Escolhendo cadeiras antigas
Móveis, estilizados na antiguidade, encantam, encantam e transportam uma pessoa aos tempos antigos, onde o mundo era governado por coisas belas, sofisticadas e requintadas feitas de materiais naturais. Idade, gosto e visão de mundo não são importantes - se a mobília em um estilo retro aparecer, ninguém pode resistir a sua incomum. Esta técnica simples é usada por muitos proprietários de instituições públicas, por exemplo, cafés e restaurantes. Decorando suas propriedades com móveis antigos, criam um ambiente de aconchego e conforto, atraindo clientes. A maior procura é por cadeiras semi-antigas, que podem ser encontradas tanto em locais públicos como em residências particulares.
Características e benefícios
As cadeiras antigas parecem harmoniosas em qualquer interior, especialmente no modelo Richelieu. É um prazer usar ou mesmo apenas olhar para eles. O destaque dos móveis vintage é o acabamento, que torna cada peça exclusiva e única. As vantagens dos produtos envelhecidos artificialmente incluem confiabilidade, durabilidade e resistência. Nenhum dano visível (rachaduras, arranhões e curvatura permitida) pode afetar a vida útil de tais itens. As cadeiras envelhecidas são coloridas, chamam a atenção, com o seu aspecto invulgar animam as pessoas, criam um ambiente de romance do século passado.
Repousando em uma cadeira de madeira envelhecida, a pessoa sente seu status, sua própria superioridade.
É incrivelmente agradável usar essas peças de mobiliário. Produtos de móveis antigos podem decorar os corredores de instituições públicas, eles ficarão muito bem em quartos residenciais. Esses modelos criam um ambiente semelhante ao que prevalece em bares e restaurantes com interiores vintage.
Tecnologia de manufatura
Uma pessoa moderna tem à sua disposição uma série de maneiras de envelhecer móveis. Equipamentos e tecnologias avançadas vêm em nosso socorro, com a ajuda das quais uma variedade de ideias retrô podem ser trazidas à vida. Para conseguir o efeito pretendido “semi-antigo” a base de madeira das cadeiras é frequentemente iluminada, e criam-se fendas e irregularidades na superfície. É importante não perder de vista a regra principal: o aspecto natural vem em primeiro lugar. Um produto feito há algumas horas deve ter a aparência de ter “vivido” por pelo menos cem anos. Somente neste caso, os móveis semi-antigos podem se tornar verdadeiramente elitistas, comparáveis às amostras de museu.
O envelhecimento moderno de móveis de madeira exclui o uso de produtos químicos, de forma que mantém suas propriedades. Um assunto completamente diferente - produtos com placas e rodas de bronze.
Objetos de metal podem ser expostos a ácidos e álcalis para obter um efeito antiquado.
O envelhecimento artificial é realizado usando as seguintes técnicas:
- craquelure;
- efeito de arrastamento;
- patinação;
- escovar.
O termo "craquelure" na tradução do francês significa "rachaduras formadas no processo de pintura ou envernizamento do produto". Isso nada mais é do que uma violação da integridade da camada superior do revestimento do móvel, como resultado da qual aparecem todos os tipos de padrões. Muitos designers, trabalhando no design de interiores de uma sala, usam essa técnica particular, já que as superfícies rachadas dão ao interior um charme especial. A superfície rachada e o padrão nela são chamados de "estalos".
A vantagem do craquelure é que o padrão pode ser feito em uma superfície completamente nova.
No entanto, para realizar um trabalho nesta técnica, você deve ter pelo menos uma experiência modesta nesta área. Só então o processo de envelhecimento se transformará em uma experiência emocionante com um resultado único. Você pode criar móveis semi-antigos em casa, basta se armar com um conjunto de ferramentas especiais (vernizes, tintas, pincéis, etc.) e dedicar várias horas a esse negócio. O resultado será uma deliciosa peça de mobiliário de estilo antigo.
Em oficinas profissionais, craquelure de uma ou duas fases pode ser encomendado.
O primeiro é usado em superfície plana, a poltrona ou cadeira já deve estar pintada em um tom básico. Após a secagem completa da tinta, a superfície é coberta com um verniz monocomponente e seca novamente. Em seguida, a cor principal é aplicada. Interagindo com a tinta, o verniz craquelure começa a rachar. Para maior resistência, a cadeira é impregnada com verniz transparente.
O segundo tipo de craquelure é usado em superfícies padronizadas. É muito simples fazer uma mistura com as próprias mãos. Para isso, é necessário colar um guardanapo de decoração sobre uma superfície dura e cobri-lo com verniz e, após 40 minutos, aplicar uma segunda camada de verniz com movimentos em cruz para o efeito de fissuras pronunciadas.
Se você usar um secador de cabelo enquanto seca as fezes, as rachaduras serão maiores e mais profundas. Para obter um padrão contrastante, você pode esfregar pigmento, tinta escura ou pó dourado nas lacunas resultantes, mas somente depois que a superfície estiver completamente seca. Todo o excesso de tinta é removido com um algodão embebido em óleo vegetal. Em seguida, o produto é seco e pintado com verniz acrílico.
O efeito de arrastar é usado para fazer a mobília parecer velha e surrada. Nesse caso, você precisa trabalhar na escolha das cores. Qualquer versão rica e brilhante é adequada como cor principal. A próxima camada é aplicada com uma tinta muito leve de tonalidade delicada. A combinação de tais contrastes cria o efeito desejado de tinta desbotada de tempos em tempos. Após a secagem completa, a superfície é tratada com lixa fina e coberta com verniz para móveis.
Folha, pátina, várias tintas, betume são usados para patinação. Na maioria das vezes, móveis antigos, mas ainda "em funcionamento", que perderam sua atratividade, são patinados. O "gasto" natural pode ser aproveitado com este método, transformando o aspecto "antigo" na principal vantagem da peça de mobiliário. Graças a esta técnica simples, até mesmo um produto atraente terá a aparência de uma antiguidade. A pátina dourada fica especialmente bonita em cadeiras com as pernas cruzadas. Como regra, apenas as superfícies feitas de materiais naturais são patinadas, mas às vezes os revestimentos feitos de MDF envelhecem.
Após o tratamento da pátina, ou seja, na fase final, o mobiliário envelhecido artificialmente é envernizado. Se necessário, você pode aplicar mais de uma camada, mas várias. Após a secagem do verniz, a superfície é tratada com lixa, mas é preciso agir com muito cuidado, caso contrário, com um trabalho descuidado, o móvel não ficará velho, mas descuidado. A patinação é um processo bastante trabalhoso, requer diferentes habilidades e experiências, perseverança e muito tempo.
Em casa, poucas pessoas conseguem trabalhar com essa técnica.
Entre a variedade de métodos de trabalho em madeira, a escovagem é um sucesso para aumentar a idade da madeira jovem. A essência desse processo é o processamento da madeira com uma escova de metal. A escovação pode ser feita sozinha ou em conjunto com outras técnicas. A tarefa do mestre é remover as fibras macias da camada superior da madeira, usando uma ferramenta simples e uma certa força, mas deixando intactas as duras.
A madeira tratada desta forma ganha um aspecto estético de "antiguidade".Um pequeno cinzel e uma broca fina criam "buracos de minhoca" - danos causados por insetos e pelo tempo. Partindo da ideia de decorar a sala, que vai ser decorada com cadeiras envelhecidas, a madeira é revestida com vários vernizes, cera, tintura.
É importante notar que esta técnica não pode ser aplicada a todos os tipos de array. Os profissionais aconselham o processamento do carvalho, do larício, do freixo e da nogueira desta forma. Você também pode escovar wengé, jatobá, merbau. O principal requisito deste método de envelhecimento é que a árvore tenha anéis de crescimento moles e duros bem definidos. As árvores frutíferas, assim como a faia e o bordo, não podem ser envelhecidas por escovagem.
Cadeiras de madeira envelhecidas, sem dúvida, se tornarão um destaque em qualquer sala. Graças a uma decoração tão requintada, acabará por mergulhar na era do romance e da aventura, e ao criar, além disso, um interior ao estilo antigo, pode esquecer as preocupações e inquietações que viveu.
Estilos básicos
Hoje, os móveis semi-antigos costumam ser feitos em um interior rural com sua simplicidade fofa e cores caseiras, chamados de país... Dentro desta direção, peças de mobiliário, incluindo cadeiras, podem ser feitas no estilo provence, chalé suíço, rústico russo.
Além disso, cadeiras envelhecidas artificialmente são amplamente utilizadas no estilo rústico, que parece mais rude em comparação com outras direções. É este momento que determina a sua peculiaridade: o móvel distingue-se pela simplicidade brutal, é robusto, fiável e ao mesmo tempo belo.
Para obter informações sobre como fazer uma cadeira antiga com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.