Qual deve ser a altura da cadeira?

A comodidade e o conforto de uma pessoa sentada dependem diretamente do tamanho da cadeira, portanto, deve-se atentar para a escolha desse móvel. Os principais critérios serão as características do físico do cliente, a finalidade da cadeira, a sala ou sala para a qual o item foi adquirido. Dependendo disso, as cadeiras podem ser divididas em vários grupos.

Modelos de cozinha

As cadeiras para a cozinha podem ser de diferentes formas e cores. Eles são feitos de madeira, metal, plástico e até vidro.

Lembre-se de que os itens da cozinha costumam ficar sujos e, se você tiver estofados em tecido, eles se deteriorarão com o tempo, por isso é melhor considerar opções mais práticas.

A altura das cadeiras da cozinha deve estar relacionada com a altura da mesa. Este é um importante indicador de conforto e, embora muitos vendedores possam garantir que são todos iguais, na realidade isso está longe de ser o caso.

De acordo com os indicadores GOST padrão (para uma mesa de 72-78 cm), as dimensões podem variar:

  • A altura exigida do item desde a base do piso até a parte superior das costas é de 800-900 mm;
  • O tamanho do piso ao assento está na faixa de 400-450 mm;
  • A altura da parte em que você está apoiado deve ser de pelo menos 450 mm;
  • A largura do encosto e do assento é de 350 mm, e a profundidade é de 500-550 mm.

Para balcões de bar, a altura da cadeira será diferente. Aqui, você também precisa levar em consideração o nível da superfície na qual se sentará.

Dependendo disso, o tamanho da placa ao assento variará entre 750 e 850 mm. A largura da superfície de assentamento deve começar em 460 mm e a profundidade em 320 mm. O raio de inclinação é de 450 mm para modelos típicos e 220 mm para modelos lombares.

Em modelos de barra, um apoio para os pés para apoio não será um acessório supérfluo. Se você tiver uma altura de bancada de cozinha de 90 cm, o modelo de assento do bar será de 65 cm.

Hoje em dia, tanto as mesas quanto as cadeiras podem ser feitas sob encomenda. O mestre levará em consideração todas as características individuais do físico do cliente: ele medirá a altura, o peso, a parte inferior da perna e a parte do quadril do corpo.

Essas cadeiras não só permitem que você se sinta confortável, mas também protegem a coluna da escoliose.

Produtos para banquetes

Mesas e cadeiras desse tipo são mais confortáveis ​​do que as comuns de cozinha. Normalmente, os restaurantes usam meias-cadeiras ou cadeiras com braços. Isso cria mais conveniência e conforto, mas ao mesmo tempo ocupa menos espaço do que sentar em poltronas.

Também permite economizar espaço no corredor e acomodar mais pessoas. No entanto, deve ser lembrado que a largura de um assento deve ser de pelo menos 500 mm para que uma pessoa se sinta confortável à mesa.

Modelos de restaurante podem ter costas reclináveis ​​para uma postura mais relaxada e uma comunicação mais fácil. Além disso, essas cadeiras são mais largas, profundas e mais altas do que as opções padrão. Ao mesmo tempo, não se esqueça da comodidade dos garçons. Para isso, a altura do objeto não deve ultrapassar 1000 mm.

Cadeiras de escritório

Ao escolher uma cadeira de trabalho, você precisa estar ciente de que a altura da cadeira necessária para comer e trabalhar é diferente. A maioria dos modelos modernos tem a capacidade de ajustar a altura e profundidade do assento, a posição das costas, mas existem modelos sobre quatro pernas com um encosto fortemente reclinado. A maioria das pessoas não se sente confortável nesta posição.

Não é confortável ficar constantemente na mesa, "descansando", e se você se endireitar e sentar sem apoio, no final do dia de trabalho terá fortes dores nas costas.

A SanPiN recomenda o seguinte padrão ao escolher as cadeiras certas para os subordinados:

  • A largura e a profundidade do assento devem começar em 400 mm;
  • O assento deve ser regulável em altura na região de 400-450 mm, a inclinação é medida em graus: para frente 15 e para trás 5;
  • A frente do assento deve ser arredondada;
  • É necessário que o dorso tenha valores de 300 a 380 mm, seu ângulo de inclinação era próximo a 30 graus;
  • O comprimento dos apoios de braços é recomendado para ser escolhido pelo menos 250-260 mm, a largura é de cerca de 60 mm;
  • Os apoios de braços também devem ser ajustáveis ​​em altura e largura.

Cuidando das alas, escolha modelos de tecidos naturais para que suas costas não suem no calor e com apoios de cabeça para que você possa relaxar os músculos do pescoço de vez em quando. Tudo isso afetará a qualidade do trabalho dos funcionários.

Opções para a criança

A escolha da trona certa para o seu filho é especialmente importante, pois desde a infância é preciso cuidar da formação da postura correta. Além disso, em uma peça de mobília muito pequena em uma criança, a circulação sanguínea pode se deteriorar, e em uma grande - visão.

Tal como acontece com os adultos, o tamanho da cadeira alta depende da mesa e da altura da criança.

  • Com um crescimento de até 80 cm, uma cadeira de 17 cm de altura é adequada para uma criança;
  • 80-90 cm - 20 cm;
  • 90-100 cm - 24 cm;
  • 100-115 cm - 28 cm;
  • 110-120 cm - 30-32 cm;
  • 120-130 cm - 32-35 cm;
  • 130-140 cm - 36-38 cm.

Ao escolher uma cadeira infantil, guie-se pelas seguintes regras.

  • Experimente colocar seu filho em uma cadeira. Coloque os dois pés apoiados no chão, com o ângulo que forma a perna e a coxa deve ser de 90 graus. Se você tiver um ângulo obtuso à sua frente, precisará escolher um modelo menor e, se for agudo, então um maior.
  • É necessário que a altura dos joelhos até o tampo da mesa seja de 10-15 cm.
  • A profundidade do assento deve ser suficiente para que o assento não esmague sob os joelhos da pessoa.
  • É necessário que o encosto da trona faça um ângulo de 90 graus, esteja bem preso para que a criança possa se apoiar nela sem se inclinar muito para trás.

Se você comprou uma cadeira que precisa ser aumentada, você pode fazer um suporte de madeira embaixo dela, que deve ser bem fixado. Se precisar abaixar o modelo, será necessário cortar a base com um quebra-cabeças, se o produto selecionado permitir.

Atualmente, existem as chamadas cadeiras "crescentes" que permitem ajustar a altura do assento em relação ao nível do chão. Esses modelos são economicamente rentáveis, pois permitem que sejam usados ​​por um longo tempo.

Para informações sobre como escolher a cadeira ergonômica certa, veja o próximo vídeo.

Como calcular o tamanho necessário?

Se você decidir comprar móveis de fábrica, é melhor calcular essas dimensões "para você" antes de ir à loja. Em primeiro lugar, decida o tamanho da mesa. Se você está comprando uma nova mesa, precisa decidir sobre sua escolha e, em seguida, escolher o restante da mobília. Existe uma fórmula padrão para o cálculo, que será discutida a seguir.

Primeiro, meça sua altura e a altura do resto da família. É necessário calcular a altura média de sua casa. É considerada a média aritmética de crescimento. Por exemplo, sua altura é de 178 cm, a altura média de uma família é de 167 cm. A seguir, tomamos a proporção: 178 * 75 (altura padrão) / 167 = 79,9 cm. Esta seria a altura ideal da mesa da cozinha.

Agora subtraia do valor resultante de 40 a 45 cm (dependendo da altura: quanto mais alta a pessoa, mais perto de 45 cm). No exemplo mostrado, obtém-se 79,9-43 = 36,9 cm, que é a distância ideal da mesa ao assento. Você escolhe o comprimento das costas a seu critério, mas lembre-se que o tamanho padrão é 90 cm.

Esta fórmula também funciona na escolha de itens de bar e escritório, mas para modelos infantis é melhor construir em tamanhos padrão ou comprar por "encaixe".

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário