independentemente de uma fonte de alimentação externa, o que é uma grande vantagem para equipamentos de jardim. No cabo do produto existe um reservatório para lubrificação da minisserra. A desvantagem dessa tecnologia milagrosa pode ser chamada de curto tempo de trabalho, já que periodicamente as baterias terão que ser carregadas. Freqüentemente, o kit contém dois carregadores, o que aumenta o tempo de corte. Loppers sem fio são mais caros do que os conectados em rede.
Gasolina
Eles são classificados como equipamentos motorizados profissionais. É a ferramenta de poda de árvores mais poderosa. Por um curto período de tempo, eles cultivam vastas áreas de parque. Acrescente-se às vantagens que a serra de vara a gasolina, ao contrário da elétrica, é utilizada de forma autônoma e em qualquer clima. O poder da ferramenta é suficiente até mesmo para galhos grandes e grossos. Com cabo de haste, a unidade a gasolina é capaz de operar a até cinco metros de altura. Mas, por razões de segurança, esses modelos só devem ser usados em pé no chão, sem o uso de escada.
As desvantagens do equipamento a gasolina incluem peso pesado, alto custo e a necessidade de combustível. Loppers são barulhentos e precisam de manutenção periódica.
O alinhamento
Depois de se familiarizar com as variedades de modelos de cortadores de haste e compará-los com suas necessidades, você pode prosseguir com a compra.No mercado de ferramentas de construção, este equipamento é representado por diversos modelos: Ryobi RPP750S, Grinda 40242, Gardena, Skrab, Verve PC29, Raco. Aqui estão alguns produtos mais populares com mais detalhes.
- Modelo Mr Logo 47619 é uma escareadora do tipo engrenagem com uma peça rotativa de trabalho para o corte de material seco. O equipamento está equipado com uma serra, a haste tem desenho telescópico.
- Haste "Tsentroinstrument 0220", projetado para trabalhar com arbustos altos, forma bem sebes. A serra polar tem um tipo de lâminas planas e está equipada com um mecanismo de catraca.
- Lopper Lux-Tools, feito na China, destinado a arbustos e árvores baixas. Corta ramos tanto quanto possível a uma altura de 2,5 metros. Possui serra fixada com parafusos e haste telescópica.
- Palisad 60581 - tesoura de haste com corte reto. Projetado para cortar ramos vivos com espessura não superior a dois centímetros, localizados a uma altura significativa. É usado para moldar e afiar coroas. A lâmina de corte possui um revestimento protetor oxidado.
- Bar lopper SSh-02 fabricado na Rússia, pesa 660 G. Ferramenta de boa qualidade, capaz de cortar ramos grossos, trabalha facilmente com material vivo e seco. Projetado para trabalhar em alturas significativas.
A indústria moderna produz um grande número de tipos de ferramentas de jardim, e hoje não é difícil escolher um cortador de barra.
Para informações sobre como escolher e qual a diferença entre podadoras de haste (serras e podadeiras), veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.